Re: Pequena duvida sobre Deus.
Lordpas disse:
Eu não vi nada que prove efetivamente que tais relatos são verdades.
Você percebe que não existe embasamento pra acreditar que um cara andou sobre as águas e assim por diante, só porque quatro apóstolos relataram isso?
Você pode seguir a sua lógica, está ok. Mas não pode afirmar com 100% de certeza, deixando sempre a margem de dúvida que só é preenchida pela sua fé. Caso eu seja desprovido desse sentimento, você nunca conseguirá me provar que Deus existe e que a prova disso é Jesus.
Mas acho que o Gabriel já lhe deu bons exemplos disso nas páginas anteriores.
Estamos a andar em círculos.
Você está questionando o ponto mais óbvio do processo, Lordpas. Eu e você não podemos inventar eventos iguais sem entrarmos em comum acordo. Logo, se não pudermos nos comunicar, isto se torna impossível. Da mesma forma era há dois mil anos atrás. Logo, os Evangelhos têm de ser verdadeiros.
Estou sinceramente chocado.
Nob disse:
O que isso tem a ver com a autenticidade do site?
Anyway, como eu disse, há várias outras fontes. Você pode consultar, por exemplo, os artigos da Wikipedia sobre o assunto, que você deve achar mais confiáveis, já que são constantemente revisados.
Simplesmente que ele é tão capenga como a maioria dos sites da Internet, e pode-se fazer um semelhante em alguns minutos.
A Wikipédia é editável, e pode-se fazer ela dizer qualquer coisa. De qualquer forma, ela contradiz você: "
There is little in the gospel itself to indicate the date of its composition. Some conservative scholars argue that it was written before the destruction of Jerusalem (Matthew 24), probably between the years A.D. 60 and 65, but others would date it in the 70s, even as late as A.D. 85."
Nob disse:
Então, se alguém escrever um livro e disser "eu sou deus", você vai acreditar, porque a referência direta da fonte (interna) é mais confiável que fontes externas?
Estamos discutindo datas, a referência interna têm de ser considerada. E eu não disse que é mais confiável que qualquer fonte externa, mas é mais confiável que um site da Internet, sem dúvida.
Nob disse:
Não vejo motivo para as outras frases serem omitidas. E o que você disse só é válido para Lucas, já que as outras versões deixam claro que Jesus diz e logo depois morre.
Não, Mateus afirma, como mostrei, que Cristo gritou mais uma coisa antes de morrer. E, como eu já disse, o que os evangelistas colocam em seus textos têm ligação com o que desejam mostrar, pois é preciso selecionar os principais pontos nos três anos de vida pública de Cristo, embora isto não torne as informações falsas, é claro.
Nob disse:
Jesus diz que o plano foi cumprido, e, para isso, seria necessário que Deus o ajudasse.
O plano foi cumprido e Deus o ajudou, mas
naquele momento, pregado em uma cruz, Cristo sentiu-se abandonado, como também nos sentimos diante de ocasiões muito mais leves.