ExtraTerrestre
Usuário
Flexibilização da CLT, diminuição de impostos, diminuição de ministérios.... De qualquer forma, achei a pergunta um tanto quanto deslocada, já que não quis defender as pautas liberais de Bolsonaro no post. Meramente citei de passagem que votaria no Bolsonaro em certas situações (uma vez que João Amôedo e Flávio Rocha tivessem fora), para em seguida discorrer do porquê de eventualmente achar interessante votar no Alckmin. Bem poderia ser o caso de Bolsonaro não ter nenhuma pauta liberal, e ainda assim ser preferível para os liberais. Do mesmo jeito que, sei lá, um social-democrata é preferível a um comunista, ainda que nenhum dos dois tenham pautas liberais, e liberais mais radicais do alto de sua pureza levantem o nariz para ambos ou possam até acabar involuntariamente beneficiando o comunista. Entre Ciro Gomes e Bolsonaro, acho difícil sustentar que do ponto vista liberal a coisa seja indiferente. Ciro Gomes é um opositor ferrenho do liberalismo. Bolsonaro é, na mais crítica das interpretações, um cara ou coroa a esse respeito.
Mas não é a minha interpretação. Ele é o candidato (com chances plausíveis de vitória e do passado recente) que mais se mostra simpático ao liberalismo. Chegou a afirmar em mais de uma vez que quer como ministro da fazenda o Paulo Guedes, que é um liberal bem estrito. No cenário mais otimista em um governo Bolsonaro, isso se concretizaria e ele deixaria a política econômica na mão do cara. Claro, há várias objeções que podem ser levantadas ao Bolsonaro do ponto de vista do liberalismo, algumas posições antiliberais por parte dele, é possível que seu liberalismo seja fogo-fátuo e no final ele nem se mostre um liberal (ou não dê margem a um ministro liberal). Mas eu aposto que, como ele não manja nada de economia e tem ciência dessa limitação, vai colocar um liberal graúdo e vai interferir muito pouco em seu ministério - ao menos foi isso que indicou até agora, e só dessa indicação existir e esse cenário ser plausível, trata-se do caminho mais esperançoso de vermos uma política econômica mais liberal já em 2019. Afinal, o outro caminho é apostar em Ciro Gomes, na Marina ou no PSDB...! De qualquer forma, não é preciso confiar em minha aposta para votar em Bolsonaro, isso vai ficar mais certo até agosto com o plano de governo e com a indicação de todos os ministros (que ele se comprometeu a estabelecer junto com o plano).
Olha, duas coisas, esperança (no sentido probabilístico do termo) e variância. Talvez (veja bem, talvez) a esperança do valor de liberalismo de um governo Bolsonaro seja superior à de um Alckmin na presidência. A variância do Bolsonaro quanto ao tema, contudo, é infinitamente maior, enquanto que você sabe o que esperar de um governo do chuchu. O Bolsonaro pode ouvir o Paulo Guedes - ou até o Sachsida se este deixar de uiui vc estragou o livres, mas pode dar ouvido demais a milico e congêneres estatistas também. Por princípio de aversão ao risco, um liberal que tiver o próprio liberalismo econômico como único valor a ser maximizado deveria, a meu ver, escolher o Alckmin como a opção menos ruim, a não ser que sua aversão ao risco seja bizonhamente baixa.
Talvez liberaminion saiba que a utilidade marginal das escolhas políticas também tende a ser decrescente: Alckmin deve ser liberal o bastante para matar a sede de livre mercado do eleitor mediano, de forma que o mesmo se esqueça isso dali a quatro anos e a luta minarquista fique esvaziada. Se a vontade de conceder é baixa ou nula, aí é melhor defender a alternativa radical que a conciliadora.
Também aconteceu com Marx, que pela mesma razão tinha pavor do estado de bem-estar social que estava nascendo na Alemanha de Otto von Bismarck.
Aposto que você sabe muito bem, mas tá mais interessado em ter uma oportunidade de prolixar com textão em cima do post alheio do que meramente saber minha opinião.
Eu sempre quero prolixar o post alheio, é mais forte que eu. Principalmente de quem eu tendo a discordar.
Mas eu acho bizarro você defender um maluco cuja maior bandeira é o discurso de law and order. Você nunca pareceu ter essa vibe.