Níra
Usuário
Me diga um que não custe e eu te dou o meu p vc comprá-loSó não comprei porque está custando um rim. )
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Me diga um que não custe e eu te dou o meu p vc comprá-loSó não comprei porque está custando um rim. )
Seria melhor ter começado pelo Novo Testamento. Não é uma boa ideia ler de capa a capa na ordem "normal".Confesso que eu já esperava que a leitura de cabo a rabo da Bíblia seria chata, mas não tanto! Tô cobiçando a última folha do Velho Testamento mais do que Gollum cobiçava o Anel.
Sim, eu já vi que a leitura do Novo é bem mais agradável, mas tenho tique de começar pelo "meio". E de qualquer forma é algo que eu sempre quis fazer. Mas livros como Salmos e Provérbios eu fiz aquela leitura dinamicona mesmo.Seria melhor ter começado pelo Novo Testamento. Não é uma boa ideia ler de capa a capa na ordem "normal".
Adorei ler provérbios hahaProvérbios
Não só por ser mais agradável, mas porque cada livro da Bíblia tem um objetivo diferente. O Pentateuco (os cinco primeiros livros) não são simplesmente lidos pelos judeus de uma vez só, como se fosse um romance. Esses livros foram feitos para ser lidos de pouquinho em pouquinho (a parsha diária) acompanhados de comentários que registram a tradição oral. Ler só a Bíblia isoladamente sem a explicação é dificílimo e não se entende quase nada. E o mesmo vale no caso do Novo Testamento, só que aí na visão cristã ao invés da judaica (pois o Novo Testamento não faz parte da Bíblica hebraica, só da cristã).Sim, eu já vi que a leitura do Novo é bem mais agradável, mas tenho tique de começar pelo "meio". E de qualquer forma é algo que eu sempre quis fazer. Mas livros como Salmos e Provérbios eu fiz aquela leitura dinamicona mesmo.
É isso, talvez eu devesse ter pegado essas dicas antes.Não só por ser mais agradável, mas porque cada livro da Bíblia tem um objetivo diferente. O Pentateuco (os cinco primeiros livros) não são simplesmente lidos pelos judeus de uma vez só, como se fosse um romance. Esses livros foram feitos para ser lidos de pouquinho em pouquinho (a parsha diária) acompanhados de comentários que registram a tradição oral. Ler só a Bíblia isoladamente sem a explicação é dificílimo e não se entende quase nada. E o mesmo vale no caso do Novo Testamento, só que aí na visão cristã ao invés da judaica (pois o Novo Testamento não faz parte da Bíblica hebraica, só da cristã).
O Talmude é a coletânea de livros judaicos onde está registrada a tradição oral com comentários e explicações de cada versículo. No cristianismo há também comentários da Igreja Católica que é quem explica o significado de cada passagem. No caso da tradição protestante há também comentários, mas eles dão menos ênfase pra esse tipo de coisa e focam mais só no texto, mesmo, sem se ligarem tanto assim na tradição oral.É isso, talvez eu devesse ter pegado essas dicas antes.
Confesso que uma das piores coisas que fiz neste ano foi reler "As Bruxas de Salém". É uma peça brilhante, mas, salvas as devidas questões contextuais, é muito real, é muito visceral, e eu não estou num bom momento para lidar com isso. Além de ser uma alegoria do Macartismo, a peça choca (e dessa vez, me chocou ainda mais) por retratar os perigos de um processo penal pautado na delação, em que não há distinção entre justiça humana e julgamento religioso. Extrapolando os limites do texto, eu considero a Abigail como uma alegoria das redes sociais (sim, estou sendo anacrônica, mas tô tentando tornar claro o quanto foi difícil reler essa obra), o ponto chave para o desencadear de uma histeria coletiva fodida. Enfim, "A história se repete. Primeiro, como tragédia. Depois, como farsa" e a literatura é o que fica, tanto de uma quanto de outra.
Lembrei dessa citação:ontem eu tive uma aula linda sobre esaú e jacó. eu acho que é um livro maizomeno do machado (pelo menos se for comparar com memórias póstumas), mas a aula do meu professor foi um negócio espetacular, porque ele chamou a atenção para um monte de ponto que ainda é atual. o principal, e a frase eu até anotei no caderno porque né "o tempo passa mas não se acumula experiência histórica". e é isso. vamos cometendo os mesmos erros.
Tem umas partes chatas mesmo (a da Lei e a das genealogias). Mas Genesis é interessante, e os livros de historia mesmo. É daora ir conectando os ponctos, Abraham que fez Ismael (de quem os arabes descendem, segundo o Lore haha) e Isac. Isac faz Jacob, que teve o nome mudado para Israel, e teve doze filhos, as doze tribos. Ahi vem a historia de Joseph; os hebreus se mudam para o Egipto, são escravizados, vazam de lá, etc. Instituem um Rei, Saul; elle faz merda, trocam de Rei: David. David mata um de seus generais pra pegar a mulher delle; dessa mulher, Batseba, nasce Salomão, e como punição de tal pecado, um dos filhos de David, o primeiro da linhagem que tinha direito ao trono, estupra a propria irmã. Depois, rola uma treta doida; as tribos se desfazem, e resta a de Judah, da qual se originam os judeus.Confesso que eu já esperava que a leitura de cabo a rabo da Bíblia seria chata, mas não tanto!
Os judeus vêm de Abraão, não só da tribo de Judá. O povo hebreu já existia muitíssimo antes do cisma entre Judá e as outras tribos.Depois, rola uma treta doida; as tribos se desfazem, e resta a de Judah, da qual se originam os judeus.