Não é, Pri?
Parece que às vezes, enquanto o homem tem que manter sua pose de "machão", algumas meninas têm que manter sua pose de "santinha". Eita, o povo adora ficar nos pólos mesmo.
Damasco disse:
Isso que o Ristow falou sobre convivio, não é muito certo não
Pq tem pessoas que não estão dispostas a entender e aceitar mesmo que conviva com homosexual.
O Ristow citou a algumas paginas atraz que ele tinha um amigo que parou de falar com ele quando descobril sua orientação sexual... Esse é um claro exemplo, mesmo sabendo que era uma pessoa normal, sem ter nenhum dos esteriotipos de "bicha louca" ele se afastou do Ristow .
Isso me lembrou de uma parte de O Mundo de Sofia.
É uma parábola, mas vou explicar mais ou menos como ela funciona, pra eu poder explicar melhor o que eu quis dizer.
Imagine a situação: o pai, a mãe e a criança de quase 2 anos estão sentados na mesa da cozinha. De repente, o pai começa a inflar e do nada começa a voar (sem comparações com Harry Potter, por favor). A mãe, naturalmente, vai ver aquilo e no mínimo vai ter um ataque histérico, aterrorizada. Já a criança vai ficar olhando, curiosa.
Por quê? Porque quando a gente vai crescendo, a gente vai aprendendo o que é certo ou errado. A mãe, lá com seus 30 anos de idade, sabe que não é certo uma pessoa sair voando do nada. É contra as leis da natureza. O mais importante: ninguém precisou dizer a ela que aquilo era errado; ela chegou a essa conclusão sozinha,
porque ela nunca viu alguém voando.
Ela não está acostumada a isso.
Já a criança não tem nenhum conceito formado: não tem experiência pra saber que aquilo é uma aberração, não estudou física e não sabe que a gravidade não permite tal luxo (voar deve ser um luxo). Por isso ela não vai ficar surpresa. Se ela crescer vendo gente voando, ela vai se acostumar com isso e considerar isso como algum comum. É tudo questão de costume e convívio, ora.
É a mesma coisa com a nossa discussão. Uma pessoa de 40 anos (o seu pai, no caso - eu não sei se ele tem 40 anos, estou chutando, ok?) se acostumou em saber que homossexualismo é errado, e ainda por cima não teve nenhum convívio com gays. E por ele ter essa idade e ter um conceito extremamente cravado na pedra, é muito mais difícil ele se convencer de que homossexualismo é normal do que uma criança de 3 anos, por exemplo. Se um bebê nasce vendo pessoas tanto heteras como homos juntas, ela vai chegar aos 40 anos considerando esses atos ordinários. Agora, se você tenta mudar a percepção de alguém já nessa idade, aí fica foda mesmo.
Mas, acredite: por mais que uma situação grotesca possa surgir bem diante de nós, a gente pode se acostumar com ela. Pode ser um choque muito grande a princípio, mas acostuma. Eu imagino que Neo deve ter ficado perplexo quando descobriu que o mundo onde ele vivia não era real, mas ele não aceitou a situação depois?
A diferença tá aqui: Neo, querendo ou não, teve de encarar a realidade, e acabou a aceitando.
Já os nossos pais podem querer aceitá-la ou não. Nós não temos esse controle sobre eles. Eles não estão mesmo dispostos a mudarem, e apesar disso ser inteiramente possível, fica muito mais complicado quando eles têm a escolha de pegar ou largar - e é muito mais fácil largar a virar as costas. E talvez eles voltem a virar para você. Talvez não. Mas, no fim, foi tudo questão de convívio, entende?