Re: [EVENTO]O Filme Inesquecível! E.T. X Rei Leão (Embate 03)
Antes de mais nada, yávië, algumas dicas amigáveis:
1) Você podia ser um pouco mais concisa e focada. Geralmente dá pra resumir em uma linha o que você leva cinco pra falar, e você meio que tende a divagar. Sem ofensa.
2) Você demorou demais pra responder os meus posts. Agora meio que perdeu a graça xingar O Rei Leão. A bola da vez é provar porque Superman é muito melhor que Goonies, mas eu vou dar uma colher de chá e responder. Sem ofensa.
3) Sarcasmo e ironia são divertidos, mas é bom ter certeza de que eles funcionam (sem ofensa). Senão fica gratuito e sem sentido. Por exemplo...
Hum.. legal saber que o Spilberg é um ser bondoso e altruísta e doou toooooooodo lucro de ET pra caridade
Bom, já que fazer filmes é a
profissão dele, eu acho q é seguro dizer que o Spielberg pretendia ganhar
algum dinheiro com E.T.
Digo, o orçamento do filme foi relativamente baixo (10 milhões), mas é claro que lucro é sempre um objetivo. Digo, o Spielberg não é um cineasta indie obscuro. Ele é Steven Spielberg (judeu).
Mas se você reparar em quantas empresas se associaram ao projeto porque ele era "o próximo projeto de Steven Spielberg", só pra desistir quando souberam exatamente
do que se tratava o filme, pode-se deduzir que E.T. não era nenhuma garantia de sucesso. A própria Columbia desistiu do filme porque achou que ia bombar. Eles não queriam lançar dois filmes sobre aliens no mesmo ano, e preferiram STARMAN. Alguém lembra de Starman? Pois é.
A diferença crucial aqui é que o Spielberg fez E.T. porque ele queria fazer E.T.
A Disney fez O Rei Leão porque eles queriam fazer A MAIOR COISA QUE ELES JÁ FIZERAM.
yávië disse:
E nossa, que justificativa foi essa de alternar tensão com riso? Talvez seja ignorância minha mesmo, mas qual o problema??? Pra mim isso é desesperadamente querer achar pêlo em casca de ovo... mas por favor, surpreenda-me se achar útil..
Bom, é um filme pra
crianças, né. De um lado nós temos uma cena séria e dramática onde o herói do filme
mata o vilão de uma forma cinematográfica e faux-realista. Do outro nós temos uma cena cômica de slapstick onde a violência é cartunesca e tem o único objetivo de provocar risos.
Não está vendo o conflito aí? Como se espera que uma criança consiga discernir entre as duas coisas?
Eu não tenho nada contra coisas sérias e dramáticas em filmes pra crianças, mas por favor. Dêem o espaço pra garotada sentir o peso da situação então, ao invés de suavizar a coisa de forma leviana.
Violência realista é uma coisa, e violência cartunesca é outra. Pras crianças poderem saber a diferença,
o filme tem que saber a diferença.
yávië disse:
É eu realmente acho que não posso debater isso comigo, pq ou está muito fora do meu escopo, o que não duvido, ou não faz sentido nenhum..
Motivação complexa? Querer fogo e querer ser o rei para mim tem a mesma implicação: poder...
Shere Khan é o vilão porque ele é um tigre e ele faz o que tigres fazem (caçar, matar, ser o mais fodão da floresta e
saber disso, etc).
Scar é um vilão porque ele é corrupto e cruel, ele mata o irmão pra ficar com a mulher dele, exila o sobrinho, ele rebola, etc.
yávië disse:
E se for falar de antropocentrismo..
Eu não estava falando de antropocentrismo.
yávië disse:
olha acho que tem poucos desenhos com figuras não humanas que se salvam...
Hã?
yávië disse:
É claro que iremos antropocentrizar, afinal o humano, infelizmente, se interessa pelo que é humano.. e nem sempre isso deve ser ruim (não, eu não estou falando que vc disse isso, como vcs tem o costume de rapidamente frisar.. só estou discorrendo sobre o assunto).. como vc msm disse em Mogli ( e eu ainda não entendi a diferença
)...
Agora eu é que não entendi nada.
yávië disse:
E milhares de outros filmes, q mts vezes se utilizam de seres não humanos, para simbolicamente transmitir msgs de forma diferenciada, por mais que nem s sempre possua uma sutileza desejada... pra mim é ruim a antropocentrização, principalmente quando coloca o jeito humano como o mais adequado e o melhor...etc etc, mas isso não vem ao caso..
Eu honestamente não faço a mínima idéia do que você está falando.
O meu problema com o antropo
morfismo (i.e. dar características humanas a objetos/animais/etc) em O Rei Leão é que o filme tenta ser sério e realista nas motivações dos personagens e na situação social deles. Isso gera um conflito, porque o realismo nas características humanas não é compatível com o realismo nas características selvagens. O filme quer ter as duas coisas, e nada acaba funcionando. É um filme que tem mais olhos que barriga.
Eu não tenho nada contra dar características humanas a animais, desde que haja um
ponto (que O Rei Leão não tem) e uma lógica interna (que O Rei Leão também não tem). Ou então que seja feito de forma totalmente caricata, à la Pernalonga, ou pelo menos constantemente caricata com alguns toques de dramaticidade, como Procurando Nemo (ou sei lá).
Entende, o que ferra O Rei Leão é a seriedade. É muito pretensioso. O filme é banhado com a certeza de que eles tão fazendo algo
importante ali.
yávië disse:
Garanto que foi mais ou menos assim.
yávië disse:
Oba! Eu gosto de relembrar, vamos! Pena que as pessoas evitam minhas réplicas e preferem pegar outras coisas aleatórias pra arranjar picuinha..
Onde você achou isso, no fórum do imdb?
É claro que eles são diferentes; um é um filme, o outro é uma série; um é um desenho japonês totalmente infantil dos anos 60, outro é uma superprodução da Disney de 1994.
Mas é fato que, das centenas de pessoas que trabalharam em O Rei Leão (profissionais da área de
animação), com certeza pelo menos umas dúzias conheciam a obra de Osamu Tezuka, e certamente notaram semelhanças entre os dois desenhos. Eu diria que, por mais que a trama seja diferente, algumas cenas são claramente "inspiradas".
E a declaração oficial da Disney é que eles nunca ouviram falar de Kimba? Uau.
yavië disse:
\o/
Adoro ser um ser humano falho e mais ainda poder admiti-lo, é meio caminho andado, you know.. espero conseguir trilhar os outros 50%
Agora eu queria saber, só para ter certeza, aonde exatamente eu restringi a verdade absoluta, em vez do oposto, já que muito pelo contrário, eu queria mostrar que é muito mais opinião de âmbito pessoal, do que uma simples generalização de idade...
A questão toda é... se fosse Labirinto e Rei Leão, quem ganharia?
Tá vendo o que eu falei sobre prolixidade e divagações?
yávië disse:
Ah... que lindo, agora eu gostei
(será que alguém vai deixar? Ou eu não posso gostar ou desgostar das opiniões?
)
Tá vendo o que eu falei sobre sarcasmo e ironia?
Em outras notícias, ninguém aqui tá querendo impor uma verdade absoluta, então eu acho que você devia parar de agir como se estivessem. Algumas pessoas vieram aqui discutir preferências, ou então discutir alguma coisa sobre o conceito de "nostalgia" (eu admito que só passei os olhos na maior parte disso), mas foi só isso que elas fizeram. Você é que começou com "vocês são muito chatooosss!!!!!
" e "nossa, como vocês são freeescos!!!!!
", então por favor né. Quando você fala essas coisas fica parecendo que você ficou ofendida por gostar de O Rei Leão e/ou por ser mais nova que a maioria aqui (eu nem sei quantos anos você tem, mas é o que parece).
Enfim, ninguém aqui tá te menosprezando. Relaxa. Hakuna Matata.
(Sem ofensa.)