Araglar Falou:
Acho que há a tradução dele no livro "o retorno do rei". Vou procurar ver se é esse poema mesmo. Mas enquanto isso , vá passando as páginas e procurando as letrinhas em itálico
Bem o Poema esta na Sociedade do anel e está duas vezes na verdade, olha o meu livro e a da Martins fontes versao 2002, e consta no capitulo Tres é Demais pagina(109), porem é um outro trecho prq Na carta #278, Tolkien classifica a canção como apenas o fragmento de um longo hino, sugerindo que o que temos é apenas um verso de muitos. O hino não é traduzido no Senhor dos Anéis, com exceção das palavras Galadhremmin Ennorath que são interpretadas como "regiões da Terra-média enredadas em árvores", no segundo rodapé do Apêndice E.(RdR)
Ja o Trecho inteiro em elfico no caso Sindarin aparece na pagina 328 no capitulo Muitos encontros. Tudo sem traduçao!
*Aika Wood* Pergunto:
Ah, otra coisinha: esse poema ki eh minha assnatura tah em sindarin, certo? Alguém sabe a tradução?
Ta em sindarin sim eu achei a traduaçao no site Duvendor
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Poemas/Poemas_ElbetehGiltoniel_1.htm
A Elbereth Gilthoniel,
Óh, Elbereth estrela cintilante
-------------------------------------
Silivren penna míriel
Brancas faíscas derramam-se como jóias brilhando
----------------------------------------------
O menel agalar elenath!
do firmamento, na glória da lua estrelada
Na-chaered palan-díriel
Em terras distantes, contempladas à distância
O galadhremmin ennorath,
de regiões da Terra-média enredadas em árvores
Fanuilos, le linnathon
Fanuilos, a ti eu cantarei
Nef aear, sí nef aearon!
em terras distantes, além do mar!
-----------------------//----------------------------------------
No site ainda consta uma versao do proprio tolkien traduzida assim:
"Ó! Elbereth que acende as estrelas, de quem oblíquos cristais brilhantes caem com luz de jóias do alto céu na glória da lua-estrela. De terras distantes eu te contemplo, e agora a ti, Fanuilos, brilhante espírito vestido em alvidez eterna, Eu aqui canto além do mar, além do grande mar divisor"
Bem da uma olhada la no site tem tudo completinho!
Farow