Parece q todo praticante de qualquer arte marcial no Brasil é meio idiota e burro e tals...
Eu nem vou falar de mim mesmo por que ai já apelação, mas se liga, o lance mesmo dessa discussão é a prática.
Não da pra discutir em internet as questões praticas, a não ser q vcs sejam inteligentes etc.
O lance funciona assim, agente sabe que existem artes mais efetivas no combate e não adianta agente pensar com o carinho que temos por elas etc, que ai agente sempre vai puxar a sardinha, mas se quisermos fazer isso... que tenhamos provas concretas sobre oq estamos falando né? Falar que acha q é etc.. não rola nada e na boa, da ate pra sumir com os posts que na boa, não ia fazer a minima diferença pro andamento da discussão...
Agora olha só como eu arranjo um ritmo pra vcs... hehehe
Realmente, Estevão, agente tem que conhecer as limitações que nossa arte tem em suas técnicas... e só assim, olha só, somente assim podemos contornar essas coisas, o Tae Kown Do já me surpreendeu de ambos os lados, tanto na sua parte da eficiência como na da ineficiência... eu treinei 4 anos de Tae Kwon Do... isso foi quando eu tinha 13 a 17 anos.. mais ou menos, eu cheguei ate a ponta preta etc... E eu me lembro de ter um vicio que o Kung Fu me deu, q era justamente entrar na perna de baixo quando alguém me dava um chute alto... puts eu sempre arremessava os caras q lutava comigo no TKD, fazendo isso, e eu tomava bronca: "Não, po! Chute baixo não pode, so acima da cintura!".. enfim outro vício q eu tinha era segurar a perna de quem me chutava, tb pra fazer um arremesso... e eu tb levava bronca, e outra os praticantes q eu pegava não eram amadores não, é quando eu fazia isso, juro, eles ficavam sem saber oq fazer... ou seja, rola uma fragilidade do TKD justamente por causa da "esportificação" da arte marcial... que da uns limites q eles não deviam ter... em relação ao Tae Kwon Do tradicional, que realmente tem uma pegada bem mais forte, como ja disse, bem parecida com a do Tong Soo Do, conehcido como karate coreano.
Mas agora o contraponto, o TKD me deu uma velocidade nas pernas impressionante, eu conseguia chutar com uma velocidade rápida o suficiente pra jebear com a perna... E outra historinha agora, em 1998 teve um festival de artes marciais estilo a ExpoFight q tinha qui em sp, so q era no interior de SP... e vinham ate praticantes internacionais participar, e vc podia montar time e tal pra concorrer la a um premio.. e podia entrar qualquer arte e tal, acho se chamava Desafio Shidokan, por isso q a maioria dos lutadores eram do Karate Shidokan... mas por fim. Me chamaram pra uma equipe la para "brincar" la nessa modalidade de times, eu sempre tive amigos em todas artes... o cara q me chamou era professor de Jiu Jitsu Gracie e fazia o Karate Shidokan, e ele ja tinha chamado outro camarada dele q dava aula de capoeira na academia q ele dava aula... bem vamos para os eventos:
Basicamente, pegamos um time q tinha lutadores de Jiu Jitsu e Karate...
Sorte q era so "brincadeira" o negocio né? Por q os caras estavam levando BEM a sério... cara do Jiu q eu peguei queria me matar de qualquer jeito, enfim.. sabe oq me salvou de não morrer? hehe... os stepes e os chutes rápidos que eu tinha agregado no Tae Kwon, era fácil pular pra traz quando eles vinham pra me agarra pela cintura.. e era fácil eu dar chutes frontais rápidos o suficiente pra gebear o rosto dele com, enquanto ele ainda esta abaixado... logo essa é a vantagem que eu achei, pra mim no TKD.
E agora o grande segredo, vcs sabem por q os praticantes de Jiu sempre tem vantagem em um luta, por q agente não pode ser hipócrita não, eles tem sim... e ja discutimos isso antes aqui. Simplesmente por q eles treinam muito bem, e eles conhecem perfeitamente oq eles devem fazer pra ganhar a luta, levar ela para o chão, e la por q eles são difíceis de ganhar? Tb, por q eles treinam muito mesmo, e levam a sério... que é o contrario de varias artes marciais, q tem aquele básico treino de duas vezes por semana, duas horinhas e tal... claro q tem praticantes de Jiu q são assim tb, e por isso q eles tb apanham, mas eles sabem por q ja é ensinado... o segredo de ganhar um luta, não sair nunca do seu estilo.
Basicamente é isso, o pessoal do Jiu Jitsu, alias eu disse Jiu Jitsu e não Ju Jutsu, considerando a diferença deles, surgiu de certa forma para pro a prova as outras artes marciais, e conscientizar que a eficiência delas depende muito mais do q que um estrutura mecânica e fechada e claro, esportiva das técnicas... empondo regras na exploração da própria arte.
Ó, não se é um bom praticante de arte marcial, se vc não tem imaginação, principalmente se ela é reprimida.
Então... falta de imaginação tem algo a ver com os posts de vcs? Não sei, mas acho que vcs podem continuar a discutir isso, se e não der aqui... eu acho q o único jeito e lutando... pondo a técnica de cada um a prova, e na boa eu aconselho isso para pessoas q já chegaram ao seu limite aqui.