Finrod Felagund disse:
tem um garoto no meu prédio, de 10 anos, e ele me disse que fez um curso de 6 ou 8 (ou mais meses, não tô lembrando) e que ia todos os dias da semana, sempre depois do colégio fazer as aulas de ninjutsu e após completar o curso, conseguiu a faixa de preta.
eu achei um pouco estranho, porque ele conseguiu a faixa preta em um tempo relativamente pequeno, e gostaria de saber se alguém poderia me dizer se ele está mentindo ou falando a verdade.
Depende. Por quais cores ele passou? Ele ficou pegando branca, amarela, verde, laranja essas coisas q nem karate?
E o ninjutsu não usa o termo "faixa preta" pra se referir a um cara desse nível, e sim "shidoshi", "shidoshi-ho", ou citando a graduação (dan). Faixa preta eh um termo mto hollywoodiano.
Só p vc ter uma idéia, a graduação do ninjutsu é assim:
10º Kyu - iniciante
aí vai em ordem decrescente de kyu:
9º Kyu
8º Kyu
7º Kyu
6º Kyu
5º Kyu
4º Kyu
3º Kyu
2º Kyu
1º Kyu
aí pega faixa preta:
1º Dan
2º Dan
3º Dan
4º Dan
5º Dan
6º Dan
7º Dan
8º Dan
9º Dan
10º Dan
11º Dan
12º Dan
13º Dan
14º Dan
15º Dan
Só existe um 15º Dan no mundo, e praticamente todos entre 10º e 14º dan estão no japão.
Agora só pra vc ter uma idéia de tempo, eu treinava ninjutsu 3 horas por semana, sem falhar nenhuma semana, por uns 6 meses. Cheguei ao 9º kyu. Depois de mais uns 8 meses, quase cheguei ao 8º kyu (me mudei de cidade e parei de treinar).
O meu professor passou uns 3 meses quase morando com o mestre dele de tanto treinar, e depois ia passar os fins de semana e feriados lá treinando e talz, e em um ano e meio foi do 10º kyu ao 4º kyu. Tipo, o professor, que fez disso a vida dele.
Realmente tá estranha essa história.
Descobrir se é verdade é fácil: sabe aquelas mesas de escola? (
http://www.jopama.com.br/fotos/A1009.jpg ) Peça para ele pular por cima de uma dessas sem nem encostar nela. Se ele hesitar ou tiver algum tipo de medo, ele nem chegou na metade do caminho pra ser faixa preta. Se ele não entender "pular de qual jeito" então ele nunca chegou nem na primeira graduação.