Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:]então me diz a tua.....qual é essa balança?Balbo Bolseiro disse:Sua opinião.
o q q faz algo ser considerado obvio e com sentido?
vc só enrolou com "tudu faz sentido", etc.....
Nob disse:Não é uma simples opinião. O conhecimento da maioria das coisas que se entende por realidade atualmente* é devido à ciência.
* lembrando que eu não estou falando do que as pessoas acham da realidade. Estou falando do que todos vemos por aí. A interpretação do significado dessas coisas é outra coisa totalmente diferente.
Sim. Apesar de tudo, a religião é um alimento da fé.
Não entendi.
Tente entender as crenças religiosas, e você vai perceber. Se não der certo, não há nada que eu possa fazer por você.
Eu conheço diversas crenças religiosas, e não vejo sentido em nenhuma delas.
Mas as leis da física fazem parte da realidade.
Em suma, as descobertas, leis e previsões científicas (leis físicas) são baseadas nos acontecimentos (realidade), e não o contrário (o que acontece se sujeitando a verdades científicas).
Exatamente. Por isso é que a ciência é a mais próxima da realidade.
Ainda não se mostrou que a religião se baseia na realidade.
Pra mim parecem coisas bem distintas uma da outra.
Mostre que existem coisas que não se sujeitam ao que é previsto pela ciência. Se conseguir, você ganha um milhão de dólares.
Também é a sua opinião, e provavelmente a de todo mundo.
Você está redondamente enganado ao imaginar isso.
Prove.
Cain disse:Em uma discussão, é perfeitamente plausível criticar a opinião de outrem, desde que sejam usados argumentos...
Balbo Bolseiro disse:O que se entende por realidade varia de pessoa pra pessoa.
Ou seja, você está falando do que você entende por realidade, ou do que a ciência entende por realidade.
É verdade que o conhecimento tecnológico, médico etc. é em grande parte graças à ciência, mas não que isso contribua tanto pra humanidade, afinal o que mais conta é como as pessoas se sentem, o quanto elas avançam moralmente, espiritualmente, etc., e essas áreas, bem como as que lhes possuem relação direta, são mais exploradas pelas religiões, e quase que ignoradas pela ciência.
A fé é coisa mais importante que as pessoas têm. E as religiões contribuem bastante nisso, apesar de normalmente serem cheias de falhas.
"Não se mostrou"? Ou foi você que não viu? Se você quiser uma prova científica disso, vai ficar na vontade, porque religião não segue os preceitos da ciência, e isso não é necessário. Você pode achar que é, mas não é um fato.
Você está confundindo as coisas. Como eu já disse e você concordou, "as descobertas, leis e previsões científicas são baseadas nos acontecimentos, e não o contrário."
Não é a minha opinião.
Justamente porque você não as entende.
"Não se mostrou"? Ou foi você que não viu?
Se vocês não entendem um mínimo as religiões, o problema não está nelas.
Fica difícil continuar uma discussão se uma das partes envolvidas não tem percepção suficiente pra entender o que lhe é dito.
Falam, falam, falam e é tudo da boca pra fora, na hora de fornecer explicações, babaus, somem.
vc continuou sem responder.....Balbo Bolseiro disse:Não me diga que eu enrolei se foi você que não entendeu meu post.
O que está escrito lá é que o comportamento de um psicótico tem uma explicação ("tudo faz sentido"), mas ele se comporta de maneira psicótica porque é mentalmente desequilibrado, ou seja, acredita em coisas que não fazem sentido, ou que não existem.
O que faz algo ser óbvio? O óbvio é relativo; se fôssemos muito mais inteligentes muito mais coisas seriam óbvias.
O que faz sentido é o que possui uma lógica, não necessariamente perfeita e completa, mas que ao menos seja fundada no bom senso (caso das religiões e da ciência).
isso aki tb é opinião sua.....Balbo Bolseiro disse:É verdade que o conhecimento tecnológico, médico etc. é em grande parte graças à ciência, mas não que isso contribua tanto pra humanidade, afinal o que mais conta é como as pessoas se sentem, o quanto elas avançam moralmente, espiritualmente, etc., e essas áreas, bem como as que lhes possuem relação direta, são mais exploradas pelas religiões, e quase que ignoradas pela ciência.
aki é otra opinião sua......Balbo Bolseiro disse:A fé é coisa mais importante que as pessoas têm.
Balbo Bolseiro disse:Fica difícil continuar uma discussão se uma das partes envolvidas não tem percepção suficiente pra entender o que lhe é dito.
Nob disse:Não. O que as pessoas acham das coisas que compõem a realidade é que varia de pessoa pra pessoa.
Em condições normais, todos vêem a realidade da mesma maneira. O que muda é a interpretação do que faz parte da realidade.
Nob disse:Não, estou falando do que todas as pessoas entendem por realidade.
Eu concordo que haja bastante fé na vida cotidiana, na ciência*, etc., mas pelo menos é uma fé em algo que provavelmente vai se efetizar, enquanto que, na fé em deuses, não.
Nob disse:Não precisa de uma prova científica, só de uma prova baseada no empirismo.
Você pode argumentar "ah, mas o empirismo faz parte do método científico", mas todo mundo usa o empirismo! Quer dizer então que quem tem uma crença religiosa o ignora, porque "é coisa da ciência"?
Exato! O intérprete, nessa análise é o que eu estava chamando de conhecedor. A ciência é uma migalha de pão nesse deserto que é a realidade ... pois a ciência é como se fosse um dos intérpretes (claro q um intérprete privilegiado, metódico, preciso, mas ainda assim um intérprete, dogmático em seus princípios, etc ... )Segundo Morris o interpretante é de grande valia, é ele que faz uma analise do que está sendo avaliado, no caso um "objeto" qualquer e a partir desse ponto determina uma ação. Agora, o interpretante é variável! De que forma pode-se buscar uma verdade absoluta que ultrapasse o conceito de crença e fé se cada um interpreta de uma maneira determinado objeto?
"Grande" parte? Alguma ínfima parte, por acaso, deve-se à religião?Balbo Bolseiro disse:É verdade que o conhecimento tecnológico, médico etc. é em grande parte graças à ciência...
Como assim "o que mais conta"? "O que mais conta" pra você, certo?Balbo Bolseiro disse:...mas não que isso contribua tanto pra humanidade, afinal o que mais conta é como as pessoas se sentem, o quanto elas avançam moralmente, espiritualmente, etc.,
E a felicidade entra onde? Está incluída entre as de relação direta? Se estiver, acho que ela é praticamente independente da religião. Cada um acha onde lhe convém. Uns são felizes em ser cientistas ateus, outros em jogadores de futebol ignorantes, outros em catar 3 mina na night, e outros, de fato, na religião.Balbo Bolseiro disse:...e essas áreas, bem como as que lhes possuem relação direta, são mais exploradas pelas religiões, e quase que ignoradas pela ciência.
Lordpas disse:Na verdade não. Até porque o que seriam condições normais para você, podem não ser para mim.
Existem, por exemplo, a nível sociológico, diferentes conceitos de realidade.
Um exemplo é o que chamamos de Realidade Objetiva que consiste no cenário de ingresso de cada ser social, ou seja, um cenário cujo o indivíduo (que ainda nem pode ser classificado assim) foi inserido.
Ou ainda a próprio nivel filosófico, existem diferentes conceitos, percepções de realidade que não necessariamente se restringem a um interpretação de seus elementos. A própria religião, tema em destaque neste tópico, é uma maneira diferente de percebemos a realidade, que como dimenção subjetiva torna-se portanto derivada do campo perceptivo de cada um.
Meio absurdo vc dizer que compreende, ou melhor, sabe como todas as pessoas enxergam o mundo que as cerca.
Prove que aquele que tem fé em Deus não tornará concreto um sonho.
Mas como provar que Deus não existe? Condenando os que creêm o contrário a provar o oposto ao meu credo?
E desde quando o empirismo se choca com a fé? Com a religião e assim por diante?
Existem alguns meios e tipos de conhecimento: Popular, Filosófico, Teológico e Científico. Agora como responder a uma questão Teológica através de um repertório pessoal e conceitual científico?
O que estou achando chato aki no tópico é um monte de dizendo falando "Prove!" .... ora, ninguém aki vai provar coisa alguma .... !!
Nob disse:Não, estou falando do que todas as pessoas entendem por realidade.
Bom, a questão de se a ciência contribuiu depende de opiniões, e pra saber isso só se livrando de tudo o que a ciência já produziu e então vendo se sua vida mudou pra pior ou não.
Mas repare que eu falei do conhecimento, e não da evolução tecnológica ou médica. Eu não falei nada sobre contribuir para a humanidade ou não.
Eu concordo que haja bastante fé na vida cotidiana, na ciência*, etc., mas pelo menos é uma fé em algo que provavelmente vai se efetizar, enquanto que, na fé em deuses, não.
Não precisa de uma prova científica, só de uma prova baseada no empirismo.
Você pode argumentar "ah, mas o empirismo faz parte do método científico", mas todo mundo usa o empirismo! Quer dizer então que quem tem uma crença religiosa o ignora, porque "é coisa da ciência"?
E isso diminui o abismo entre as leis do universo e as "leis da ciência".
Você não disse "as descobertas, leis e previsões científicas são baseadas nos acontecimentos, e não o contrário"?
É muito simples dizer "você não entende" ou "você não viu" ou "você não tem percepção" quando se pedem provas. É como disse o Deriel:
Falam, falam, falam e é tudo da boca pra fora, na hora de fornecer explicações, babaus, somem.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:]Qual a diferença substancial de ambos?
isso aki tb é opinião sua.....
aki é otra opinião sua......Balbo Bolseiro disse:A fé é coisa mais importante que as pessoas têm.
Cain disse:É verdade, depois dos 12 anos de idade, quando virei ateu, fiquei burro para entender a lógica religiosa,
Eu respeito que todos tenham a sua fé, mas tentar discutí-la com argumentos racionais é ignorância.
Vá para um mosteiro, seja temente à deus, ignore a ciência e viva a eternidade feliz no paraíso...
str1ker disse:"Grande" parte? Alguma ínfima parte, por acaso, deve-se à religião?
Como assim "o que mais conta"? "O que mais conta" pra você, certo?
E a felicidade entra onde? Está incluída entre as de relação direta?
Se estiver, acho que ela é praticamente independente da religião. Cada um acha onde lhe convém. Uns são felizes em ser cientistas ateus, outros em jogadores de futebol ignorantes, outros em catar 3 mina na night, e outros, de fato, na religião.
PS.: Quando for argumentar, não diga que não entendi seu ponto de vista. Ou pensarei que ele não existe.
Você acha que a fé em Deus deve se provar enganosa, mas se as pessoas acreditam, então é porque alguma coisa deve provar o contrário a elas, você não acha?
É óbvio que ninguém é burro o suficiente pra abandonar o empirismo, já que é uma necessidade básica do raciocínio humano.
A questão é que sim, as pessoas se baseiam no empirismo pra chegar a conclusões tais como "Deus existe!" ou "existe vida após a morte!". Que isso fique claro de uma vez por todas.
Bom, as pessoas não seriam tão burras de acreditar em coisas sem sentido
pois como eu já disse, há uma diferença entre o que essas pessoas acreditam e o que surge da imaginação por causa de um estado de desequilibrio mental.
A diferença é o bom senso. É evidente que se você e mais uma pessoa olham prum carro na cidade, e a outra pessoa acha que está vendo um elefante, você vai saber que ela não goza de sanidade mental no momento, ou que está tentando fazer piada com a sua cara.
Nenhum dos dois é fruto do desequilibrio mental, até que se prove o contrário, pois certamente existem pessoas sãs, que possuem religião e/ou são cientistas (tudo isso também vale pra responder ao FUSA|kamus).
Isso é questionável.
Cura da aura, por exemplo, é algo inexplorado pela ciência, pelo que eu sei.
Na realidade usam de comodismo, para fazerrem o que bem entenderem e não terem que se preocupar que os principios adotados por uma religião, lhe recriminem.Pelo que eu vejo, na maioria das vezes as pessoas não usam o bom senso ou a razão ao seguir uma religião. Geralmente fazem isso porque a religião causa um bem-estar, exatamente como no efeito de uma droga.
É por isso que eu acho que os cultos religiosos deveriam ser mais bem vigiados, e que não se dê a libertinagem que se dá hoje em dia. A liberdade de crenças deve ser respeitada, desde que não prejudique a liberdade alheia.
Guilbor disse:Além do mais, eu não vi ainda alguém obrigando outra pessoa a força a seguir alguma religião etc.
Varatar disse:Mas isso não quer dizer muita coisa. A religião da pessoa (se é que ela realmente será praticante de sua fé) não será influenciada somente por isso...
Nob disse:Não. As pessoas que acreditam em deuses é que devem dar alguma evidência da existência de algum deles para que suas crenças tenham plausibilidade.
Já que você sabe disso, mostre que observações as pessoas fazem para chegar a conclusões como essas.
Se as coisas têm algum sentido, basta provar que elas têm.
Nem tudo o que surge da imaginação é devido a um estado de desequilíbrio mental.
Pelo que eu vejo, na maioria das vezes as pessoas não usam o bom senso ou a razão ao seguir uma religião. Geralmente fazem isso porque a religião causa um bem-estar, exatamente como no efeito de uma droga.
E o que você diria dos fundamentalistas religiosos?
Isso é questionável.
Sim, desde que se apresente argumentos racionais. Você não fez isso.
Desde quando isso é desenvolvimento tecnológico?
Isso é charlatanismo.
mas aki é otra kestão.....do fato q o Estado tem q ser laico.....Varatar disse:Mas isso não quer dizer muita coisa. A religião da pessoa (se é que ela realmente será praticante de sua fé) não será influenciada somente por isso...
bom.....Balbo Bolseiro disse:Você acha que as religiões não fazem sentido? Que os deuses não tem fundamentos lógicos pra existirem? Bom, as pessoas não seriam tão burras de acreditar em coisas sem sentido, pois como eu já disse, há uma diferença entre o que essas pessoas acreditam e o que surge da imaginação por causa de um estado de desequilibrio mental.
A diferença é o bom senso. É evidente que se você e mais uma pessoa olham prum carro na cidade, e a outra pessoa acha que está vendo um elefante, você vai saber que ela não goza de sanidade mental no momento, ou que está tentando fazer piada com a sua cara.
Sim, o bom senso (capacidade humana de cunho não totalmente objetivo, mas legítima) mede o que é sensato e o que não é. Isso é evidente. A ciência é baseada no bom senso, a religião também. Nenhum dos dois é fruto do desequilibrio mental, até que se prove o contrário, pois certamente existem pessoas sãs, que possuem religião e/ou são cientistas (tudo isso também vale pra responder ao FUSA|kamus).
Se alguém ainda quiser forçar a barra perguntando "como saber se uma pessoa é sã ou não", use o bom senso, ou pergunte ao psiquiatra que você confiar.
Mas se você só quer saber porque alguém acredita em uma determinada coisa, pergunte pra a própria, não pra mim.
Balbo Bolseiro disse:Ninguém tem que provar nada, basta que as próprias pessoas saibam (tenham provas pessoais).
Motivos pra acreditar em Deus, não importando definir o quê seja Deus:
- considerar fatos que a ciência consideraria "mera coincidência" como resultado da justiça perfeita existente no universo.
- perceber que a inteligência regula o universo, não o caos.
- perceber que tudo progride em direção ao bem.
Não acho que eles sejam pessoas muito equilibradas.
Lógica básica: quem diz que pode curar pela aura deve apresentar evidências, e elas não existem. Essa é basicamente toda nossa discussão. Não há necessidade de se provar a inexistência de algo cuja existência nunca foi provada em primeiro lugar.