Re: Pequena duvida sobre Deus.
Generalização boba. Havendo poder nas mãos de homens, seres imperfeitos, provavelmente haverá injustiça.
Quando um ser humano é colocado como sendo melhor que o outro, sem ter o mérito e o valor para tanto...
Há injustiça.
Quando uma pessoa se julga, se acha ou se diz melhor que outra a ponto de guiar outros tantos...
Ha injustiça.
Justiça só se faz quando nos tornamos iguais perante o Sagrado, porque o Sagrado não nos julga, não nos diz quem é bom e quem é ruim, quem merece e quem não merece a salvação.
O Sagrado não nos carrega no colo, não nos pune por sermos o que somos, não quer que fiquemos de joelhos atormentados, cheios de pavor e medo, enquanto seres iguais a nós nos dizem o que é bom para todos...
Enquanto se enriquecem as custas de nosso dízimo.
O Sagrado é inexplicável e todo aquele que se coloca como dono da Verdade, inevitavelmente estará mentindo e, assim, será injusto.
Devemos respeitar as desigualdades e as diferenças, porque o Sagrado tem múltiplas formas e quando o limitamos...
Nos o matamos.
Acreditar e ter fé são sinônimos. São a mesma coisa.
A fé é a crença ilógica na ocorrência do improvável.
Eu não tenho fé em nada. Eu sei. Quando se sabe, a fé é descartável.
Prove as alterações, e então poderemos discuti-las. E sobre as religiões, é o que eu pensava. Mas felizmente cheguei à verdade de que quem faz uma igreja não são os líderes, e sim os fiéis. Compareça a uma missa dominical num local comum e você entenderá o que digo. Espero.
Mesmo que qualquer um apresente um calhamaço de provas, ainda assim você as negará.
Mesmo que Cristo apareça na sua frente, mas que seja de aparência diferente da que lhe disseram que ele viria, você o negará.
Você precisa fazer parte de uma comunidade que compartilha do mesmo pensamento pois ser livre, independente e neutro não é sua ambição. O que respeito.
Porém, seu maior erro é se julgar certo. Pois não se pode
nunca reduzir o Sagrado a apenas o que se imagina que ele seja, ou àquilo que se quer que ele seja.
Seria como reduzir o Universo e não temos a capacidade para isso, quanto mais a hombridade para tratarmos os demais seres humanos como irmãos.
E eu jamais poderia ir a uma missa dominical pois não posso compartilhar dos pensamentos derivativos de um livro coberto de sangue, morte e que fomenta o sofrimento, a ilusão e a mentira.
Você se sente bem lá? Ótimo. Quero mais que você seja feliz sendo como é.
Apenas tenha em mente que ninguém de sua congregação tem a Verdade Suprema em absolutamente nada de nada.
E será essa arrogância que vai providenciar sua queda.
Não é verdade, tanto que você descarta sem analisar a fundo tudo aquilo que lhe parece impuro. O pretenso uso da lógica pode ser apenas orgulho, ou seja, acreditar ser melhor que os tolos que seguem histórias escritas por outrem e não suas "luzes" internas.
Eu sou um homem orgulhoso.
Porque o que obtive foi conquistado a duras penas por mim mesmo. Não precisei ler livros, não precisei fazer parte de grupos, não compactuei com mentiras, nem com farsas (a não ser as que eu mesmo armei).
Sou um homem orgulhoso porque não faço parte da massa de andrajosos, desesperados, loucos e dementes que precisam de outros homens lhes guiando, lhes dizendo o que fazer, como se comportar, como se vestir, como comer, o que ler e o que pensar.
E eu até seguiria essas pessoas se elas fossem simplesmente melhores do que eu, coisa que não são.
Obviamente que não sou melhor do que ninguém mas aqui do meu lado eu vi coisas e conheci lugares que não estão permitidos a qualquer um.
Falei com pessoas, li textos, experimentei a Vida de uma maneira que ninguém pode saber pois... Meu caminho é só meu.
Sou orgulhoso porque, mesmo errando, ainda assim eu me conheço, sei quem sou, de onde vim e estou sempre me renovando.
E não estou atrelado a nenhum grupo que, a qualquer momento, pode explodir em loucura e demência.
Sou livre. Até de mim.
A desigualdade social não é simples. Não seja ridículo em imaginar que basta uma dezena de multi-milionários e ricos governos erguerem casinhas e plantações para os desafortunados do mundo. A solução passa pela ganância do homem, que está firme e forte desde que o mundo é mundo.
Teve aquele rabino gente boa, revolucionário pra caramba, um doido varrido, um louco de profunda sabedoria, que disse uma frase sensacional:
"É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus".
Ele mesmo não tinha bem material algum: ele tinha um manto, uma canequinha, um par de sandalhas e mais nada! Ele vivia da amizade e da caridade alheia, dormindo ao relento, comendo o que lhe davam ou produzindo o que suas mãos plantavam.
Sozinho, na caminhada, ele andou de sua casinha pobre ali na beirada da Palestina e foi até a Índia, aonde aprendeu Budismo. Foi para a Grécia, rodou por tudo quanto foi lugar para, depois, voltar a sua Terra e pregar uma revolução inconcebível nos anais da Humanidade.
Aí veio Pedro, aquele romano sórdido, e fundou o Catolicismo, e estragou tudo.
A solução passa pelo simples desapego.
Uma hipérbole ou uma visão muito distorcida de mundo.
Pior cego é aquele que faz questão de não ver.
Ou que só vê o que lhe agrada.