Por isso, nesse sentido eu penso que a família Gracie foi muito importante para as artes marciais, pois fez o mundo re-enfatizar o aspecto prático, marcial (Yang), das artes, acabando com (ou ao menos enfraquecendo) os mitos, lendas e sensacionalismos que foram criados através das décadas (por Hollywood principalmente).
Eu concordo plenamente.
Na verdade, concordaria, se isso realmente tivesse acontecido. Essa importâcia, foi tão mau explorada que ganhou sentido reverso. Mesmo após todas as provas que os Gracie passaram nos vale-tudo e afins, criando um nova geração de praticantes de todas as artes voltadas para a eficacia da mesma.
Um tom de hipocrisia é fato no homem moderno em relação a isso, e velha hist´ria da violência desnecessãria vem a tona, e claro q muito dos praticantes do Jiu Gracie provaram essa palvras levando as técnicas a richas de rua e até para humilhação de outros sem motivo aparente, a não ser a satisfação do próprio ego. Isso explica por q muitos deles ficaram musculosos e enormes, o que não faz sentido pratico na arte marcial em si, ja q ela foi, justamente, adaptada para pessoas fracas fisicamente, onde com chaves e técnicas conseguireim se resolver em um luta com alguem de maior força fisica.
Pois bem, oq aconteceu? Põe-se à prova todas as artes em sua eficiência, o que obvio, ia falhar em dezenas que provem de técnicas alegoricas que muitos, devido a influência mitologica de Hollywood achavam demostraçãoes mortais de combate.. etc.
Bem, essas falhas tem q ter uma valvula de escape, logo a idéia de violência gratuita entrou em cena, e tudo faz sentido quando digo hipocrisia do homem moderno. Eles "inventam" essa de violência para justificar um erro deles proprios... se a arte deles não funciona, é obvio que eles estão treinando elas errado, ou seja treinando da forma que Hollywood ensinou.
Então, ainda existem centenas de academias, escolas, professores, praticantes que gostam de usar essas desculpa para justificar o metodo ineficaz de seus treinamento, q no minimo deve ser um meio facil de treino so pra ele conseguir mais alunos.
Alguns até realmente acreditam que o metodo dele é extremamente eficaz, a claro.. eles so lutam entre eles nas proprias academias. E ai se sentem supresos quando em outro lugar encontram um lutador que a primeira coisa q ele faz e de tar um chute tão forte no saco, no estomago ou no joelho que ele quase fala... "ei, isso não vale!".
A supresa deles é obvia, se fechar em conceitos e em caminhos únicos de conhecimento é, na minha opinião, o primeiro erro de quem se propoe a saber arte marcial.