• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário

Diário,

Estou sem internet na minha casa por algum problema técnico que a assistência ainda não conseguiu resolver desde quinta-feira da semana passada. Então, no fim de semana, comecei a assistir com a minha esposa uns DVD's que ela tem de uma série adolescente que, salvo engano, foi produzida pela TV Cultura, sobre literatura. Se chama Tudo que É Sólido Pode Derreter, dirigida pelo Rafael Gomes. Tem um livro homônimo, também do Rafael Gomes. Como tem a ver com literatura, trouxe pra cá.

Em suma, cada episódio da série é baseado em uma obra literária, ou em uma peça, ou em um poema - todos textos de literatura de língua portuguesa. Assistimos até agora os episódios sobre Auto da Barca do Inferno, Os Sermões do Pe Antônio Vieira, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro e Ismália.

Ainda falta assistirmos os episódios sobre Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma.

Achei a série bacaninha. Parece uma espécie de Malhação com temática literária. :lol: Alguns episódios são mais bobinhos, mas no geral... pra quem tem filhos adolescentes, pode ser um recurso bacana pra despertar o interesse pela leitura. Acho que tem os episódios todos disponíveis no YouTube.

Diário,

Clube de Leitura entrou de recesso por esse ano. Mas já escolhemos a primeira obra de 2023. Vamos reler Os Miseráveis, do Hugo. :uhu:
Aliás, uma releitura em termos, porque quando esse livro foi lido no Clube, lá em 2014, não eram as mesmas pessoas. Apenas 3 pessoas que leram conosco esse livro lá em 2014 continuam no Clube. Então, para metade dos membros, vai ser uma primeira leitura. :grinlove:

Em outros assuntos, com o recesso do Clube e com o recesso da Faculdade logo mais (calendário ainda bagunçado por conta da pandemia), vai dar tempo de ler umas coisinhas por fora. :g:

Diário,

Clube de Leitura entrou de recesso por esse ano. Mas já escolhemos a primeira obra de 2023. Vamos reler Os Miseráveis, do Hugo. :uhu:
Aliás, uma releitura em termos, porque quando esse livro foi lido no Clube, lá em 2014, não eram as mesmas pessoas. Apenas 3 pessoas que leram conosco esse livro lá em 2014 continuam no Clube. Então, para metade dos membros, vai ser uma primeira leitura. :grinlove:

Em outros assuntos, com o recesso do Clube e com o recesso da Faculdade logo mais (calendário ainda bagunçado por conta da pandemia), vai dar tempo de ler umas coisinhas por fora. :g:
E o cronograma da leitura?

E o cronograma da leitura?

Esse é o Clube lá dos amigos dele. É coisa privada. Não será aqui no fórum.

Mas nada impede de rolar paralelamente aqui no Fórum também. :g:

Ainda não temos o cronograma oficial, mas muito provavelmente ele será baseado no cronograma que utilizamos em 2014:

- Cronograma de Leitura "Os Miseráveis" (Victor Hugo) -

Parte 1:

16/05 - do princípio até o capítulo 1 do Livro II

23/05 - capítulo 2 do Livro II até capítulo 4 do Livro III

30/05 -capítulo 5 do Livro III até capítulo 12 do Livro V

06/06 - capítulo 13 do Livro V até capítulo 5 do Livro VII

13/06 - capítulo 6 do Livro VII até o capítulo 2 do Livro I (DA PARTE 2).

Parte 2:

20/06 - capítulo 3 do Livro I até capítulo 2 do Livro II

27/06 - capítulo 3 do Livro II até capítulo 10 do Livro III

04/07 - capítulo 11 do Livro III até capítulo 2 do Livro VI

11/07 - capítulo 3 do Livro VI até capítulo 4 do Livro VIII

18/07 - capítulo 5 do Livro VIII até capítulo 1 do Livro III (DA PARTE 3)

Parte 3:

25/07 - capítulo 2 do Livro III até capítulo 5 do Livro IV

01/08 - capítulo 6 do Livro IV até capítulo 3 do Livro VIII

08/08 - capítulo 4 do Livro VIII até capítulo 19 do Livro VIII

15/08 - capítulo 20 do Livro VIII até capítulo 5 do Livro I (DA PARTE 4)

Parte 4:

22/08 - capítulo 6 do Livro I até capítulo 1 do Livro IV

29/08 - capítulo 2 do Livro IV até capítulo 2 do Livro VI

05/09 - capítulo 3 do Livro VI até capítulo 6 do Livro VIII

12/09 - capítulo 7 do Livro VIII até capítulo 1 do Livro XII

19/09 - capítulo 2 do Livro XII até capítulo 6 do Livro XIV

26/09 - capítulo 7 do Livro XIV até capítulo 9 do Livro I (DA PARTE 5)

Parte 5:

03/10 - capítulo 10 do Livro I até capítulo 2 do Livro II

10/10 - capítulo 3 do Livro II até o Livro IV completo (este livro não possui subdivisões em capítulos)

17/10 - capítulo 1 do Livro V até capítulo 4 do Livro VI

24/10 - capítulo 1 do Livro VII até capítulo 6 do Livro IX (FINAL)

Senti que rolou uma ciumeira aqui...
Não, não. Eu estava só explicando ao Spartaco, que não havia entendido a situação. Devo ter soado mais seco do que o pretendido. Ciúme nenhum; mas, se quiserem organizar um Clube aqui, tentarei participar. Só não sei se esse calhamaço monstrão vai funcionar na Valinor. Talvez devêssemos victorugar com algo mais conforme a nossa realidade, como O corcunda de Notre-Dame ou Os trabalhadores do mar, ou mesmo O último dia de um condenado, etc. XD

Não, não. Eu estava só explicando ao Spartaco, que não havia entendido a situação. Devo ter soado mais seco do que o pretendido. Ciúme nenhum; mas, se quiserem organizar um Clube aqui, tentarei participar. Só não sei se esse calhamaço monstrão vai funcionar na Valinor. Talvez devêssemos victorugar com algo mais conforme a nossa realidade, como O corcunda de Notre-Dame ou Os trabalhadores do mar, ou mesmo O último dia de um condenado, etc. XD
Concordo com @Béla van Tesma; poderíamos ler algum dos livros citados.

Comecei Unfinished Tales, o último que ainda não li no original. Nada como iniciar uma leitura tolkieniana hoje, 03 de janeiro, aniversário de Tolkien. Coincidentemente é bem nessa época que sempre me batem saudades.
É também quando eu faço aniversário de fórum: 18 anos, hoje. :uau:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back