Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Confesso que faz mais de uma semana que estou com um livro estrategicamente posicionado na minha cabeceira pra começar a ler e ainda não tive coragem - ou vontade - de pegar ele na mão.
Essa foi basicamente minha linha de argumentação, eu acho que resulta ser para todos que lêem muito. Achei mais intrigante que me acusassem de algo por seguir exatamente a política que eles defendem (acaba sendo isso por tabela), e ler o que eu quiser, já que é um ato de liberdade de expressão.Mesmo que não se fosse influenciado pela mídia, o fato de alguém gostar de um livro ou ficar atraído a ponto de lê-lo envolve aí uma série de variáveis, não apenas a cor do autor..
Foi bastante inexplicável, diga-se de passagem, mas criou um questionamento que eu nunca tive, e de certa forma tenho pensado bastante:
É racismo eu ler apenas autores brancos, ainda que isso seja resultado de, sei lá, a mídia geral?
Tenta esses aí: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460649/Não sei o que ha de bom em Drummond. Desculpa; entedia-me, dorme-me.
Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste
Carlos Drummond de Andrade>>
Valeu! Mais por sinceridade que por respeito, gostei, mas não tanto. O final é bello; muito bello, mas não basta. Quero dizer, ha uma certa aurea mystica de maior poeta do Brasil em torno do Drummond, que eu não vejo, e nem sei se é pura lorota da midia, se é porque elle tinha muitos amigos influentes que escreviam critica etc. Gosto mais do Manuel Bandeira; ainda assim, nenhum dos dois tem perfil de "Grande Poeta", como um Camões e um Dante tem.Tenta esseS dois aí: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460649/
Valeu! Mais por sinceridade que por respeito, gostei, mas não tanto. O final é bello; muito bello, mas não basta. Quero dizer, ha uma certa aurea mystica de maior poeta do Brasil em torno do Drummond, que eu não vejo, e nem sei se é pura lorota da midia, se é porque elle tinha muitos amigos influentes que escreviam critica etc. Gosto mais do Manuel Bandeira; ainda assim, nenhum dos dois tem perfil de "Grande Poeta", como um Camões e um Dante tem.
Obrigado!! Se ha um poema do Drummond que posso nomear, é o "A Machina do Mundo". Esse sim é muito bom, embora muito do que se produz nesse estylo hermetico-metaphysico de quem escreve pra ninguem entender não me agrade.Vai lendo os outros inseridos depois.... Hope that helps
Eu gostaria de, não necessariamente confessar, mas entender.
Faz poucas semanas, fui chamada na chincha por um motivo bastante novo para mim. Sigo algumas listas de bookstan no twitter, e cai no meio de uma discussão, até agora não sei como.
Em resumo da discussão, o termo que me foi dador foi racista literária. Evidentemente por eu ler apenas autores brancos (parece que meu Skoob foi stalkeado).
Qual não foi minha surpresa com está afirmação, pois até então, na hora de escolher um livro, o que eu menos procuro é sobre o autor, as vezes descobrindo se homem ou mulher apenas depois de terminar. Não gosto de ter spoilers precoces, pesquisar a vida da pessoa causa isso.
Foi bastante inexplicável, diga-se de passagem, mas criou um questionamento que eu nunca tive, e de certa forma tenho pensado bastante:
É racismo eu ler apenas autores brancos, ainda que isso seja resultado de, sei lá, a mídia geral?
Vocês costumam analisar o autor para ter um background diverso de leitura?
Eu não tenho dúvidas que ler autores diversos tragam uma visão mais rica das muitas formas de realidade, cultura e experiências. Isso eu acredito veementemente, mas nunca tinha parado realmente para tratar isso como uma decisão lógica: agora vou ler uma obra cujo autor é mulher, agora homem, negro, LGBTQ+ (não sei se é a sigla correta).
Você acha, Nírasolmo?Olha, eu acho que falar que isso é racismo chega a ser exagero e histeria da galera.
Devia ter feito isso com meu exemplar de O Sol é Para Todos antes de sair a edição nova. Podia ter ganhado uns duzentinhos, mas não tive coragem.Confesso que revendi meu Guimarães Rosa completo sem ter lido.
Explico:
Comprei o box da prosa completa em 2018 por R$ 90 na Amazon (acho que o preço tabelado na época eram uns R$ 150). Ficou desde então na estante, pegando pó, como 99% dos meus livros, sem previsão para a leitura.
Uns dois meses atrás, soube que o box estava esgotado e vi um carinha vendendo por R$ 700 num grupo do Facebook... Detalhe: devido à pandemia, ele só entregaria a pessoas de São Paulo (??)...
Fiquei meio... Como assim né?
De brincadeira, para tirar uma onda com o sujeito, anunciei no mesmo grupo o meu box por R$ 650, com frete já incluso, a ser transacionado pelo Mercado Livre...
Três dias depois alguém comprou!
Estou contando que reimprimam essa obra ano que vem ou no outro.
Quem tem pressa para comprar o que se pode ler da biblioteca universitária, em caso de urgência?
2018 por R$ 90 na Amazon
excelente trade, parabéns!R$ 650