• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Indicações] O Melhor Filme de Ficção Científica - Segundo o Fórum Valinor

• Criador do tópico Criador do tópico Vëon
  • Data de Criação Data de Criação
Status
Fechado para novas mensagens.
snme, o Homem Bicentenário também não consta como sci-fi no imdb. Acho que eles tagueiam no máximo três gêneros, então pode acontecer esse tipo de coisa com algum filme que possa ser enquadrado em mais gêneros.

Eu já indiquei Alien pros filmes de terror, então não vou indicar aqui.

Vou escolher um desenho que eu não deverei indicar quando/se tiver uma batalha de animações, apesar de ser muito bom. Mas acho que a sua importância é superior no ramo da ficção científica.

Nome: Kôkaku Kidôtai (Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro, 1995)
Diretor: Mamoru Oshii
Sinopse: Baseado em um mangá de 1989, mostra um mundo em 2029 onde os cérebros humanos estão interligados no mundo virtual. Deu origem a 3 filmes e uma série animada.
Este filme em questão segue a história de uma detetive ciborgue chamada Motoko Kusanagi e seu parceiro Batô em busca de um terrorista hacker conhecido como Puppet Master.

PS: Conan que é tão fã não indicou Akira?

po, Se for valer animacao vou mudar minha indication de district 9 pro soberbo Planeta Selvagem, de Rene Labour, 1972.

Última edição por um moderador:
attachment.php

Nome: Metropolis (idem, 1927)
Diretor: Fritz Lang
Sinopse: O enredo é ambientado no século XXI, numa grande cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis.

Os trabalhadores, ao contrário, são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Num meio de miséria entre os operários, uma jovem, Maria, destaca-se, exortando os trabalhadores a se organizarem para reivindicar seus direitos através de um escolhido que virá para os representar.

Através de cenas de forte expressão visual, com o recurso a efeitos especiais, algumas se tornaram clássicas, como a panorâmica da cidade com os seus veículos voadores e passagens suspensas. Alusões bíblicas, mistério, ação e romance, completam o leque que envolve o público e o mantém em suspense até ao final.

A obra demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme através da tecnologia e, principalmente, da arquitectura. O ponto alto do filme e grande mote é, sem dúvida, o final - onde a metáfora "O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração!" se concretiza no simbólico aperto de mão mediado por Freder entre Grot (líder dos trabalhadores) e Jon Fredersen - o empresário.

Na verdade é um trailer da nova versão remasterizada, mas compreendam que é um filme de quase 90 anos.

metropolis.webp

attachment.php

Nome: Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (Star Trek: First Contact, 1996)
Diretor: Jonathan Frakes
Sinopse: Primeiro filme da franquia apenas com o elenco e personagens da The Next Generation. Jean-Luc Picard e sua tripulação viajam no tempo para impedir que os borgs assimilem a Terra, e acabam voltando ao ano de 2063, época em que Zefram Cochrane inventa o propulsor de dobra e ocorre o Primeiro Contato. Mas, ao encontrar com aquele que, pra todos, é o grande herói da humanidade, eles descobrem que a história do Primeiro Contato, como todas as histórias da humanidade, não são tão românticas como a História pinta...

Anexos

• Star%2BTrek%2BFirst%2BContact%2B%25281996%2529.webp
    Star%2BTrek%2BFirst%2BContact%2B%25281996%2529.webp
    78,3 KB · Visualizações: 173
Nome: Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Diretor: Michel Gondry
Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

po, Se for valer animacao vou mudar minha indication de district 9 pro soberbo Planeta Selvagem, de Rene Labour, 1972.
Acho que não tem problema não.
Eu prefiro não repetir indicações mesmo que pudesse encaixar em 2 generos. Por isso não indiquei Alien que provavelmente indicaria.

Eu deixaria Planeta Selvagem para as animações, mas aí é opção sua. Pois seria uma das animações favoritas de minha parte.

Não Me Abandone Jamais era um dos filmes que considerei indicar e é sci-fi sim. Até me espanta o fato de não constar tal gênero na ficha do IMDb.
A parte sci-fi é um pouco mais background do que aquele filme da Johanson. Mas estranho não ser fichado como sci-fi mesmo.

Nome: O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990)
Diretor: Paul Verhoeven
Sinopse: O que é realidade quando você não pode confiar na sua própria mente? Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um operário perseguido em sonhos por visões de Marte. Casado com Lori (Sharon Stone), ele vive uma vida tranqüila e feliz... até que um dia resolve procurar a agência de viagem Reckall. Local que oferece aos seus clientes a chance de ir para qualquer lugar da galáxia, sem sair do planeta. Mas durante a viagem ocorrem problemas e quando Quaid retorna, passa a ser perseguido por aqueles que acreditava serem seus amigos. Ganhador de um Oscar de Efeitos Especiais, "O Vingador do Futuro" tudo é guerra e ação total.

Não Me Abandone Jamais era um dos filmes que considerei indicar e é sci-fi sim. Até me espanta o fato de não constar tal gênero na ficha do IMDb.

Os dois que eu indiquei, Akira e Não Me Abandone Jamais não aparecem como Sci-fi no IMDB. Akira aparece como fantasia...

Eu tava la me perguntando se ninguem ia citar Tron, ma ai li umas paginas atras e ufa!

e concordo, nao acho um filmão filmão, mas é uma marco!!!!

e Akira é tanto ficção cientifica quianto uma penca que foi citado e classificado assim, per mim rolava...

e, e eu não ligaria de fazer que nem o comedia, até porque desta vez povo ta sabendo do topico e indicando bastenta, com otimas indicações. e falta alguns

falta o fodostronico(pra mim :P) Mad Max 2!!!! \o/ alguem indica ai! :P

e ninguem, mas ninguem mesmo vai se lembrar de Avatar? :P

Edit: se bem que não, melhor nao fazer que nem o comedia, pq foi foda ter de escolher entre só 8 em cada chave inicial...

Atualizando a pequena lista que fiz lá atrás, continuam de fora:

Metropolis
A.I.
Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Akira
The Day The Earth Stood Still (o original)
Predator
Total Recall
Minority Report
Starship Troopers

Nome: A Origem (Inception, 2010)
Diretor: Christopher Nolan
Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Título: Gunslinger girl
Diretor: Morio Asaka
Sinopse: Uma Itália sofre com propostas separatistas das províncias do norte do país, em especial Lombardia.
Uma Organização com o nome de Corporação para o Bem-Estar Social (ou Organização Salva-Vidas), supostamente nobre, na verdade é uma fachada para outros fins: recebe jovens garotas a beira da morte e reconstroem seus corpos com partes mecânicas, fazem uma lavagem cerebral, e as treinam para serem assassinas profissionais. Sempre acompanhadas de um homem mais velho formando um par de fratellos(Irmãos), elas carregam um estojo de violino com todas as armas que precisam para completar as missões.
Isso é filme? o.O

Nome: Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (Star Trek: First Contact, 1996)
Diretor: Jonathan Frakes
Sinopse: Primeiro filme da franquia apenas com o elenco e personagens da The Next Generation. Jean-Luc Picard e sua tripulação viajam no tempo para impedir que os borgs assimilem a Terra, e acabam voltando ao ano de 2063, época em que Zefram Cochrane inventa o propulsor de dobra e ocorre o Primeiro Contato. Mas, ao encontrar com aquele que, pra todos, é o grande herói da humanidade, eles descobrem que a história do Primeiro Contato, como todas as histórias da humanidade, não são tão românticas como a História pinta...

Eu amo Star Trek, mas esse filme é bem chatinho. Da serie Star Trek eu prefiro "Star Trek VI- A Terra desconhecida" :roll:

Nome: Predador (Predator, 1987)
Diretor: John McTiernan
Sinopse: O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar.

Nome: A.I. - Inteligencia Artificial (Artificial Intelligence: AI, 2001)
Diretor: Steven Spielberg
Sinopse: Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back