• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

varias pessoas falaram q Paul morreu e nao tinham se comunicado de forma alguma... o mesmo vale para ovnis e elvis

bem vc falou q as pessoas se baseavam em coisas da net bem embaixo de um quote meu.... eh justo entao q eu acho q estava falando de mim ea agora novamente diz q meus argumentos sao tolices..... q feio rapaz....

pq pode ser muleta apenas para os q nao entendem oq leem? cara vc se acha assim tao superior? a necessidade de uma muleta eh no fim das contas uma das melhores respostas para q todas as culturas tenham criado alguma forma de entidade superior.... afinal eh pessimo achar q vc cheio de defeitos esta so no mundo e ninguem olha por vc... eh assustador... e eu como ateu acho isso mortificante.... afinal vc como religioso tem sempre alguem a quem buscar.... eu tenho apenas a mim...... nao saber conviver com essa solidao eh um dos grendes pqs de Deus.

e dai q sao 2 bilhoes? se fosser todos os 6 nao iria querer dizer nada.... sabia q toda a realidade q vc ve nao passa de uma interpretaçao muito aquem da verdade q seu cerebro da para o universo a sua volta? entao mais de 6 bilhoes de pessoas veem o universo de uma forma como nao eh.... e mesmo assim isso nao modifica o fato de q ele eh de outra forma....

Dwarf

Logan Mcloud disse:
varias pessoas falaram q Paul morreu e nao tinham se comunicado de forma alguma... o mesmo vale para ovnis e elvis
com o elvis não rola esses esquemas. ele não morreu :cerva:

Lordpas disse:
:rofl:

Dexô ver se entendi... quer dizer que quando todos pensavam que a terra era plana, a chance dela ser redonda era diminuta?
ela se transformou redonda, quando todas as pessoas uniram as mãos e pediram para ter uma terra redonda :dente:

Hum, eu não tive tempo de responder direito ontem, sabe como é, criança no PC só até as 22h. :mrgreen:

Mas o "todos" aí está completamente errado. Quem imaginava a Terra como plana era meia dúzia de estudiosos europeus e a Igreja. Os chineses, por exemplo, já praticamente haviam dado a volta ao mundo por volta dessa época.

E até o presente momento, estamos falando de probabilidades e um príncipio básico de probabilidade é: se determinado evento se aproxima do universo, a probabilidade contrária é cada vez menor. Isto provavelmente é mais óbvio que o resto, para os que freqüentaram aulas de matemática.

Agora se o evento corresponde ou não à verdade, é outra história.

Logan Mcloud disse:
bem vc falou q as pessoas se baseavam em coisas da net bem embaixo de um quote meu.... eh justo entao q eu acho q estava falando de mim ea agora novamente diz q meus argumentos sao tolices..... q feio rapaz....

Pois é. Mas se você sabe que não o fez, porque tanto alvoroço? Perceba que eu usei o plural quando o disse. É, e tolices talvez não seja a acepção mais correta, talvez "obviedades" definisse melhor. Enfim, estou aqui para discutir seus argumentos e não classificá-los, então...

Logan Mcloud disse:
pq pode ser muleta apenas para os q nao entendem oq leem? cara vc se acha assim tao superior? a necessidade de uma muleta eh no fim das contas uma das melhores respostas para q todas as culturas tenham criado alguma forma de entidade superior....

Eu, superior? Não, eu nem disse que entendia. Mas o que diferencia a fé de uma muleta é que quando você não precisa mais de apoio, você descarta a muleta, certo? Veja os romanos, eram poderosos, ricos, conquistadores e se davam à deploráveis relações homossexuais (opa, cadê meu relativismo cultural?), e ainda assim cumpriam a rotina de adorar a não só um, mas a dezenas de deuses diferentes. Até porque, segundo Carl Jung, um dos pais da psicologia, a crença em um poder superior é inerente ao ser humano.

Ai é que está. Até que ponto esta "crença" não é uma invenção de suporte que apenas varia de homem para homem, de sociedade para sociedade (Deus, Alá, Buda, Júpiter, etc...)? Well, eu poderia concordar com essa visão se meu Deus não tivesse manifestado-se, é claro. Mas como isto aconteceu e acontece, eu não poderia negá-lo sem violar noventa por cento dos meus princípios, e nem desejo fazê-lo, aliás.

Logan Mcloud disse:
mais de 6 bilhoes de pessoas veem o universo de uma forma como nao eh.... e mesmo assim isso nao modifica o fato de q ele eh de outra forma....

Já ouviu falar em "o homem é a medida de todas as coisas"? Para nós, o real tem de ser evidentemente o que nós sentimos, e não o que uma abelha, que enxerga ultravioleta, sente. Porque nada "é" do jeito que vemos. Conceitos são uma interpretação que escolhemos para o que nos é novo. È aquela velha questão: porque isto se chama monitor? E o teclado, porque se chama assim? E porque a porta se chama porta? Bem, é confuso, eu sei... mas tem-se de viajar às vezes, hehehehe.

Última edição:

Morpheu disse:
que está. Até que ponto esta "crença" não é uma invenção de suporte que apenas varia de homem para homem, de sociedade para sociedade (Deus, Alá, Buda, Júpiter, etc...)? Well, eu poderia concordar com essa visão se meu Deus não tivesse manifestado-se, é claro.
A presença de Deus que todos os fiéis sentem não pode provar a existência de deus nenhum, e muito menos da inexistência de outro. Porque a mesma sensação que você sente, pode ter certeza absoluta, vai ter um monte de pessoas do outro lado do mundo que sentem a mesma coisa, só que são de outra religião. Não fique portanto tão cheio de si achando que é algum profeta.

Bill_Samambaia disse:
A presença de Deus que todos os fiéis sentem não pode provar a existência de deus nenhum, e muito menos da inexistência de outro. Porque a mesma sensação que você sente, pode ter certeza absoluta, vai ter um monte de pessoas do outro lado do mundo que sentem a mesma coisa, só que são de outra religião. Não fique portanto tão cheio de si achando que é algum profeta.

Mas, meu caro Bill, eu nunca invoquei isso como prova de nada, e nunca me considerei profeta, ao que me conste... :ahn?:

Morpheu disse:
Até que ponto esta "crença" não é uma invenção de suporte que apenas varia de homem para homem, de sociedade para sociedade (Deus, Alá, Buda, Júpiter, etc...)? Well, eu poderia concordar com essa visão se meu Deus não tivesse manifestado-se, é claro. Mas como isto aconteceu e acontece, eu não poderia negá-lo sem violar noventa por cento dos meus princípios, e nem desejo fazê-lo, aliás.
Pelo que se entende aqui você relaciona toda sua fé à manifestação de Deus, o que coloca você no mesmo nível de outros milhões de religiosos, e como eles, não pode provar nada.

Bill_Samambaia disse:
Pelo que se entende aqui você relaciona toda sua fé à manifestação de Deus, o que coloca você no mesmo nível de outros milhões de religiosos, e como eles, não pode provar nada.

Não posso? :uhum:

A autoridade de quem leu todos seus posts e não encontrou nenhuma novidade, só argumentos baseados em dados extremamente questionáveis.

Então fazendo um favor, trate de explicar:
Morpheu disse:
Até que ponto esta "crença" não é uma invenção de suporte que apenas varia de homem para homem, de sociedade para sociedade (Deus, Alá, Buda, Júpiter, etc...)? Well, eu poderia concordar com essa visão se meu Deus não tivesse manifestado-se, é claro. Mas como isto aconteceu e acontece, eu não poderia negá-lo sem violar noventa por cento dos meus princípios, e nem desejo fazê-lo, aliás.
Se você enche a boca pra dizer que só sua religião reconhece o Deus verdadeiro e depois atribui a "manifestação" de Deus como a causa da veracidade (pelo menos para você), em detrimento das outras que são uma espécie de suporte, não nota a contradição de que seu argumento é o mesmo deles?

Bill Samambaia disse:
Se você enche a boca pra dizer que só sua religião reconhece o Deus verdadeiro e depois atribui a "manifestação" de Deus como a causa da veracidade (pelo menos para você), em detrimento das outras que são uma espécie de suporte, não nota a contradição de que seu argumento é o mesmo deles?

Eu não disse isso. Nem sequer me referi a esta ou aquela religião. :ahn?:

Última edição:

Morpheu disse:
Então EXPLICA seu post, porque com o que está escrito aí, se depreende que exatamente o que está no meu post anterior. E o que você quer dizer com "não me referi a esta ou aquela religião"? Por acaso não sabe que Deus, Alá e Júpiter são as entidades maiores de religiões e Buda (grosseiramente incluído entre os outros) o fundador do Hinduismo?

" se meu Deus não tivesse manifestado-se "

de forma ele se mafestou? conversou com vc? papeu e falou q vc estava certo e o resto todo das religioes do mundo erradas?

vc tem alguma prova q seu Deus se manisfestou q nao possa ser inferido como conhecidencia e/ou paranoia esquisofrenica? numa boa... qualquer um?

ahh sim vc vai falar dos milagres... todos MUITO mau explicados.... sinceramente acredito mais nos "milagres" q buda fez do q dos q os catolicos fizeram...

agora meu rapaz eu falei de uma coisa muito aquem de vc para q compreende e vc entendeu errado... nao eh q oq as pessoas veem esta errado;.... nao eh o lance do nome do teclado... eh diferente.... vou dar um exemplo.... a trajetoria q a terra descreve em torno do sol NAO eh elptica... muito embora possamos inferir isso nao eh... a luz nao caminha sempre em linha RETA ... para ser sincero uma reta eh algo muito complicado de ser explicado... isso se da por causa de coisas q nao vou explicar aki... e muito embora sejam verdades... ninguem ve isso ocorrendo.... mias um exemplo eh a nossa noçao de profundidade... nao sao coisas q eu espero q vc entenda... mas apenas q saiba q muito embora poucos humanos saibam q sao verdade (milhares de humanos... mas poucos em relaçao aos 6 bilhoes) continuam sendo verdade.... sacou?

Dwarf

Sobre essa questão de provas, há uma frase bem curiosa a respeito, embora desconheço quem a disse:

"Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos."

cara isso pode valer para muitas pessoas nao para um cientista.. a primeira coisa q ele iria fazer eh tantar descobrir se os elfos estao mesmo ligados com a chuva.. caso estivessem ele iri descobrir como les fazem isso....

Dwarf

Sim, Logan, claro. O que eu quis mostrar é como muitas pessoas veêm as coisas de modo totalmente dogmático, acreditando que as tradições ensinadas não podem estar erradas, além de ainda querer apresentar alguma "prova".

Mesmo por que quem disse essa frase se não em engano foi um ceticista, em clara ironia.

Bill Samambaia disse:
Então EXPLICA seu post, porque com o que está escrito aí, se depreende que exatamente o que está no meu post anterior. E o que você quer dizer com "não me referi a esta ou aquela religião"? Por acaso não sabe que Deus, Alá e Júpiter são as entidades maiores de religiões e Buda (grosseiramente incluído entre os outros) o fundador do Hinduismo?

É muito simples, só estou dizendo que as "divindades" podem, sim, ser usadas como muletas.

E eu sei, sim, só estava exemplificando as diversas crenças que existem entre os homens.

Logan Mcloud disse:
" se meu Deus não tivesse manifestado-se "

de forma ele se mafestou? conversou com vc? papeu e falou q vc estava certo e o resto todo das religioes do mundo erradas?

vc tem alguma prova q seu Deus se manisfestou q nao possa ser inferido como conhecidencia e/ou paranoia esquisofrenica? numa boa... qualquer um?

ahh sim vc vai falar dos milagres... todos MUITO mau explicados.... sinceramente acredito mais nos "milagres" q buda fez do q dos q os catolicos fizeram...

agora meu rapaz eu falei de uma coisa muito aquem de vc para q compreende e vc entendeu errado... nao eh q oq as pessoas veem esta errado;.... nao eh o lance do nome do teclado... eh diferente.... vou dar um exemplo.... a trajetoria q a terra descreve em torno do sol NAO eh elptica... muito embora possamos inferir isso nao eh... a luz nao caminha sempre em linha RETA ... para ser sincero uma reta eh algo muito complicado de ser explicado... isso se da por causa de coisas q nao vou explicar aki... e muito embora sejam verdades... ninguem ve isso ocorrendo.... mias um exemplo eh a nossa noçao de profundidade... nao sao coisas q eu espero q vc entenda... mas apenas q saiba q muito embora poucos humanos saibam q sao verdade (milhares de humanos... mas poucos em relaçao aos 6 bilhoes) continuam sendo verdade.... sacou?

Hum, em algum momento eu disse que "o resto todo das religiões do mundo estavam erradas"? E em algum momento eu disse que o fato de muitos acreditarem torna algo obrigatoriamente verdade? Eu disse que aumentam as probabilidades, e só. E isto quando não se pode verificar experimentalmente.

E todos sabem que a luz não "caminha" sempre em linha reta desde Einstein. Evidentemente a órbita da Terra não é elíptica, assim como o planeta não é esférico. E daí?

E, rapaz, eu vou encará-lo como um aviso para quando eu começar o curso de Química ano que vem. Espero que na faculdade não seja tão comum quanto aqui um graduando se achar o dono do conhecimento humano só por aprender uma ou duas teorias a mais. Bem, um dia você vai encarar um Ph.D. em Física Quântica, aí as coisas se acertam. :mrgreen:

Fëanor ¥ disse:
Sim, Logan, claro. O que eu quis mostrar é como muitas pessoas veêm as coisas de modo totalmente dogmático, acreditando que as tradições ensinadas não podem estar erradas, além de ainda querer apresentar alguma "prova".

Você tem razão. Porém não vejo mal algum em querer apresentar provas. Afinal, podem estar erradas... ou certas. Lembre-se disso.

Última edição:

Morpheu disse:
Hum, em algum momento eu disse que "o resto todo das religiões do mundo estavam erradas"? E em algum momento eu disse que o fato de muitos acreditarem torna algo obrigatoriamente verdade? Eu disse que aumentam as probabilidades, e só. E isto quando não se pode verificar experimentalmente.

Creio que o Logan quis dizer que a sua crença, Morpheu, por si própria coloca que muitas religiões estariam erradas.

Tenho um exemplo claro, e que eu mesmo verifiquei. Eu e um amigo meu fomos conversar com um padre católico certa vez, e pedimos:
"O que acontece, por exemplo, com os indígenas lá da floresta Amazônica, que nunca tiveram contato com a civilização, quando eles morrem, já que eles creêm em seus muitos deuses, no politeísmo?"

E o Padre respondeu-nos:
"Infelizmente eles não alcançarão o reino dos céus, pois cultuavam a falsos deuses, e nunca receberam o batismo"

Esse fato ocorreu quando eu ainda praticava o catolicismo. E é um total absurdo, sinceramente. Ah tá, 2 bilhões de pessoas acreditam nesse deus? O deus que descrevem como sendo justo, benevolente e inquestionável. O mesmo deus que nunca se revelou de forma alguma a algumas pessoas e depois as condena por não crerem nele. Muito justo isso, realmente.

E não, não é um erro do padre, uma interpretação errônea dele. É isso que a igreja católica apostólica romana afirma de maneira geral sobre essa questão.

Morpheu disse:
Você tem razão. Porém não vejo mal algum em querer apresentar provas. Afinal, podem estar erradas... ou certas. Lembre-se disso.

Um dogma não pode ser baseado em provas que não confirmam nada, em suposições. Podem estar erradas ou certas não é a condição passível para um dogma. Se existe margem para essa interpretação, então não é um dogma.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back