• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2025

Janeiro
01. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (Jorge Amado). Companhia das Letras, 118p.
02. O legado de Eszter (Sándor Márai - trad. Paulo Schiller). Companhia das Letras, 113p.
03. Um ramo para Luísa (José Condé). Record/Altaya, 129p.
04. Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 143p.
05. Através do espelho e o que Alice encontrou lá (Lewiss Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 190p.
06. Meu reino por um cavalo!: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 148p.
07. Meu reino por um cavalo! 2: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 166p.
08. Ondas curtas (Alcides Villaça). Cosac Naify, 112p.
09. Michael Kohlhaas (Heinrich von Kleist - trad. Marcelo Rondinelli). Grua, 155p.
10. O reino deste mundo (Alejo Carpentier - trad. João Olavo Saldanha). Record/Altaya, 138p.
11. A história maravilhosa de Peter Schlemihl (Adelbert von Chamisso - trad. Marcus Vinicius Mazzari). Estação Liberdade, 158p.
12. O escorpião da sexta-feira (Charles Kiefer). Record, 112p.
13. Perfect blue: complete metamorphosis (Yoshikazu Takeuchi - trad. Nathan A. Collins). Seven Seas, 215p.
14. A cruzada das crianças / Vidas imaginárias (Marcel Schwob - trad. Dorothée de Bruchard). Hedra, 156p.
15. Ficções (Jorge Luis Borges - trad. Davi Arrigucci Jr.). Companhia das Letras, 169p.

Fevereiro
16. História universal da infâmia (Jorge Luis Borges - trad. Davi Arrigucci Jr.). Companhia das Letras, 93p.
17. História da eternidade (Jorge Luis Borges - trad. Heloisa Jahn). Companhia das Letras, 125p.
18. Os fungos de Yuggoth (H. P. Lovecraft - trad. Nicolau Saião). Nephelibata, 112 p.
19. Desespero: poemas (H. P. Lovecraft - trad. Renato Suttana). Nephelibata, 129p.

Acreditas que eu estava preparada para os absurdos que vinha pelo livro, e isso foi o motivo de passar tanto tempo na lista, mas além de ter tantos preconceitos que são perturbadores até para a época dele, o livro ainda é mal escrito.
Coisa parecida aconteceu comigo quando fui assistir a O Nascimento de uma Nação, do Griffith. Sabia que era uma obra super polêmica e racista, mas fui preparado, pensando "deve ser só um produto de sua época, temos que entender o contexto, blá blá blá..."

Assistindo ao filme tive vontade de vomitar.

JANEIRO
1. Meninos valentes (Patrick Modiano), 160 p. [releitura]
2. Trabalho impróprio para uma mulher (P. D. James), 228 p.
3. A defesa Lujin (Vladimir Nabokov), 220 p.
4. Hyperion (Dan Simmons), 560 p.
5. A travessia (Cormac McCarthy), 408 p.
6. Divórcio em Buda (Sándor Márai), 176 p.
7. Maigret sai em viagem (Georges Simenon), 176 p. [releitura]

FEVEREIRO
8. A linha de sombra (Joseph Conrad), 160 p.
9. Prisoner's Base (Rex Stout), 226 p.
10. Golovin (Jakob Wassermann), 96 p.
11. In the Best Families (Rex Stout), 272 p.
12. Os porões do Majestic (Georges Simenon), 152 p. [releitura]

A linha de sombra é um bom livrinho, daqueles que agradam sem que se saiba exatamente o porquê.

Os dois livros do Rex Stout são estupidamente divertidos, e quase não me incomodou ter que ler em inglês.

Golovin é claramente um livro menor (e parece meio sem propósito) do "Dostoiévski do século XX", como diria o mestre. ☠️

Os porões do Majestic segue sendo o meu preferidinho da primeira fase dos livros do Maigret.

Coisa parecida aconteceu comigo quando fui assistir a O Nascimento de uma Nação, do Griffith. Sabia que era uma obra super polêmica e racista, mas fui preparado, pensando "deve ser só um produto de sua época, temos que entender o contexto, blá blá blá..."

Assistindo ao filme tive vontade de vomitar.
Eu estou com medo dessa reação tambem, estou planejando assistir uns filmes antigos e já estou me preparando, mas as vezes não tem como continuar quando é muita coisa.

Lendo
  1. O Quarto Poder - Paulo Henrique Amorim - 20% de leitura
  2. Casa de Folhas - Mark Z. Danielewski - 3% de leitura
  3. Underworld - Greg Cox - 26% de leitura
Finalizados
  1. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin - 592p - releitura
  2. Aqueles que abandonam Omelas - Ursula Kroeber Le Guin - 21p
  3. O Conto de Zoe - John Scalzi - 344p
  4. Encontro Com Rama - Arthur C. Clarke - 288p

Abandonados
  1. O Presidente Negro - Monteiro Lobato

1. Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe.
2. Da arte das armadilhas - Ana Martins Marques.
3. Operação impensável - Vanessa Barbara.
4. Eles eram muitos cavalos - Luiz Ruffato.
5. Veromar - Dina Salústio.

Parte boa: consegui ler alguma coisa. Eu estou travadíssima. Parte ruim: livro muito mais ou menos. :cry:

01. Os Melhores Contos de Fadas Celtas (Joseph Jacobs) ★★★★★
02. O Sacrifício de Isaac (Joaquim Manuel de Macedo) ★★½☆☆
03. 50 Anos de Jornada Nas Estrelas Vol. 1 (Edward Gross / Mark A. Altman) ★★★★★

JANEIRO
1 - A Igreja dos tempos bárbaros - Daniel-Rops. 893 pp.
2 - Jogador número dois - Ernest Cline. 408 pp. (releitura)
3 - Warbreaker: O sopro dos deuses - Brandon Sanderson. 688 pp.
4 - O túmulo veloz - Robert Galbraith. 924 pp.

FEVEREIRO
5 - A Igreja das catedrais e das cruzadas - Daniel-Rops. 1022 pp.

1. Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe.
2. Da arte das armadilhas - Ana Martins Marques.
3. Operação impensável - Vanessa Barbara.
4. Eles eram muitos cavalos - Luiz Ruffato.
5. Veromar - Dina Salústio.
6. O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa.

Que livro lindo! (Apesar da lagartixa! Na verdade, consegui sentir empatia por uma lagartixa, meu Deus do céu!).

Lendo:
  • Ísis sem Véu - Helena Blavatsky - Início Jan/2025 - 30%
  • A Montanha Mágica - Thomas Mann - Início Fev/2025 - 10%
  • O Problema dos Três Corpos - Início Fev/2025 - 0%
Janeiro:
(Nenhum, estive muito sem tempo)

Fevereiro:
  • O Hobbit - J. R. R. Tolkien - Início Dez/2024 (Lendo pela segunda vez)

JANEIRO
1 - A Igreja dos tempos bárbaros - Daniel-Rops. 893 pp.
2 - Jogador número dois - Ernest Cline. 408 pp. (releitura)
3 - Warbreaker: O sopro dos deuses - Brandon Sanderson. 688 pp.
4 - O túmulo veloz - Robert Galbraith. 924 pp.

FEVEREIRO
5 - A Igreja das catedrais e das cruzadas - Daniel-Rops. 1022 pp.
6 - O senhor dos anéis - J.R.R. Tolkien. 1306 pp. (releitura)

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back