Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Clube de Leitura, pra ver se a gente lê um pouco mais esse ano.Depois de um século, eu apareço aqui, completamente perdida. Estamos falando sobre o quê?
Se calhar, participo também.Clube de Leitura, pra ver se a gente lê um pouco mais esse ano.
É até uma pergunta que eu queria fazer sobre os HoME. Todos são nessa pegada também? Se for, diminui muito a minha vontade histórica de lê-los.A natureza da terra-Media tem esse problema também rs
Eu ja começava o capitulo marcando onde começavam as notas
Eu tô relendo Contos Inacabados depois de muitos anos (em inglês pela primeira vez), e confirmando a impressão que eu tinha: alguns capítulos são INSUPORTÁVEIS de se ler, para quem não consegue ignorar as notas. Como se não bastasse serem inúmeras (e por causa disso), elas nem são de rodapé, mas de fim de capítulo: tem que manter dois marcadores de página ao mesmo tempo, e é impossível terminar uma página sequer sem ter que ir lá nas notas conferir qual é a observação que JRRT ou CT tem a respeito de um detalhezinho qualquer. Certo mesmo seria ignorar, mas infelizmente eu não tenho essa capacidade - e o pior é que costumam ser informações interessantes, para quem é super fã e se interessa pelas mínimas bobagens.
Olha um exemplo: uma página, NOVE notas:
E às vezes são imensas: quando você volta ao texto principal, já perdeu o fio da meada. E se tentar usar a estratégia de só ir às notas no final de cada parágrafo, quando você vai ler a primeira, já não se lembra mais a que se referia e tem que retornar ao texto principal!
PS. Deveríamos ter um "Diário Tolkieniano". Dava pra alcançar a 2a página em uns 3 anos.
Aí pra mim depende hahaha Eu também não me importo quando são notas de rodapé, porque aí é jogo rápido, você tá ali na página mesmo, confere (dá até pra conferir se vale a pena mesmo ler a nota, às vezes é só uma referência bibliográfica) e já segue o jogo, mas lembro de um manual de Direito Civil que eu peguei uma vez - acho que de Sílvio de Salvo Venosa - que tinham páginas assim, com UMA linha de texto e o resto de nota de rodapé,às vezes continuação da nota de rodapé que começou na outra página! Me davam um comichão terrível!Eu gosto de notas de rodapé que sejam realmente de rodapé. Ainda que as notas sejam grandes e algumas páginas tenham 15% de espaço pro texto e 85% pras notas.
Reclamo mesmo!Olhando assim por alto, daria pra ler numa boa sem consultar nota nenhuma.
Acho que você precisa fazer terapia para conseguir ler um livro sem olhar notas, em vez de reclamar das decisões editoriais.
Aí pra mim depende hahaha Eu também não me importo quando são notas de rodapé, porque aí é jogo rápido, você tá ali na página mesmo, confere (dá até pra conferir se vale a pena mesmo ler a nota, às vezes é só uma referência bibliográfica) e já segue o jogo, mas lembro de um manual de Direito Civil que eu peguei uma vez - acho que de Sílvio de Salvo Venosa - que tinham páginas assim, com UMA linha de texto e o resto de nota de rodapé,às vezes continuação da nota de rodapé que começou na outra página! Me davam um comichão terrível!
O cara tem TOC de leitura e ainda por cima quer ler deitado!
Eu desisto hahaha.
Isso significa que, estatisticamente, mais livros foram lidos por leitores deitados do que em qualquer outra posição, na história da Valinor (ou do Universo). I rest my case.Eu tb costumo ler deitado.