Olha... Intuitivamente, acho que deixar no plástico o conserva mais, mas só se o plástico não estiver rompido, mesmo. Eu costumo retirar logo que chega, mas em alguns eu decidi manter: quando comprei os 33 volumes do Drummond na promoção da Cia, mantive-os lacrados por preguiça, mas também porque cogito mais adiante revender alguns (isto é, é bem provável que eu não tente ler todos, mesmo, e tudo bem). Mesma coisa com os volumes do Witcher (só tirei do plástico o volume 1, que comecei a ler). E por último teve o
Meridiano de Sangue, que comprei por esses dias, e não tirei do plástico ainda sei lá por quê. O que me lembra que o plástico rasgou na pontinha durante a organização da estante, então acho que vou lá terminar de rasgá-lo, para arejar melhor.
Em resumo: acho que, se puder guardar no plástico bem fechado, conserva melhor; mas para quem é #teamlombadeiro fica feio na estante né? Além de deixar óbvio que você não leu.
(Also: os quadrinhos que herdei de meu pai, da década de 80, estão em perfeito estado até hoje porque sempre os guardamos dentro de plásticos, mesmo depois de lidos. É assim que costumam vender em alguns sebos, inclusive, mas não fazem isso com livros porque é meio inviável.)