• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Morpheu disse:
Se você disser, certamente eu não irei acreditar.
Bom....aí passa a ser kestão de gosto, neh?
Em termos gerais, naum há razão de essas 4 pessoas serem mais confiaveis do q eu.....

Eu até concordo q o seu argumento de q qto mais pessoas relatam uma história, ela até tem mais xances de ser verdadeira.....
Mas isso, d longe, naum é regra.....(temos akela frase q eu concordo, naum sei vc, q a história é feita pelos vencedores....Se a Igreja tivesse ficado pelo caminho da história humana, poderia ter se juntado aos mitos gregos e afins).....
Ainda mais q as fontes de datas q vc leva em conta é a propria Biblia.....(pelo menos eu axo q as medições cientificas naum tem tanta acuracia assim d dizer os anos exatos, neh? sem margens de erro).....
E, pelo q entendi, esses relatos tem pelo menos 1 década de diferença de um pra otro....Escritos em regiões romanas.....Naum há razão pra ser impossivel trocas de informação ou qlq coisa do tipo.....

Pessoal aki só tá kerendo dizer q vc naum pode usar alguns relatos (4? só?) pra PROVAR q Jesus fez akilo tudo pra kem naum tem fé.....A naum ser q vc passe a levar em conta q mtos otros deuses (inclusive de religiões politeístas) são verdadeiros.....

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Bom....aí passa a ser kestão de gosto, neh?
Em termos gerais, naum há razão de essas 4 pessoas serem mais confiaveis do q eu.....

Eu até concordo q o seu argumento de q qto mais pessoas relatam uma história, ela até tem mais xances de ser verdadeira.....
Mas isso, d longe, naum é regra.....(temos akela frase q eu concordo, naum sei vc, q a história é feita pelos vencedores....Se a Igreja tivesse ficado pelo caminho da história humana, poderia ter se juntado aos mitos gregos e afins).....
Ainda mais q as fontes de datas q vc leva em conta é a propria Biblia.....(pelo menos eu axo q as medições cientificas naum tem tanta acuracia assim d dizer os anos exatos, neh? sem margens de erro).....
E, pelo q entendi, esses relatos tem pelo menos 1 década de diferença de um pra otro....Escritos em regiões romanas.....Naum há razão pra ser impossivel trocas de informação ou qlq coisa do tipo.....

Pessoal aki só tá kerendo dizer q vc naum pode usar alguns relatos (4? só?) pra PROVAR q Jesus fez akilo tudo pra kem naum tem fé.....A naum ser q vc passe a levar em conta q mtos otros deuses (inclusive de religiões politeístas) são verdadeiros.....

Logicamente, se duas pessoas relatam acontecimentos idênticos, sem entrarem em contato, eles são verdadeiros. Isso é óbvio. :blah:

Morpheu disse:
Logicamente, se duas pessoas relatam acontecimentos idênticos, sem entrarem em contato, eles são verdadeiros. Isso é óbvio.
Muito óbvio, afinal a possibilidade de uma existir uma terceira pessoa a quem por uma infinidade de motivos interessaria fazer com que, por uma infinidade de meios, as duas pessoas relatassem tais acontecimentos, não existe, assim como a possibilidade de ser somente mais uma entre tantas mentiras...
Afinal a Bíblia está inquestionavelmente certa, só porque foi escrita há muito tempo. Legal mesmo vai ser daqui a milhares de anos, quando na certa o universo de Tolkien vai ser considerado parte da história do mundo.

Não mencionei a palavra "Bíblia".

E se trabalharmos pela (falta de) lógica do ceticismo exacerbado, eu não existo. Você não existe. O Mundo não existe. Afinal, porque estamos postando aqui?

Se a existência dos autores é tida como certa, quem deseja contestar deve apresentar evidências. Isto chama-se ônus da prova e é igualmente óbvio.

Morpheu disse:
Se a existência dos autores é tida como certa, quem deseja contestar deve apresentar evidências. Isto chama-se ônus da prova e é igualmente óbvio.

Então comece provando que os quatro autores escreveram os evangelhos em locais diferentes e na mesma época.

Nob disse:
Então comece provando que os quatro autores escreveram os evangelhos em locais diferentes e na mesma época.

Morpheu disse:
A minha fonte é a própria Bíblia, onde é dito que o Evangelho de Mateus foi escrito na Palestina em 60 e o de Marcos em 64, mas em Roma. Mateus não esteve em Roma. Lucas escreveu em 68 e João não é datado, mas escreveu-o antes de suas Epístolas e do Apocalipse.

Referência direta da fonte, quem deseja contestar apresente evidências.

Morpheu disse:
Referência direta da fonte, quem deseja contestar apresente evidências.

O ônus da prova é de quem afirma. Portanto quem deve apresentar evidências é a própria pessoa que escreveu o que você citou.

Morpheu disse:
Não mencionei a palavra "Bíblia".
Opa desculpa, pensei que o assunto era sobre isso... Devo ter postado no tópico errado então.
Morpheu disse:
E se trabalharmos pela (falta de) lógica do ceticismo exacerbado, eu não existo.
É, já estava desconfiando da sua existência mesmo.

Morpheu disse:
Logicamente, se duas pessoas relatam acontecimentos idênticos, sem entrarem em contato, eles são verdadeiros. Isso é óbvio. :blah:
1 - "sem entrarem em contato" vem da onde? No passado a comunicação entre pessoas q estavam distantes do modo q vc disse realmente era mais dificil....Mas naum axo q era impossível.....Ainda mais num espaçamento de décadas como vc disse e no mesmo império....Ainda mais q suas fontes eram os apóstolos, naum?
2 - A história do Papai Noel é contada a várias crianças em todo o mundo no mesmo período do ano por pessoas q nunca se viram, e nem por isso ele é real pra vc....

E como vc mesmo disse concordar....
Mtos relatos sobre a vida dele foram simplesmente jogadas fora pela Igreja....
Isso prejudica ainda mais dizer se foi verdade ou naum akeles milagres todos (como se eu jogasse fora todas as bibliografias sobre Einstein e escrevesse um onde ele era um ser maquiavélico q buscou desde o início uma arma de destruição em massa, como a Bomba Atômica, através de suas peskisas até conseguir....e, assim, exterminar a raça japonesa q ele tanto desprezava....Isso poderia ser considerado verdade pras pessoas do futuro?).....

Bill Samambaia disse:
Opa desculpa, pensei que o assunto era sobre isso... Devo ter postado no tópico errado então.

O tópico intitula-se "Pequena Dúvida sobre Deus". Nada ainda sobre Bíblia. Mas apenas estou instruindo alguns acerca dos princípios do raciocínio lógico.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
1 - "sem entrarem em contato" vem da onde? No passado a comunicação entre pessoas q estavam distantes do modo q vc disse realmente era mais dificil....Mas naum axo q era impossível.....Ainda mais num espaçamento de décadas como vc disse e no mesmo império....Ainda mais q suas fontes eram os apóstolos, naum?

Num espaçamento de quatro anos em dois impérios separados por mais de três mil quilômetros. E não conheço relato de uma ida de Mateus a Roma em 68

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
2 - A história do Papai Noel é contada a várias crianças em todo o mundo no mesmo período do ano por pessoas q nunca se viram, e nem por isso ele é real pra vc....

Mas foi criada por uma só pessoa.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
E como vc mesmo disse concordar....
Mtos relatos sobre a vida dele foram simplesmente jogadas fora pela Igreja....
Isso prejudica ainda mais dizer se foi verdade ou naum akeles milagres todos (como se eu jogasse fora todas as bibliografias sobre Einstein e escrevesse um onde ele era um ser maquiavélico q buscou desde o início uma arma de destruição em massa, como a Bomba Atômica, através de suas peskisas até conseguir....e, assim, exterminar a raça japonesa q ele tanto desprezava....Isso poderia ser considerado verdade pras pessoas do futuro?).....

Desprezar muitos relatos não significa anular os outros. Isso também é óbvio.

Última edição:

Morpheu disse:
Num espaçamento de quatro anos em dois impérios separados por mais de três mil quilômetros. E não conheço relato de uma ida de Mateus a Roma em 68
E isso continua impossibilitando algo?
Mas 4 anos? Tão preciso assim?

Das peskisas q vc disse q corroboravam q esses textos eram tão antigos assim, a datação é tão precisa assim?

Morpheu disse:
Mas foi criada por uma só pessoa.
Kem disse?
Vc tem provas?

Morpheu disse:
Desprezar muitos relatos não significa anular os outros. Isso também é óbvio.
E ao mesmo tempo naum significa q são verdades absolutas.....

bem acho q alguem hoje vai ter uma aula de logica.....

espertao disse:
Logicamente, se duas pessoas relatam acontecimentos idênticos, sem entrarem em contato, eles são verdadeiros. Isso é óbvio.

vamos la.... entao vc disse q se duas pessoas q nao se conhecem q relatam o mesmo fato esse fato obrigatoriamente eh real nao eh?

bem entao ovnis existem e vem aki para ter relaçoes sexuais com N mulheres no mundo.

elvis nao morreu em 77

osama bin ladem foi morto depois encontrado vivo umas centenas de vezes....

JFK foi morto por Le osvald, ao mesmo tempo q a CIA tentava matar ele.. ao mesmo tempo q a KGB

Paul Macartney morreu. (essa pra mim eh a melhor) essa tem ate provas... nas capas do Abbey Road e do Sargent Pepper.

viu todos esses fatos foram corroborados por CENTENAS e nao apenas 4 pessoas q nao se conhecim... e nem por isso sao verdade.....

espertao disse:
Quote:
Post Original de Logan Mcloud
lol pelo visto vc MORPHEUS fez como todos os crentes e fechou os olhos para todo o resto q nao seja sua fé...

foi bom ver como vc nao tinha argumentos para discutir comigo...

De forma alguma. A questão é que estou abismado com o crédito que dão à informações soltas na Internet, de fontes completamente obscuras e não-reconhecidas. Não é óbvio que eu ou você podemos fazer de hoje para amanhã um site com milhares de textos atestando a existência ou a falsidade até do Unicórnio Rosa? Poupem a mim e aos outros disso, por favor. De outra forma, estou pronto a discutir.

em q instante eu falei de alguma coisa q peguei na net? caso vc nao saiba ainda eu FAÇO faculdade de fisica... minha area de interesse eh cosmologia e singularidades tenho diversos livros em casa para corroborar com q falo alem de inumeros q ja me foram emprestados pela professora Ruth Bruno PHD em cosmologia com a tese sobre a massa do universo.... se vc quizer pode vir na biblioteca da fisica na UFF (ficarei feliz em guia-lo) e ler a tese dela (foi assim q eu fiz). alem disso meu pai fez fisica e meu melhor amigo tb.... nada do q eu escrevo aki se baseia em achismos ou coisas de net.... ok?

espertao disse:
tópico intitula-se "Pequena Dúvida sobre Deus". Nada ainda sobre Bíblia. Mas apenas estou instruindo alguns acerca dos princípios do raciocínio lógico.

acho q vc aind atem q estudar MUITO sobre logica fio.... afinal deu para ver q vc nao faz muito usso disso....

por fim... aki ora nenhuma falei cabavelmente q Deus nao existe ou q as Santas escrituras o corão ou o blog do unicornio rosa sao inveridicos... no entanto eu mostro q existe uma probabiliade q deve ser assumida de serem apenas muletas. nao nego q a existencia de deus ou do unicornio rosa mas gostaria q vcs crentes pelo menos tivessem a coragem de nao negar q a Ciencia pode estar certa.... mas eh nesse ponto q falham....

isso meus caros eh uma coisa q falta aos crentes admitir a probabilidade de estarem errados... interessante q se orgulhem tanto de serem humildes... mas nao tem a coragem de se quer imaginar q podem estar incorretos.....

Dwarf

ps. Deriel concordo contigo a biblia eh um livro cool :P cehio de historia mau contada mas cool

Eu pretendia abrir mão de responder a tolices, mas... não resisto.

Logan Mcloud disse:
viu todos esses fatos foram corroborados por CENTENAS e nao apenas 4 pessoas q nao se conhecim... e nem por isso sao verdade.....

Em algum momento falei em "não se conhecer"? Me referi a não entrar em contato, em acordo. Direta ou indiretamente.

Logan Mcloud disse:
em q instante eu falei de alguma coisa q peguei na net? caso vc nao saiba ainda eu FAÇO faculdade de fisica... minha area de interesse eh cosmologia e singularidades tenho diversos livros em casa para corroborar com q falo alem de inumeros q ja me foram emprestados pela professora Ruth Bruno PHD em cosmologia com a tese sobre a massa do universo.... se vc quizer pode vir na biblioteca da fisica na UFF (ficarei feliz em guia-lo) e ler a tese dela (foi assim q eu fiz). alem disso meu pai fez fisica e meu melhor amigo tb.... nada do q eu escrevo aki se baseia em achismos ou coisas de net.... ok?

Não estava falando especificamente de você, mas de toda a galera do tópico. Por outro lado, sou um humilde estudante de 3° ano e talvez seja tolice tentar defender idéias diante de um graduando em Física. Perdoe-me, pois.

Logan Mcloud disse:
no entanto eu mostro q existe uma probabiliade q deve ser assumida de serem apenas muletas.

Sim, concordo com você. Para muitos são muletas. Principalmente para aqueles que não entendem o que lêem.

Logan Mcloud disse:
por fim... aki ora nenhuma falei cabavelmente q Deus nao existe ou q as Santas escrituras o corão ou o blog do unicornio rosa sao inveridicos... no entanto eu mostro q existe uma probabiliade q deve ser assumida de serem apenas muletas. nao nego q a existencia de deus ou do unicornio rosa mas gostaria q vcs crentes pelo menos tivessem a coragem de nao negar q a Ciencia pode estar certa.... mas eh nesse ponto q falham....

isso meus caros eh uma coisa q falta aos crentes admitir a probabilidade de estarem errados... interessante q se orgulhem tanto de serem humildes... mas nao tem a coragem de se quer imaginar q podem estar incorretos.....

Não vejo qualquer problema com a Ciência aqui, que aliás admiro muito e para a qual espero contribuir em breve, exceto com algumas teorias ilógicas. Frutos podres são inevitáveis. E você há de convir que a probabilidade de erro, que inclui dois bilhões de pessoas estarem enganadas, é bastante diminuta. Mas estou sempre à espera de contestação, e saberei reconhecer meu engano, se assim provado for.

Morpheu disse:
E você há de convir que a probabilidade de erro, que inclui dois bilhões de pessoas estarem enganadas, é bastante diminuta.

Pois é... durante séculos o mundo inteiro pensou que a Terra era plana, e nem por isso era verdade.

Morpheu disse:
Diminuta, mas ainda existe, é claro....
:rofl:

Dexô ver se entendi... quer dizer que quando todos pensavam que a terra era plana, a chance dela ser redonda era diminuta?

Morpheu disse:
E você há de convir que a probabilidade de erro, que inclui dois bilhões de pessoas estarem enganadas, é bastante diminuta.

Uma boa quantidade de religiões no mundo tem um número considerável de crentes. Considerando-se que a maioria não pode coexistir por ser contraditória, não se pode estabelecer a probabilidade de erro de cada uma como "bastante diminuta".

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back