• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você está lendo? [Leia o 1º post]

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
Literatura russa é demais.

Acabei o Além do bem e do mal, comecei Genealogia da moral, do mesmo autor, Nietzsche. Livro profundo e complicado sobre a origem e gênese dos sentimentos morais.
 
No III Ato do Primeiro Fausto do Fernando Pessoa. Acho que essa semana eu termino.

Nem mesmo o Thomas Mann conseguiu ressignificar com tamanha força a lenda do Fausto (que pra mim é provavelmente a lenda mais fértil da literatura) com tamanha vivacidade e com tamanho gênio. Um Fausto em primeira pessoa? Em cujo o pacto demoníaco basicamente se limita a uma passagem monologal de Lúcifer ("Há um mistério maior que Deus em tudo")?

Fernando Pessoa continua sendo, de longe, o poeta do século XX. Pound, Eliot ou etecéteras que me desculpem. Ou que renasçam.
 
essa trilogia é bacana,lucas? eu vivo me armando para comprar, mas a dúvida sempre vence a parada.

Difícil dizer. Particularmente era bem mais entusiasta com relação a ela, mas ultimamente não tenho sido mais, embora não ache que seja leitura perdida (aliás, acho que tal coisa nem existe). O que dá nos nervos é o tom de elogia constante aos empresários e megaindustriais e CEOs em geral, pois a autora é uma defensora do livre mercado, do capitalismo e vê esses sujeitos como Altas que seguram o mundo nos ombros, como se eles fossem os baluartes de toda a civilização.

A leitura é um tanto arrastado, os diálogos tem falas enormes, a repetição de temas e a recorrências das mesmas críticas e das mesmas defesas irrita um bocado, mas ainda assim dá para desenhar uma noção bem ampla sobre os rumos que a sociedade tomou desde lá, quais os argumentos usados para defender o liberalismo e o capitalismo e é a chance de se deparar com algo bem diferente do que estamos 'acostumados' a encontrar em grandes obras. (estou generalizando, obviamente)

Estou no terceiro volume (a última resenha vai demorar ainda um pouco a sair, hehe) então veremos o que a autora ainda reservou para esse fim de história. O começo do terceiro é de rir, sério mesmo, a seriedade pretendida, a meu ver, cai em tom de galhofa. Enfim, minha opinião, mas leia sim, para, bem ou mal, podermos discuti-lo, que tal?
 
Acabei de terminar Hamlet, como postei no FB "Terminei Hamlet e só tenho a dizer que por melhor que seja a ideia da história, teatro é para ser assistido, não pretendo mais aturar a chatice de ler teatro por um bom tempo rs" xD

Vou começar Pais e Filhos - Turgueniév, pela Cosac, edição que comprei numa promoção em uma Saraiva daqui de Brasília
Ah sim, há umas duas semanas eu terminei de ler Dom Quixote, ia começar a ler Pais e Filhos quando vi um texto no livro que o Turgueniév fez comparando o cavalheiro da triste figura com Hamlet, por isso que li essa peça te teatro =p

Pais e Filhos é GENIAL! E esse texto que você fala também é incrível! Ler Turguêniev com Hamlet e Dom Quixote na cabeça vai fazer muito sentido, cê vai ver!
 
Peguei um livro que se chama "Contos Russos", organizado por Aurélio Buarque de Hollanda e Paulo Rónai; tem os seguintesd autores:

Aleksander Puchkin
Nikolai Gogol
Ivan Turguenief
Lev Tolstoi
Vladimir Korolenko
Anton Tchekof
Maksim Gorki
Leonid Andreief
Mikhail Artzibachef

Não comecei a ler ainda, mas alguém tem algo a dizer sobre essa seleção? Nunca li nada russo, por isso decidi começar por esse :sim:

Tirando essa transliteração doidona (hshshshshs), os autores são ótimos. Os principais estão aí! É uma boa introdução, acho que vc vai curtir!
 
Estou em O Segredo do Reino, de Mika Waltari. O início é promissor, com a riqueza de detalhes históricos que caracterizam a obra do escritor.

Aliás, pra quem gosta de romances históricos, bem pesquisados e construídos, Mika Waltari é uma boa sugestão. O Egípcio e O Romano, talvez seus livros mais conhecidos, são muito bons, tanto em enredo como na descrição do cotidiano das épocas correspondentes.
 
Eu sempre procuro ler um livro mais "cabeça" e outro por entretenimento ao mesmo tempo. Estou com Memórias da casa dos mortos de Dostoiévski (denso, extremamente descritivo, mas com uma percepção humana muito apurada, estou curtindo muito) e começando a reler a saga do pistoleiro em A Torre Negra do King (eu parei no 5° livro há um bom tempo e como pretendo adquirir os dois últimos, quero refrescar a memória).
 
Não sei se vou de Livro do Desassossego, se começo o Homem Invisível, se sigo com o Ada ou Ardor ou se releio o Lolita. Putz!
 
Comecei a ler a série "Lobo Solitário" (apesar de todo meu preconceito com mangá) por indicação e estou adorando. É um dos mangás mais clássicos do Japão e um dos únicos com traços bem trabalhados, com um enredo muito bem construído baseado em fatos reais do Japão feudal.
O que mais me impressiona é como o autor às vezes não escreve nada em uns 15 quadrinhos, apenas mostrando a cena com "closes" nos olhares dos personagens, e isso diz MUITA coisa (quem gosta de western e dos filmes do Sergeo Leone sabe o que estou dizendo)

Enfim, eu não gosto de mangá e não simpatizo com animes, mas esse Lobo Solitário me surpreendeu
 
Estou atualmente lendo o terceiro volume da saga Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas, de George R.R. Martin.

Só tem um problema: é difícil parar de ler.
 
Jerusalém Libertada (Torquato Tasso) de dia e Orlando Furioso (Ludovico Ariosto) de noite. O Orlando estou a protelar, pois quero adquirir a edição da Cavalo de Ferro (Portugal), que publicou o poema completo e não pela metade como a Ateliê (que provavelmente lançará o Tomo II só ano que vem).
 
Já li Limões da Sicília, a primeira das 40 Novelas de Pirandello, pertencente à Coleção Prêmio Nobel (Cia. das Letras). Gostei muito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo