• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
[F*U*S*A*|KåMµ§]: todos os argumentos pra mostrar que a crença em coisas como Deus e vida após a morte não são loucura estão na parte do meu post que você citou.

Cain e Nob: provas pessoais são provas. Não existe nada mais evidente, visto que a expressão "prova pessoal" serve pra caracterizar aquelas provas que são pessoais, ou seja, são deduzidas e têm valor apenas pra própria pessoa.

Outra coisa: vocês podem questionar o quanto quiserem os exemplos que eu dei, mas não do jeito que vocês estão fazendo. Eu não estou aqui defendendo que eles são corretos, nem a homeopatia, nem a cura da aura, nem a vida após a morte, nem a existência de Deus. Também não estou atacando a ciência.

Os meus argumentos estão sendo no sentido de mostrar que as religiões e todos esses assuntos "sobrenaturais" não são inventados, não são distúrbios mentais, e que as pessoas os percebem através de coisas que de fato acontecem e/ou do modo como elas se sentem, e que tudo isso faz sentido. Se essas deduções possuem ou não fundamentos suficientes, não está em discussão (pelo menos da minha parte).

Cain disse:
Todas essas suas observações (gostaria de chamar de evidências?) podem ser provocadas pela própria mente "sendo projetada" externamente. Sem evidência física, é impossível saber se aquilo realmente aconteceu ou você "apenas" imaginou. Pessoas que gostam do "sobrenatural" tendem a acreditar cegamente nesse tipo de coisa, outros perguntam-se se o fato realmente aconteceu fora da sí.

Eu acho que percebo quando algo realmente aconteceu, quando surgiu da minha imaginação, e quando eu não tenho certeza.

Até porque eu procuro não acreditar cegamente em nada.

Eu mesmo (prova pessoal não é prova...) passei por uma experiência semelhante recentemente, não era nada sobrenatural, mas eu tenho a memória de ter vivenciado algo que não aconteceu (sim, eu posso ter sonhado, mas a memória que tenho é de vivência), precisei entrevistar umas 4 testemunhas pra concluir que tudo saiu da minha cabeça...

Situações do tipo também acontecem comigo, é normal. O que nunca me aconteceu foi eu ter certeza de que algo tenha de fato acontecido, e depois descobrir que eu estava enganado.

Eu conheci um médium que incorporou por muito tempo, etc. Ele me contou várias de suas experiências e eu nunca acreditei que ele estava mentido, a questão é, como diferenciar um espírito da sua própria cabeça?

Um médium saberia explicar. Mas pelo que eu sei, é algo completamente evidente, tipo quando você tá falando no telefone e sabe que a outra voz não é a sua imaginação.

O que é mais provavél, pessoas terem almas e ficarem vagando por ai depois de mortas (no physical evidence) ou pessoas que sobre influência cultural e do ambiente certo criam essas coisas na sua mente (insconcientemente), já que o cérebro pode e faz isso com freqüência?

Pessoalmente, acho a 1ª hipótese bem mais provável, mas isso não exclui a possibilidade da 2ª também acontecer.

Lógica básica: quem diz que pode curar pela aura deve apresentar evidências, e elas não existem.

Acho que você não conhece o assunto, por isso afirma que não existem. Mas isso é irrelevante, já que eu não estou defendendo a cura da aura.

Essa é basicamente toda nossa discussão. Não há necessidade de se provar a inexistência de algo cuja existência nunca foi provada em primeiro lugar.

Há que se provar o que se afirma como verdade absoluta. Você não precisa provar que algo não existe, mas se você afirmar, por ex., "fantasmas não existem", você tem que ter provas se quiser que as outras pessoas reconheçam, se não só tem valor pra você (prova pessoal).

Se você fosse um cientista e quisesse comprovar isso, você teria que estudar e conhecer o assunto, e provavelmente descobriria que existem evidências contra o que você quer provar. Depois de refutar essas evidências com provas concretas, você só teria "limpado o terreno"; ainda faltaria provar sua teoria.

Eu acho que funciona assim, pelo que eu entendo sobre ciência. Você não prova a inexistência de nada simplesmente afirmando "não existem evidências", e pior ainda, como foi muito feito nesse tópico, quando as evidências existem.

Nob disse:
"Provas pessoais" não são provas. Se eu imaginar que sou deus, aí está uma prova da existência de deus.

Uma prova pessoal sua. Você não pode querer que ela valha pra outras pessoas.

Te dou um exemplo de que isso não existe: relações ecológicas desarmônicas.

Essa é sua opinião, da qual eu discordo.

Inteligência não é antônimo de caos.

Eu sei, mas no contexto dá pra entender o que significa: não existem coisas aleatórias, cada um recebe o que merece etc.

E essa conclusão também depende da opinião do indivíduo.

Sim. Provas pessoais dependem da opinião pessoal, da qual você não pode simplesmente subtrair o valor com o argumento de que "não existem evidências".

Eu particularmente vejo bastante caos em moléculas se agitando freneticamente, mas alguém pode ver ordem e inteligência nisso.

Eu também acho elas caóticas, mas sei que aquilo faz sentido, mesmo que eu não saiba qual sentido.

Isso também depende da opinião, mas onde é necessário um deus nisso?

Não é necessário, mas é uma prática comum válida atribuir isso a Deus (no caso Deus seria algo capaz de ter as características). Não que Deus tenha que ser algo como um espírito superpoderoso ou um gigante que mora no fim do universo. Eu, por exemplo, se fosse definir Deus, diria que é a justiça, a inteligência, o bem e o mal, a subjetividade do universo, etc.

E elas acreditam em deuses.

Isso só afeta e só é da conta delas.

Ainda bem que a ciência não considera o que não tem evidências.

Ainda bem mesmo, senão não seria ciência, seria a opinião de uma pessoa.

Balbo Bolseiro disse:
[F*U*S*A*|KåMµ§]: todos os argumentos pra mostrar que a crença em coisas como Deus e vida após a morte não são loucura estão na parte do meu post que você citou.

"Provas pessoais" não são provas. Se eu imaginar que sou deus, aí está uma prova da existência de deus.

Uma prova pessoal sua. Você não pode querer que ela valha pra outras pessoas.

aki.....
Se ele saísse dizendo q é Deus.....seria louco?
Como se define se ele é loco se cada um tem a sua própria prova de verdade e realidade?
Então todos são normais.....afinal, se a sua prova pessoal do q é verdade e realidade tem q ser guardada pra vc, xamar alguem de loco ou desequilibrado mental ficaria sem fundamento.....
Então no caso do loco q se taca da janela.....pra ele voar deveria ser verdade já q ele tem fé nisso e isso já basta pra provar q é real.....O mesmo naum seria verdade pra kem naum tem fé em poder voar.....
Então, poder voar com o corpo nu deveria ser algo corriqueiro.....dependendo apenas na sua fé de isso poder acontecer ou naum (o q até me lembra dum trecho da bíblia com Jesus e Pedro andando na água, q poderia ser um otro exemplo).....
É isso?

As respostas ainda estão no post, mas mesmo assim eu vou explicar.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
aki.....
Se ele saísse dizendo q é Deus.....seria louco?

Depende. Por exemplo, do que ele chama de Deus, e do que ele queria dizer ao se chamar de Deus.

Como se define se ele é loco se cada um tem a sua própria prova de verdade e realidade?

Através do bom senso.

Então todos são normais.....afinal, se a sua prova pessoal do q é verdade e realidade tem q ser guardada pra vc, xamar alguem de loco ou desequilibrado mental ficaria sem fundamento.....

Não tem que ser guardada pra você, necessariamente. Ela vale só pra você.

então no caso do loco q se taca da janela.....pra ele voar deveria ser verdade já q ele tem fé nisso e isso já basta pra provar q é real.....O mesmo naum seria verdade pra kem naum tem fé em poder voar.....
Então, poder voar com o corpo nu deveria ser algo corriqueiro.....dependendo apenas na sua fé de isso poder acontecer ou naum (o q até me lembra dum trecho da bíblia com Jesus e Pedro andando na água, q poderia ser um otro exemplo).....
É isso?

Aí você está confundindo a prova com a própria realidade. A prova pessoal pode existir, mas estar errada e não corresponder à verdade; mas a realidade não se altera. Aí é só uma questão do que você acreditar bater com a realidade.

Balbo Bolseiro disse:
Eu conheci um médium que incorporou por muito tempo, etc. Ele me contou várias de suas experiências e eu nunca acreditei que ele estava mentido, a questão é, como diferenciar um espírito da sua própria cabeça?

Um médium saberia explicar. Mas pelo que eu sei, é algo completamente evidente, tipo quando você tá falando no telefone e sabe que a outra voz não é a sua imaginação.

Coisas bem distintas. Ao telefone você pode colocar aparelhos que detectam a voz, outras pessoas pra escutar e ainda assim a voz, o som, continuará ali, clara e límpida. Já as vozes na sua cabeça... E seria vergonhosamente simples provar vida apóas a morte, consigo pensar em meia dúzia de testes agora mesmo, de improviso.

Teste 1
Passar a um médium vários nomes de pessoas algumas inexistentes, outras vivas, outras mortas que ele conheceu, outras mortas muito longe. Pedir que o médium diga o local (região) de nascimento dessas pessoas e a causa da morte.

Teste 2
Telepatia. Separar duas pessoas que afirmam telepas em salas separadas e pedir que uma transmita a outra informações contidas em envelopes fechados (duplo cego).

Teste 3
Baralho mediunico - aquele dos cinco desenhos. Basta alguém obter consistentemente percentuais de acerto acima do probabilisticamente esperado e pronto. É bom ressaltar que são necessárias várias repetições pra se obter valores estáveis.

Tão simples, tão direto... e mesmo assim ninguém passou, ninguém conseguiu provar nada. "Provas pessoais" não são absolutamente nada e não são mais válidas que alguém vendo elefantes rosa ou orando a Bastet por cura.

Mas as pessoas continuam acreditando mesmo em casos absurdos, como o do Thomas Green Morton, que foi desmascarado em Rede Nacional de TV mas ainda tem fiéis que lhe pagam U$ 20 mil por uma limpeza de aura (ou qq coisa assim). Também temos o Carlos, um ator treinado pra ser médium que enganou a Austrália por semanas e que mesmo depois de se revelar continuou recebendo cartas de "acreditamos em você".

Deriel disse:
Coisas bem distintas. Ao telefone você pode colocar aparelhos que detectam a voz, outras pessoas pra escutar e ainda assim a voz, o som, continuará ali, clara e límpida.

Eu aposto que você não precisa colocar outras pessoas na escuta quando fala ao telefone, pra ter certeza de que a outra voz não vem da sua cabeça.

Já as vozes na sua cabeça...

Não valem como prova científica, mas se a pessoa sabe, não há o que discutir. Você acredita se quiser.

Ainda mais considerando que você, não sendo médium, não pode dizer se dá pra distinguir com clareza ou não.

E seria vergonhosamente simples provar vida apóas a morte, consigo pensar em meia dúzia de testes agora mesmo, de improviso.

Teste 1
Passar a um médium vários nomes de pessoas algumas inexistentes, outras vivas, outras mortas que ele conheceu, outras mortas muito longe. Pedir que o médium diga o local (região) de nascimento dessas pessoas e a causa da morte.

Teste 2
Telepatia. Separar duas pessoas que afirmam telepas em salas separadas e pedir que uma transmita a outra informações contidas em envelopes fechados (duplo cego).

Teste 3
Baralho mediunico - aquele dos cinco desenhos. Basta alguém obter consistentemente percentuais de acerto acima do probabilisticamente esperado e pronto. É bom ressaltar que são necessárias várias repetições pra se obter valores estáveis.

Vai ver provar a mediunidade cientificamente não seja um objetivo dos médiuns. Até porque os acontecimentos necessários pra esses testes não acontecem só pela vontade do médium, que eu saiba.

Tão simples, tão direto... e mesmo assim ninguém passou, ninguém conseguiu provar nada.

E o que isso prova? Nada.

"Provas pessoais" não são absolutamente nada e não são mais válidas que alguém vendo elefantes rosa ou orando a Bastet por cura.

Não são válidas cientificamente.

São meras crenças, como acreditar no Papai Noel ou no Coelhinho da Páscoa ou no Grande Unicórnio Rosa Invisível. É triste pessoas dependerem de crendices assim pra poderem seguir levando a vida.

Deriel disse:
São meras crenças, como acreditar no Papai Noel ou no Coelhinho da Páscoa ou no Grande Unicórnio Rosa Invisível. É triste pessoas dependerem de crendices assim pra poderem seguir levando a vida.
quer dizer que o Grande Unicórnio Rosa Invisível não existe?
:cry: :cry: :cry: :cry:

Omykron disse:
Deriel disse:
quer dizer que o Grande Unicórnio Rosa Invisível não existe?
:cry: :cry: :cry: :cry:

Sei que é triste, mas você deve ser forte. Rezar pra Ela não vai adiantar em nada na sua vida.... tudo depende só de você mesmo

O que o pessoal tá chamando aqui de "prova pessoal" nada mais é do q uma percepção individual da realidade. Sim, realidade, ainda q ñ seja uma verdade científica, mas é uma realidade perfeitamente válida para o conhecedor. É preciso ter um mínimo de tolerência pra aceitar esse ponto de vista ...

E Deriel, o Coelhinho da Páscoa não fez nenhum milagre, não comprou os pecados humanos, não pregou em nome da humanidade e não venceu a morte ...

Acreditar em Cristo não é como acreditar no Papai Noel. Ia ser uma comparação melhor se disséssemos que seria como acreditar em Napoleão, Pedro Álvares Cabral ou em Felipe II.

Varatar disse:
O que o pessoal tá chamando aqui de "prova pessoal" nada mais é do q uma percepção individual da realidade. Sim, realidade, ainda q ñ seja uma verdade científica, mas é uma realidade perfeitamente válida para o conhecedor. É preciso ter um mínimo de tolerência pra aceitar esse ponto de vista ...

E Deriel, o Coelhinho da Páscoa não fez nenhum milagre, não comprou os pecados humanos, não pregou em nome da humanidade e não venceu a morte ...

Acreditar em Cristo não é como acreditar no Papai Noel. Ia ser uma comparação melhor se disséssemos que seria como acreditar em Napoleão, Pedro Álvares Cabral ou em Felipe II.

HEREGE! O meu Coelhinho da Páscoa faz MUITO mais pela humanidade, muitos mais milagres e faz MUITO mais pessoas felizes. Seu intolerante religioso! São mesmo todos iguais.

E não estou brincando.

Deriel disse:

"Meras crenças" não têm fundamento. Sua opinião não tem fundamento, então eu também poderia chamá-la de "mera crença".

Quem tem conhecimento de causa na área sabe que existem evidências.

Balbo Bolseiro disse:
Deriel disse:

"Meras crenças" não têm fundamento. Sua opinião não tem fundamento, então eu também poderia chamá-la de "mera crença".

Poste-as, oras. Tão simples... cadê as evidências?

Deriel disse:
Balbo Bolseiro disse:
Deriel disse:

Poste-as, oras. Tão simples... cadê as evidências?

Não tem como "postar evidências" desse jeito. Se você quer evidências, vá procurá-las em uma fonte confiável (estudos científicos), ou pequise você mesmo sobre o assunto.

Ok, aceito isso como um "também não sei, mas acredito nas coisas que postei". Com relação a pesquisas e estudos, há tempos que acompanho (com graus variados de interesse) e não há indícios quaisquer de vida pós-morte, deuses, mediunidade, benefício da oração. Há alguns estudos interessantes e promissores sobre acupuntura, ao menos :think:

De qualquer forma, cada louco com sua mania. Podem acreditar em que quiserem, desde que isso fique a âmbito pessoal e bem pessoal (o que inclui impostos pra igrejas, feriados, nada de leis sobre o assunto, sem aulas de religião em instituições públicas etc etc etc)

Deriel disse:
Ok, aceito isso como um "também não sei, mas acredito nas coisas que postei".

Eu sei do que eu estou falando, mas as coisas que acontecem no meu dia-a-dia não servem de evidência pra outras pessoas.

Com relação a pesquisas e estudos, há tempos que acompanho (com graus variados de interesse) e não há indícios quaisquer de vida pós-morte, deuses, mediunidade, benefício da oração.

Pelo que eu sei, existem vários indícios, mas nenhuma prova concreta ainda.

Varatar disse:

Cristo realmente (até hj) é comprovadamente uma personalidade histórica, existiu......
mas Deus tem o mesmo nivel de existencia do Coelho da Páscoa.....Se vc acredita nele, ele existe e ponto final (de acordo com o q vcs tão falando).....e seria um desrespeito xamar de loco kem acredita em Coelho da Páscoa.....

Varatar disse:
Como pessoa que existiu não, mas como o filho de Deus, milagroso e etc, é quase como acreditar em Papai Noel.

Tudo que a ciência sabe, é que ele foi um judeu que levantou uma "cambada" contra Roma. A coisas mais inverossímeis, como reviver mortos e andar sobre a água, estão registradas apenas num livro inverossímil chamado Bíblia.

str1ker disse:
Como pessoa que existiu não, mas como o filho de Deus, milagroso e etc, é quase como acreditar em Papai Noel.

Não, não é. Se você não sabe por que as pessoas acreditam (mesmo que talvez você ache que sabe), não tem dados pra afirmar isso.

Balbo Bolseiro disse:
str1ker disse:
Não, não é.
Você acha que não, e eu que sim. Divergência de opiniões, etc.

Balbo Bolseiro disse:
Se você não sabe por que as pessoas acreditam (mesmo que talvez você ache que sabe)
A grande massa acredita por hábito, uns e outros leram a bíblia e se identificaram e o resto por outro motivo qualquer. Claro, eu não garanto que minha afirmação está correta.... ela não é uma verdade científica.

Aliás, o mesmo ocorre com você, que pode apenas achar que eu não sei.

Balbo Bolseiro disse:
...não tem dados pra afirmar isso.
Logo você, tão contra o método científico quer dados que comprovem a afirmação? E se eu fizer como você noutro post, e falar que extraí minha afirmação do bom senso?

str1ker disse:
Você acha que não, e eu que sim. Divergência de opiniões, etc.

Sua opinião não tem embasamento. Eu não dei minha opinião dessa vez, apenas mostrei que a sua estava errada, e que se não tem valor factual, não serve pra derrubar a dos outros.

A grande massa acredita por hábito, uns e outros leram a bíblia e se identificaram e o resto por outro motivo qualquer. Claro, eu não garanto que minha afirmação está correta.... ela não é uma verdade científica.

Por esse motivo, você não pode querer fazê-la valer como verdade.

Aliás, o mesmo ocorre com você, que pode apenas achar que eu não sei.

Se você soubesse não faria uma afirmação absurda daquelas. As pessoas acreditam nas coisas por motivos diferentes. Você não pode julgar todas ao mesmo tempo.

Logo você, tão contra o método científico quer dados que comprovem a afirmação?

Nossa, eu sou contra o método científico e nem sabia!

E se eu fizer como você noutro post, e falar que extraí minha afirmação do bom senso?

Onde foi que eu "extraí informações do bom senso"?

Enfim, você pode achar aquilo, mas não pode querer que os outros aceitem.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back