Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Elrond disse:As sombras do Balrog se moldaram como asas, então eram sim asas.
Maglor disse:Mas o like é uma conjunção com valor de comparação. O valor é de "como se fossem", não de "na forma de".
Elrond disse:Sombras como asas, são sombras parecidas com asas. Você olha e vê duas asas.
Elrond disse:Eu vejo que se ele não queria nada das sombras a não ser o ato de "espalhar" parecido com o "espalhar" de asas, por que ele escreveria dessa maneira ao invés de escrever: "and its shadow was spread from wall to wall"?
Faz muito mais sentido
Maglor disse:Mas elas se assemelhavam, já que se espalharam muito, como grandes asas também se espalham.
As "águias", apesar de nesse caso realmente terem o formato de águias, eram as nuvens.
Analisando friamente [...] atentando especialmente pra conjunção, nós temos a grande indicação.
As "águias", apesar de nesse caso realmente terem o formato de águias, eram as nuvens.
E se um númenoriano apontasse na cabeça da núvem em forma de águia e visse raios de fogo saindo dela ele diria: "Olha, tá saindo fogo dos olhos da águia", e não "Olha, tá saindo fogo daquela núvem mais alta que está no meio e na parte de cima das outras núvens... elas parecem uma águia mas não são uma águia de fato... só parecem.".
Se o mesmo númenoriano apontasse pras núvens em forma de asas do conjunto de núvens em forma de águia e visse trovões caindo dela ele diria "Olha, tá saindo trovões de baixo das asas das águias" e não "Olha, tá saindo trovões de baixo das núvens que se estendem ao norte e ao sul... elas parecem asas de uma grande águia mas não são asas de fato... só parecem.".
Elrond disse:O "reached out like two vast wings" pode ser realmente interpretado como o espalhar da sombra, e de fato foi o que deve ter ocorrido de acordo com a lembrança do hobbit que descreveu o momento. Só que a ação não termina aí, ela continua e em seguida vem o "its wings were spread from wall to wall" que não pode mais ser interpretado como algo se espalhando porque esse algo já estava espalhado em primeiro lugar.
Elrond disse:Se o mesmo númenoriano apontasse pras núvens em forma de asas do conjunto de núvens em forma de águia e visse trovões caindo dela ele diria "Olha, tá saindo trovões de baixo das asas das águias" e não "Olha, tá saindo trovões de baixo das núvens que se estendem ao norte e ao sul... elas parecem asas de uma grande águia mas não são asas de fato... só parecem.".
O problema é que o ato da leitura é um ato quase instintivo mesmo. Principalmente uma ficção, você lê com o seu coração. E Tolkien, como um bom professor de literatura, sabia disso. O momento não foi escrito para ser destrinchado e friamente analisado pra quem estivesse lendo, ele foi escrito para ser terrível, rápido e mortal. Simples. Era o que Tolkien queria para a morte do Gandalf.
P.S.: Eu editei a minha última mensagem uns dez minutos depois de mandá-la mas deu tempo de você pegar parte do texto. Desculpa qualquer confusão.
Imadofus disse:Porém, em nenhum dos casos as asas são realmente asas. Em ambos os casos elas apenas parecem asas, num caso são "sombras" formadas pelo Balrog, e no outro são "nuvens" formadas por Manwë.
Nesse caso o "as" indica bem que as nuvens tinham o formato de águias (e o "shaped", com certeza). Infelizmente em português tanto o "as" quanto o "like" são traduzidos por "como". A idéia nesses casos deve ser apreendida pelo sentido, mas numa obra de fantasia o 'sentido' não fica bem evidente sempre.
Acontece que a "sombra" tinha forma de asas, mas era uma "sombra", não uma asa. É como dizer que a foto de alguém é realmente essa pessoa. E todos nós sabemos que uma foto minha não é eu.Elrond Meio-Elfo disse:Imadofus disse:Porém, em nenhum dos casos as asas são realmente asas. Em ambos os casos elas apenas parecem asas, num caso são "sombras" formadas pelo Balrog, e no outro são "nuvens" formadas por Manwë.
Realmente não importa se eram asas de sombra ou de pena ou de pele ou de núvem, se os númenorianos ou os hobbits viram asas e se eles descreveram asas é porque as benditas das núvens ou das sombras se pareciam com asas, tinham a forma de asas. A discussão aqui tá girando em torno da forma e não do conteúdo. O conteúdo todo mundo já admitiu que existia, eram sombras "mágicas". Agora a forma é que é a questão. O Maglor parece que não acredita que elas tinham forma de asas, mas sim uma grande "núvem" de sombra amorfa que se espalha por trás do Balrog. Eu já acho o contrário, que elas tinham sim a forma básica de asas. Porque essa interpretação é tanto mais instintiva e simples quanto é mais rica visualmente falando. E em Tolkien o visual vem sempre antes. A interpretação metafórica, embora literalmente falando seja mais culta e complexa (sic) ela é no fundo no fundo, massante. E esse é um bom argumento quando se fala de um momento crucial como aquele.
Oras, o Salão de Khazad-dûm já era escuro... de que adiantaria tornar ele mais escuro ainda?? Agora quando essa escuridão toma uma forma sombria, aí sim é algo pra ser notado.
Imadofus disse:Acontece que a "sombra" tinha forma de asas, mas era uma "sombra", não uma asa. É como dizer que a foto de alguém é realmente essa pessoa. E todos nós sabemos que uma foto minha não é eu.
Maedhros-RS disse:AH, por falar em orelhas dos elfos, tem alguma parte do livro que fale que os elfos tem orelhas pontudas???
pq eu não me lembro de ter visto isso nos livros...
Imadofus disse:Bem, se é assim, então eu posso achar que as orelhas de Elfos parecem asas e dizer que Elfos têm asas.
Mas parecem com asas, então são asas. Não é?Elrond Meio-Elfo disse:Imadofus disse:Bem, se é assim, então eu posso achar que as orelhas de Elfos parecem asas e dizer que Elfos têm asas.
Não porque as orelhas dos elfos se encontram nas laterais da cabeça e não nas laterais do corpo. Entretanto as orelhas de alguns indivíduos são de fato como "asas", vide Dumbo o Elefante.