Então, eu sempre revejo e revisito as minhas "achações" não da pra afirmar nada sobre isso, Armitage... oq eu fiz foi uma esplanação básica do que eu tenho como experiencia empirica.
Não tenho desdem não é q eu fui muito sincero mesmo, eu mesmo ja fiz várias artes so pra saber lutar dentro daquele estilo... No fundo, agente sabe que aprender ou não a lutar, mais rapido ou mais devagar em determinada arte, depende, finalmente e sem sombra de duvidas de todos os fatores que envolvem desde a criação do cara que vai praticar. Como vc disse, essa é a parte da caixinha de supresa... a parte da burrice se aplica ao meio como ele luta, aprender rápico a lutar gera movimentos mecanicos, assim existe uma técnica que Bruce Lee usava muito, e relatava muito fazendo menção a esses lutadores que seguiam o caminho do Lutador Marcial, e deixaram de lado a parte do Cientista Marcial, a tecnica se chama "Ligar o Motor do Adversário", eu vou explicar essa técnica e ai vc vai entender oq eu quiz dizer com a burrice ( no sentido de lutar sem inteligencia ou malicia):
Ela se baseia em fazer o adversario repetir movimentos que ele acredite estar funcionando para assim fazer ele ser previsivel, um exemplo é quando vc chuta duas vezes ( e so duas é o suficiente) a coxa do adversario, tentando buscar o nocaute de coxa, oq ele faz e levantar a perna duas vezes para não pegar o chute na coxa mais sim no lado da canela, quando vc ameaça isso pela terceira vez, ele, obvio, faz o mesmo movimento, e então vc troca a perna e coloca a ponta da parte interna do seu pé dentro da perna dele, proximo a virilia... esse xeque e tão grande que ele, leva um nocate de coxa ao inverso. Acontece o mesmo quando ele da um golpe em vc, e vc bloquei de forma desajeitada fingindo ser algo que vc não aguenta.. ele vai repetir isso, mais umas tres vezes pelo menos.. o suficiente pra na terceira vc saber exatamente onde vai estar coisas como, a parte interna do braço, o inicio do ombro ou o encaixe do quadril, e todas essa sminahs citações são ataques finalizantes.
Pois bem, levado isso a "laboratorio", descobriu-se que esse tipo de técnica não funcionava com caras que conheciam a ciencia marcial, que tinham a formação erudita da arte, mesmo visando ela so para o combate.
E na verdade "AUTO-DEFESA" foi delicadesa sua, as artes marcias tinham como objetivo, priore a total inabilitação de um adversario em combate fisico, seja com morte ou quebramento de ossos, ou como alguns estilos mais exentricos pregam, a humilhação do adversario. Nem so Monges Budistas do Tempo em Henan se preocupavam em manter vivo o adversario se esse tivesse ofendido Buda. Então eu não tenho problema nem um mesmo com procurar so para luta, alias eu vejo problema no que acontece de pessoas treinarem anos, e nunca aprender a lutar e ficarem na desculpa do "é pra saude", isso não rola, se vc treina uma arte marcial... vc TEM que saber lutar. Se vc quer ou não ja é outra historia, mas saber TEM.
Xo fala sobre o Aikido então que ficou parecendo mesmo q eu não gosto da arte marcial em si. O motivo de eu ter falado da alegoria esta ligado diretamente com um fator que o Kung Fu tb sofre, o custo-beneficio, onde o custo é o tempo. Vc sabe que as artes que visão o combate com mais efetividade acabam sendo mais procuradas por quem qer lutar e tal, e geralmente, esses são bem a maioria, por q nos tempos de hj, quando menor o tempo e melhor resultado do q se procura melhor... Mas Aikido, alguns estilos de Kung Fu, e muitas artes marciais que são dessa área Zen/ C´han ou Taoista requerem técnicas inspiradas em movimentos das forças da natureza e tal, que envolvem um filosofia aplicacional... que olha, demora anos mesmo pra vc conseguir aplicar em uma luta real, e so quem quer realmente seguir uma vida dedicada a essa arte acaba percorrendo esse caminho, a minoria. Isso acabou deixando essas artes na categoria das que tem técnicas alegoricas, representativas e simbolicas... que até vc conseguir aplica-las direito, vc realmente falha em combate contra alguem que aprendeu boxe por exemplo... Ele tem um objetividade mais direta, o soco e derrubar... não precisa exuberar a ténica.
Porem, esse praticante que treinou e se dedicou ao Aikido como eu disse, de forma a ter um objetivo de entender a tecnica e tal, e buscar a compreenção do estilo... com certeza vai ser um lutador implacavel, ele vai ter literalmente, a mente e o corpo unidos em um so... quando o lutador que aprendeu rapido, que conhece técnicas de durrubar, socar, chutar vai apenas ter corpo ainda, sua sintonia com a técnica e suprimida pelo metodo de treinamento mais voltado a realmente ficar "forte" e tecnicamente bom.
Mas o que acontece com tempo de treino... caixinha de surpresa.
Bem, agora falando de empirismo de novo, eu so aprendi a lutar e entrei em combates reais depois q eu tinha mais de 15 anos de prática, mas nossa eu aproveitei essa fase.. eu adorava lutar e lutar pra valer, tenho uma sicatriz na cara uma costela e um tornozelo quebrados de lembraças dessa época..hehe. E vou te dizer que, eu sentia muita, mas MUITA diferença quando eu lutava com caras tipo, que aprenderam somente a lutar.. sem exemplificar os q estavam a um ou dois anos nesse ritimo tb, eu enchergava claramente os movimentos deles, coisas tipo.. jab,jab,jab, cruza coma mão direita. Eram sequencias ensaidas que eu lia na biomecanica do corpo dele oq vinha depois de certo movimento... como por exemplo, um soco que estrategicamente colocava a perna direita dele para traz avançado pra frente... puf eu pensava "la vem um chute lateral".
Mas te falar tb que ja fui surpreendido por caras que luavam Aikijujutsu, e me parecia que ele não tinha la seu muito tempo de treino e so fazia aquilo para lutar mesmo.
Uma experiencia quase traumatica foi a sequencia de combate q eu enfrentei em Pequin em uma das fases da Copa Mundial... eu fui muito azarado que so tinha chines da minha chave, e olha.. eu nunca fiquei coma cara ou as costas no chão tantas vezes seguidas na vida, e eu sei q todos eles dedicavam a vida ao estudo daquilo, logo, o combate real é sempre outra coisa, mas as experimentações nunca negam, e as eventualidades sempre são baixas perto disso.
... mas vc explicou, a experimentação do Aikido acaba sendo teoricamente, em tese, aplicavel, e bem aplicavel... Mas antes de 10 ou 15 anos de treino... so em tese.
Então a resposta mais direta para a sua pergunta inicial:
"até que ponto é viável praticar uma arte marcial, em que você pratica, pratica, e não vê progresso no sentido de eficiência marcial?"
É viavel a ponto de vc poder escolher oq vc quer para vc... etc.