• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

• Lula

Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

Votos: 3 9,7%

• Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
O que o Ciro precisa dizer, que ainda não disse publicamente, é: 1) em que momento da vida ele teve a clareza de que o Lula era bandido e embusteiro e o responsável pela crise do Brasil? 2) por que até poucos anos atrás, bem poucos, ele o defendia com unhas e dentes e era seu aliado político, se já tinha essa consciência? 3) oportunismo político, mau-caratismo?

Ninguém tergiversou. Não sabia que eu tinha que responder ao Ciranha qualquer coisa. Mas eu realmente queria que ele esclarecesse o motivo de não ter rompido com o Lula e o PT quando soube que não prestavam. Só isso.

Mas a tentativa de retraçar a culpa do problema a um governo que acabou doze anos atrás (Lula) é desesperada. Quando isso fica muito descarado, ele parte para outra e tenta dizer que Lula e Dilma (PT) são um só. Enfim. Faz parte da retórica política em período de eleição. Nada de novo sob o Sol.

Mas se você vai votar nele já acho um baita avanço em relação ao Biroliro. Se não vai, responda as acusações que o Ciro faz contra o Micto, se acha tão necessário.

um mau caráter que enriqueceu os ricos e fodeu os pobres...
Comunista safado, vai pra Cuba.
No que é meu ninguém mexe. Só porque eu enriqueci com meu esforço tenho que sustentar pobre vagabundo? Ladrão sem vergonha. Vermelho sanguinário. Comedor de criancinhas.
Daqui a pouco ta reclamando que o Lula não fez reforma agrária ou que não socializou os meios de produção. Que asco dessa esquerdalha.

Tergiversaram pq sabem que o Lula não passa de um mau caráter que enriqueceu os ricos e fodeu os pobres...

"Fodeu os pobres."

Os números relativos a aumento de pobreza, desigualdade, desemprego, inflação e fome do governo Bolsonaro são um espetáculo, né, @fcm ? Galera voltou a cozinhar com graveto, porque não consegue comprar gás.

33 milhões de brasileiros com fome, metade da população do país em situação de insegurança alimentar, fora da sua bolha de grupos bolsonaristas no Whatsapp/Telegram.

3 anos e meio de governo e 0 políticas públicas. Aí 3 meses antes das eleições, arranja umas PECzinhas, com o apoio de deputados comprados a custo bilionário, pra despejar dinheiro para a população mais fragilizada, tudo com data de validade até dezembro.

O que o Ciro precisa dizer, que ainda não disse publicamente, é: 1) em que momento da vida ele teve a clareza de que o Lula era bandido e embusteiro e o responsável pela crise do Brasil? 2) por que até poucos anos atrás, bem poucos, ele o defendia com unhas e dentes e era seu aliado político, se já tinha essa consciência? 3) oportunismo político, mau-caratismo?
Mas repare bem! [:lol:] É evidente que, por estratégia eleitoral, Ciro recrudesceu as críticas ao PT e ao próprio Lula no pleito atual: se em 2018, quando era viável apostar que o candidato do PT não teria força suficiente para unificar o eleitorado de esquerda, era conveniente se colocar como uma opção alternativa não hostil ao PT, em 2022, as suas maiores chances passam por tentar abocanhar o eleitorado que repudia ambas as opções que se apresentam como favoritas. É uma mudança dos elementos de retórica para tentar alcançar outros perfis de eleitor, sem deixar, contudo, de apresentar o mesmo projeto de governo, que se sustenta contra o PT pelas mesmas divergências apresentadas em ambos os cenários. Aqui, sem entrar no mérito do que se é e do que não se era dito, é apenas um movimento normal de campanha.

Agora, o que pode dar causa a uma justa acusação de oportunismo é a identificação de incoerência naquilo que um candidato dizia, em concreto, e que em outro momento passou a dizer o contrário, sem que alguém que tenha um pingo de malícia possa atribuir a uma válida mudança de opinião. Em que Ciro sempre defendeu Lula ou PT "com unhas e dentes"? Primeiro, na sustentação do segundo mandato do governo Lula, quando se agitavam conversas de golpe. O que ele dizia pessoalmente de Lula ou do PT à época contradiz o que ele diz hoje? (eu sinceramente não sei, não o acompanhava à época). Depois, na sustentação do governo Dilma, quando o impeachment já se desenhava. Ele criticava o governo, mas defendia a sua legitimidade. Pois passou a dizer agora que não foi golpe? Seria indubitável prova de mau caratismo. Depois, ao responder que se predisporia a participar de um "sequestro" de Lula a uma embaixada, caso se ameaçasse uma prisão política. Algo dito posteriormente em contrário - digo, de que não seria legítimo fazê-lo? (ele próprio integrar essa comitiva, acho que não iria mais :rofl:)

Um exemplo que ilustra bem: Ciro, em 2018, quando tocava no assunto da prisão de Lula, preferia criticar Moro e as ilegalidades que vinham sendo plantadas - e que fatalmente levariam a nulidades - do que entrar no mérito da culpabilidade de Lula. No máximo, dizia que faltava uma prova contundente. Em 2022, ele não deixou de reafirmar nada disso, ou passou a dizer o contrário. A diferença é que passou a enfatizar que a "vitória" de Lula nesses processos não significa que tenha sido inocentado - o que é verdade, não houve sentença absolvitória. Não há incoerência no que é dito, há apenas escolha estratégica da forma como ele prefere aparecer para o eleitorado-alvo falando de cada assunto. É mais interessante para Ciro, em 2022, viralizar criticando a empáfia de Lula em se dizer inocentado do que criticando a condução do processo em que ele foi condenado.

Omitir críticas em determinado momento ou intensificá-las em outro, para mim, faz parte do jogo eleitoral. Aliás, ninguém faz isso com mais competência do que o PT, que não demorou muito para "se esquecer" de que tomou um "golpe". Mas se a opinião sobre os mesmos tópicos flutua para um lado ou para o outro de acordo com a conveniência, aí, sim, tem que desconfiar da palavra do sujeito.

Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back