hm... nao sou de postar muito por aqui (sem contar que o maximo que fiz de arte marcial foi 1 ano e meio de karate e 6 meses de tae kwon do, porem nao me identifiquei com ambos e desisti), mas o Ugluk remeteu a discucao algo que ele falou na
ultima pagina...
misturar e misturar estilos de luta, e acaba criando um estilo proprio...
Nada contra quem pratica algum estilo de luta que e' juncao de varios estilos, mas acredito eu que o que o orc quis falar no post seria a inexperiencia dos lutadores em dominar a arte por assim dizer, principalmente a mais antigas.
Eu lembro de uma aula que acabou por me desmotivar do karate que o sensei disse algo assim:
"Nao venha aqui treinar achando que vc vai saber se defender e atacar. A ideia original da arte marcial nao era de criar maquinas de briga, e sim de domar a agressividade inerente em cada pessoa e canalisar em uma forma de defesa e ataque".
isso me veio a jaca quando o orc colocou o seguinte:
Acho que mestre Funakoshi, grande Sensei do Karate dizia isso, se vc obriga seu adversario a sair do estilo dele para lutar, vc ja fez ele perder a luta para ele mesmo.
basicamente quando vc forca alguem a sair do seu estilo e ir para o seu, a vitoria ja esta "garantida" pelo simples fato de voce ter a vantagem psicologica de surpreender o seu oponente apenas com o que vc sabe.
Nao considero legal juntar uns 20 estilos de luta e dizer que criou algo novo, vc deturpa a ideia original do estilo que ao meu ver, nada mais e' uma forma de canalizacao da agressividade.
O ninjutsu pelo que meu irmao (que e' praticante do mesmo a 1 ano) me explicou, e' a arte de imobilizar e neutralizar o oponente antes que ele tenha oportunidade de lhe ver e atacar, assim como reunir informacoes de forma sorrateira. Isso leva ao pensamento tatico logico, de criar uma situacao na qual vc pode sair sem ser visto e sempre em busca de alternativas caso algo saia do planejado.
eu nunca vi meu irmao menor tao interessado em algo e que acabou por melhorar o desempenho na escola como o ninjutsu com ele.
ou seja, ele se identificou ao mesmo.
nem todos os estilos agradam a todos, por isso cada arte tem sua variacao, etc etc.
na minha visao, quando vc tem varios estilos reunidos numa unica arte, assim como um lutador com varios estilos, ou simplesmente apenas faixa indicando a capacidade tecnica do mesmo como aluno do estilo mas um 0 a esquerda quanto a filosofia de fortalecimento mental, este transforma-se apenas em uma maquina de bater, nao em um verdadeiro aprendiz da arte.