• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei] Terceiro Julgamento - Decisão a Serem Tomadas

• Criador do tópico Criador do tópico Indily
  • Data de Criação Data de Criação
Status
Fechado para novas mensagens.
Desculpe a demora para responder...

Não seria mais prático se deixarmos a cargo do presidente da banca escolher se ele vai querer ou não ter outros membros na banca? Assim, se terminar o prazo para ele escolhê-los, começa a correr o prazo para a peça já de uma vez.

Querer ou não??? Não acho que isso deva ser facultativo... São as regras básicas... Estaria mudando assim todo projeto e estou absolutamente contra isso.
Mas eu não decido nada... Acho que os demais devam opinar... cutucarei o ALF e o Húrin para que se manifestem de vez...

De qquer forma, acho errado dar essa prerrogativa de que "se" o presidente quiser ele pode agir sozinho... Não sou nada a favor da idéia.

O mais interessante é a participação de mais pessoas possivel em cada Banca. Eu particularmente prefiro fazer certos trabalhos sozinho, algumas pesquisas e coisas assim. Mas para o Fórum, para o Projeto em sí, é sempre preferível que mais pessoas participem!

Edite: ( O patrão fidégua passou por aqui! )

Então...

Vamos estipular um prazo para essa decisão de Regras, ok? Encerramento de Debates e Entrega das Regras para dia 21/06/09, às 17:00hs.
Precisamoscolocar esse trem nostrilhos e abrir um novo Circulo da Lei e Julgamento.

Precisamos agitar esse Fórum!!

Abraço a Todos e estou à disposição. Desculpem-me a ausência,mas estou com um monte de Nolyoni, Nossendili, tantos meus, da minha Nossë, da Númendili, de outras Nossi, naquelas, vocês podem imaginar. Se, não, espera até vocês virarem "Tar"!!:beam:

Última edição:
Indily, concordo que é ruim ter uma banca de uma pessoa só. Entretanto, o problema surge quando essa banca não está completa e fica todo mundo parado esperando aparecer alguém para completar, como acontceu da última vez. Eu sugeri isso de não ser necessária a participação de três pessoas para que o presidente fosse pressionado a achar alguém rápido. Se não achasse, o prazo para entretgar a peça já começaria a correr.

Se quiser, podemos fazer o seguinte: se no prazo para a formaçã o da banca ninguém se manifestar, o presidente teria carta branca para elaborar a peça sozinho. Caso alguém apareça neste meio-tempo, ótimo: ele ou ela pode entrar na banca.

Caso alguém se manifeste no sentido de integrar a banca, essa pessoa deveria fazer parte dela, não cabendo ao presidente escolher se ela participa ou não (exceto se as vagas não forem suficientes, ocasião em que o president e deverá escolher dois candidatos). O que acham?

Húrin disse:
Vamos estipular um prazo para essa decisão de Regras, ok? Encerramento de Debates e Entrega das Regras para dia 21/06/09, às 17:00hs.
Precisamoscolocar esse trem nostrilhos e abrir um novo Circulo da Lei e Julgamento.

Húrin, até agora eu meio que estive conduzindo esta discussão, mas nos últimos dias estive meio ausente. Se continuarmos no ritmo que estamos, não há a menor possibilidade de terminarmos isso tudo até o dia 21, mesmo porque temos que esperar um tempo razoável para que as pessoas se manifestem sobre se são contra ou a favor do que é discutido aqui (e ainda faltam algumas propostas).

Se vocês, Húrin ou Indily, ou qualquer outra pessoa quiser conduzir os debates para ele andar mais rápido, sintam-se a vontade, mesmo porque para mim vai ficar um pouco difícil até sexta-feira. Depois disso, terei bastante tempo para me dedicar ao fórum.

Percebí que as coisas estão devagar por aquí, Meu Irmão... Costume com as coisas e movimento da Nossë.
Mas não quero conduzir isso aquí também, já estou bastante atarefado e alem disso as coisas estão acertadas aqui com você e a Indily. Só acho que precisamos mesmo de mais agilidade por aquí... Sei lá, as coisas já deveriam estar mais adiantadas.

Tenho uma impressão a respeitodo Clube e das coisas aqui e precisamos de mais gente, Membros ativos digamos assim.

haushaushuashu Nem vem... pode deixar o Avast conduzir q ele ta fazendo direitinho... XD
Temos que esperar acalmar as provas as pessoas por aqui gente... ngm vai se manifestar decentemente quando tá atolado de coisas... mas enfim... vou tentar novamente achar o ALF e ver o que ele pensa a respeito.

Temos que esperar acalmar as provas as pessoas por aqui gente... ngm vai se manifestar decentemente quando tá atolado de coisas... mas enfim... vou tentar novamente achar o ALF e ver o que ele pensa a respeito.

E sempre tem alguém para me tirar da minha tumba...:disgusti:

Bem :uhum: vamos lá...

Desculpe a demora para responder...

Não seria mais prático se deixarmos a cargo do presidente da banca escolher se ele vai querer ou não ter outros membros na banca? Assim, se terminar o prazo para ele escolhê-los, começa a correr o prazo para a peça já de uma vez.

Mais prático para os que estão de fora do Julgamento seria, sem dúvidas. Porém, o mesmo valeira para as duas bancas e pode acontecer de termos um embate de apenas dois usuários ou de três contra um, tudo em nome de uma suposta agilidade nos prazos. Se três pessoas já têm trabalho suficiente para apresentar um material de qualidade, imagine o trabalho para uma pessoa fazer o trabalho sozinho.

Há de se admitir que existem raras excessões entre os usuários que preferem trabalho solo e de qualidade, porém, são apenas excessões e não maioria.

Resumindo a pataquada: Não, não vamos deixar a cargo dos presidentes isso. Cada banca será formada por 3 membros. Em caso de extrema necessidade, com ênfase no extrema, o VTBBC decidirá como prosseguir caso esse número não possa ser alcançado.

Percebí que as coisas estão devagar por aquí, Meu Irmão... Costume com as coisas e movimento da Nossë.
Mas não quero conduzir isso aquí também, já estou bastante atarefado e alem disso as coisas estão acertadas aqui com você e a Indily. Só acho que precisamos mesmo de mais agilidade por aquí... Sei lá, as coisas já deveriam estar mais adiantadas.

Tenho uma impressão a respeito do Clube e das coisas aqui e precisamos de mais gente, Membros ativos digamos assim.

Eu até agora me abstive de opinar por não ter tempo nem de dormir direito e a discussão estava andando bem. Concordo que precisamos de maior agilidade no VTTBC inteiro, não só aqui, porém, discordo da necessidade de mais gente: ultimamente entraram bastante usuários que se disseram encantados por fazerem parte do Clube mas não acrescentaram em nada além de números.

Pessoal, acho que me fiz entender errado. Enfim, deixem que eu me faça entender...

Tenho acompanhado os debates e as decisões por aqui, só não tenho postado a respeito de algumas coisas pois me pareceu que minha opinião não teve muita importância. Naquelas, é chato pacas você falar alguma coisa e não te darem atenção nem pra dizer que você está falando merda.
Com a chegada de novos Membros aquí, pensei que os Novos trariam um fôlego como o que a Indily e o Avastgard conseguiram. Debatendo, buscando, decidindo e tocando o CI. Partí então para cuidar dos meus Nolyoni que estavam um tanto ladeados e precisando de ajuda. Na Nossë, mais gente estava assim e fiquei de vez por lá, pois por aquí as coisa encaminhavam-se.

Mas os Novos daqui sumiram e apenas uns poucos Membros tem acessado e participado das decisões. Estive pensando; "Falta a turma que é mais antiga, o pessoal que faz farra pelo Fórum, afinal, eles dão uma certa "eletizada" no Pub e chamam a atenção da galera mais nova..."
Pensei até em chamá-los, mas não tenho essa moral com os caras, acho-me até meio Zé para isso. Parece que novamente o Fórum foi tomado por uma fase de "Vestibular" e muita gente está atolada nos livros e TCC's da vida.
Enfim, queria ver um Julgamento acontecendo, ao menos para eu ter o que fazer, assim como o pessoal novo no Fórum, pois muitos tópicos vigentes estão de matar. E não tenho muito saco para ficar lendo algumas piadinhas toscas no Comunidades...
Prefiro cuidar dos meus Irmãos Nossendili, ao menos a minha galera se empenha nas coisas.

Acho que ficar acertando muito as coisas acaba com o charme do Projeto. E cá entre nós, isso sempre acontecerá, pois haverá sempre algum nerd para dar pitaco no Projeto e correr em horas como essa.
Tenho visto o empenho, que algumas vezes beira à disputa entre os Membros envolvidos(sem trocadilhos, por favor:beam:), e por isso postei aquele prazo, para tentar acertar ou colocar a mesma pilha das limitações e pedidos do pessoal que participa das Bancas.

Como já falei demais e sempre faço alguma besteira nessas ocasiões, retiro-me, antes que eu faça mais alguma das minhas!:joinha:

Tenho acompanhado os debates e as decisões por aqui, só não tenho postado a respeito de algumas coisas pois me pareceu que minha opinião não teve muita importância. Naquelas, é chato pacas você falar alguma coisa e não te darem atenção nem pra dizer que você está falando merda.
Com a chegada de novos Membros aquí, pensei que os Novos trariam um fôlego como o que a Indily e o Avastgard conseguiram. Debatendo, buscando, decidindo e tocando o CI. Partí então para cuidar dos meus Nolyoni que estavam um tanto ladeados e precisando de ajuda. Na Nossë, mais gente estava assim e fiquei de vez por lá, pois por aquí as coisa encaminhavam-se.

Sua opinião vale tanto quanto a dos outros membros do Clube. Às vezes acontece de postarmos sobre algo e esperar por uma resposta que não vem, já aconteceu comigo em outras áreas, mas tenho certeza de que alguém gastou um pouco de seu tempo para ler as minhas idéias.

A minha intenção, quando insisti na idéia de chamarmos mais gente para cá, era exatamente a de movimentar os projetos. Não podemos esperar que cada membro novo traga idéias geniais, mas o mínimo que eu esperava deles é que demonstrassem interesse em se involver nos projetos existentes, quem sabe proporem novos... mas nunca que se acomodassem e fizessem apenas parte das estatísticas.

Mas os Novos daqui sumiram e apenas uns poucos Membros tem acessado e participado das decisões. Estive pensando; "Falta a turma que é mais antiga, o pessoal que faz farra pelo Fórum, afinal, eles dão uma certa "eletizada" no Pub e chamam a atenção da galera mais nova..."
Pensei até em chamá-los, mas não tenho essa moral com os caras, acho-me até meio Zé para isso. Parece que novamente o Fórum foi tomado por uma fase de "Vestibular" e muita gente está atolada nos livros e TCC's da vida.
Enfim, queria ver um Julgamento acontecendo, ao menos para eu ter o que fazer, assim como o pessoal novo no Fórum, pois muitos tópicos vigentes estão de matar. E não tenho muito saco para ficar lendo algumas piadinhas toscas no Comunidades...
Prefiro cuidar dos meus Irmãos Nossendili, ao menos a minha galera se empenha nas coisas.

Discordo de você no ponto em que é necessária a presença de usuários mais velhos para chamar a atenção dos mais novos. Você é velho de fórum, eu sou velho de fórum e mais uns tantos aqui do Clube também o são... nós teremos que dar um jeito de fazer com que os novatos se interessem pelos projetos e pela manutenção do VTBBC.

Acho que ficar acertando muito as coisas acaba com o charme do Projeto. E cá entre nós, isso sempre acontecerá, pois haverá sempre algum nerd para dar pitaco no Projeto e correr em horas como essa.
Tenho visto o empenho, que algumas vezes beira à disputa entre os Membros envolvidos(sem trocadilhos, por favor), e por isso postei aquele prazo, para tentar acertar ou colocar a mesma pilha das limitações e pedidos do pessoal que participa das Bancas.

A questão com o Julgamento a meu ver é: foram sugeridas mudanças e, para não ficarmos alterando as regras a torto e direito, estamos debatendo um novo formato que se mantenha por um bom tempo. É claro que novas sugestões surgirão, mas não podemos mexer nas regras a cada edição do Julgamento ou então sempre que dermos início a mais um os usuários e participantes vão se perder.

Estipular um prazo para terminarmos o debate é complicado, todavia, tendo em vista que os que vão decidir o novo formato seremos Indily, Avastgard, você e eu, logo terminaremos isso. Essa é a minha última semana de provas e dia 25-06 estarei de férias da IBM, então vou dar um jeito de tentar acelerar o que der aqui...

Bom, eu agora já estou de férias e pretendo dedicar algumas horas do dia ao fórum. Vamos lá:

Só para não perder o fio da meada, estamos discutindo a proposta nº 6:

6) Aumentar o prazo para a formação da banca de acusação, em caso de renúncia do presidente eleito (talvez permitir que dentro do prazo para a formação só fosse obrigatório que o presidente fosse definido. Os outros membros poderiam ser escolhidos a qualquer tempo, até a apresentação da primeira peça);

O prazo para a formação do júri já foi resolvido na discussão anterior (4 dias para que as pessoas se candidatem, e depois disso nós decidimos quem será escolhido). O prazo para formação da banca de defesa previsto atualmente nas regras é de 48 horas, assim como o da acusação.

A questão que estamos debatendo é um possível aumento do prazo para a formação da banca de acusação em caso de renúncia do presidente eleito. Como a renúncia só é possível na banca de acusação, somente este prazo deve ser diferenciado (para a defesa continuam valendo as 48 horas).

As regras ainda preveem que, não havendo o preenchimento de todas as vagas de defesa e acusação ao término do prazo, o VTBBC escolherá os participantes. Quanto a isso não há dúvida:

O tempo para a formação das duas bancas é de 48 horas. Até o fim desse prazo os componentes da acusação e defesa deverão ser informados no tópico do julgamento atual. Caso essa determinação não seja cumprida, o VTBBC escolherá os membros da banca que ainda não tiver sido formada por método que julgar conveniente.

O problema, então, é o que fazer quando o presidente da banca de acusação renuncia ao cargo. Já decidimos que, quando isso acontecer, o primeiro que requisitar este cargo dentro de 12 horas se tornará o presidente da banca. Mas ainda não decidimos o que vai acontecer com ele. Terá mais 48 horas para achar outros membros? Nós escolheremos outros membros? O que fazer?

Última edição:
O problema, então, é o que fazer quando o presidente da banca de acusação renuncia ao cargo. Já decidimos que, quando isso acontecer, o primeiro que requisitar este cargo dentro de 12 horas se tornará o presidente da banca. Mas ainda não decidimos o que vai acontecer com ele. Terá mais 48 horas para achar outros membros? Nós escolheremos outros membros? O que fazer?

Sim, é justo que quem assumir a presidência da Banca de Acusação nessas circunstâncias tenha o mesmo prazo que a Banca de Defesa.

De acordo. Prazo bom e caso ele tenha problemas, podemos ajudá-lo!

PS: Meu fds foi uma batalha!! Passei-o no hospital com meu filho. Isso esclarece minha demora em responder, né?

Pessoas, acaba de me ocorrer que estamos em pleno período de férias escolares :ahn?:

Seria de extrama importância terminarmos essas "decisões" o mais rápido possível para conseguirmos colocar outro Julgamento em prática e aproveitar esse período para atingirmos um maior público...

Proponho apressarmos as votações para um prazo de 24/36 horas. Não são muitos os pontos a serem discutidos e gostaria de ver o projeto voltar aos trilhos.

O que me dizem?

P.S.: Embora as decisões estejam abertas a todos os membros do Clube, tomo por base as decisões tomadas até aqui que os votantes seremos: Avastgard, Húrin, Indily e eu, então assim que os 4 tiverem suas opiniões sobre os pontos discutidos, passaremos para a próxima alteração.

EStou acessando do trabalho agora, mas peço que coloquem os pontos que faltam, se não for pedir demais. Fazendo isso, já deixo minha decisão para cada um deles hoje à noite ao retornar para casa.
Não tenho tido muito tempo, acreditem, e assim ficaria mais facil para todos nós. Vou fazer minhas obrigações domésticas e familiares assim que chegar e tentar livrar o maior tempo possivel para isso.

Então fica assim:

Propostas de alteração das regras para os próximos julgamentos:

1) Aumento do prazo de indicação dos personagens (de dois para três dias);

Decisão: 3 dias.

2) Aumento do prazo de votação nos réus da enquete (de dois para cinco dias);
Decisão: 3 dias.

3) Vedação de recurso da banca perdedora em caso de unanimidade do júri e possível aumento do número de jurados (esta última sem o apoio da Indily);
Decisão: Havendo unanimidade do júri, a banca perdedora fica impossibilitada de recorrer. O número de jurados permanece o mesmo (3)

4) Manter a regra da banca de defesa (primeiro a requisitar) e mudar a regra da banca de acusação para a primeira requisição também;
Decisão:

- Formação da banca de acusação: preside a banca de acusação aquele que indicou o réu vencedor da enquete. Se ele renunciar, será presidente desta banca o primeiro usuário que requisitar o cargo dentro de 12 horas;

- Formação da banca de defesa: preside a banca de defesa a primeira pessoa que requisitar este cargo após a escolha do réu na enquete.

5) Determinar qual será o prazo para a formação da banca de jurados;
Decisão:

1) assim que for aberta a enquete, as pessoas poderão:

a) votar em 1 candidato e se candidatarem a jurados;

ou

b) votarem em 2 candidatos.

2) a candidatura para jurado fica aberta durante os 3 dias de votação nos réus da enquete e por mais um dia depois disso, totalizando 4 dias;

3) findo o prazo de 4 dias para a candidatura, o VTBBC escolhe, por quais métodos quiser, quem fará parte do júri. Essa escolha deverá acontecer, de preferência, no mesmo dia do encerramento da candidatura.

6) Aumentar o prazo para a formação da banca de acusação, em caso de renúncia do presidente eleito (talvez permitir que dentro do prazo para a formação só fosse obrigatório que o presidente fosse definido. Os outros membros poderiam ser escolhidos a qualquer tempo, até a apresentação da primeira peça);
Decisão: Caso o presidente eleito renuncie, o que assumir depois terá mais 48 horas para compor a banca.

7) Aquele que indicar um réu deveria citar o motivo para tal e o julgamento giraria em torno disso. Assim, caso quem indicou o réu vencedor decida renunciar à presidência da banca de acusação, o réu passaria a ser aquele que ficou em segundo lugar na enquete;

8) Decidir em qual tempo o julgamento ocorrerá. Esta proposta surgiu devido ao julgamento de Isildur, pois a acusação fez suas argumentações levando em conta que o julgamento estivesse acontecendo logo após os fatos por eles narrados, mas a defesa suscitou fatos que aconteceram muito tempo depois. Assim, a questão aqui é se poderão ser usados todos os fatos ocorridos antes e depois dos fatos sendo julgados ou se devemos estabelecer um marco histórico em que o julgamento acontecerá (em ambas as hipóteses, os argumentos devem ser endógenos).
Decisão:

- Argumentos endógenos com proibição de citações e depoimentos;

- Concessões permitidas estritamente na medida da necessidade lógica (ex.: se o réu morreu, a concessão é fingir que ele está vivo para ser julgado e cumprir uma pena); casos excepcionais devem ser previamente analisados pelo juiz

9) Para ajudar a evitar que as decisões dos jurados sejam arbitrárias, e que o gosto dos mesmos acabe por decidir o voto, proponho que a justificativa do mesmo seja obrigatória. Dessa forma, eles se veem obrigados a apresentar argumentos coerentes que deem motivo a sua decisão, e corremos menos o risco de ficar no "Ah, os argumentos da defesa são bons, mas eu quero que ele se lasque: Culpado!", ou "Bah, ele tava errado e tal, mas eu gosto tanto dele: Inocente!".

10) Decidirmos se o personagem réu deve ser julgado por um ou outro fato que possa ter cometido ou se ele deve ser julgado pelo conjunto de todas as açoes de sua vida (neste segundo caso, ainda que o personagem tenha feito alguma coisa muito ruim, isso poderia ser anulado por muitas ações boas praticadas pelo mesmo).

11) Voltar ao antigo sistema de réplica/tréplica.

___________________________​

Agora sugiro que discutamos o nº 7. Eu sou contra ter que explicitar motivos, ficaria a cargo de cada um e, caso alguém o fizesse, ainda assim não estaria vinculado a essa acusação (ao redigir a peça de acusação, não seria obrigado a imputar ao personagem aquilo que alegou no momento da indicação).​

Faltam apenas as propostas nºs 7, 9, 10 e 11 e acho que podemos resolver todas elas em pouco tempo de discussão (à excessão da nº 10, talvez).

Última edição:
Muito bem.

Quanto à 7ª Regra;

a-) Deve-se, ao menos, indicar-se um motivo para acusar o réu.
b-) Indicado o "delíto" pode-se acrescentar mais queixas à denúncia.
c-) O "Denunciante" que desistir da queixa deve ficar sem poder indicar por 2 CL's.
d-) Concordo em substituir o vencedor pelo 2º colocado das indicações/votações!

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back