• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Himo Nuemar disse:
Seth,

Depois de alguns posts, respostas e contra-respostas, gostaria de saber... tem como você expllicar em que você acredita?

Mais uma coisa,

Só por curiosidade, perdão se te ofende, longe da pequenez
do omykron, quantos anos você tem?

Por fim..
Agora para todos:

Depois de ler os últimos posts, tive uma idéia que daria uma inovada nestas nossas discuções.
E se cada um usasse o fórum para tentar mostrar para os outros um pouco do que acredita?

O Seth não vai poder te responder, mas em algum lugar desse fórum ele já falou (se não me engano) que não acredita em deus e tem cerca de 41 anos.

Agora vejamos no que eu acredito, como já enchi o saco de dissertar sobre isso, vou citar algumas passagens do Fernando Pessoa que explicam o que eu sinto e como penso.

"...
O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.
..."

"Tão cedo tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada."

"Nada fica de nada. Nada somos.
Um pouco ao sol e ao ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam.

Leis feitas, estátuas vistas, odes findas —
Tudo tem cova sua. Se nós, carnes
A que um íntimo sol dá sangue, temos
Poente, por que não elas?
Somos contos contando contos, nada."

Himo Nuemar disse:
Seth,

Depois de alguns posts, respostas e contra-respostas, gostaria de saber... tem como você expllicar em que você acredita?

É algo que eu tb gostaria de saber...

Margarida: Acreditas em Deus?

Fausto: Quem pode, filha,
Dizer:- Eu acredito em Deus? Pergunta
Aos padres e aos sábios, a resposta
Parece escarnecer de quem pergunta.

Quem é que ousa
A dar-lhe um nome e a afirmar se atreve:
Eu creio nele? E quem, sentindo,
A dizer se abalança: "Não, não creio"?
O que tudo contém que tudo anima,
A mim, a ti e a si contém e anima.
Dos céus não vês além curvar-se a abóbada?
E firme a nossos pés não jaz a terra?
Com amoroso olhar astros eternos
Não se elevam? Não cravo nos teus olhos
Os meus, e penetrar em ti não sentes
Na mente e coração todo o Universo,
Que, arcano insondável, se desdobra
Visível e invisível de ti junto?
Com esse sentimento o peito inunda;
E quando nele imersa te sentires,
O nome então lhe dá que mais quiseres:
Delícia, coração, ou Divindade!
Nome não acho, o sentimento é tudo;
O nome é rumor vão, o nome é fumo
Que o brilho dos céus cobre e ofusca!

Tem um outro trecho que gosto muito:

(Margarida)
Dize-me, pois, como é com a religião?
És tão bom homem, mas será mister
Ver que tens pouca devoção

(Fausto)
Sentes que te amo, deixa o mais, querida;
A quem amo daria sangue e a vida;
Não vou roubar a crença e a igreja de ninguém.

Nossa Balbo,

Gostei muito da forma que vc respondeu... relamente acho que poesia defina as coisas muito melhor, independentemente da crença, principalmente quando falamos de algo que foge tanto ao conhecimento descritivo.

Aliás, você me deu uma idéia, vou ler Fausto... :joinha:

Abraços

Lord Seth disse:
Se não é para todos, então não serve.
Nada é pra todos....então nada serve?
A religião é pra pocos, os q tem fé, então tb naum serve?
Seu argumento foi mto amplo e sem uma conclusão....

Lord Seth disse:
Respondo como quero, não como você quer.
Então vc naum respondeu.....

Homem1 - Qtos anos vc tem?
Homem2 - Aboboras....

O segundo cara respondeu a pergunta?
No meu conceito, pelo menos, naum.....

Lord Seth disse:
Quem escreve errado, pensa errado. Como se percebe.
e vc tirou isso daonde?
Seu pai te disse? Kem sabe seu avô? Ou vc descobriu isso da sua vivencia com pessoas q naum completam nem 1 milhonésimo da população mundial no período de tempo em q vc esteve vivo?
Qlq uma dessas opções naum fazem dessa frase uma verdade absoluta....

Lord Seth disse:
sendo q vc naum é melhor q ninguem.....Irrelevante.....

Lord Seth disse:
Eu lhe conheço pois você é igual a todos. Posso não conhecer todas as pessoas do mundo, mas conheço a humanidade como um todo.
Novamente.....Com q autoridade vc diz isso?
Vc axa q me conhece por uma discussão em internet? Sem o combate cara-a-cara e a convivencia diária? Vc é mto simplista, cara.....

E xega até a ser arrogante ao dizer xeio de pompa q conhece a humanidade....

Lord Seth disse:
Sei que você é jovem e sem formação. Por isso lhe dou uma colher-de-chá.
Ser jovem me faz ser pior ou melhor q alguem? Naum pode ser, seria otro argumento simplista demais.....

Lord Seth disse:
Só não espere que eu lhe responda como você quer, que eu não tenho vocação para ser seu professor.
e nem kero....Já percebi q vc pensa mto diferente de mim.....naum daria certo.....

Lord Seth disse:
Não ha avanço verdadeiro que não é usufruido por todos os seres humanos.
Avanço cientifico é um termo objetivo, cara.....
Avanço só como avanço já engloba MTAS otras coisas.....Mas avanço científico/tecnológico, naum.....
Pelo menos, até onde sei, a ciencia e tudo o q se relaciona a ela devem ser pensadas objetivamente....É justamente essa a otra forma de se pensar o mundo q foi recuperado nesses ultimos 5 séculos, se juntando à forma mais abstrata e subjetiva de se pensar como o caso das religiões.....

Lord Seth disse:
Entenda isso.
Entendo....
Mas naum preciso engolir, neh.....

bem q pena... o cara foi banido.... logo agora q eu iria arrazar ele..... DERIEL deixa ele entrar dinovo so pra eu dar umas boas bordoadas de saber cientifico na bunda velha dele !!!!!! :P

agora quanto ao fausto.... adoro essa peça fui ler com Ithil logo q começamos a ficar... nunca mais esqueci... adoro mesmo.... alem disso foi um pouco antes q vi a maior estrela cadente da minha vida.... em fim uma noite perfeita.....

quanto a minhas crenças.... bem eu nao acredito em nada..... acredito q Deus ou nao, ainda nao teve a sua existencia provada ou descartada... entao para mim como cientista fica um branco..... no entanto eh mais possivel q seja apenas uma muleta....

Dwarf

Lord Seth disse:
Para saber se sua crença ou fé tem realmente valor, ha um pequeno questionamento: se seu coração parar neste exato momento, você tem aproximadamente 20 segundos de vida.

Sabendo disso, que sua vida acabará em alguns segundos...

Você morre em paz ou morre se borrando de medo?

Heis a questão.

Em paz. Apenas desgostoso por não ter cumprido minha missão.

É como diz o Senhor: “Para julgar os outros, urge que você mesmo seja irrepreensível”. Vejo que você questiona a ortografia de outros, e, ainda assim, escreve “Heis”. Lamentável.

Nob disse:
Então Deus não é onipotente.

Claro que é. Ele sempre pôde intervir. Mas não o faz em virtude dos compromissos assumidos, e somente por eles.

Nob disse:
Tem sim. O fato de ele ser onibenevolente faz com que ele só possa fazer o bem.

Como eu já disse, esta “onibenevolência” existe apenas em sua cabeça. O fato de Ele se declarar bom para todos não o obriga irremediavelmente a sê-lo.

Nob disse:
E contraditório ao deus judaico-cristão, como eu já postei nesse tópico.

Não é contraditório. Tanto que, digo de novo, os muçulmanos reconhecem Jesus Cristo como profeta. Assim, consideram o Deus que Ele proclamou como verdadeiro.

Nob disse:
Sim, podem.

Formação dos humanos: abiogênese + evolução
Formação da Terra: colisão de dois proto-planetas

A Terra não foi formada da colisão de apenas dois, mas de inúmeros proto-planetas, segundo a teoria mais aceita atualmente. Mas você ainda não respondeu á minha pergunta.

Nob disse:
Regiões que têm, juntas, mais da metade da população mundial.

Você está errado. O sudeste da Àsia têm metade da população mundial, a outra metade está no resto do Mundo, evidentemente. Os dados oficiais mostram que, embora o islamismo seja a religião de maior crescimento atualmente, é a segunda em fiéis, atrás do cristianismo.

Nob disse:
É claro, né? Se eu olho pro céu e quero ver gnomos, eu vou ver.

Então você tem poderes para materializar o que deseja ver? Fantástico. Mas não estamos discutindo delírios, mas fatos.

Logan Mcloud disse:
bem q pena... o cara foi banido.... logo agora q eu iria arrazar ele..... DERIEL deixa ele entrar dinovo so pra eu dar umas boas bordoadas de saber cientifico na bunda velha dele !!!!!! :P

Foi banido, é? Bem, não se pode esperar algo bom e justo destes moderadores e administradores. De qualquer forma, apesar da detestável arrogância de ancião, ele têm razão em alguns pontos.

--------------

Mais uma coisa: não definir no que crê e ficar em cima do muro é fraqueza e hipocrisia. Ou você crê, ou você não crê, e arcará com as conseqüências da sua escolha. Então digam algo concreto, e não estas divagações de alguns – do tipo “se é feliz com o que pensa, é bom, e pronto”.

Última edição:

bom, você entendeu no que eu acredito, né?

"Então você tem poderes para materializar o que deseja ver? Fantástico. Mas não estamos discutindo delírios, mas fatos."

Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que podem fazer isso, algumas usam drogas, outras são mentalmente doentes e existe ainda as que passaram um bom tempo "treinando" e conseguem criar alucinações visuais e/ou auditivas por sí mesmas.

Um tópico sobre deus, religiões, história da teologia, etc como é esse aqui tem muito mais a ver com delírios do que com fatos, that's our point.

Eu pelo menos trabalho com fatos, e somente com eles.

E falei em materializar, não imaginar. È claro que penso no que eu quiser mesmo em sã consciência.

Cain disse:
Um tópico sobre deus, religiões, história da teologia, etc como é esse aqui tem muito mais a ver com delírios do que com fatos
Posso saber por quê?!

Por que descrentes quando se deparam com algo q as evidências ñ podem comprovar acham q isso é esquizofrenia, delírio, ou loucura?

A onipresença d Deus o faz indetectável por métodos formais, mas PERFEITAMENTE detectável pelo método que lhe convém: a fé ... Isso pode ser perfeitamente verificado. Por que vcs ñ verificam?!

Morpheu disse:
Como eu já disse, esta “onibenevolência” existe apenas em sua cabeça. O fato de Ele se declarar bom para todos não o obriga irremediavelmente a sê-lo.

Ah, é? Que Deus mentiroso!

Estranho que tantas pessoas acreditem em um deus mau, limitado no poder e mentiroso...

Não é contraditório. Tanto que, digo de novo, os muçulmanos reconhecem Jesus Cristo como profeta. Assim, consideram o Deus que Ele proclamou como verdadeiro.

Como eu já postei aqui (tirei do Alcorão):

"Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião."

Portanto, eles não reconhecem o conceito henoteísta de Deus.

A Terra não foi formada da colisão de apenas dois, mas de inúmeros proto-planetas, segundo a teoria mais aceita atualmente. Mas você ainda não respondeu á minha pergunta.

Respondi, sim, pois essa teoria (muito bem lembrado, é uma teoria, e não uma hipótese) não precisa de um Deus criando nada.

Você está errado. O sudeste da Àsia têm metade da população mundial, a outra metade está no resto do Mundo, evidentemente. Os dados oficiais mostram que, embora o islamismo seja a religião de maior crescimento atualmente, é a segunda em fiéis, atrás do cristianismo.

Tanto faz, é irrelevante. O fato é que número de crentes em algo não faz esse algo verdadeiro.

Então você tem poderes para materializar o que deseja ver? Fantástico. Mas não estamos discutindo delírios, mas fatos.

O mesmo se aplica a seu deus.

A onipresença d Deus o faz indetectável por métodos formais, mas PERFEITAMENTE detectável pelo método que lhe convém: a fé ... Isso pode ser perfeitamente verificado. Por que vcs ñ verificam?!

A onipresença do Papai Noel o faz indetectável por métodos formais, mas PERFEITAMENTE detectável pelo método que lhe convém: a fé ... Isso pode ser perfeitamente verificado. Por que vcs ñ verificam?!

Nob disse:
Ah, é? Que Deus mentiroso!

Estranho que tantas pessoas acreditem em um deus mau, limitado no poder e mentiroso...

Tenho pena de você. Por tentar nos convencer disto por meio de manipulações de baixo calão. Desculpe-me se minha inteligência é maior que sua astúcia, mas até agora você não conseguiu mostrar Deus de forma má, limitada ou mentirosa.

Nob disse:
Como eu já postei aqui (tirei do Alcorão):

"Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião."

Portanto, eles não reconhecem o conceito henoteísta de Deus.

O Alcorão está certo quando reconhece Cristo como mensageiro de Deus. Logo, tudo o que Ele diz há de ser verdadeiro. Se existe contradição, é do próprio livro.

A propósito: filho de Deus, na Bíblia, quer dizer descendente. Herdeiro. Não que Deus se "reproduziu". Interpretações literais são sempre o maior prejuízo na história das religiões.

Nob disse:
Respondi, sim, pois essa teoria (muito bem lembrado, é uma teoria, e não uma hipótese) não precisa de um Deus criando nada.

E os proto-planetas, vieram do Unicórnio Rosa? :loser:

Nob disse:
A onipresença do Unicórnio Rosa Invisível o faz indetectável por métodos formais, mas PERFEITAMENTE detectável pelo método que lhe convém: a fé ... Isso pode ser perfeitamente verificado. Por que vcs ñ verificam?!

Obviamente, podemos ver o que quisermos com o uso da imaginação, mas não significa que realmente exista. Algo interessante nesta idéia é que ninguém nunca viu Deus.

Última edição:

Morpheu disse:
Gravidade, este é morpheu.
Morpheu, esta é a gravidade.

agora que apresentei os dois, vocês podem virar amigos:cerva:

Morpheu disse:
Gravidade é uma força, Omykron, não é matéria. :duh:
e você acha que os protos planetas se juntaram como? se encontraram na rua do amor e cresceram juntinhos e fortes?

Vamos tentar novamente.

Gravidade, este é Morpheu.
Morpheu, esta é a Gravidade.

Presta atenção, Omykron. Eu perguntei se os proto-planetas vieram do Unicórnio Rosa. O que juntou eles foi a gravidade, é claro. :roll:

Entendeu agora?

Morpheu disse:
Tenho pena de você. Por tentar nos convencer disto por meio de manipulações de baixo calão. Desculpe-me se minha inteligência é maior que sua astúcia, mas até agora você não conseguiu mostrar Deus de forma má,

Se você acha que matar inocentes é algo bom, recomendo que consulte um psiquiatra.

Você já leu esse tópico?

ou mentirosa.

Essa você acabou de mostrar.

O Alcorão está certo quando reconhece Cristo como mensageiro de Deus. Logo, tudo o que Ele diz há de ser verdadeiro. Se existe contradição, é do próprio livro.

Por que mensageiros só podem dizer a verdade?

Pregadores, por exemplo, são mensageiros, e nem por isso só dizem a verdade.

Conhece Big Bang? Também não precisa de Deus nenhum.

Obviamente, podemos ver o que quisermos com o uso da imaginação, mas não significa que realmente exista. Algo interessante nesta idéia é que ninguém nunca viu Deus.

Esse é um grande argumento contra tomar coisas só "vistas" por fé como verdadeiras.

Morpheu disse:
Presta atenção, Omykron. Eu perguntei se os proto-planetas vieram do Unicórnio Rosa. O que juntou eles foi a gravidade, é claro. :roll:

Entendeu agora?
sim, mas vc continua ignorando a gravidade. ela está chorando.
existem teorias aceitas que mencionam "e deus fez a matéria. zaaaaaaaaap"?

e então começou a gravidade e o magnetismo
atomos se atraiam, formando novas substancias, e assim o universo surgiu.

observe que a existencia da gravidade desde o momento inicial.

não se preocupe gravidade, eu gosto de vc

Nob disse:
Se você acha que matar inocentes é algo bom, recomendo que consulte um psiquiatra.

Cite um único "inocente" que Deus matou. Na verdade, todos nós merecemos a morte e até coisa pior, pelas barbaridades que cometemos a cada dia.

Nob disse:
Por que mensageiros só podem dizer a verdade?

Pregadores, por exemplo, são mensageiros, e nem por isso só dizem a verdade.

Porque é mensageiro de Deus, profeta. Não há como uma profecia verdadeira ser mentirosa, se a acusam disto entram em contradição.

Nob disse:
Conhece Big Bang? Também não precisa de Deus nenhum.

Conheço, e considero-o a teoria mais estúpida da ciência. É melhor dizer "não sabemos" do que imaginar, contrariando todas as leis da mecânica e termodinãmica, um ponto de infinita densidade, temperatura e pressão, e volume nulo, que por "acaso" explodiiu e resultou na imensidão do universo. Francamente.

Nob disse:
Esse é um grande argumento contra tomar coisas só "vistas" por fé como verdadeiras.

Por isto que eu gosto de usar fatos para provar a existência de Deus.

Omykron disse:
sim, mas vc continua ignorando a gravidade. ela está chorando.
existem teorias aceitas que mencionam "e deus fez a matéria. zaaaaaaaaap"?

e então começou a gravidade e o magnetismo
atomos se atraiam, formando novas substancias, e assim o universo surgiu.

observe que a existencia da gravidade desde o momento inicial.

não se preocupe gravidade, eu gosto de vc

Putz, e eu achava você um cara inteligente. Não importa o que juntou, a gravidade (off: eu não gosto dela, me impede de voar :(). A pergunta é de onde veio. :roll:

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back