Atrasado, mas deixando aqui meus 50 centavos: se você não é religioso, não aconselho ler a Bíblia de cabo a rabo. Prefira textos interpretados, ou uma compilação dos contos. É absurdamente chato e de tão chato a gente acaba passando batido de muitos detalhes que na verdade são interessantes. Talvez, depois de conhecer as histórias mais mastigadas, valha a leitura integral; mas, de um jeito ou de outro, procure sim as histórias. Como nativos de países cristãos ocidentais, a Bíblia nos influenciou demais, e é bastante enriquecedor conhecê-la.
Talvez você se interesse por estudar a Bíblia sob outro aspecto, agora que você já teve o trabalho de lê-la inteira e tal.
Este livro aqui parece ser bem interessante; e nos comentários há menção a pelo menos mais dois, que são clássicos da área: "Mímese", do Auerbach, e "The Code of Codes" [O Código dos Códigos], esgotado, do Northop Frye. Vou ver se leio mais alguma coisa nesse sentido, depois da própria Bíblia, porque a mim me interessa mais ainda a teoria literária.