• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor 2013

• Criador do tópico Criador do tópico Liv
  • Data de Criação Data de Criação
1. Os emigrantes (W. G. Sebald)
2. Os verbos auxiliares do coração (Péter Esterházy)
3. Fim de partida (Samuel Beckett)
4. Ficções (Jorge Luis Borges)
5. As cidades invisíveis (Italo Calvino)
6. A outra volta do parafuso (Henry James)

Não entendi aonde o parafuso foi, menos ainda como ele voltou, aonde ele foi de novo e por que voltou outra vez. :think:

Mas, enfim, por que não traduziram como "a volta NO parafuso" ou "o tornear (algo assim) do parafuso" ou...? "A outra volta do parafuso" não parece a melhor solução...

Mas é um baita livro. Provavelmente deve ser perfeito pra ler no inverno, numa tarde de chuva.

• Haha
Reactions: JLM
Não entendi aonde o parafuso foi, menos ainda como ele voltou, aonde ele foi de novo e por que voltou outra vez. :think:

Mas, enfim, por que não traduziram como "a volta NO parafuso" ou "o tornear (algo assim) do parafuso" ou...? "A outra volta do parafuso" não parece a melhor solução...

Mas é um baita livro. Provavelmente deve ser perfeito pra ler no inverno, numa tarde de chuva.

lembro d ter lido uma explicação qdo li o livro q o sentido original do título seria um aperto + q o comum, a tentativa de forçar um parafuso além do limite. neste sentido, a solução fica melhor q as outras. e quem disse isso foi ngm menos q o borges. aproveite o embalo do livro e veja o filme os inocentes q vale a pena.

Existem outras traduções que ficaram "A volta do parafuso" simplesmente (editoras Landmark, Hedra e Martin Claret). Que me é muito mais simpática e creio que fiel ao título ("the turn of the screw").
Um professor meu uma vez disse, em tom de troça, que a opção por incluir "a outra" no título era para tentar amenizar essa ideia de que "volta" ali significava "retorno".
Eu acho que "volta" é o termo que usualmente se usa para falar de parafuso, e que não há razão para fugir dele só porque pode causar certa ambiguidade.
"O giro do parafuso"? :think:

Alguns títulos parecem impor-se com a tradição e ninguém ousa mudá-los (muito).

Sim, eu lembro de ter lido a respeito. O Conti queria voltar com o título mais "clássico" de "A volta do parafuso", mas quando o livro já estava quase pra sair, leu essa explicação do Borges e disse "parem as máquinas!", e mandou trocar pra "A outra volta do parafuso". A piadinha de "aonde o parafuso tinha ido" é dele, inclusive ~cofcof~ só derivei...

A frase inclusive aparece no livro "Eu só podia seguir em frente tomando a 'natureza' como minha confidente, e levando-a em conta, tratando minha monstruosa provação como um esforço numa direção estranha, é claro, e desagradável, mas algo que exigia, afinal, para manter uma fachada serena, apenas outra volta do parafuso da virtude humana comum." No original, a frase é "I could only get on at all by taking 'nature' into my confidence and my account, by treating my monstrous ordeal as a push in a direction unusual, of course, and unpleasant, but demanding, after all, for a fair front, only another turn of the screw of ordinary human virtue."

Só acho que "A volta no parafuso" ficaria melhor como título, e "outra volta no parafuso da virtude humana comum" ficaria melhor, também.

01 - Vampire Hunter D (V.II): Raiser of Gales (Hideyuki Kikuchi)
02- O Imperador (V.II): A morte dos reis (Conn Iggulden)

03- Ciclo Terramar (V.I): O Feiticeiro e a Sombra (Ursula K. Le Guin)

1) A vida, o universo e tudo mais (Douglas Adams)
2) Até mais, e obrigado pelos peixes (Douglas Adams)
3) Praticamente inofensiva(Douglas Adams)

4)Pride and Prejudice - jane austen

1. A cidade-Estado antiga – Ciro Flamarion S. Cardoso – 98 p.
2. A paixão de Amâncio Amaro – André Laurentino – 173 p.
3. A democracia na Grécia antiga – José Ribeiro Ferreira – 210 p.
4. Flores das “Flores do Mal” de Baudelaire – Charles Baudelaire – trad. Guilherme de Almeida – 143 p.

Presente de amigo-secreto que ganhei do Mavericco.
Estava devendo a leitura.
:abraco:

Janeiro

01 - Putin, A Face Oculta do Novo Czar - Masha Gessen
02 - Grandes Esperanças - Charles Dickens

1. A cidade-Estado antiga – Ciro Flamarion S. Cardoso – 98 p.
2. A paixão de Amâncio Amaro – André Laurentino – 173 p.
3. A democracia na Grécia antiga – José Ribeiro Ferreira – 210 p.
4. Flores das “Flores do Mal” de Baudelaire – Charles Baudelaire – trad. Guilherme de Almeida – 143 p.
5. Crônica da estação das chuvas - Nagai Kafu - trad. Dirce Miyamura - 158 p.

Janeiro
01- Ficando longe do Fato de já estar meio que longe de tudo - David Foster Wallace (312 páginas)
02- Fevor de Buenos Aires - Jorge Luis Borges (53 páginas)
03-Lua Defronte - Jorge Luis Borges (22 páginas)
04-Caderno San Martín- Jorge Luis Borges (24 páginas)
05-O corno de si mesmo e outras historietas - Marques de Sade (64 páginas)
06- Evaristo Carriego- Jorgue Luis Borges (83 páginas)
07- Monsieur Pain - Roberto Bolaño (140 páginas)
08- O duelo - Anton Tchekhov (175 páginas)
09- O homem sentimental - Javier Marías (158 páginas)
10-Discussão - Jorge Luis Borges ( 25/110 páginas)
11- Dostoiévski: as Sementes da Revolta (1821-1849) - Joseph Frank (496 Páginas)
12- Walden ou A vida nos bosques - Henry David Thoreau (110/270 páginas)
13-Coração Tão Branco - Javier Marías (272 páginas)

- - - Updated - - -

lembro d ter lido uma explicação qdo li o livro q o sentido original do título seria um aperto + q o comum, a tentativa de forçar um parafuso além do limite. neste sentido, a solução fica melhor q as outras. e quem disse isso foi ngm menos q o borges. aproveite o embalo do livro e veja o filme os inocentes q vale a pena.

O Sbt saberia traduzir fielmente a idéia então.

Algo do tipo: "A outra volta do parafuso:Um parafuso apertado até espanar."

1- Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
2- O Restaurante no fim do universo (Douglas Adams)
3- A vida o universo e tudo mais (Douglas Adams)
4- Até mais, e obrigado pelos peixes (Douglas Adams)
5- Praticamente Inofensiva (Douglas Adams)

ah, outra coisa q tava esquecendo... se vc gostou desse livro, experimenta ler agora o a menina q ñ sabia ler, do john harding. tá certo q é best-seller, mas o autor brincou se baseando no livro do james p fazer a sua versão dos fatos, usando o ponto d vista da menina como narradora.

1. Os emigrantes (W. G. Sebald)
2. Os verbos auxiliares do coração (Péter Esterházy)
3. Fim de partida (Samuel Beckett)
4. Ficções (Jorge Luis Borges)
5. As cidades invisíveis (Italo Calvino)
7. A importância de ser prudente e outras peças (Oscar Wilde)

Que divertoso que é o tio Wilde. Na última peça (a própria A importância...), ri aos borbotões. Aliás, vou manter ativado o modo cagalhão e só pegar pra ler livros clássicos, consagrados ou que eu saiba com razoável certeza que vou gostar. Isso tem feito maravilhas pra frequência da minha leitura. Nada de arriscar, nada de entrar em roubadas. Sai pra lá Bensimon, sai pra lá Xerxenesky, e Safran Foer não ouse chegar perto.

01 - Pantaleão e as visitadoras - Mario Vargas Llosa
02 - O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
03 - Ninguém escreve ao coronel - Gabriel García Márquez
04 - Do amor e outros demônios - Gabriel García Márquez
05 - Crônica de uma morte anunciada - Gabriel García Márquez
06 - Mana Maria - António de Alcântara Machado
07 - Novelas Paulistanas - António de Alcântara Machado
08 - A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada - Gabriel García Márquez

01 - A menina que brincava com fogo - Stieg Larsson (11.01) - 607 p. - excelente.
02 - A Batalha do Labirinto - Rick Riordan (22.01) - 367 p. - muito bom.

1. Noites brancas (Dostoievski)
2. O pagador de promessas (Dias Gomes)
3. Os próprios deuses (Isaac Asimov)
4. Festa no covil ( Juan Pablo Villalobos)

Aliás, vou manter ativado o modo cagalhão e só pegar pra ler livros clássicos, consagrados ou que eu saiba com razoável certeza que vou gostar. Isso tem feito maravilhas pra frequência da minha leitura. Nada de arriscar, nada de entrar em roubadas. Sai pra lá Bensimon, sai pra lá Xerxenesky, e Safran Foer não ouse chegar perto.

Às vezes penso nisso.
Mas já tenho tanto livro comprado que não entraria na definição, que eu me vejo obrigado a deixar esse plano para mais tarde.

01. Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Stieg Larsson)
02. Millenium - A Menina Que Brincava Com Fogo (Stieg Larsson)
03. Millenium - A Rainha do Castelo de Ar (Stieg Larsson)
04. Belas Maldições (Neil Gaiman & Terry Pratchett)
05. A Dança do Universo (Marcelo Gleiser)

01 - What Jane Austen Ate and Charles Dickens Knew - Daniel Poole *presente da Anica
02 - Drácula - Bram Stoker
03 - O fim da eternidade -Isaac Asimov (lendo)

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back