• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Futebolísticas

• Criador do tópico Criador do tópico Finrod
  • Data de Criação Data de Criação
Status
Fechado para novas mensagens.
Globo perde preferência para exibir jogos do Brasileirão
Decisão foi do Conselho Administrativo de Defesa Econômica

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira, extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.

O processo que julgava supostas práticas de cartel na negociação dos direitos de transmissão já durava 13 anos. Nesta quarta, em reunião do Plenário do Cade, a proposta final de extinção da cláusula de preferência foi aprovada pela maioria. Apenas o presidente da sessão, Arthur Badin, não quis homologar o texto proposto pela relatoria, por julgar que as mudanças no atual modelo deveriam ser maiores.

Agora, Globo e Clube dos 13 ficam sob a vigilância do Cade. O acordo celebrado nesta quarta é apenas um termo de cessação de conduta (TCC). Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto

http://www.netflu.com.br/?p=noticia...+PREFERENCIA+PARA+EXIBIR+JOGOS+DO+BRASILEIRAO

...............................
Record na área?

Se isso acontecer abre até para a Rede TV o espaço de transmitir alguns jogos. O SBT eu não acredito que vá brigar. A Record acho que até entraria sim.

Eu só vou comemorar pra valer no dia que houver uma lei severa que quebrasse o monopólio e aí haveria livre concorrência pra todos os canais abertos exibirem como era até os anos 80 quando passava jogo de Copa do Mundo até na TV Cultura.

O Cade é neutro, se ele intervir de fato, o C13 e a CBF ficam de mãos atadas.
Mas sendo uma negociação de uma empresa privada com uma entidade privada, a justiça tem poder de decidir quem vai comprar ou não?
Se eu quiser vender minha camisa pra Maria eu posso ser obrigado a ter que mudar minha decisão e vender pro joão?

Mas sendo uma negociação de uma empresa privada com uma entidade privada, a justiça tem poder de decidir quem vai comprar ou não?
Se eu quiser vender minha camisa pra Maria eu posso ser obrigado a ter que mudar minha decisão e vender pro joão?
Sim, pode. E essa é a função do Cade, evitar que um monopólio seja estabelecido.

O exemplo mais claro é a fusão da Skol, Brahma e Antártica, quando uma das cervejas menores (não lembro, mas acho que era a Bavária) teve que ser vendida para evitar o monopólio das vendas.

O Cade é neutro, se ele intervir de fato, o C13 e a CBF ficam de mãos atadas.

Seria lindo!
Mas sem a Globo, quer para o bem ou mal do Futebol, muitos clubes estariam ferrados sem as cotas para seus jogadores e cofres.
Imagina só uma coisa dessas!

Se isso acontecer abre até para a Rede TV o espaço de transmitir alguns jogos. O SBT eu não acredito que vá brigar. A Record acho que até entraria sim.

Ví uma reportagem que de todo jeito, as emissoras ainda teriam de competir umas com as outros, como num leilão, pelos direitos de transmissão. Nessa hora, para determinados clubes de menor torcida e menos tradição, a coisa complicaria, pois quem mais iria querer assitir a um jogo tipo Bahia x Sta. Cruz em outros estados?
Acho que os maiores preços deveriam ser para os jogos do Flamengo e (destesto postar isso...) curintias, como será que ficariam os preços de jogos de Palmeiras, Flu, Vasco, Cruzeiro, SPFC e demais nessa estória??

Complicado esse negócio depois de tanta exploração Global e depois de tanta puxassão de saco.

Sim, pode. E essa é a função do Cade, evitar que um monopólio seja estabelecido.

O exemplo mais claro é a fusão da Skol, Brahma e Antártica, quando uma das cervejas menores (não lembro, mas acho que era a Bavária) teve que ser vendida para evitar o monopólio das vendas.
Se for para abrir para mais emissoras, realmente seria maravilhoso.
Poder ignorar o Galvão e, talvez, ter mais opções de jogos diferentes no canal aberto. Ter horários mais razoáveis para os jogos. Diminuir as mudanças de datas de jogos só para não ter uma quarta sem nada. Etc.

Mas se for apenas mudar de exclusividade da Globo para outra emissora, eu já acho que em termos de lucro seria ruim pros clubes. Teria que ser por MUITO mais grana, já que provavelmente o poder de negociação com os patrocinadores cairia bastante se os jogos passassem a ser exibidos apenas na Record, por exemplo.

Mas a Record e até o SBT já ofereceram mais $$$ que a Globo em outras ocasiões.

Ok, se for esquema leilão ganha quem pagar mais, mas ficaria justo que os jogos que não interessam ao ganhador pudessem ser repassados a outras emissoras interessadas.

Última edição:
Eu só vou comemorar pra valer no dia que houver uma lei severa que quebrasse o monopólio e aí haveria livre concorrência pra todos os canais abertos exibirem como era até os anos 80 quando passava jogo de Copa do Mundo até na TV Cultura.

Esse monopólio da Globo é ridículo!

Me lembro muito bem que nos anos 80 até mesmo a antiga Rede Manchete, atual Rede Tv transmitia jogos da Copa do Mundo.

Acho que fica aberto pra 4 canais além da Globo, são eles: Record, Band (que tem atuação), Rede Tv e Cultura.

Não sei se a Rede Cultura continua como uma rede estatal de tv, mas se for, isso seria interessante para atrair recursos privados para parcerias em contratos.

Idéia a ser discutida: seria viável/interessante ter um leilão por "pacotes" de jogos? Explico: Sorteiam os jogos, e para o dia x, horário y, tem um Palmeiras vs Flamengo e um SPFC vs Avaí. Fazem um leilão independente, por jogo, quem quiser transmitir o Pal x Fla entra em um leilão, e quem quiser o SPFC x Avai entra em outro.

Organizando o torneio para que dois jogos "interessantes" caiam no mesmo horário, toda rodada tem dois jogos diferentes na TV, sem ter um monopólio de melhores jogos num canal só (e nem essa besteira de transmitir o mesmo jogo na Band E na Globo =P )

A questão do horário é o ponto mais crucial, porque a Globo não abre mão da sua novelinha e por causa disso os jogos do meio de semana começam sempre perto das 22hs.

Não tenho a menor duvida que se for pra outras emissoras, voltamos a ter jogos as 20:30 ou 21:00hs como antes.

Mas a Record e até o SBT já ofereceram mais $$$ que a Globo em outras ocasiões.

Ok, se for esquema leilão ganha quem pagar mais, mas ficaria justo que os jogos que não interessam ao ganhador pudessem ser repassados a outras emissoras interessadas.

A questão do horário é o ponto mais crucial, porque a Globo não abre mão da sua novelinha e por causa disso os jogos do meio de semana começam sempre perto das 22hs.

Não tenho a menor duvida que se for pra outras emissoras, voltamos a ter jogos as 20:30 ou 21:00hs como antes.
Por isso que eu acredito que para os clubes ou tem que ser aberta para mais de 1 emissora, ou exclusividade por muito mais grana.
Se a Record pega exclusividade e exibe jogos as 20:30, a Globo vai estar exibindo sua novela nesse horário. Bem ou mal a audiencia do jogo vai cair (vai depender quem manda mais na casa, o marido ou a mulher :g:). E aí os patrocinadores vão começar a querer pagar menos pelos espaços nas camisas, etc.

[quote='[F*U*S*A*|KåMµ§] Bem ou mal a audiencia do jogo vai cair (vai depender quem manda mais na casa, o marido ou a mulher :g:).[/quote]

Nos anos 80 quando tinha esses jogos mais cedo, a grande maioria dos lares só tinha um aparelho de TV e aí até havia essa disputa mesmo.

Mas agora a realidade já é outra e acho que a emissora que conseguir colocar esses jogos num horário mais nobre consegue ter uma audiência razoável.

Duvido que caia tanto assim. E o dinheiro dos direitos televisivos pode muito bem superar o patrocínio.

Ainda mais quem transmitir conseguir montar uma boa equipe de narradores e comentaristas, forma-se uma audiência cativa em pouco tempo.

Na época da livre concorrência as emissoras brigavam entre si nesse detalhe.

Exato. E Record hoje tem dinheiro pra isso.

Eu gostei muito da transmissão da Euro 2008 pela Record.

Ainda mais quem transmitir conseguir montar uma boa equipe de narradores e comentaristas, forma-se uma audiência cativa em pouco tempo.

Na época da livre concorrência as emissoras brigavam entre si nesse detalhe.
Mas vai cair. No horário em que é exibido agora, não possui nenhum concorrente na TV aberta. Entre não ter nenhum concorrente, e ter uma novela global de concorrente, a diferença é monstruosa.

A realidade de quem tem muitas TVs em casa normalmente também é a de quem tem TV a cabo, então não faz muita diferença mesmo. Pra esses (como é o meu caso), tanto faz o jogo ser na Globo ou na Record. Eu assisto pela SporTV ou Pay-per-view mesmo.

A realidade de quem nem consegue ter TV a cabo é que está em jogo aqui. E são MUITOS pelo Brasil, e que não costumam ter muito mais a fazer numa quarta-feira depois da novela.

Só sei que antes do ppv das tv´s a cabo, nos anos 90 quando a Globo ainda não tinha exclusividade sobre tudo, me lembro que quando o SBT tinha exclusividade sobre o Torneio Rio-SP e principalmente a Copa do Brasil, a partir das quartas-de-final eles conseguiam dar uma bela derrubada na audiência da Globo, pois foi a melhor época da Copa do Brasil quando todos os times do país participavam sem exceções. Só tinha jogo bom!

No que cutucaram a onça com vara curta em 98 ela finalmente conseguiu comprar esse torneio que durante um bom tempo ela sempre menosprezou e foi a partir daí de entao que o monopólio dela ganhou força e até hoje não teve volta.

Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back