• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

• Lula

Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

Votos: 3 9,7%

• Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
eu dou uma risada fininha toda vez que pipoca algo do Ciro pq alguém no twitter chamou ele de candidato violino
"Se segura na (mão) esquerda mas quem toca é a (mão) direita"

Desde ontem, só se fala sobre a entrevista do perverso no JN. Eu sou obrigada a aguentar muita coisa (queria dizer que não sou obrigada a nada, mas sou pobre), mas aguentar o Bolsonaro falando merda na TV? Não sou. O mesmo serve para o Ciro. Só verei JN no dia do Lula.

Oi, gente. Só não falo que estou com saudade porque seria mentira. E mentira é coisa do Bolsonaro.

eu dou uma risada fininha toda vez que pipoca algo do Ciro pq alguém no twitter chamou ele de candidato violino
"Se segura na (mão) esquerda mas quem toca é a (mão) direita"
A esquerda reclama do direitismo de Ciro e a direita do esquerdismo de Ciro. É o que acontece quando se tem um projeto que é pragmático, menos propenso a interdições ideológicas.

Vendo os posts do @Eriadan, parece que estou na casa da minha mãe com ela batendo na mesa e dizendo que eu TENHO que votar no Ciro.
Rapaz, a mulher trabalhou no sindicato a vida inteira, me ensinou a ser esquerdalha e agora não quer que eu vote no Lula ladrão que roubou meu coração?

quando penso nos candidatos que tenho pra votar aqui no paraná logo lembro disso aqui:

1661271805255.webp

para senador muito provavelmente terei que votar no álvaro dias só para dificultar chance de vitória do moron. é meio que o equivalente do "se segundo turno fosse doria e bolsonaro, eu votaria no doria".

deputado federal tadeu veneri, sempre me representou bem na alep, então talvez seja o voto mais tranquilo que vou dar nessas eleições. deputado estadual vou de requião filho.

O Ciro, ao menos no discurso e no projeto, se posiciona à esquerda do Lula já faz um bom tempo.
O Lula afrouxou muito o discurso depois que chegou na presidência, e fez um governo de centro esquerda, bem centro mesmo. O que só torna mais risível quem acha que ele é esquerda radical.
Por isso mesmo acho esse papinho de polarização uma babaquice. Faz pelo menso 20 anos que o Lula não está num polo.
Vamo ver se agora ele vai continuar com essa de ficar fazendo concessão em troca de governabilidade ou se vai tacar o foda-se e ser o que sempre foi acusado de ser, um esquerdista sedento por destruir a ordem social. Tô torcendo pra ver algo mais próximo do segundo caso, mesmo porque, a unica coisa que o PT garantiu com as concessões foi um golpe parlamentar de estado e a ascensão do fascismo. Ta na hora do PT rever com quem se alias, se não antes das eleições, que o faça depois.

Vendo os posts do @Eriadan, parece que estou na casa da minha mãe com ela batendo na mesa e dizendo que eu TENHO que votar no Ciro.
Rapaz, a mulher trabalhou no sindicato a vida inteira, me ensinou a ser esquerdalha e agora não quer que eu vote no Lula ladrão que roubou meu coração?
Eu entendo a sua mãe, obviamente. Inclusive passei a assistir menos de Ciro, porque é desesperadora a sensação que dá no final, de estarmos perdendo uma senhora oportunidade, e a gente acaba ficando agressivo. Imagina o que você sente quando vê bolsominion compartilhando fake news: é tipo isso, a gente quer abrir os olhos da pessoa a qualquer custo e enfiar informação.

Mas não é a melhor abordagem. É preciso convencer tentando induzir as pessoas a seguirem o mesmo caminho que a gente trilhou para chegar a essa opinião: lendo o projeto, ouvindo as entrevistas, as palestras, estudando a biografia do candidato. Ou, delicadamente, passando para as pessoas essa experiência que a gente já teve. Sei que eu próprio já falhei muito nisso, em especial no fórum ou redes sociais. Tenho tentado melhorar.

Outro cuidado que se tem que ter é com a afinidade personalista. Um diferencial que eu vejo em Ciro em relação aos outros candidatos é a de se apresentar como executor de um projeto muito claro, em todas as áreas. Tanto quanto apoiá-lo, o eleitor tem que se comprometer em romper com ele tão longo ele desvie de alguma diretriz essencial do projeto apresentado. Se não for assim, corre o risco de ser igual ao eleitor que votou em Bolsonaro alegando "qualidades" que não se comprovaram, mas que continuam apoiando apesar disso; ou que estão votando em Lula com uma espécie de carta branca, já com o senso crítico afrouxado e preparados para passar pano para toda sujeira que venha a surgir, já que "pior era Bolsonaro".

Ta na hora do PT rever com quem se alias, se não antes das eleições, que o faça depois.
No Brasil não importa com quem vc se alinha, você vai ter de fazer pacto com o capeta. Sem reforma eleitoral e impedir a pulverização partidaria como projeto de poder, não tem como avançar. Não é defender um sistema bi partidário, mas não existe bandeira politica que justifique os mais de 30 partidos no Brasil
e o pior, o PT que criou condições para isso (tipo o psd do kassab)

Direita e esquerda reclamam do centrão, mas passa eleição, entra eleição, o centrão tá sempre lá.
Se se dispensassem 5% do esforço que se gasta pra falar em presidente pra falar de deputado e senador, já melhoraria muita coisa.

Última edição:
O Ciro, ao menos no discurso e no projeto, se posiciona à esquerda do Lula já faz um bom tempo.
O Lula afrouxou muito o discurso depois que chegou na presidência, e fez um governo de centro esquerda, bem centro mesmo. O que só torna mais risível quem acha que ele é esquerda radical.
É isso, eu entendo perfeitamente quando os liberais criticam o "esquerdismo" de Ciro, porque ele defende com veemência o Estado como indutor do desenvolvimento e reparador de desigualdades, mais do que se mostrou a experiência petista (em que pouco se mexeu nas estruturas). Mas tenho dificuldade para entender a crítica dos esquerdistas. É com base no histórico dele, de abertura de mercado na sustentação do Plano Real, cortes no serviço público ocioso, defesa de privatizações estratégicas? Se for, é uma crítica elogiosa ao "direitismo".

Por isso mesmo acho esse papinho de polarização uma babaquice. Faz pelo menso 20 anos que o Lula não está num polo.
Depende de como se interpreta. Eu acho que existe uma polarização evidente, mas não é pelo caráter intrinsecamente oposto do que Bolsonaro e Lula representam, e sim pelo fenômeno de se repelirem mutuamente: são grupos formados em parte por afinidade, mas especialmente por rejeição ao polo oposto.

São grupos diferentes que se rejeitam, mas que não são polos opostos.
Só um dos grupos é extremista.
Falar em polos opostos vem da narrativa lunática de que o PT é comunista (seja lá o que for esse esse povo imagine como comunismo) e que parte do eleitorado não lunático reproduz só porque convém com o seu anseio antipetista.

Outra baboseira que se diz, que é quase o contrário dessa, mas que parte do mesmo anseio, é que Lula e Bolsonaro são igualmente ruins. Essa equiparação não tem cabimento algum.

Falta muita honestidade no Brasil quando se dá rótulos a grupos/elementos políticos. Um bom exemplo é chamar todo mundo de terceira via menos o candidato que aparece sistematicamente e com sobras em terceiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto.

Já ficam todos de sobreaviso pra não dar chilique na hora. Eu sempre deixo em casa. :dente:

1661459362665.webp

já não podia, e o tanto de otário que tirou foto votando nas últimas eleições não tá no gibi.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back