Re: [EVENTO]O Filme Inesquecível! Top Secret vs. Robocop (Combate 15)
Particularmente eu gosto do filme, V. Mas perfeição é um exagero que quem se tornou fã tenta incluir. É um filme sustentado por um roteiro excelente e pelo trabalho primoroso de seu diretor, mas algumas atuações estão bem longe disso. Agrada, e muito, no conjunto, enquanto realização, mas não acho que isso seja suficiente para dizer perfeito.
Eu acho que as atuações são em geral boas o suficiente, esp. se a gente considerar que o filme é abertamente caricato.
Não é uma questão de "fanboyismo", mas sim de analisar a coisa dentro de sua proposta. Robocop é basicamente um filme B com um orçamento de 13 milhões (que era até bastante em 1986). Sim, é mais bem-feito e mais "redondo" do que filmes B geralmente são, mas ainda é bastante caricato e exagerado, e está totalmente encrustado em gêneros (sci-fi, crime). A proposta era fazer algo num estilo "quadrinhos" (tem até uma referência a isso no filme: Leon aparece lendo uma edição de "Iron Man" -- wink wink -- em um certo ponto).
Vilya disse:
O fato de ser um filme que agrade a despeito de algumas atuações,
Eu discordo, e acho inclusive que o elenco é uma parte importante do conjunto que faz a coisa funcionar.
- Peter Weller merece crédito no mínimo pela expressão corporal (atuação não é só "declamar falas"), sem falar no nível de carisma que ele consegue atingir (um cara que faz você torcer por ele sem mostrar a cara por 80% do filme) e a confusão emocional de um cérebro danificado ("I can feel them... but I can't remember them"). Foi uma ótima atuação.
- Ok, a Nancy Allen não é a melhor atriz do mundo, mas putz. Pra quem até então só tinha feito papéis do tipo "blonde bimbo", até que ela fez um trabalho decente.
- Kurtwood Smith é a definição do fdp sem escúpulos. Um dos maiores vilões da história do cinema, e eu não estou exagerando. Ditto Ronny Cox (cujo nome é DICK Jones, no less
). Dois caras que conseguem fazer você odiá-los em poucas cenas. Vai dizer que isso se deve exclusivamente ao roteiro e à direção...
- Miguel Ferrer... certo. Também não é um gênio da atuação, mas nesse filme ele está competente o suficiente como o jovem yuppie go-getter; o ponto do papel dele é ser uma sátira da filosofia de vida "escale a escada corporativa" que virou moda nos anos 80 (ele cheira cocaína no decote de uma prostituta, por deus
).
O resto não tem muito o que fazer além de apresentar elementos da trama e servir de bucha de canhão pro Robocop, então é meio pointless reclamar das atuações deles, esp. quando a maioria é tão hilária. Exageradas? Com certeza. Essa é a idéia.
Vilya disse:
exalta ainda mais o trabalho do Paul Verhoeven, mas tira-lhe (na minha opinião) o status de perfeito. Poderia sugerir que o diretor de Robocop esteve perfeito: se for suficiente para você achar o filme perfeito, estamos discutindo sobre o nada aqui.
Na minha opinião o filme é exatamente o que tenta ser.
------------------------
Enfim, eu votei em Karate Kid porque quando os dois filmes são igualmente nostálgicos eu tenho que ir com o underdog. BTTF vai tão obviamente ganhar que a enquete nem precisaria existir.