Re: Pequena duvida sobre Deus.
Himo Nuemar disse:
Seth, não sei se vc tem muita base para estar falando isso
Sim, eu tenho.
Esta idéia fixa que você vem repetindo em vários posts, e que parece ser o eixo em volta do qual gira sua posição, é muito primária.
Não é idéia fixa. É argumento fixo.
E claro que é primário, pois se trata de um resumo, já que não pretendo destilar meu conhecimento em público.
Não tenho essa soberba.
Em primeiro lugar, a coerência existente entre todas as passagens da bíblia é incrível. Por mais que os primeiros livros tenham sido escritos quase dois mil anos antes do último, que é o Apocalipse, (tais dados são comprovados por testes como carbono catorze, entre os diverso exemplares e alguns originais), eles relatam conjuntamente uma verdade consistente e coesa.
A coerência está apenas nos olhos de quem a vê, e de quem dela precisa se basear.
A Bíblia não é um livro único, perfeito, acabado, uníssono. Ela passou por incontáveis revisões, alterações, modificações.
Desde a Kabala Hebraica a até a Bíblia Mormon, cada um colocou na "bíblia" o que lhe interessava e o que lhe era conveniente.
Eu duvido que você tenha lido mais de cinco das milhares de versões da Bíblia que ha por aí para poder comparar a "coerência".
Além do mais, a "verdade" consistente e coesa que chega até você passou pelas mãos de
MILHARES DE PESSOAS no decorrer de milhares e milhares de anos!
Ora, é preciso ser muito ingênuo, desinformado ou cego para não perceber que, nesse processo brutal, praticamente se perdeu o conteúdo original.
E não nos esqueçamos que a tradição antiga restringia passar a informação de maneira ORAL, sendo que o que foi escrito já perdia o coeficiente emocional e narrativo original.
Por fim, eu sou um Livre Pensador.
Não me atrelo ao que disseram, ao que pregaram, ao que querem que eu me convença.
Meu pensamento é livre, meu coração não tem dono e minha alma não está a venda pelo compêndio que passa.
Respeito profundamente toda e qualquer religião mas mantenho-me longe do que minha Consciência discorda.
Outra prova disso é o fato de que duas religiões significativamente diferentes, o Judaísmo e o Cristianismo têm como base o mesmo texto. (Antigo testamento)
Isso não é prova de uma verdade superior. É apenas prova de que pessoas diferentes interpretam textos de maneiras diferentes.
Ora a religião judaica não sofreu influências católicas ou de suas grandes distorções dentro de sue credo, como os historiadores comprovam.
Você comprovou o que os historiadores lhe disseram ou apenas deu endosso ao que estranhos alardearam como sendo uma conveniente "verdade"?
Assim, se aceita o seu conteúdo da mesma forma que os cristãos (vc pode comprar uma bíblia e dar a um Rabino e compravar o que digo),
Qual das versões da bíblia?
já concluímos que metade da bíblia mantém fielmente os escritos originais. Ou você já teria visto muitas discuções entre Cristãos e Judeus a respeito deste assunto. Mas não é oque acontece. As discussões vão em torno da aceitação de Cristo como o messias que os Judeus esperam.
Se metade de um pão está mofado e o outro está aparentemente sem mofo, só sendo muito otimista ou faminto para crer que o mofo não contaminou a parte considerada boa.
Uma dica para você: Cristo tinha os 22 Sinais Sagrados que o consagravam como o Messias.
Mas os judeus o renegaram para, anos depois, criarem o seu próprio messias.
Este messias de araque foi capturado pelos muçulmanos que lhe deram duas opções: se fosse mesmo o Filho de Deus, que tratasse de se salvar.
Se não fosse, que se convertesse ao Islamismo.
Ele se converteu ao Islamismo e o assunto se tornou tabu entre os judeus.
Além disso, as pessoas que conhecem a história da reforma protestante e de Martinho Lutero,
Martin Luther.
sabem muito bem que a única coisa que este precisou fazer para iniciar sua revolução foi ler a Bíblia. Em sua época ela era proibída para leigos, de modo que Lutero só teve permissão para lê-la em seu doutorado e todos os outro padres iniciantes da época, veja bem, Padres, jamais haviam lido a bíblia. O grande mérito de Lutero foi mostrar ao Povo como a Igreja Católica não era mais fiél à Bíblia.
Mais uma vez você se mostra desinformado.
Luther era um monge agostinho reformista que, quando de sua primeira e sofrida viagem à Roma, presenciou toda a decadência social e política do Império.
Furioso, ele traduziu a Bíblia para o Alemão (haviam traduções anteriores, mas Luther divulgou a sua, o que o tornou antipático perante a Igreja Católica).
É uma temeridade dizer que Luther apenas precisou ler a Bíblia já que, como você disse, nem padres a liam (é que a bíblia estava em Latim, lingua de pouquíssimo acesso e ele, como agostinho, tinha esse conhecimento).
Luther não se opunha ao latim, ele apenas manifestou um interesse revanchista e com profundos interesses políticos, sem nenhuma conotação místicam ou "superior" como você quer levar a crer.
Todas estas argumentações, mostram a meu ver, claramente, que a Bíblia não é um " livros com mais de 2.000 anos de idade, que passaram por incontáveis mudanças, modificações, alterações, revisões e sabe-se lá quantas coisas foram tiradas e acrescentadas".
Cada um acredita no que quiser.
Não acredito e nem tenho fé: eu sei o que digo.
Existem antropólogos e pesquisadores da área de história que passam suas vidas examinando os livros da Bíblia como um documento significativo. Se todos não fossem mais do que um conto da carochinha, extremamente modificado e diferente dos originais, eles com certeza seriam os primeiros a deixar de dar crédito a esta fonte histórica.
Quem financia esses antropólogos e pesquisadores?
Quem são eles? Você os viu, os conheceu?
Além do mais, perceba que em nenhum momento você descobriu algo seu, você não concluiu nada por você.
Todas as suas declarações são baseadas apenas em seu emocional, nunca na Lógica e nem na Razão, e nem de perto passa pela sua experiência pessoal.
Você apenas repete o que muitos outros disseram antes de você.
Se essa repetição lhe satisfaz e lhe faz feliz, eu lhe saúdo.
Porém, para mim, o que milhares dizem e o que milhares repetem não é o bastante, pois quero concluir por mim.
Quanto à santidade da Bíblia, aí concordo com você, não tenho como prova-la, talvez seja apenas um livro bonito com bons conselhos, mas não estou convencido disto.
Não preciso da Bíblia e nem de seus conselhos.
Só isso.
Há séculos, milhares de pessoas tentam descobrir qual a melhor maneira de se viver, e poucas filosofias duraram tanto tempo como a pregada pela Bíblia e pelo Alcorão. Por isso não me parecem simples reflexões humanas.
A Bíblia é um livro dos homens tentando entender a Palavra Divina. E não o contrário.
Desde que o ser humano pisou na Terra, incontáveis religiões vieram e se foram.
Muita gente viveu e morreu bem sem precisar de pastores, padres, bispos, demônios ou Deus.
Se você vive bem e feliz seguindo a Bíblia, que assim seja.
Contudo, nem todos precisam e nem querem o mesmo.
acredito que a sabedoria de Deus vai muito além da nossa e o caminho/religião que escolhemos é apenas a forma de nos religarmos a ele.
Eu não creio em Deus.
Creio em algo maior.
Porque ao limitar Deus, eu limito o Sagrado. E o Sagrado é infinito.
MAs acredito que deste modo, o cristão, chegarei até lá. Além do mais. se vocês verificarem com profundidade, há pouquíssimas diferenças entre o Alcorão e a Bíblia.
Eu não posso fazer parte de qualquer religião que carrega um livro coberto de sangue.