• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário

Macunaíma entrou para a lista seletíssima de livros que eu... abandonei. :dente: Super criativo, bem legal explorar a cultura indígena e :blabla:, mas não me cativou, e puta chatice ter que descobrir o significado de 10 palavras por página. Odeio abandonar leituras, mas a vida já é muito curta pra gente ler tudo que a gente quer, não vale a pena perder tempo no que a gente não tá gostando.

Macunaíma entrou para a lista seletíssima de livros que eu... abandonei. :dente: Super criativo, bem legal explorar a cultura indígena e :blabla:, mas não me cativou, e puta chatice ter que descobrir o significado de 10 palavras por página. Odeio abandonar leituras, mas a vida já é muito curta pra gente ler tudo que a gente quer, não vale a pena perder tempo no que a gente não tá gostando.
Nunca tentei ler macunaima, só vi o filme na escola... filme extremamente tosco, por sinal...

Tive a mesma experiência com Iracema. Amo Alencar, mas quando eles contam a idade de alguém lá usando pedras eu desisto sempre.

Diário,

Final de semestre na faculdade + responsabilidades assumidas junto ao sindicato = sem tempo para as leituras. :cry:
Tô mantendo em dia apenas a leitura de Os Miseráveis, por conta das reuniões do clube de leitura. Mas mesmo assim, aos trancos e barrancos. Tenho chegado no fim de semana com toda a leitura da semana acumulada e aí é correr pra dar conta. O livro do Mussa que eu iniciei está abandonadíssimo. :(

Mas... hoje entrego o último trabalho da faculdade. Terei um respiro de umas 3 semanas, sem contar que em agosto eu pego 1 semaninha de férias. Oremos!

Olha, eu só costumo falar dos livros depois de terminar, mas PQP QUE LIVRO FODÁSTICO A BIOGRAFIA DE TIM MAIA POR NELSON MOTTA, "Vale Tudo". São tantas qualidades que não dá nem pra citar. Não é uma biografia de Tim Maia, é a biografia da música brasileira a partir dos anos 50. Estou à procura de adjetivos.

Diário,

Só mais duas semanas e teremos terminado a (re)leitura de Os Miseráveis, no nosso clube de leitura. Já adianto que o livro, de minha parte, resistiu bem à releitura. Isto é, ele segue no mesmo pedestal em que eu o havia colocado.

Já entramos no processo de escolha da próxima obra e já registrei o meu voto: na expectativa de que seja eleito o "Novembro de 63", do Stephen King. Nunca li nada do autor. Vi comentários elogiosos aqui no forum, do @Giuseppe e do @Meneldur .

Sabem quando começa a dar AQUELA VONTADE de ler O Senhor dos Anéis de novo? Então... com minha edição ilustrada novinha, tá me pegando mais ainda. Mas tô naquela paquera ainda. As preliminares são tudo.
Tô desse jeitinho. Mas não tinha tempo pra ler nas férias, e quando voltar pra BH é pior... mas quem sabe.

Acabei de ler Adeus às armas, do Hemingway, traduzido pelo Monteiro Lobato.
Não sei se é a obra, se é a tradução, se é a época, mas senti uma estranheza enorme em vários diálogos. Em muitos momentos não soava nada natural e em alguns outros parecia até sem sentido.
Deu uma impressão bem forte de ser problema de tradução. Alguém já leu outras traduções do Lobato e sabe dizer como são? Ou se é coisa desse livro mesmo?
EDIT: Não senti isso em outros livros do Hemingway. Que eu me lembre não li nenhuma outra tradução feita pelo Monteiro Lobato.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back