• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
beleza.....
Mas ele naum apareceu mto nos papas e padres na época da Idade Média.....Ao menos naum vejo como vontade divina q pessoas sejam keimadas vivas nem q guerras se iniciem ao seu nome.....
Nem essas pessoas se dá pra desconfiar?
Definitivamente, estas são as q menos se devem confiar (veja bem, eu ñ estou generalizando). Muitos líderes usaram da fé do povo para fazer valer seus interesses; atitude horrível!! Péssimos representantes da lei d Deus.

Lord Seth disse:
Quer que eu cite os Concílios Papais, especialmente os Concílios Papais que arrancaram milhares de páginas da bíblia?
Só uma coisa ...
se as Escrituras fossem tão forjadas assim, poderia estar lá q Deus aprova a "queima" de heréges, pra justificar os erros da igreja.

Varatar disse:
Putz .. cara, agente vota em meia dúzia de cidadãos a cada quatro anos, que elegem lá várias pessoas que não conhecemos pra cargos q não conhecemos. Longe d representar interesses da sociedade. Longe, mas muito longe mesmo ...
meu deus varatar, deixa de ser uma porta.
as unicas pessoas que podem modificar as regras dentro de uma sociedade são os eleitos pelo povo. nenhuma pessoa de cargo de confiança pode ir lah e apresentar um projeto lei, arrecadar fundos para uma obra no municipio X ou pleitear qualquer vontade da população.
e sim, a UNICA cidade que tem eleição apenas em 4 em 4 anos é brasília.

Varatar disse:
Posso ser do rebanho deles. Mas eu ñ satisfaço interesses d nenhum outro homem, nem dou dinheiro pra nenhum outro homem, e nem sirvo de graça pra nenhum outro homem. Não faço sacrifícios pra nenhum outro homem.
então você não tem fé.
Toda religião é baseada em sacrificios, baseado nas crenças.
se você faz parte de um rebanho de fieis, vc está, de certa forma, acatando que o sacrificio pessoal é valido para salvar qualquer um.
e NENHUMA religião prega sacrificios em um homem. é em uma divindade.

Varatar disse:
Mentira, cara .. quem diz isso são grupos religiosos q querem konkistar fiéis.
como toda religião, que quer conquistar fiéis para sua causa.
então não é mentira

Omykron disse:
então você não tem fé.
Toda religião é baseada em sacrificios, baseado nas crenças.
se você faz parte de um rebanho de fieis, vc está, de certa forma, acatando que o sacrificio pessoal é valido para salvar qualquer um.
e NENHUMA religião prega sacrificios em um homem. é em uma divindade.
Não entendi essa contradição :eek:
por que eu ñ tenho fé?! Dar dinheiro pra igreja é um sacrifício pessoal, ok .. mas nem é nada nobre (nem para o fiél, nem para a igreja). Ñ é esse tipo d sacrifício q Deus reconhece (ao contrário do q as entidades proferem .. ) .. e ñ é assim q ninguém vai pro céu :lol:
O lance ñ é baixar a guarda para o pastor, mas baixar a guarda para Deus.

como toda religião, que quer conquistar fiéis para sua causa.
então não é mentira
Vamos salientar uma coisa. A causa[/quote] da religião é uma. A causa da igreja ou dos grupos islãos é outra. Beleza?! Isso ñ parece óbvio?!

1 - Toda religião quer conquistar fiéis
Concordo plenamente.
O q a religião argumenta:
- Reconhecer a Cristo como o único salvador
- Vc vai ser salvo se render-se de seus pecados
- Ame o seu inimigo

2 - Autoridades religiosas querem conquistar fiéis
Concordo plenamente
O q as autoridades argumentam: (a igreja, por exemplo)
- Se vc não reconhecer a Cristo, vc vai pro inferno (isso é bem diferente da primeira argumentação. Bem diferente mesmo!!!)
- Vc vai ser salvo se render-se de seus pecados, frequentar a Igreja, e dar dinheiro ao pastor
- Ame a igreja

Varatar disse:
Não entendi essa contradição :eek:
por que eu ñ tenho fé?! Dar dinheiro pra igreja é um sacrifício pessoal, ok .. mas nem é nada nobre (nem para o fiél, nem para a igreja). Ñ é esse tipo d sacrifício q Deus reconhece (ao contrário do q as entidades proferem .. ) .. e ñ é assim q ninguém vai pro céu :lol:
O lance ñ é baixar a guarda para o pastor, mas baixar a guarda para Deus.
você deve tar de sacanagem comigo.
Nunca mencionei o fato do dizimo ser considerado um sacrificio, muito menos a igreja moderna.
aos fiéis que queiram contribuir com a causa, de forma financeira, o dizimo é a forma.
Sacrifios pessoais não tem nada haver em doar 2, 10, 200 reais a uma igreja.

Varatar disse:
Vamos salientar uma coisa. A causa da religião é uma. A causa da igreja ou dos grupos islãos é outra. Beleza?! Isso ñ parece óbvio?!
Grupos islãos? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
ISLAMICOS.
e a causa de ambos é a mesma. A causa divina e a crenças nos dógmas e paradigmas, seja para os católicos, a bíblia sagrada, seja para os ISLAMICOS o Alcoorão.

Varatar disse:
1 - Toda religião quer conquistar fiéis
Concordo plenamente.
O q a religião argumenta:
- Reconhecer a Cristo como o único salvador
- Vc vai ser salvo se render-se de seus pecados
- Ame o seu inimigo
AÉ?
isso dai é a crença das religiões católicas. O judaismo e islamismo não creem que Jesus foi o messias da religião deles.
2- Purificação da alma por base do auto-sacrificio e do perdão, entendimento errado em outras religiões e mesmo na católica é algo berrante.
3- Amar e respeitar a todos. indiferente de quem seja.

Varatar disse:
2 - Autoridades religiosas querem conquistar fiéis
Concordo plenamente
O q as autoridades argumentam: (a igreja, por exemplo)
- Se vc não reconhecer a Cristo, vc vai pro inferno (isso é bem diferente da primeira argumentação. Bem diferente mesmo!!!)
- Vc vai ser salvo se render-se de seus pecados, frequentar a Igreja, e dar dinheiro ao pastor
- Ame a igreja
Autoridades religiosas virgula, as religiões. Uma religião sem crentes não perdura.

Aonde tem escrito que se vc não reconhecer cristo como messias, vc vai para o inferno? ou vc fala isso da boca para fora. pq nunca vi 1 padre, 1 bispo falar isso. tirando os pastores que folheiam a biblia e agem como politicos....:dente:

preconceito contra as religiões evangélicas. isso é crime varatar!!! da cadeia!!!

amar a igreja? meu deus....as religiões pregam respeito e amor ao próximo e a todos, amar a igreja?
essa eu realmente não pesquei.

O post do Varatar está perfeito, à exceção do "islãos"... :lol:

Omykron disse:
2- Purificação da alma por base do auto-sacrificio e do perdão, entendimento errado em outras religiões e mesmo na católica é algo berrante.

Como assim?

Omykron disse:
Aonde tem escrito que se vc não reconhecer cristo como messias, vc vai para o inferno? ou vc fala isso da boca para fora. pq nunca vi 1 padre, 1 bispo falar isso. tirando os pastores que folheiam a biblia e agem como politicos....

1Jo 5,12 - "Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."

Omykron disse:
Autoridades religiosas virgula, as religiões. Uma religião sem crentes não perdura.

Não é objetivo das religiões conquistar fiéis. Está certo que sem eles ela não sobrevive, mas se a religião é verdadeira os homens se juntam a ela por puro bom-senso.

Última edição:

Omykron disse:
AÉ?
isso dai é a crença das religiões católicas. O judaismo e islamismo não creem que Jesus foi o messias da religião deles.
Eu usei o cristianismo como exemplo. :roll:

Aonde tem escrito que se vc não reconhecer cristo como messias, vc vai para o inferno? ou vc fala isso da boca para fora. pq nunca vi 1 padre, 1 bispo falar isso. tirando os pastores que folheiam a biblia e agem como politicos....:dente:
Muitos pastores/políticos falam sim .. esses são os q eu estou citando, como manipuladores da fé

preconceito contra as religiões evangélicas. isso é crime varatar!!! da cadeia!!!
Não tenho nenhum preconceito sobre nenhum grupo de pessoas. Só questiono, como todo mundo, as atitududes destes.

Não se se vc sabe, Omykron, mas o propósito da religião cristã é aceitar o Cristo como messias e o único salvados. Pois bem, keria q vc me explikasse a ambiguidade dos seus dois posts ...
Omykron disse:
vai ver pq quase todas as religiões do mundo pregam que se vc não for fiel a ela, vc vai para o inferno

Omykron disse:
Aonde tem escrito que se vc não reconhecer cristo como messias, vc vai para o inferno?
:ahn?:

Vc mesmo disse q nunca viu padre ou pastor falar isso. Então como pode achar q "as religiões do mundo pregam q se vc ñ for fiél a elas, vc vai pro inferno"??

Última edição:

Nuemar, acho bom t avisar antes do seu próximo post.
O pessoal que frequenta essa seção de Atualidades no fórum exige sempre provas e evidências. "Baseado em que você afirma isso?" - esse já virou o jargão chato da maioria deles.

Sim, porque a maioria aqui não é irracional ao ponto de aceitar qualquer afirmação que ver pela frente.

vai ver pq quase todas as religiões do mundo pregam que se vc não for fiel a ela, vc vai para o inferno e pq não existe IBGE ALEM para fazer pesquisa com os mortos
:lol::lol::lol:

Espírito Santo. Sabe o q é isso?!
Eu ñ guardaria uma Bíblia na gaveta se não fosse por Ele.

Engraçado, a única evidência que você tem do Espírito Santo foi obtida através da palavra de vários homens ao longo dos séculos. Se você não acredita neles, como pode acreditar no Espírito Santo? Ou você tem uma evidência melhor?

Morpheu disse:
1Jo 5,12 - "Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."

Ou seja, a própria religião diz que, ou você segue a Cristo, ou você não tem a vida eterna. Portanto não é mentira o que o Omykron disse.

Varatar disse:
Eu usei o cristianismo como exemplo. :roll:
e ignorou todas as demais.

Muitos pastores/políticos falam sim .. esses são os q eu estou citando, como manipuladores da fé[/QUOTE]
Ou manipuladores de massas?
Veja que boa parte da humanidade atual é extremamente dependente de fé para crer em uma vida após a morte, por simples medo de aceita-la.

Varatar disse:
Não tenho nenhum preconceito sobre nenhum grupo de pessoas. Só questiono, como todo mundo, as atitududes destes.
a forma que você colocou não demonstrou uma critica, e sim um preconceito contra as religiões envangelistas das quais existem os pastores que pregam a palavra da bíblia.

Não se se vc sabe, Omykron, mas o propósito da religião cristã é aceitar o Cristo como messias e o único salvados. Pois bem, keria q vc me explikasse a ambiguidade dos seus dois posts ...

:ahn?:

Vc mesmo disse q nunca viu padre ou pastor falar isso. Então como pode achar q "as religiões do mundo pregam q se vc ñ for fiél a elas, vc vai pro inferno"??

vai ver pq quase todas as religiões do mundo pregam que se vc não for fiel a ela, vc vai para o inferno

Aonde tem escrito que se vc não reconhecer cristo como messias, vc vai para o inferno?
Nob disse:
Ou seja, a própria religião diz que, ou você segue a Cristo, ou você não tem a vida eterna. Portanto não é mentira o que o Omykron disse.
[/i]
capicce?

Morpheu disse:
Não é objetivo das religiões conquistar fiéis. Está certo que sem eles ela não sobrevive, mas se a religião é verdadeira os homens se juntam a ela por puro bom-senso.
ou por precisar de muletas em horas ruins. ou simplesmente por ignorancia :dente:

Omykron disse:
Veja que boa parte da humanidade atual é extremamente dependente de fé para crer em uma vida após a morte, por simples medo de aceita-la.

Não sei o de vocês, mas não é o meu caso. A morte é uma simples transição, e, sinceramente, não vejo sentido em velórios. Temo a dor, mas já é outra história.

Omykron disse:
ou por precisar de muletas em horas ruins. ou simplesmente por ignorancia

Me referi a Homens, Omykron (com "H" maiúsculo agora para melhor entendimento). Que tem consciência do que estão fazendo.

Última edição:

Sei que guerra de citações não levá a lugar algum, mas conheço uma citação que é pertinente à discussão:

O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio. (George Bernard Shaw)

Guerra de citações é a melhor forma de se discutir, em minha opinião, pois cada lado fica solidamente embasado e o verdadeiro surge. Mas neste caso, a autoridade de Shaw não se equipara à Bíblia ao se falar de Deus.

E, de qualquer forma, desde quando alguém bêbado é mais feliz que sóbrio? Eca.

Nob disse:
Sim, só porque não conseguimos prever essas coisas agora isso nunca será possível.

Mas, enfim, tanto faz se você acha que mudanças no ambiente são aleatórias ou não. O ponto é que evolução não é aleatória.
O minimamífero cercado de dinossauros não sabia que havia um asteróide vindo. Não escolheu preparar-se para a próxima mudança ambiental.

A mariposa de Manchester não decidiu ficar preta para se dar bem diante da nova cor das bétulas. Ela simplesmente nascia preta, sem influência de um planejamento prévio que seus pais tivessem feito.

Não existe aquela situação onde a espécie percebe que a condição vai mudar para pior e decide que vai se adaptar para se preparar para essa nova condição. Isso não existe. Não só não dá pra prever a nova condição; também não dá pra escolher qual cromossomo mudar.

Se bem que dá pra atenuar os dois argumentos, e acho que era isso que o Nob queria.

1. Condição mutável
Hoje, não temos conhecimento para prever. Mas, em tese, seria possível levar tudo em conta: radiação solar, meteoros em queda, taxas de evaporação, relações de causalidade... Hoje, creio que tenhamos software para modelar essas coisas no macro. Talvez, um dia, tenhamos para o micro também, podendo enxergar o que vá ocorrer no futuro com cada cromossomo sim em cada animal. Não creio que isso vá ocorrer, mas é achismo meu; em tese, parece possível. Pode haver limitações que eu esteja ignorando. Existem, por exemplo, todas as flutuações quânticas, que desafiam a previsibilidade dos fenômenos. Mas talvez pudéssemos mapear previamente todas as opções quânticas, que são discretas e não contínuas, e deixar já marcado tudo que pode acontecer. À medida em que a História fosse se desenrolando, a gente iria só rastreando por onde está entrando no mapa pré-traçado.

Algo me diz, porém, e sem fazer conta ainda, que o princípio da incerteza vai acabar obrigando esse procedimento a um gasto de energia e tempo superiores à que existe no universo e ao tempo de existência dele a qualquer instante calculado, respectivamente. Não fiz a conta, mas a leitura de ficção científica e de alguns trabalhos de divulgação e lógica induz-me a crer que vá acontecer isso.

2. Mutações escolhidas
Quiçá, com o avanço das pesquisas em genoma, possamos escolher as mutações que causaremos. Naturalmente, ainda haverá as mutações naturais, mas essas entram no caso 1 acima, sendo previstas mesmo quando não causadas.

O lance é que aquilo que você prevê absolutamente, com todos os fatores, você tem o poder de alterar, porque tudo deixa de ser um mero dado e passa a ser uma coisa calculada. Na prática, você efetivamente tem o poder de calcular todo o universo e nele interferir.

Sim, é exatamente este o ponto. O bêbado se acha feliz...

Guerra de citações a melhor forma de se discutir?
Eu perfiro usar argumentos baseados no uso da razão e que não sejam falaciosos...

Lord Seth disse:
Quando você baseia a criação da fé de seus seguidores em livros com mais de 2.000 anos de idade, que passaram por incontáveis mudanças, modificações, alterações, revisões e sabe-se lá quantas coisas foram tiradas e acrescentadas, inevitavelmente você terá uma série absurda de mentiras que são perpetuadas como se fossem verdade.

Seth, não sei se vc tem muita base para estar falando isso. Esta idéia fixa que você vem repetindo em vários posts, e que parece ser o eixo em volta do qual gira sua posição, é muito primária.

Em primeiro lugar, a coerência existente entre todas as passagens da bíblia é incrível. Por mais que os primeiros livros tenham sido escritos quase dois mil anos antes do último, que é o Apocalipse, (tais dados são comprovados por testes como carbono catorze, entre os diverso exemplares e alguns originais), eles relatam conjuntamente uma verdade consistente e coesa.

Outra prova disso é o fato de que duas religiões significativamente diferentes, o Judaísmo e o Cristianismo têm como base o mesmo texto. (Antigo testamento) Ora a religião judaica não sofreu influências católicas ou de suas grandes distorções dentro de sue credo, como os historiadores comprovam. Assim, se aceita o seu conteúdo da mesma forma que os cristãos (vc pode comprar uma bíblia e dar a um Rabino e compravar o que digo), já concluímos que metade da bíblia mantém fielmente os escritos originais. Ou você já teria visto muitas discuções entre Cristãos e Judeus a respeito deste assunto. Mas não é oque acontece. As discussões vão em torno da aceitação de Cristo como o messias que os Judeus esperam.

Além disso, as pessoas que conhecem a história da reforma protestante e de Martinho Lutero, sabem muito bem que a única coisa que este precisou fazer para iniciar sua revolução foi ler a Bíblia. Em sua época ela era proibída para leigos, de modo que Lutero só teve permissão para lê-la em seu doutorado e todos os outro padres iniciantes da época, veja bem, Padres, jamais haviam lido a bíblia. O grande mérito de Lutero foi mostrar ao Povo como a Igreja Católica não era mais fiél à Bíblia.

Todas estas argumentações, mostram a meu ver, claramente, que a Bíblia não é um " livros com mais de 2.000 anos de idade, que passaram por incontáveis mudanças, modificações, alterações, revisões e sabe-se lá quantas coisas foram tiradas e acrescentadas". Existem antropólogos e pesquisadores da área de história que passam suas vidas examinando os livros da Bíblia como um documento significativo. Se todos não fossem mais do que um conto da carochinha, extremamente modificado e diferente dos originais, eles com certeza seriam os primeiros a deixar de dar crédito a esta fonte histórica.

Quanto à santidade da Bíblia, aí concordo com você, não tenho como prova-la, talvez seja apenas um livro bonito com bons conselhos, mas não estou convencido disto. Há séculos, milhares de pessoas tentam descobrir qual a melhor maneira de se viver, e poucas filosofias duraram tanto tempo como a pregada pela Bíblia e pelo Alcorão. Por isso não me parecem simples reflexões humanas.

Aliás, como vcs podem ver, estou citando o Alcorão. Gostaria de frisar que em momento algum havia dito, Apenas os que aceitam o sacrifício de cristo serão salvos , pelo contrário, acredito que a sabedoria de Deus vai muito além da nossa e o caminho/religião que escolhemos é apenas a forma de nos religarmos a ele. MAs acredito que deste modo, o cristão, chegarei até lá. Além do mais. se vocês verificarem com profundidade, há pouquíssimas diferenças entre o Alcorão e a Bíblia.

O meu post foi bem criticado e prometo responder às outras questões em breve... só uma coisa, quando disse infrutíferas, certamente me expressei mal. Queria me referir à enorme quantidade de posts que não dizem muita coisa, mas ficam banalizando a discução em vez de aprimora-la com posts interessados e comprometidos com um desenvolvimento da discução. Talvez o meu próprio tenha aparentado tal futilidade. Perdõem-me.

Abraços a todos... ah perdão pelos erros ortográficos, sou meio ruim de português...

Última edição:

É, condição primordial (e às vezes essência) da felicidade é acreditar nela. Mas a diferença é óbvia: o bêbado vai se entristecer rapidinho quando o efeito da bebida passar, enquanto aquele que acredita é feliz para sempre.

Cada um tem seu modo de pensar e o uso da "razão" acaba virando bagunça se não é feito entre pessoas muito sábias. "guerra" não é o melhor termo, ok, mas o uso de citações é o meio mais seguro de discutir, a meu ver.

Himo Nuemar disse:
Além disso, as pessoas que conhecem a história da reforma protestante e de Martinho Lutero, sabem muito bem que a única coisa que este precisou fazer para iniciar sua revolução foi ler a Bíblia. Em sua época ela era proibída para leigos, de modo que Lutero só teve permissão para lê-la em seu doutorado e todos os outro padres iniciantes da época, veja bem, Padres, jamais haviam lido a bíblia. O grande mérito de Lutero foi mostrar ao Povo como a Igreja Católica não era mais fiél à Bíblia.
hmm....isso eu num sabia.....
mas sendo a Biblia privilegio para pocos....facilita mto mais uma mudança na surdina, naum?

Morpheu disse:
Cada um tem seu modo de pensar e o uso da "razão" acaba virando bagunça se não é feito entre pessoas muito sábias. "guerra" não é o melhor termo, ok, mas o uso de citações é o meio mais seguro de discutir, a meu ver.
po....sei lá....
eu prefiro naum ficar supervalorizando opiniões e falas de otras pessoas em relação a sua própria.....

Última edição:

Já me preocupei muito com isto de a Bíblia ser adulterada e talz por aqueles que a controlaram por séculos. Mas eu acredito que ainda que Deus permitisse tal blasfêmia, as atitudes da Igreja não seriam tão contrárias à Bíblia. A menos que a alteração fosse muito sutil, mas neste caso seria quase inócua. De qualquer forma, é algo para se pensar, e deixa bem claro que não devemos abandonar o bom senso na relação com Deus.

E não é questão de valorizar a opinião de outros. A citação de Shaw, por exemplo, não acrescentou nada especial. O negócio é ligar-se às fontes, em vez de raciocínios lógicos obscuros (embora estes não percam seu valor). No caso, a Bíblia.

Jedan disse:
Engraçado, a única evidência que você tem do Espírito Santo foi obtida através da palavra de vários homens ao longo dos séculos. Se você não acredita neles, como pode acreditar no Espírito Santo? Ou você tem uma evidência melhor?
Cara, ñ fale sobre o q vc ñ conhece! :stop:
A palavra d nenhum homem me deu qualquer evidência do Espírito Santo :lol:

Omykron disse:
a forma que você colocou não demonstrou uma critica, e sim um preconceito contra as religiões envangelistas das quais existem os pastores que pregam a palavra da bíblia.
Bom, se dei essa imprerssão, me desculpe, d coração. Ñ foi a minha intenção.
Eu ñ tenho preconceito sobre religiões. Critico, sim, a atitude dos manipuladores das "massas' , como vc gosta d dizer, mas até entendo q seja da natureza destes fazer esse tipo d coisa. Poder!

O q quis colocar com os exemplos foi q o propósito das religiões em si é diferente do propósito dos líderes religiosos (mais uma vez, eu ñ estou generalizando).

se as Escrituras fossem tão forjadas assim, poderia estar lá q Deus aprova a "queima" de heréges, pra justificar os erros da igreja.

De repente até tem, pra quem sabe procurar o que quiser...

Mas ironias a parte, você está tentando unir pontos díspares e que não se correlacionam.

É historicamente comprovada a alteração da Bíblia, seja por tradutores ruins, revisionistas ou apenas interesseiros.
E ha partes forjadas, com certeza.

Agora, se os livros são usados como justificativa para isso ou aquilo, aí é algo que cabe uma leitura mais aprimorada das coisas e não fomentar o achismo.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back