• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário

Diário,

Bem devagar com as leituras, sigo lendo apenas os livros do clube de leitura de que participo.
Iniciei agora a leitura de A Paixão Segundo G.H., da Clarice, que vamos discutir em duas reuniões.

No mais, cada membro do Clube de Leitura tem a sua vez de indicar três obras para serem votadas e chegou a minha vez de fazer as indicações. Fiz uma lista impositiva. Indiquei todos os livros de um mesmo autor. Ou seja, nós necessariamente vamos ler Eça de Queirós... só não sabemos ainda qual dos livros.

Minhas indicações foram: 1) A ilustre casa de Ramires; 2) Os Maias; 3) O Primo Basílio.

Do Eça até hoje eu só li "A Cidade e as Serras", que gostei muito e vivo com vontade de reler.

Diário,

Bem devagar com as leituras, sigo lendo apenas os livros do clube de leitura de que participo.
Iniciei agora a leitura de A Paixão Segundo G.H., da Clarice, que vamos discutir em duas reuniões.

No mais, cada membro do Clube de Leitura tem a sua vez de indicar três obras para serem votadas e chegou a minha vez de fazer as indicações. Fiz uma lista impositiva. Indiquei todos os livros de um mesmo autor. Ou seja, nós necessariamente vamos ler Eça de Queirós... só não sabemos ainda qual dos livros.

Minhas indicações foram: 1) A ilustre casa de Ramires; 2) Os Maias; 3) O Primo Basílio.

Do Eça até hoje eu só li "A Cidade e as Serras", que gostei muito e vivo com vontade de reler.
Eu comecei A Ilustre Casa de Ramires e não consegui passar do 1o capítulo... mas a culpa foi mais do português de Portugal do que da narrativa. Tenho algum tipo de obstrução.

Eu comecei A Ilustre Casa de Ramires e não consegui passar do 1o capítulo... mas a culpa foi mais do português de Portugal do que da narrativa. Tenho algum tipo de obstrução.

Saquei, @Eriadan. No meu caso, com A Cidade e as Serras, pra mim fez toda a diferença ler pela edição da Ateliê Editorial. Se me lembro bem, as notas de rodapé ajudavam inclusive com a linguagem do Eça. Facilitou muito o aproveitamento da leitura.

Por conta disso, comprei O Primo Basílio e A Ilustre Casa de Ramires na mesma coleção. Uma pena que outros livros do autor não tenham saído nessa coleção.

Você teve essa experiência com A Ilustre Casa de Ramires foi numa dessas edições da Ateliê? Se não foi, de repente é uma boa, se se animar a pegar pra ler de novo. 😀

Diário,
minhas leituras andam tão dispersas que resolvi preparar uma lista de prioridades pra dar conta.
Pra poder recuperar a concentração também — ando com pouco tempo pra ler por conta de trabalho e teatro —, botei algumas HQs e obras mais experimentais pra ir voltando à forma. Comecei com os que compõem Minha mãe morta e O Menino Desmentido, de Valêncio Xavier, e acabei lendo metade, as duas primeiras novelas da obra, numa madrugada mais sossegada. A costura que ele faz entre as imagens e os eventos, em que a memorabilia orienta pra onde a narrativa vai — vide que por vezes é mais fácil evocar a memória pelo objeto que pela lembrança em si —, me deixou surpreso. Tô até com vergonha de dizer que sou formado em Letras depois dessa. :oops:
Confesso que tinha preconceito com obras que usam recursos visuais, mas aí parei pra pensar e isso aparece em livros do Kurt Vonnegut e do Umberto Eco que já li no passado, ou seja, besteira minha, agora pago a língua e ano que vem tento ler todo Sebald. :lol:

Atualização sobre o Eça:

Votação ficou empatada, com três votos para Os Maias e três votos para O Primo Basílio. Decisão por sorteio: vamos ler O Primo Basílio.

Então... vou ler na edição da Ateliê Editorial, que já tinha comprado há um tempo. E comprei mais um volume, na mesma edição, na Estante Virtual, bem baratinho, para a minha esposa.

Depois que terminarmos a discussão do livro, doamos 1 dos livros ou colocamos pra troca no Skoob, pra não ficar com dois iguais. :dente:

Diário,
Anteontem eu comecei a ler a Suma Gramatical do Carlos Nougué e decidi que já era hora de começar a rabiscar meus livros. Pela primeira vez, às vésperas de fazer quarenta anos, eu taquei caneta num livro meu. :lol: Mas com rigor, né? Usei uma reguinha pra sublinhar bem reto, e canetas azul e vermelha haha. (Não vejo muito sentido em riscar a lápis, a menos que seja beeem leve, a ponto de se apagar facilmente e até contra a vontade, o que é ruim; como o objetivo é mesmo destacar o texto, acho melhor usar uma caneta logo, que chama a atenção de longe.) Eu deveria ter começado a fazer isso enquanto eu lia os livros do Moreno, porque tinha várias partes batutas lá, mas só me ocorreu quando já ia adiantada a leitura; agora ficará pra releitura... Não sei ainda se farei isso com os livros de ficção; talvez... Não sei nem se conseguirei fazer disso um hábito de fato, mas bora ver. Deixarei vocês a par do meu progresso. :P #GrandesBostas

Encontrei um erro de digitação em um livro da Cia das Letras. É uma data que está com dois números trocados: está escrito 1786, quando na verdade o correto é 1768. O erro prejudica bastante a leitura, pois é uma data importante no enredo.

É incrível como no site não há nenhum canal disponível em que se possa comentar esse tipo de coisa. O mais próximo é o campo "Defeitos no livro"; todavia, esse campo é para troca de livros devido a defeitos físicos nos livros recebidos. Talvez eles já tenham percebido esse erro, vai saber, mas mesmo assim é frustrante não conseguir falar com a editora. Talvez pelas redes sociais...

Encontrei um erro de digitação em um livro da Cia das Letras. É uma data que está com dois números trocados: está escrito 1786, quando na verdade o correto é 1768. O erro prejudica bastante a leitura, pois é uma data importante no enredo.

É incrível como no site não há nenhum canal disponível em que se possa comentar esse tipo de coisa. O mais próximo é o campo "Defeitos no livro"; todavia, esse campo é para troca de livros devido a defeitos físicos nos livros recebidos. Talvez eles já tenham percebido esse erro, vai saber, mas mesmo assim é frustrante não conseguir falar com a editora. Talvez pelas redes sociais...
vc tentou aquele campo "envie uma errata"? aparece na página do próprio livro no site da cia, logo em baixo da capa. Não sei se o que vc mencionou foi ali, mas pra mim aparece essa mensagem quando clico: "CONTE PARA NÓS, EM DETALHES, ONDE ESTÁ E QUAL É O ERRO:"

vc tentou aquele campo "envie uma errata"? aparece na página do próprio livro no site da cia, logo em baixo da capa. Não sei se o que vc mencionou foi ali, mas pra mim aparece essa mensagem quando clico: "CONTE PARA NÓS, EM DETALHES, ONDE ESTÁ E QUAL É O ERRO:"
Curioso que esse campo só aparece ao acessar o site via computador. No celular ele simplesmente some.

Enviei a errata. Obrigado, @Bartleby :obiggraz:

Normalmente, os livros da Companhia são bem revisados. Mas tenho encontrado vários livros deles mais novos com erros. Atlas de nuvens tem dezenas de erros de revisão, muitos deles concentrados em páginas próximas, o que dá impressão de que o revisor cochilou no meio do trabalho.

Fui reler Os sofrimentos do jovem Werther. Larguei mão. Não dá. É um clássico, já li, bacana — e só. Não conheço muito de Goethe pra dizer se há obras melhores, mas eu espero que sim. :lol:
Única coisa que tirei da releitura é que metade do livro espelha a outra, mas talvez tenha sido falta de atenção minha não perceber na primeira leitura. Entendo a importância do livro, acho incrível como ele consegue projetar a sobreposição da percepção de alguém sobre a realidade de fato, mas acho que muita gente fez melhor desde então, mas ok, vale o pioneirismo.

Li Tropas Estelares, do Heinlein. Nunca tinha lido nada dele e não dava muita coisa pelo livro. Pela sinopse não me parecia ser muito a minha praia. Só li porque apareceu no Prime Reading.
Fiquei positivamente surpreso. De fato, o enredo militarista não é lá muito do meu interesse, mas nossa, como o Heinlein é bom narrador. Mesmo falando sobre coisas que normalmente eu não daria a mínima, o livro flui que é uma beleza. A leitura voou. Acabei gostando bastante.
Além de toda a questão do treinamento e evolução militar, que é o que ocupa a maior parte do livro, o contexto distópico levanta a bola pra algumas discussões bem boas, quer eu concorde ou não.
Vou procurar outras coisas do autor.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back