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[Enquete] Como você avalia a segunda temporada?

Como você avalia a segunda temporada?


  • Total de votantes
    34
Se não tivesse partes insuportáveis das pés pequenos, daria um 9.
Não acredito que o Tom Bombadil não foi um personagem ruim. 8-O
 
Númenor vai ter que melhorar demais. O casting pra esse núcleo foi atroz. Exceção feita ao Elendil de um modo geral. A Tar Miriel podia ser interessante mas a forma com que plotaram o arco dela e a direção... Pharazôn é um completo desastre.
 
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Exceção feita ao Elendil de um modo geral.
Só Elendil salva no terrível arco de Númenor. Parece que teremos Anárion na próxima temporada. Finalmente! Eu já tava pensando que iriam botar outra pessoa para viver a história dele e construir Minas Anor.
 
Pior que não era difícil fazer coisa boa. "Já tá tudo lá"...
A Anastacia Kim já mostrou isso muito bem. Pharazôn, pra convencer o povo de Númenor a atacar Aman, deveria ser um Lestat ou um Tywin Lannister em termos de carisma.
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Numenor vai ter que melhorar demais. O casting pra esse núcleo foi atroz. Exceção feita ao Elendil de um modo geral. A Tar Miriel podia ser interessante mas a forma com que plotaram o arco dela e a direção... Pharazon é um completo desastre.
Ainda não me conformo com a cena do Elendil não chegando na Míriel durante o tumulto da posse, sendo que tinham 5 pessoas apenas na frente dele. O ator pode se destacar ali no núcleo de Númenor, mas ainda continua muito abaixo do que poderia ser. Inclusive aquela cena de ser capturado e levado a julgamento não ficou boa.
 
Ainda não me conformo com a cena do Elendil não chegando na Míriel durante o tumulto da posse, sendo que tinham 5 pessoas apenas na frente dele. O ator pode se destacar ali no núcleo de Númenor, mas ainda continua muito abaixo do que poderia ser. Inclusive aquela cena de ser capturado e levado a julgamento não ficou boa.
Mas aí é roteiro e direção. O casting em si foi ok. Ele é bom até de chorão como na cena meme.
 
Eu dormi, sei lá, no episódio 5 e a Indily viu sem mim o 6 e o 7. Pulei logo pro último episódio pra acompanhar, sem nenhuma vontade. Dormi ante do fim. Fiquei até triste por pensar assim.

Não que a série seja horrível, mas é impressionante como tudo continua muito abaixo da média. É tudo tão morno, sem emoção, sem conexão. Durin é o único personagem que tem algum carisma, mérito do ator. Númenor tem meia dúzia de habitantes, nem sobrou dinheiro pra pagar uns figurantes. Os elfos são muito burros, pqp. Todos eles, sem exceção. Tem que acabar o mito do idoso sábio mesmo. Enfim...

Talvez eu volte pra assistir o beijo do Elrond na sogra e a batalha por Eregion. Por enquanto, Grand'Elfo me basta. One Piece está mais interessante.
 
Eu dormi, sei lá, no episódio 5 e a Indily viu sem mim o 6 e o 7. Pulei logo pro último episódio pra acompanhar, sem nenhuma vontade. Dormi ante do fim. Fiquei até triste por pensar assim.

Não que a série seja horrível, mas é impressionante como tudo continua muito abaixo da média. É tudo tão morno, sem emoção, sem conexão.

Os elfos são muito burros, pqp. Todos eles, sem exceção.
O Rômulo Kimberlou mais do que a própria Kimberly. 🤣🤣🤣
 
Temporada muito muito superior à primeira. O meio da segunda temporada foi bem empolgante. Ponto alto: Annatar sendo um Loki. E Adar. Também foi bacana a parte dos anãos.

Último episódio foi meh. Produção segue bizarra (sensação constante de que tem não mais do que 20 atores mesmo tendo um episódio com uma batalha supostamente enorme). Além de seguir limpinho demais, ainda que esteja melhor nesse aspecto do que a primeira temporada.

Sem ser reclamação de fã de Tolkien (ou tentando manter esse viés num mínimo), pra que mudar a ordem dos principais eventos dessa história? Não consigo achar nenhum motivo "dentro" da história para justificar isso. Só consigo encontrar motivos "externos". Para que começar a história com halbrand ao invés de Annatar? Porque os fãs sabem quem é Annatar e se tivessem seguido a ordem dos livros não haveria o misteriozinho bobo que foi a base de toda a primeira temporada ("quem é sauron?"). Daí o que acontece? Eles precisam fazer a galadriel não contar para ninguém que halbrand é sauron, porque o celebrimbor não poderia ter essa informação e seguir em parceria com halbrand.

De quebra, essa história de começar pelos anéis elficos acaba com a lógica de muita coisa nessa história e dá espaço para furos desnecessários. No livro os 3 anéis elficos estão a salvo de sauron porque foram feitos DEPOIS que ele foi descoberto, e como uma forma de combater sauron. Não tem o draminha de "oh meu Deus estou sofrendo tentação dos anéis elficos" que o elrond tem na segunda temporada. Não tem motivo para o fato de Gil galad, galadriel e cirdan serem "duvidosos" ou "sedentos por poder" por terem usado os 3 anéis elficos, mas a série criou essa narrativa para trazer elementos familiares ao público da trilogia original do Peter Jackson.

Eles podiam ter feito N mudanças, mas acho que escolheram mal as mudanças que fizeram e acabaram se metendo numas furadas desnecessariamente.
 
De quebra, essa história de começar pelos anéis elficos acaba com a lógica de muita coisa nessa história e dá espaço para furos desnecessários. No livro os 3 anéis elficos estão a salvo de sauron porque foram feitos DEPOIS que ele foi descoberto, e como uma forma de combater sauron. Não tem o draminha de "oh meu Deus estou sofrendo tentação dos anéis elficos" que o elrond tem na segunda temporada. Não tem motivo para o fato de Gil galad, galadriel e cirdan serem "duvidosos" ou "sedentos por poder" por terem usado os 3 anéis elficos, mas a série criou essa narrativa para trazer elementos familiares ao público da trilogia original do Peter Jackson.
Não Melime. Os anéis élficos foram feitos antes do Anel Um e não podiam mais ser usados depois do Um ser forjado. Esse é um dos principais motivos pra alteração da ordem no forjamento deles. Era difícil mostrar para o que eles serviam se eles não podiam ser usados enquanto Sauron conservava o Um em sua posse. Foram feitos cerca de dez anos antes. E a gente pode presumir que Celebrimbor os fez depois, longe de Sauron, e incluiu um "sistema firewall" pq já estava começando a desconfiar de Annatar e deu um jeito de que a "interferência" da forja do Um não passasse despercebida antes que fosse tarde demais.

Aí embaixo tem a transcrição da linha de tempo no SdA:

1075 Tar-Ancalime¨ becomes the first Ruling Queen of Nu´ menor.
1200 Sauron endeavours to seduce the Eldar. Gil-galad refuses to
treat with him; but the smiths of Eregion are won over. The
Nu´ meno´ reans begin to make permanent havens.
c. 1500 The Elven-smiths instructed by Sauron reach the height of their
skill. They begin the forging of the Rings of Power.
c. 1590 The Three Rings are completed in Eregion.
c. 1600 Sauron forges the One Ring in Orodruin. He completes the
Barad-duˆ r. Celebrimbor perceives the designs of Sauron.
1693 War of the Elves and Sauron begins. The Three Rings are hidden.
1695 Sauron’s forces invade Eriador. Gil-galad sends Elrond to
Eregion.
1697 Eregion laid waste. Death of Celebrimbor. The gates of Moria
are shut. Elrond retreats with remnant of the Noldor and founds
the refuge of Imladris


Annatar taught the smiths the knowledge of how to create Rings, which would grant the Elves who wear them certain powers. At first the Elves created some lesser rings, which were only essays in the craft before it was full-grown. In approximately S.A. 1500, the greater sixteen were created.<a href="https://tolkiengateway.net/wiki/Rings_of_Power#cite_note-B-2" title="">[2]</a> When Annatar departed from Eregion, Celebrimbor went on to forge the Three Rings using the knowledge he had gained from him, but without his involvement, and finished them around S.A. 1590.

Sauron then created the One Ring around 1600, alone, in the heart of Mount Doom. Its purpose was to rule over all the other rings, and Sauron put a great part of his power into it. The Elves, upon the creation of the One Ring, heard Sauron speak the spell, and realized they had been betrayed.<a href="https://tolkiengateway.net/wiki/Rings_of_Power#cite_note-4">[4]</a>

Também era complicado mostrá-los como o ápice de uma longa trajetória de tentativa e erro dos elfos sem darem ainda mais a impressão de que eles estavam meio que brincando de deuses usando a Terra-média e seus habitantes de cobaia e ressaltando ainda mais suas falhas, ainda mais considerando a timeline comprimida da série. Outra coisa que a mudança da timeline permite... mostrar claramente, ao invés de só "contar", em teoria, as diferenças dos poderes dos anéis e dos efeitos em seus respectivos usuários.

Porque isso é uma coisa que o próprio Tolkien não explicou. Se os elfos sabiam que os Três eram o objetivo final a ser alcançado que tipo de testes e com que portadores eles haviam testado os anteriores? A idéia original é que só os elfos teriam acesso a eles. A noção de distribui-los pras demais raças, aparentemente, foi iniciativa de Sauron embora os Anãos de Khazâd-Dum digam que o anel deles foi recebido diretamente de Celebrimbor. Fato é que o Tolkien deixou MUITA coisa mal explicada nesse ponto aí.

Como a forja deles era o objetivo final do processo para "parar o tempo", "embalsamar" a Terra-média* como o Tolkien gostava de dizer, parando o "evanescimento", extremamente acelerado na série pra conveniência da narrativa, eles eram a culminação do que Tolkien chamou de uma "segunda queda " dos elfos ao tentarem preservar seu status como seres superiores sem terem que ir pro Reino Abençoado e se submeter, novamente, à vassalagem valinoriana. Os elfos, tanto da série quanto do livro, fizeram isso SABENDO que era errado. Era por isso que as versões literárias de Gil Galad e Galadriel repudiaram Sauron desde o início.

A diferença é que a série, contraindo a narrativa e acelerando o "fading" exponencialmente, faz com que os elfos tenham que escolher entre o menor de dois males meio que às pressas. Usar o caminho "profano" de usar o poder dos Anéis ou se resignar a partir e deixar a Terra-média e seus aliados à mercê de um Sauron retornado. E e é por isso, por saber que eles não tinham escolha a não ser usar o poder dos 3 Anéis élficos, que a Galadriel da série hesita em revelar Sauron como parcial idealizador da coisa toda .

Aí embaixo transcrição da carta 131 onde Tolkien explicou o efeito "corruptor" da forja dos anéis sobre os elfos.


Mas os Elfos estão lá (em minhas histórias) para demonstrar a diferença. A “magia” deles é
Arte, livre de muitas das suas limitações humanas: com menos esforço, mais
rápida, mais completa (produto e visão em correspondência sem imperfeições).
E seu objeto é Arte, não Poder; subcriação, não dominação e reforma tirânica
da Criação. Os “Elfos” são “imortais”, pelo menos no que diz respeito a este
mundo e, conseqüentemente, ocupam-se mais dos pesares e fardos da
imortalidade no tempo e das mudanças do que da morte. O Inimigo, em
sucessivas formas, sempre se ocupa “naturalmente” da mera Dominação,
sendo o Senhor da magia e das máquinas; mas o problema — de que esse mal
aterrorizante pode, e surge, de uma raiz aparentemente boa, o desejo de
beneficiar o mundo e os demais*, rapidamente e de acordo com os próprios
planos do benfeitor — é um motivo recorrente
.
* Não no Iniciador do Mal: a sua foi uma Queda subcriativa e, por isso, os Elfos
(os representantes da subcriação por excelência) eram particularmente seus inimigos e o
objeto especial de seu desejo e ódio — e abertos aos seus engodos. A Queda deles está na
cobiça e (em menor grau) na deturpação de sua arte em poder
. (...)
No primeiro vemos uma espécie de segunda queda ou pelo menos um
“erro” dos Elfos. Essencialmente nada havia de errado em sua permanência a
despeito do aconselhamento, ainda tristemente com as terras mortais de seus
antigos feitos heróicos. Mas queriam ter o bolo sem precisarem comê-lo.
Queriam a paz, a bem-aventurança e a lembrança perfeita do “Oeste” e ainda
assim permanecer na terra comum, onde seu prestígio como o povo mais
elevado, acima dos Elfos selvagens, dos anões e dos Homens, era maior do
que na base da hierarquia de Valinor. Tornam-se assim obcecados com o
“desvanecer”, o modo pelo qual as mudanças do tempo (a lei do mundo sob o
sol) eram percebidas por eles. Tornam-se tristes e sua arte (digamos)
antiquada, e seus esforços na verdade são todos uma espécie de

embalsamamento — embora eles também tenham mantido o antigo motivo
de sua espécie, a ornamentação da terra e a cura de suas feridas (...)
Porém, muitos dos Elfos deram ouvidos a Sauron. Ele ainda era belo naquela época
remota, e seus motivos e os dos Elfos pareciam coincidir em parte: a cura das
terras desoladas. Sauron descobriu o ponto fraco deles ao sugerir que,
ajudando-se mutuamente, poderiam tornar a Terra-média ocidental tão bela
quanto Valinor
. Era realmente um ataque velado aos deuses, uma incitação
para tentar criar um paraíso independente em separado.

*Os demais anéis, feitos antes, eram considerados protótipos e, como os três, também amplificavam as habilidades místicas dos portadores. Mas a contribuição de Sauron em sua forja foi mais direta enquanto Tolkien dizia que Sauron não chegou a tocar nos anéis élficos, feitos por último. Mesmo assim, o "sistema operacional" mágico deles ainda era o mesmo, usando as artes que Annatar tinha ensinado, então eram ainda vulneráveis ao efeito "vírus troiano" que Sauron embutiu na coisa toda, permitindo via Anel Um, controlar e ler as mentes dos portadores caso os anéis fossem utilizados.

Invertendo a ordem da forja dos Grandes Anéis eles transformam a escala ascendente em uma progressão inversa denotando a degradação das intenções dos portadores e seu comprometimento pelo orgulho sem passar a impressão de que isso era parte de um "projeto", onde isso era considerado como parte intrínseca da empreitada desde o início. E centram, virtualmente, toda a coisa na hubris PESSOAL do Celebrimbor enquanto ignora os presságios ruins da coisa toda.

Então o "dolo" dos elfos no original se transforma, com mais ênfase, numa combinação perniciosa de negligência e imperícia onde Sauron explora as vulnerabilidades do esquema por saber melhor, de antemão ( daí a provável contribuição do mithril que podemos apelidar de my thrill de sauron), os efeitos colaterais das suas intromissões enquanto os joalheiros as ignoram. Os do livro QUERIAM e planejavam os resultados, só não esperavam que eles fossem acometer mortais com a distribuição dos anéis.

Os elfos do livro se beneficiam de terem séculos de influência sutil e acontecimentos exteriores ( não explicados e narrados pra nós, é verdade) guiando gradualmente as suas ações , já os da série, por estarem inseridos numa timeline comprimida, passariam a impressão de que estariam ligando o "foda-se", "esse é o objetivo primordial e tudo o mais que se estrepe" ao verem os efeitos negativos dos anéis "ensaios" e continuarem com a sua forja pra chegar nos 3.

O Daniel Stride meio que sugere isso também nesse trecho aí:


Alas, we know the Nine are on their way. Sure, the show has played loose with the ordering of the Rings, with the Three coming first, but I can see why they went this path – each new forging is just an extra bit more tied up with Evil, and weighs just a bit more heavily, in terms of the culpability of the smiths. Poor Celebrimbor is bringing this upon himself, though the world itself tries to stop him. Nor is it just the purely material either. Celebrimbor – sleep-deprived, irritable, frustrated – finds himself jolted by the horror of how reliant he now is on Annatar, and how this mysterious stranger has literally entrapped him. And then just as he tries to break free, he finds himself fooled by his partner’s illusory glamour. Sauron the Magnificent Bastard has blocked off that last escape, because this is an abusive relationship to its core
 
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Avatar de u/spamcatcherbyoolon

spamcatcherbyoolon
há 4 meses

They likely wanted the elves to actually be able to wear their rings for a bit. Since they take them off as soon as the one is made and don't wear them again until after WOTLA, making the three first means they get more time for Galadriel et al. to wear the rings and show their effects.

It seems clear from the latest article that at least some of the rings will be made specifically for the dwarves to solve their issue of no longer being able to hear the mountain. Unclear if the remaining rings will be made for the elves or not, but I could imagine so as Celebrimbor doesn't really have contact with Men the same way he will with the dwarves.

I feel Celebrimbor will recognize Annatar, and that Annatar will claim to be an emissary from the valor who is here to help. He has proof with the three rings that he actually is doing good (since it seems the three will "cure the tree") not evil, and he could perhaps claim appearing as Halbrand was some kind of test or something like that.
 
Aproveitando o ensejo e já que eu sou mó noob em tolkienstuff: por que aquele poema de abertura d'O Senhor dos Anéis faz menção aos três anéis élficos, junto com os outros, como se eles também estivessem sob o poder do Um e fizessem parte do plano de Sauron, se, como vocês dizem, estavam livres de sua influência?
 
Aproveitando o ensejo e já que eu sou mó noob em tolkienstuff: por que aquele poema de abertura d'O Senhor dos Anéis faz menção aos três anéis élficos, junto com os outros, como se eles também estivessem sob o poder do Um e fizessem parte do plano de Sauron, se, como vocês dizem, estavam livres de sua influência?
Dá uma lida nesse thread aqui que, nas respostas, vc encontra reflexões bem acuradas sobre essas dúvidas. O lance é... eles estavam livres da influência direta na sua forja mas NÃO no seu "funcionamento". Eles não tinham os atributos corruptores violadores da alma dos portadores em si mesmos, mas os efeitos do que eles já haviam sido projetados pra fazer já eram uma violação da natureza e só funcionavam mediante dependência do mesmo "recurso", ele, por si só profano, que era a sinergia inevitável com os demais anéis que eram corruptos e abertos à influência do Um. O funcionamento dos anéis élficos não era "hackeado" já na criação como os outros mas tinha "aberturas" pra sofrer corrupção vinda de fora pra dentro e não embutida lá Ab Initio.


fantasywind
há 1 ano


Regarding the Ring verse, part of the words were heard by the Elves 'from afar' by the we assume connection of the rings through the One, then later some elven loremasters probably composed the rest once the knowledge of what happened to other rings was settled their distriibution (though here one can note that Dwarves of Moria believed that their ring, the "first of the Seven" was given to them directly by elven-smiths and not by Sauron).

"...For the traced writing was indeed as Isildur guessed, in the tongue of Mordor and the servants of the Tower. And what was said therein was already known. For in the day that Sauron first put on the One, Celebrimbor, maker of the Three, was aware of him, and heard him speak these words, and so his evil purposes were revealed."
"...Out of the Black Years come those words that the Smiths of Eregion heard, and they knew they had been betrayed..."
So the words that ARE WRITTEN on the One Ring: "One Ring to rule them all, One Ring to find them, One Ring to bring them all and in the darkness bind them."

This was 'heard' by Elves, probably 'telepathically' when he forged and assumed his Ring in Mordor.

The rest of lines would be written later, probably by the Wise. Tolkien in a letter also explains that the verse arose AFTER Sauron defeated and sacked Eregion and distributed other rings.

" The Elves of Eregion made Three supremely beautiful and powerful rings, almost solely of their own imagination, and directed to the preservation of beauty: they did not confer invisibility. But secretly in the subterranean Fire, in his own Black Land, Sauron made One Ring, the Ruling Ring that contained the powers of all the others, and controlled them, so that its wearer could see the thoughts of all those that used the lesser rings, could govern all that they did, and in the end could utterly enslave them. He reckoned, however, without the wisdom and subtle perceptions of the Elves. The moment he assumed the One, they were aware of it, and of his secret purpose, and were afraid. They hid the Three Rings, so that not even Sauron ever discovered where they were and they remained unsullied. The others they tried to destroy. In the resulting war between Sauron and the Elves Middle-earth, especially in the west, was further ruined. Eregion was captured and destroyed, and Sauron seized many Rings of Power. These he gave, for their ultimate corruption and enslavement, to those who would accept them (out of ambition or greed). Hence the 'ancient rhyme' that appears as the leit-motif of The Lord of the Rings,
Three Rings for the Elven-Kings under the sky,
Seven for the Dwarf-lords in their halls of stone,
Nine for Mortal Men doomed to die,
One for the Dark Lord on his dark throne
In the Land of Mordor where the shadows lie.
 
Última edição:
Não Melime. Os anéis élficos foram feitos antes do Anel Um e não podiam mais ser usados depois do Um ser forjado. Esse é um dos principais motivos pra alteração da ordem no forjamento deles. Era difícil mostrar para o que eles serviam se eles não podiam ser usados enquanto Sauron conservava o Um em sua posse. Foram feitos cerca de dez anos antes. E a gente pode presumir que Celebrimbor os fez depois, longe de Sauron, e incluiu um "sistema firewall" pq já estava começando a desconfiar de Annatar e deu um jeito de que a "interferência" da forja do Um não passasse despercebida antes que fosse tarde demais.

Aí embaixo tem a transcrição da linha de tempo no SdA:






Também era complicado mostrá-los como o ápice de uma longa trajetória de tentativa e erro dos elfos sem darem ainda mais a impressão de que eles estavam meio que brincando de deuses usando a Terra-média e seus habitantes de cobaia e ressaltando ainda mais suas falhas, ainda mais considerando a timeline comprimida da série. Outra coisa que a mudança da timeline permite... mostrar claramente, ao invés de só "contar", em teoria, as diferenças dos poderes dos anéis e dos efeitos em seus respectivos usuários.

Porque isso é uma coisa que o próprio Tolkien não explicou. Se os elfos sabiam que os Três eram o objetivo final a ser alcançado que tipo de testes e com que portadores eles haviam testado os anteriores? A idéia original é que só os elfos teriam acesso a eles. A noção de distribui-los pras demais raças, aparentemente, foi iniciativa de Sauron embora os Anãos de Khazâd-Dum digam que o anel deles foi recebido diretamente de Celebrimbor. Fato é que o Tolkien deixou MUITA coisa mal explicada nesse ponto aí.

Como a forja deles era o objetivo final do processo para "parar o tempo", "embalsamar" a Terra-média* como o Tolkien gostava de dizer, parando o "evanescimento", extremamente acelerado na série pra conveniência da narrativa, eles eram a culminação do que Tolkien chamou de uma "segunda queda " dos elfos ao tentarem preservar seu status como seres superiores sem terem que ir pro Reino Abençoado e se submeter, novamente, à vassalagem valinoriana. Os elfos, tanto da série quanto do livro, fizeram isso SABENDO que era errado. Era por isso que as versões literárias de Gil Galad e Galadriel repudiaram Sauron desde o início.

A diferença é que a série, contraindo a narrativa e acelerando o "fading" exponencialmente, faz com que os elfos tenham que escolher entre o menor de dois males meio que às pressas. Usar o caminho "profano" de usar o poder dos Anéis ou se resignar a partir e deixar a Terra-média e seus aliados à mercê de um Sauron retornado. E e é por isso, por saber que eles não tinham escolha a não ser usar o poder dos 3 Anéis élficos, que a Galadriel da série hesita em revelar Sauron como parcial idealizador da coisa toda .

Aí embaixo transcrição da carta 131 onde Tolkien explicou o efeito "corruptor" da forja dos anéis sobre os elfos.




*Os demais anéis, feitos antes, eram considerados protótipos e, como os três, também amplificavam as habilidades místicas dos portadores. Mas a contribuição de Sauron em sua forja foi mais direta enquanto Tolkien dizia que Sauron não chegou a tocar nos anéis élficos, feitos por último. Mesmo assim, o "sistema operacional" mágico deles ainda era o mesmo, usando as artes que Annatar tinha ensinado, então eram ainda vulneráveis ao efeito "vírus troiano" que Sauron embutiu na coisa toda, permitindo via Anel Um, controlar e ler as mentes dos portadores caso os anéis fossem utilizados.

Invertendo a ordem da forja dos Grandes Anéis eles transformam a escala ascendente em uma progressão inversa denotando a degradação das intenções dos portadores e seu comprometimento pelo orgulho sem passar a impressão de que isso era parte de um "projeto", onde isso era considerado como parte intrínseca da empreitada desde o início. E centram, virtualmente, toda a coisa na hubris PESSOAL do Celebrimbor enquanto ignora os presságios ruins da coisa toda.

Então o "dolo" dos elfos no original se transforma, com mais ênfase, numa combinação perniciosa de negligência e imperícia onde Sauron explora as vulnerabilidades do esquema por saber melhor, de antemão ( daí a provável contribuição do mithril que podemos apelidar de my thrill de sauron), os efeitos colaterais das suas intromissões enquanto os joalheiros as ignoram. Os do livro QUERIAM e planejavam os resultados, só não esperavam que eles fossem acometer mortais com a distribuição dos anéis.

Os elfos do livro se beneficiam de terem séculos de influência sutil e acontecimentos exteriores ( não explicados e narrados pra nós, é verdade) guiando gradualmente as suas ações , já os da série, por estarem inseridos numa timeline comprimida, passariam a impressão de que estariam ligando o "foda-se", "esse é o objetivo primordial e tudo o mais que se estrepe" ao verem os efeitos negativos dos anéis "ensaios" e continuarem com a sua forja pra chegar nos 3.

O Daniel Stride meio que sugere isso também nesse trecho aí:

Poxa vida @Ilmarinen que aula! Obrigada! Isso me deu ainda mais vontade de reler o Silma, o Contos e os apêndices do Senhor dos anéis. Faz 20 anos que li! (exceto o senhor dos anéis em si, que reli recentemente)

Não à toa esqueci metade da história 😅

Isso realmente me faz repensar minhas críticas à série.
 
Mas perai, tem um furo na série do qual eu estou bastante convencida (corrijam-me se estiver errada) : não faz sentido sauron ter sido morto antes da forja do Um e ter restado na terra média. A função do Um é justamente ser a horcrux do sauron. Por isso aliás que as horcruxes do Harry Potter são muito evidentemente "inspiradas" do senhor dos anéis.

Se sauron morre antes de dividir sua essência entre sua forma física e o anel, ele iria para mandos e seria game over para ele. Ele nunca mais sairia de lá. Ele fez o Um para se prender, como uma ancora, à terra média mesmo que seu corpo fosse morto.

Inclusive no ensaio morgoth's ring o Tolkien diz algo nas linhas seguintes: morgoth meio que dividiu sua essência com a própria terra média inteira, ela toda é como se fosse seu Um anel, e por isso que ela segue em decadência. É como um pecado original que corrompe tudo nela.

Aliás, a minha impressão é que a visão conservadora e cristã do Tolkien está estreitamente relacionada à visão de mundo dele (e que permeia toda a obra dele) de idealizar um passado mais altivo, mais nobre, mais puro e ver o futuro como uma ladeira abaixo. O que é engraçado é que hoje culturalmente a visão predominante é a oposta: de que o antigo é naturalmente inferior, menos avançado, menos poderoso do que o novo. No fim das contas, se vemos a evolução com otimismo ou com pessimismo revela muito da nossa visão do mundo e até das nossas inclinações políticas e religiosas. Mas divago.
 
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