Re: Pequena duvida sobre Deus.
Lord Seth disse:
Quando você baseia a criação da fé de seus seguidores em livros com mais de 2.000 anos de idade, que passaram por incontáveis mudanças, modificações, alterações, revisões e sabe-se lá quantas coisas foram tiradas e acrescentadas, inevitavelmente você terá uma série absurda de mentiras que são perpetuadas como se fossem verdade.
Seth, não sei se vc tem muita base para estar falando isso. Esta idéia fixa que você vem repetindo em vários posts, e que parece ser o eixo em volta do qual gira sua posição, é muito primária.
Em primeiro lugar, a coerência existente entre todas as passagens da bíblia é incrível. Por mais que os primeiros livros tenham sido escritos quase dois mil anos antes do último, que é o Apocalipse, (tais dados são comprovados por testes como carbono catorze, entre os diverso exemplares e alguns originais), eles relatam conjuntamente uma verdade consistente e coesa.
Outra prova disso é o fato de que duas religiões significativamente diferentes, o Judaísmo e o Cristianismo têm como base o mesmo texto. (Antigo testamento) Ora a religião judaica não sofreu influências católicas ou de suas grandes distorções dentro de sue credo, como os historiadores comprovam. Assim, se aceita o seu conteúdo da mesma forma que os cristãos (vc pode comprar uma bíblia e dar a um Rabino e compravar o que digo), já concluímos que metade da bíblia mantém fielmente os escritos originais. Ou você já teria visto muitas discuções entre Cristãos e Judeus a respeito deste assunto. Mas não é oque acontece. As discussões vão em torno da aceitação de Cristo como o messias que os Judeus esperam.
Além disso, as pessoas que conhecem a história da reforma protestante e de Martinho Lutero, sabem muito bem que a única coisa que este precisou fazer para iniciar sua revolução foi ler a Bíblia. Em sua época ela era proibída para leigos, de modo que Lutero só teve permissão para lê-la em seu doutorado e todos os outro padres iniciantes da época, veja bem, Padres, jamais haviam lido a bíblia. O grande mérito de Lutero foi mostrar ao Povo como a Igreja Católica não era mais fiél à Bíblia.
Todas estas argumentações, mostram a meu ver, claramente, que a Bíblia não é um " livros com mais de 2.000 anos de idade, que passaram por incontáveis mudanças, modificações, alterações, revisões e sabe-se lá quantas coisas foram tiradas e acrescentadas". Existem antropólogos e pesquisadores da área de história que passam suas vidas examinando os livros da Bíblia como um documento significativo. Se todos não fossem mais do que um conto da carochinha, extremamente modificado e diferente dos originais, eles com certeza seriam os primeiros a deixar de dar crédito a esta fonte histórica.
Quanto à santidade da Bíblia, aí concordo com você, não tenho como prova-la, talvez seja apenas um livro bonito com bons conselhos, mas não estou convencido disto. Há séculos, milhares de pessoas tentam descobrir qual a melhor maneira de se viver, e poucas filosofias duraram tanto tempo como a pregada pela Bíblia e pelo Alcorão. Por isso não me parecem simples reflexões humanas.
Aliás, como vcs podem ver, estou citando o Alcorão. Gostaria de frisar que em momento algum havia dito,
Apenas os que aceitam o sacrifício de cristo serão salvos ,
pelo contrário, acredito que a sabedoria de Deus vai muito além da nossa e o caminho/religião que escolhemos é apenas a forma de nos religarmos a ele. MAs acredito que deste modo, o cristão, chegarei até lá. Além do mais. se vocês verificarem com profundidade, há pouquíssimas diferenças entre o Alcorão e a Bíblia.
O meu post foi bem criticado e prometo responder às outras questões em breve... só uma coisa, quando disse infrutíferas, certamente me expressei mal. Queria me referir à enorme quantidade de posts que não dizem muita coisa, mas ficam banalizando a discução em vez de aprimora-la com posts interessados e comprometidos com um desenvolvimento da discução. Talvez o meu próprio tenha aparentado tal futilidade. Perdõem-me.
Abraços a todos... ah perdão pelos erros ortográficos, sou meio ruim de português...