Balbo
Usuário
Nob disse:Desde que você prove que realmente consegue fazer isso, não há nenhum problema em ir de encontro às leis da física. Elas são só uma maneira de facilitar a descrição de eventos e não necessariamente são uma regra geral.
Uma vez que você prova, ainda é necessário um pouco de crença, mas é muito menor do que quando não se prova nada.
O que eu quis dizer foi que pode-se acreditar em coisas que vão contra as suposições da ciência sem que isso seja um ato de fé.
Só que essas pessoas ainda podem encontrar plausibilidade na ida à Lua por si mesmas, enquanto que na fé em deuses simplesmente se aceita.
Negativo. Como eu já disse, as pessoas só acreditam em coisas que as pareçam plausíveis.
Claro, existem algumas exceções (pessoas concluindo a existência desses deuses, mesmo que seja de uma forma não muito científica)
E daí se a forma não é científica? Só porque a ciência se considera a melhor forma de entender a realidade não quer dizer que de fato seja.
str1ker disse:Eu acho que em algumas comprovações, como as que eu citei, a lógica natural faz com que não se precise da fé. Mas, principalmente com coisas de que não temos pleno conhecimento cotidiano (velocidade de neutrinos, radiação emitida do plutônio, etc), a ignorância faz com que recorramos a fé pra creermos na veracidade.
Exatamente. O mesmo raciocínio é válido pra questões religiosas.
Cain disse:O universo científico É o universo conhecido, você pode acreditar no que quiser, mas continua sujeito às leis da física, querendo ou não, por isso falamos que a certeza científica é algo concreto e exterior, enquanto a certeza religiosa é uma certeza pessoal, uma suposição do teu universo que não se aplica aos que não acreditam nela.
As leis da física, bem como todas as leis da ciência, são apenas formas de entender o universo. Nem os físicos acreditam que as leis da física são a realidade, que eu saiba.
Tanto a ciência quanto a religião são percepções pessoais (que só afetam diretamente aqueles que nelas crêem) do mesmo universo, que afeta diretamente a todos. A ciência não vale um tostão furado a mais que uma religião.
Se no universo de um esquizofrênico ele tiver certeza que pode voar, isso não vai valer de nada qdo ele se jogar da janela e for levado ao chão pela força da gravidade. O mesmo vale para todas as certezas religiosas
Crenças religiosas fazem sentido, etc.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:]exatamente.....mas a ciência é aberta a isso.....
Mas o objetivo desse exemplo foi mostrar outra coisa, que eu explico no começo desse post.