Comentário que eu achei muito pertinente no Face:
Concordo em partes com o comentário do Face. Há realmente escassez de material e diálogos para a construção de trama, mas isso não deveria isentar a "culpa" dos produtores e showrunners. Acho que vale citar os elementos que podiam ser apresentados com mais competência, independentemente da escassez de material:
1)
Expectativa e grandiosidade: A série não fez jus ao elemento
Épico que eu esperava dela. Vide a batalha minúscula do episódio 6:
O
vídeo maravilhoso do Nerdwriter mostra um passo-a-passo que faltou diversas vezes em ROP.
2)
Ritmo. Falam que um dos trunfos para o SDA de P.J funcionar como película cinematográfica (independentemente de respeitar ou não o lore) é a "
questão de urgência".
Em ROP, o avanço da trama é tão lento quanto os Caracóis devorados pelo Estranho. Ainda mais pro espectador moderno que exige agilidade e (muitas vezes) não tem paciência. Eu simplesmente achei a série parada.
3)
Objetividade dos Núcleos: Ao mostrar o Núcleo de Númenor, a série apresenta um reino com um "quê" de civilização mediterrânea antiga (Creta, Cartago, Roma, Grécia, etc).
Muito legal, à primeira vista, mas fico com a sensação de que série não soube apresentar as pessoas, a cultura e não fez a imersão deste "mundo". Ficaram 3 episódios no Núcleo sem acontecer nada. Fico apenas com a sensação de que "encheram linguiça" por falta de conteúdo.
Acho que não há necessidade de falar dos Hobbits e como são inúteis como um
Núcleo ligado à história principal.
O Núcleo de Khazad-dum: tirando a pedrinha de Mithril usada por Celebrimbor, qual a utilidade de Mória na trama como um todo?
4) Soluções preguiçosas e o uso excessivo de Coincidências: O que eu vi foram Soluções preguiçosas e a Coincidência para solucionar problemas e colocar a trama à frente do modo mais preguiçoso possível. Tipo: como introduzir Sauron na trama? Simples, pega a Galadriel, que tá nadando a centenas de quilômetros sem água potável e sem comida; coloca ela pra encontrar com Halbrand, contra todas as chances num oceano imenso, e de quebra ainda introduz Númenor ao encontrar os 2 náufragos.
Resolveram 3 coisas: Galadriel, Sauron e Númenor da forma mais porca possível.
5)
Emoção: Eu não senti emoção genuína da
série pela série. Se senti emoção, foi por ter o nome "Senhor do Anéis" e ser fã. Uma das grandes marcas registradas quando penso em SDA é a palavra
Emoção. Se a série falha em sua cerne, eu acho que tem que haver revisão dos caminhos escolhidos pela produção.
6)
Personagens: Pra mim, fora Halbrand, Adar e Elendil, todos os personagens são detestáveis, descartáveis, desinteressantes e insossos. Totalmente desprovidos de carisma e presença. Eu não me importei com nenhum outro personagem. Eu simplesmente queria que eles fossem evaporados pela Erupção Piroclástica.
E outro erro:
Galadriel. Independentemente da discussão se ela é guerreira ou não, Galadriel se mostrou uma Karen-genocida, imatura, irresponsável, chata, insolente, tola e Mary Sue. É essa a personagem que deve ser a principal na sua trama?
Eu só chego a conclusão que os produtores tiveram uma força tarefa de roteiristas experientes de séries consagradas como "Sopranos" + 4 anos de desenvolvimento de Série + 1/2 bilhão de orçamento. Mas não tiveram profissionalismo em usar tantos recursos. Na minha opinião,
a imaginação devia ser o limite, não só os apêndices. Eles, como profissionais, deviam saber preencher essas brechas.