• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Enquete] Como você avalia a segunda temporada?

Como você avalia a segunda temporada?


  • Total de votantes
    28
Mas perai, tem um furo na série do qual eu estou bastante convencida (corrijam-me se estiver errada) : não faz sentido sauron ter sido morto antes da forja do Um e ter restado na terra média. A função do Um é justamente ser a horcrux do sauron. Por isso aliás que as horcruxes do Harry Potter são muito evidentemente "inspiradas" do senhor dos anéis.

Se sauron morre antes de dividir sua essência entre sua forma física e o anel, ele iria para mandos e seria game over para ele. Ele nunca mais sairia de lá. Ele fez o Um para se prender, como uma ancora, à terra média mesmo que seu corpo fosse morto.

Inclusive no ensaio morgoth's ring o Tolkien diz algo nas linhas seguintes: morgoth meio que dividiu sua essência com a própria terra média inteira, ela toda é como se fosse seu Um anel, e por isso que ela segue em decadência. É como um pecado original que corrompe tudo nela.

Aliás, a minha impressão é que a visão conservadora e cristã do Tolkien está estreitamente relacionada à visão de mundo dele (e que permeia toda a obra dele) de idealizar um passado mais altivo, mais nobre, mais puro e ver o futuro como uma ladeira abaixo. O que é engraçado é que hoje culturalmente a visão predominante é a oposta: de que o antigo é naturalmente inferior, menos avançado, menos poderoso do que o novo. No fim das contas, se vemos a evolução com otimismo ou com pessimismo revela muito da nossa visão do mundo e até das nossas inclinações políticas e religiosas. Mas divago.
Perder sua forma física era aterrorizante a Sauron! Até Lúthien deduziu que ele seria um espectro trêmulo incapaz de reassumir um corpo:

Sauron, então, mudou de forma, de lobo para serpente, e de monstro para sua forma costumeira, mas não conseguiu se livrar de Huan sem abandonar totalmente seu corpo. Antes que seu espírito imundo deixasse sua casa sinistra, Lúthien veio até ele e disse que ele perderia sua vestimenta de carne, e seu espectro seria mandado trêmulo de volta a Morgoth.
• Lá para todo o sempre – disse-lhe Lúthien – teu eu nu
suportará o tormento do escárnio de Morgoth e será perfurado pelos seus olhos, a menos que me cedas o comando de tua torre; Sauron então se rendeu, e Lúthien assumiu o comando da ilha e de tudo o que ali se encontrava


O Um Anel ajudava Sauron no acesso à essa energia disseminada por Morgoth na Terra-média: O Ingrediente Morgoth:

contrasted the nature of Sauron’s power, concentrated in the One Ring, with that of Morgoth, enormously greater, but dispersed or disseminated into the very matter of Arda: ‘the whole of Middle-earth was Morgoth’s Ring.’

To gain domination over Arda, Morgoth had let most of his being pass into the physical constituents of the Earth—hence all things that were born on Earth and lived on and by it, beasts or plants or incarnate spirits, were liable to be ‘stained’.

O Ouro, por exemplo, tem uma "tendência maligna" - a tal "doença do Dragão" - que gera guerras, disputas, mortes e atrai os dragões de Morgoth para dormirem numa pilha de um metal energizado por esse Ingrediente:

1728294454854.webp

A mágica de Sauron também depende desse ingrediente presente na Matéria Física de Arda (inclusive nos corpos dos seres vivos, racionais ou não). Ou seja, é o seu Mana Point - MP:

It was this Morgoth-element in matter, indeed, which was a prerequisite for such ‘magic’ and other evils as Sauron practised with it and upon it

Por isso, Sauron conseguiu corromper Númenor, por exemplo, pois a Ilha trocou sua espiritualidade por seu aspecto "carnal" imbuído desse Ingrediente Morgoth = pecado:

Ar-Pharazôn, como é contado na “Queda”, ou Akallabêth, conquistou subordinados aterrorizados de Sauron, não Sauron. A “rendição” pessoal de Sauron foi voluntária e astuta*: ele conseguiu livre transporte para Númenor! Ele naturalmente possuía o Um Anel, e desse modo logo dominou as mentes e vontades da maioria dos Númenóreanos

Inclusive as criaturas de Melkor (Orcs, Trolls, Wargs), também constituídos por essa essência maligna, estavam suscetíveis ao controle telepático de Sauron. Tanto quê, ao ter o Um Anel destruído, os monstros perdem seu propósito e ficam em um estado caótico.

Com o acesso a esse Ingrediente maligno, Sauron podia reconstruir sua forma física, mas de uma maneira horrenda. Coisa que ele não podia fazer na versão do Silmarillion.
 
Última edição:
[Enquete] Como você avalia a segunda temporada?
Como uma flor de Lórien :grinlove: . Acordei inspirada, hoje. Por favor, não falemos sobre o fato de que é segunda, e que tenho dois horários no impossível nono B.
 
Mas perai, tem um furo na série do qual eu estou bastante convencida (corrijam-me se estiver errada) : não faz sentido sauron ter sido morto antes da forja do Um e ter restado na terra média. A função do Um é justamente ser a horcrux do sauron. Por isso aliás que as horcruxes do Harry Potter são muito evidentemente "inspiradas" do senhor dos anéis.
Como a resposta do Ragnaros sugere, Sauron adquire uma maior "ancoragem" no plano material via forja do Um em caso de desincorporação mas isso, ao contrário do Voldemort, não era seu objetivo principal mas, sim, o acesso ao Elemento Morgoth que multiplica o seu poder acessando a potência disseminada por Melkor na "erma", matéria de Arda.

Mesmo antes de forjar o Anel ele tinha condições de recriar seu fana já que era um dos maiar mais adeptos da mudança de forma. A diferença é que, com a forja do Um, ele passa a depender da existência do Tal pra continuar tendo acesso a essa habilidade. É o preço que ele paga pela amplificação do poder via Elemento Morgoth pq seu poder original está "penhorado" no objeto, ficando "casado" com a matéria.
 
Última edição:
Aí embaixo, na nota 5 do Osanwe Kenta, Tolkien flerta com a noção de fazer da conclusão da luta com Huan e Lúthien a primeira desencarnação "forçada" de Sauron.

Tolkien deixa claro que a habilidade de "reencarnação"-recriação de fana não era exclusiva de Sauron como criador do Anel do Poder e que ele e demais maiar malignos também a possuíam antes da forja do Um.

https://www.valinor.com.br/6326

"Assim também foi com alguns de seus maiores servos, como vemos nestes dias atuais: eles se tornaram unidos às formas de seus atos malignos, e se estes corpos eram tomados deles ou destruídos, eles eram anulados, até que tivessem reconstruído uma imagem de suas habitações anteriores, com a qual eles podiam continuar os cursos malignos nos quais eles haviam se fixado”. (Pengolodh aqui se refere evidentemente a Sauron, em particular, com cuja elevação partiu, por fim, da Terra-média. Mas a primeira destruição da forma corpórea de Sauron foi registrada nas histórias dos Dias Antigos, na Balada de Leithian.)"
Era um processo que, certamente, não poderia ter se repetido tantas vezes sem que Sauron tivesse o Anel mas não era dependente exclusivamente da sua existência até que Sauron o tivesse criado.
 
Última edição:
Perder sua forma física era aterrorizante a Sauron! Até Lúthien deduziu que ele seria um espectro trêmulo incapaz de reassumir um corpo:
Anastacia Kim, a Phobs*, perpetua esses momentos e sugere as formas com as quais Sauron podia ter sido, moral e fisicamente, torturado por Melkor quando cometia falhas de tal magnitude.
*aí embaixo no segmento quoted.


Pq tem uma galera "nerdola" que acha um tremendo ABSURDO a noção de que, algum dia, Melkor poderia ter torturado Sauron. Discordo totalmente.

Como bem falaram aí:

1728342644339.webp

Eu não acho que rompantes de punição por parte da Chefia eram coisas inauguradas e monopolizadas por Malévola ( até onde sei foi ela que começou essa nobre tradição na cultura pop), Darth Vader ou a Circe da WW da DC de George Pérez. Aqueles chicotes de balrogs também deviam servir pra assegurar a "gestão da qualidade total".
 
Última edição:


Sauron, o que fizeram com você. Porquê não montaram uma trajetória de um manipulador igual a do Imperador Palpatine?


Ele manipulou o Senado, os Jedi, a Companhia de Comércio, as forças separatistas, os clones, o Darth Vader. Todos con suas agendas/objetivos; alguns sendo grandes inimigos dele. Era Palpatine sozinho contra toda Galáxia. Mas, lenta e seguramente ele o fez:



Gente, Sauron era o principal espião para Melkor. Isso quando era Mairon, o admirável:

Now Melkor knew of all that was done; for even then he had secret friends and spies among the Maiar whom he had converted to his cause, and of these the chief, as after became known, was Sauron, a great craftsman of the household of Aule.

E ele estava rodeado pelos Valar e pelos Maiar fiéis, mas conseguia informar Melkor, quando o mesmo vagava pelo Espaço Sideral numa grande distância de Arda. Talvez Sauron ainda tenha até sabotado as Lâmpadas para facilitar a quebra por parte de seu mestre:

1728654986967.webp

Sauron corrompeu o Leste e o Sul da Terra-média antes da criação dos Anéis do Poder. Sauron fez tudo isso antes do Um Anel. Sauron manipulou os elfos em Eregion a ponto de Celebrimbor e os Joalheiros terem dado um golpe de estado em Galadriel e Celeborn. Mesmo com a desconfiança de Galadriel, Elrond e Gil Galad.

E, ainda acho que Sauron é a grande serpente e o Senhor das Joias que corrompeu a humanidade no Jardim do Éden, conforme a versão de Andreth para Finrod.

Na série, eu tenho é pena da estupidez dos elfos. Sauron não precisa nem manipular ninguém. As coisas caem no colo dele. Pior, não conseguiu nem manipular os Orcs, e ainda foi morto pateticamente. Que pastelão. Só pensar: Halbrand mentiu várias vezes pra Celebrimbor e ele nem sequer questionou as atitudes desse "enviado dos Valar".
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo