• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Morpheu disse:
Bem, se ele existiu e não fez milagre algum, que raio de destaque é este que dão a Ele, neste ano de 2005 d.C.? Acho que quando se reconhece a existência d'Ele, está implícito o reconhecimento de Seus atos. :ahn?:

Não necessariamente. Como já foi dito, a ciência não contesta a existência de Cristo. É algo historicamente documentado não só pelos evangelistas. Agora, seus "milagres", isso sim necessita de mais provas (científicas) do que os textos de quatro pessoas contemporâneas de Jesus e partidárias do mesmo. Só porque os quatro disseram que ele fez milagres isso torna o fato verdadeiro?

O destaque, fontes parciais à parte, ocorre justamente pelo caráter rebelde de Jesus. Ele era um revolucionário em uma província romana, uma província particularmente religiosa e desejosa de profetas. Ele causou alvoroço por suas idéias "de esquerda", dizendo que todos eram iguais e de que deles era o Reino dos Céus. Ora, veja o contexto de tal declaração dentro do Império Romano: é óbvio que foi um "distúrbio" para os governantes, que certamente não queriam saber disso de "todos iguais" e de um reino melhor do que o terrestre que construíram no decorrer de séculos. Isso foi o suficiente para chamar a atenção dos governantes da província, que na primeira oportunidade livraram-se do revoltoso, crucificando-o, punição que era de praxe na época para tais crimes contra a "ordem pública".

Mas até aí não tem nenhum milagre nesse destaque.

Tenho minhas dúvidas de que o próprio Jesus tenha chamado a si mesmo de Filho de Deus (mas também não descarto a possibilidade de que o tenha feito: isso dependeria de seu ego e/ou crença de que realmente o era em determinado momento de sua história): o reforço do "destaque", então, veio na forma dos Evangelhos, nos quais os quatro apóstolos fizeram o possível para transformar o revolucionário Jesus em Filho de Deus, para assim criar a pedra fundamental para uma nova religião. Foi um belo trabalho de marketing da parte dos evangelistas, justamente porque era uma religião que atingia o povo (pobre e miserável, na boa parte dos países) em seu âmago ao declarar que "ninguém era melhor que ninguém" e o resto da ladainha (palavra usada aqui no sentido religioso da mesma, não no pejorativo, antes que venham chiar). No entanto, nunca foram apresentadas provas dos milagres descritos nos Evangelhos, há apenas a palavra (nem um pouco imparcial e desinteressada) dos evangelistas. A "fé" não é prova de nada, a não ser para a consciência desejosa de um sentido da pessoa que a tem e, por isso mesmo, é algo parcial e não-científico. Provas verdadeiramente científicas e desinteressadas ainda não apareceram.

Última edição por um moderador:

Bom pessoal, tá tudo muito lindo. Mas pelo visto vocês tem muito o que pesquisar ainda, se quizerem entender um pouco mais sobre seu Deus.
Tem muitos fatos que podem ser ligados, entendidos, mas também tem muita besteira por aí. E garanto que não vão descobrir muito mas desconfiar de muito do que seriam seus desígnios. Mas o importante é continuar buscando respostas e não se acomodar ou se entregar a conceitos falhos impostos por quem acha que tem a solução, sejamos coerentes.
Não estamos neste mundo pra ser santos, mas pra evoluir. E dentre todos existem os que já estão um pouco mais preparados e outros não.

Não quero me meter, pois coloquem na cabeça que isto é uma busca pessoal de cada um. E que entender a Deus requer entrega e sabedoria, e nem todos estão preparados pra sair por aí teimando. Mas qualquer coisa estou por aí, podem perguntar que darei um luz (ou um ponto de vista iluminado) a qualquer coisa que perguntarem. Porém sejamos coerentes, tá?

Um abraço do Mestre Seventh :)

Gabriel disse:
Não necessariamente. Como já foi dito, a ciência não contesta a existência de Cristo. É algo historicamente documentado não só pelos evangelistas. Agora, seus "milagres", isso sim necessita de mais provas (científicas) do que os textos de quatro pessoas contemporâneas de Jesus e partidárias do mesmo. Só porque os quatro disseram que ele fez milagres isso torna o fato verdadeiro?

O destaque, fontes parciais à parte, ocorre justamente pelo caráter rebelde de Jesus. Ele era um revolucionário em uma província romana, uma província particularmente religiosa e desejosa de profetas. Ele causou alvoroço por suas idéias "de esquerda", dizendo que todos eram iguais e de que deles era o Reino dos Céus. Ora, veja o contexto de tal declaração dentro do Império Romano: é óbvio que foi um "distúrbio" para os governantes, que certamente não queriam saber disso de "todos iguais" e de um reino melhor do que o terrestre que construíram no decorrer de séculos. Isso foi o suficiente para chamar a atenção dos governantes da província, que na primeira oportunidade livraram-se do revoltoso, crucificando-o, punição que era de praxe na época para tais crimes contra a "ordem pública".

Mas até aí não tem nenhum milagre nesse destaque.

Tenho minhas dúvidas de que o próprio Jesus tenha chamado a si mesmo de Filho de Deus (mas também não descarto a possibilidade de que o tenha feito: isso dependeria de seu ego e/ou crença de que realmente o era em determinado momento de sua história): o reforço do "destaque", então, veio na forma dos Evangelhos, nos quais os quatro apóstolos fizeram o possível para transformar o revolucionário Jesus em Filho de Deus, para assim criar a pedra fundamental para uma nova religião. Foi um belo trabalho de marketing da parte dos evangelistas, justamente porque era uma religião que atingia o povo (pobre e miserável, na boa parte dos países) em seu âmago ao declarar que "ninguém era melhor que ninguém" e o resto da ladainha (palavra usada aqui no sentido religioso da mesma, não no pejorativo, antes que venham chiar). No entanto, nunca foram apresentadas provas dos milagres descritos nos Evangelhos, há apenas a palavra (nem um pouco imparcial e desinteressada) dos evangelistas. A "fé" não é prova de nada, a não ser para a consciência desejosa de um sentido da pessoa que a tem e, por isso mesmo, é algo parcial e não-científico. Provas verdadeiramente científicas e desinteressadas ainda não apareceram.

Primeiramente, devo dizer que concordo totalmente que a fé por si só não constitui prova de nada. Sempre defendi isto, e ainda assim insistem em me aplicar o estereótipo do fanático religioso. Enfim...

Existem algumas falhas em seu raciocínio. Em primeiro lugar, Jesus jamais aceitou a pecha de revolucionário político, tanto que impediu os judeus de proclamá-lo rei. Os romanos tanto não viam ameaça em Jesus, que gentilmente escoltaram seu discípulo Paulo até Roma, onde ele procedeu livremente com sua pregação, tendo como conseqüência o estabelecimento da comunidade de Roma, origem da Igreja Católica atual.

Em segundo lugar, em nenhum momento qualquer oficial ou representante do Império Romano condenou Jesus; os próprios príncipes e sacerdotes judeus o fizeram, por enxergarem em seus atos uma blasfêmia a seu Deus e por temerem que os romanos intepretassem Jesus e a multidão que o acompanhava como uma revolta, algo que efetivamente nunca aconteceu.

E em último lugar, evidentementes os milagres feitos pelo Cristo não podem ser cientificamente provados, é óbvio, haja vista que ocorrerram a dois mil anos atrás. Entretanto, é interessante ver que um líder não o é sem motivos e qualificações, e me surpreende que sejam ignorados os diversos escritos que previam a vinda de um enviado de Deus e a destruição de Jerusalém exatamente nas mesmas condições que ocorreram, indício óbvio de atividade sobre-humana, e ainda os diversos milagres que ocorrem mesmo atualmente, e que são gentilmente ignoradas pelos nobres estudiosos "céticos", que em sua maioria desejam enfurnar-se em sua pretensa "auto-suficiência" em vez de contestar ou reconhecer as situações discutidas. Sinceramente, me entristece ver que os paladinos da lógica e da inteligência, que julgam-se superiores à humanidade em geral por não necessitarem das "muletas" de uma fé e não serem "manipulados" por homens vis com supostos interesses escusos que não consigo ver, não possam sustentar suas idéias em uma discussão limpa e clara, até por muitas vezes serem efetivamente manipulados pelos próprios "céticos", como tive a oportunidade de exemplificar com as fontes do caro Nob. Apesar disto, ainda ouso aguardar.

Última edição:

Morpheu disse:
E em último lugar, evidentementes os milagres feitos pelo Cristo não podem ser cientificamente provados, é óbvio, haja vista que ocorrerram a dois mil anos atrás. Entretanto, é interessante ver que um líder não o é sem motivos e qualificações, e me surpreende que sejam ignorados os diversos escritos que previam a vinda de um enviado de Deus e a destruição de Jerusalém exatamente nas mesmas condições que ocorreram

Mostre esses documentos.

e ainda os diversos milagres que ocorrem mesmo atualmente

Milagres que nunca foram comprovados cientificamente, e que dependem de fé.

e que são gentilmente ignoradas pelos nobres estudiosos "céticos", que em sua maioria desejam enfurnar-se em sua pretensa "auto-suficiência" em vez de contestar ou reconhecer as situações discutidas.

Generalização absurda.

Sinceramente, me entristece ver que os paladinos da lógica e da inteligência, que julgam-se superiores à humanidade em geral por não necessitarem das "muletas" de uma fé e não serem "manipulados" por homens vis com supostos interesses escusos que não consigo ver, não possam sustentar suas idéias em uma discussão limpa e clara, até por muitas vezes serem efetivamente manipulados pelos próprios "céticos", como tive a oportunidade de exemplificar com as fontes do caro Nob. Apesar disto, ainda ouso aguardar.

Exemplificou? Até agora não vi você LENDO e CONTESTANDO os textos do site que eu postei.

Você só exemplificou sua estupidez em ignorar evidências só porque um site que disponibiliza textos e links para fontes não é financiado pelo governo.

Nob disse:
Milagres que nunca foram comprovados cientificamente, e que dependem de fé.

Você só pode estar testando a minha paciência. Rapaz, eu falei do caso da hóstia que virou carne e se conserva há centenas de anos. Aí você vem me citar um site obscuro onde um idiota diz que isto é natural. Meu amigo, se fosse, não teriam inventado nem a geladeira, nem o freezer! É óbvio que não é. Portanto, se for para tentar impor uma babaquice, e que ainda é de outros, é melhor nem postar.

Nob disse:
Exemplificou? Até agora não vi você LENDO e CONTESTANDO os textos do site que eu postei.

Você só exemplificou sua estupidez em ignorar evidências só porque um site que disponibiliza textos e links para fontes não é financiado pelo governo.

Posts #633 e #723. Leia.

Morpheu disse:
Você só pode estar testando a minha paciência. Rapaz, eu falei do caso da hóstia que virou carne e se conserva há centenas de anos. Aí você vem me citar um site obscuro onde um idiota diz que isto é natural. Meu amigo, se fosse, não teriam inventado nem a geladeira, nem o freezer! É óbvio que não é. Portanto, se for para tentar impor uma babaquice, e que ainda é de outros, é melhor nem postar.

Já ouviu falar de mumificação?

Posts #633 e #723. Leia.

Li e não vi nenhuma refutação ao Early Christian Writings. (o link das atrocidades eu passei só por curiosidade)

Nob disse:
Li e não vi nenhuma refutação ao Early Christian Writings.

Não, porque você apenas repassou o endereço, não apresentou argumento algum. E naturalmente é vital para a discussão que apresentemos fontes de credibilidade comprovada, e o site não está muito perto disto, como mostrei.

Morpheu disse:
Não, porque você apenas repassou o endereço, não apresentou argumento algum.

Não vejo necessidade de copiar e colar os argumentos do site aqui.

E naturalmente é vital para a discussão que apresentemos fontes de credibilidade comprovada, e o site não está muito perto disto, como mostrei.

Você não mostrou nada. Sites precisam de dinheiro para se manter no ar.

E, como eu disse, o site é baseado em fontes escritas por historiadores, e que outros historiadores julgam confiáveis.

Nob disse:
Não vejo necessidade de copiar e colar os argumentos do site aqui.

Er... que eu saiba estou debatendo com você.

Nob disse:
Você não mostrou nada. Sites precisam de dinheiro para se manter no ar.

E, como eu disse, o site é baseado em fontes escritas por historiadores, e que outros historiadores julgam confiáveis

Sim, é claro, e sites confiáveis encontram outras formas de se financiar. Veja a Valinor, por exemplo, que ainda por cima discorre sobre ficção...

E mostre os historiadores, então. (como é cômodo este não-argumento...)

Morpheu disse:
Er... que eu saiba estou debatendo com você.

Estamos em um fórum, não existe isso de "espere um pouco, estou debatendo com ele agora".

E qual seria a diferença entre eu postar o link de um texto e postar e escrever o mesmo que o texto diz aqui?

Sim, é claro, e sites confiáveis encontram outras formas de se financiar. Veja a Valinor, por exemplo, que ainda por cima discorre sobre ficção...

A Valinor precisa de coisas como banners do Google para se manter.

E mostre os historiadores, então. (como é cômodo este não-argumento...)

Isso pode ser verificado no próprio site, na seção de "Resources" que aparece no começo de cada texto.

Nob disse:
Estamos em um fórum, não existe isso de "espere um pouco, estou debatendo com ele agora".

E qual seria a diferença entre eu postar o link de um texto e postar e escrever o mesmo que o texto diz aqui?

Porque você nos mostraria qual é a [/b]sua[/b] opinião.

Nob disse:
A Valinor precisa de coisas como banners do Google para se manter.

Sim. Muito mais razoável do que vender CD's.

Nob disse:
Isso pode ser verificado no próprio site, na seção de "Resources" que aparece no começo de cada texto.

Tudo o que vejo é um monte de referências. Bom, se isto para você é credibilidade, permita-me dizer que sou chancelado por todos os membros da Associação Historiográfica de Sealand. Devo dar a discussão por encerrada, então?

Morpheu disse:
Porque você nos mostraria qual é a sua opinião.

O fato de a opinião ser minha não é importante.

Sim. Muito mais razoável do que vender CD's.

A fonte de renda de um site não tem nada a ver com a credibilidade de um texto.

Tudo o que vejo é um monte de referências. Bom, se isto para você é credibilidade, permita-me dizer que sou chancelado por todos os membros da Associação Historiográfica de Sealand. Devo dar a discussão por encerrada, então?

Então basta mostrar seus trabalhos que dão base às suas alegações ao maior número de historiadores. Se esses trabalhos forem julgados corretos, você certamente obterá prestígio internacional, e a discussão pode ser encerrada.

Morpheu disse:
Bem, se ele existiu e não fez milagre algum, que raio de destaque é este que dão a Ele, neste ano de 2005 d.C.? Acho que quando se reconhece a existência d'Ele, está implícito o reconhecimento de Seus atos. :ahn?:
Naum vi lógica nisso....ele existiu => ele fez o q está escrito na Bíblia?
Então qdo eu morrer e vierem ler esse forum, tá escrito a algumas páginas atrás q eu andei sobre a agua e alimentei alienigenas com 1 amora.....Isso será verdade?
O fato do Buda ter existido implica q o Nirvana é real e q o Budismo diz a verdade?
Naum entendi, sinceramente.....

Morpheu disse:
E em último lugar, evidentementes os milagres feitos pelo Cristo não podem ser cientificamente provados, é óbvio, haja vista que ocorrerram a dois mil anos atrás. Entretanto, é interessante ver que um líder não o é sem motivos e qualificações, e me surpreende que sejam ignorados os diversos escritos que previam a vinda de um enviado de Deus e a destruição de Jerusalém exatamente nas mesmas condições que ocorreram, indício óbvio de atividade sobre-humana,
Ser um líder, ele realmente foi.....Mas Davi tb é considerado um grande líder, mas o feito dele de derrubar um gigante com uma pedra naum é considerado um tipo de metáfora ou invenção pra fortalecer sua imagem? Ou vc axa q existiam trolls nakela época? Naum vejo pq seria impossível esse mesmo fato para Jesus.....

Qto a previsões.....Se acertou mta coisa, mas se errou mta coisa tb.....A Igreja dizia q estava na Biblia q a Terra era o centro do Universo e por isso hostilizou Copernico e Galileu.....
Sendo assim, qlq Mãe Diná é divina....Qlq otra religião tb é válida.....Horóscopos são válidos.....E a ciência seria válido tb por conseguir prever existência de partículas, entre otras coisas (Einstein seria divino, Copernico seria divino, etc).....
Fica mto vago.....

Morpheu disse:
e ainda os diversos milagres que ocorrem mesmo atualmente, e que são gentilmente ignoradas pelos nobres estudiosos "céticos", que em sua maioria desejam enfurnar-se em sua pretensa "auto-suficiência" em vez de contestar ou reconhecer as situações discutidas.
Isso aki tb ficou vago.....Quais milagres são esses?
Pq qlq coisa pode ser milagre....Ao mesmo tempo q qlq dessas coisas podem ser simples coincidencias (naum vem falar q coincidencias naum acontecem pq todo mundo já passou pela situação d desejar alguma coisa e ela acontecer, mas nem por isso vc é divino ou sobre-humano).....

Off Topic: Só pra dizer uma coisa q eu costumo me revoltar um pokinho.....Esse pessoal q é salvo da morte num hospital e sai gritando pra câmeras de televisão e coisas do tipo q foi um milagre (q Deus o salvou, e similares).....Num típico: "Foda-se o médico. Foda-se se ele passou 200 horas lá operando. Se fosse QLQ otra pessoa lá, ele tb seria salvo pq era vontade divina...".....

Morpheu disse:
Rapaz, eu falei do caso da hóstia que virou carne e se conserva há centenas de anos.
Isso aki é só por kestão de curiosidade minha mermo.....
Sempre estudei em colégios cristão e sempre ovi falar desse milagre....
Mas essa carne existe? Fica aonde? É exposto 24h por dia?

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Naum vi lógica nisso....ele existiu => ele fez o q está escrito na Bíblia?
Então qdo eu morrer e vierem ler esse forum, tá escrito a algumas páginas atrás q eu andei sobre a agua e alimentei alienigenas com 1 amora.....Isso será verdade?
O fato do Buda ter existido implica q o Nirvana é real e q o Budismo diz a verdade?
Naum entendi, sinceramente.....

Eu nem falei em Bíblia, meu caro. Só quis dizer que para que alguém se faça ouvir por milhares de pessoas há dois mil anos atrás têm de ser especial. Ou uma incrível capacidade de enganar as pessoas (que o colocaria como mau-caráter, e, portanto, seria a glória assumir o comando dos judeus), ou um enviado de Deus, com poderes sobre-humanos (o que se encaixa com as conseqüências).

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Ser um líder, ele realmente foi.....Mas Davi tb é considerado um grande líder, mas o feito dele de derrubar um gigante com uma pedra naum é considerado um tipo de metáfora ou invenção pra fortalecer sua imagem? Ou vc axa q existiam trolls nakela época? Naum vejo pq seria impossível esse mesmo fato para Jesus.....

Qto a previsões.....Se acertou mta coisa, mas se errou mta coisa tb.....A Igreja dizia q estava na Biblia q a Terra era o centro do Universo e por isso hostilizou Copernico e Galileu.....
Sendo assim, qlq Mãe Diná é divina....Qlq otra religião tb é válida.....Horóscopos são válidos.....E a ciência seria válido tb por conseguir prever existência de partículas, entre otras coisas (Einstein seria divino, Copernico seria divino, etc).....
Fica mto vago.....

Não posso lhe garantir o que existia ou não há dois mil e quinhentos anos atrás, mas provavelmente não existiam gigantes. Havia naquela época uma tendência de se engrandecer os feitos dos reis. Entretanto, esta situação de Davi, citada por você, contribui para que se reconheça a existência de Deus, pois, se você conhece a história, ele não era nada mais que um moleque pastor de ovelhas antes que Deus lhe prometesse a realeza sobre Israel.

Estou falando de prever eventos futuros. Naturalmente, a hostilidade da Igreja em relação a Copérnico é um dos maiores exemplos de obscurantismo da História, juntamente com Galileu. Mas o fato é que nenhum dos entes que você citou consegue prever verdadeiramente (a menos que você considere "dia bom para o trabalho" uma previsão), e os cientistas, que eu saiba, fizeram descobertas, e não previsões.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Isso aki tb ficou vago.....Quais milagres são esses?
Pq qlq coisa pode ser milagre....Ao mesmo tempo q qlq dessas coisas podem ser simples coincidencias (naum vem falar q coincidencias naum acontecem pq todo mundo já passou pela situação d desejar alguma coisa e ela acontecer, mas nem por isso vc é divino ou sobre-humano).....

Off Topic: Só pra dizer uma coisa q eu costumo me revoltar um pokinho.....Esse pessoal q é salvo da morte num hospital e sai gritando pra câmeras de televisão e coisas do tipo q foi um milagre (q Deus o salvou, e similares).....Num típico: "Foda-se o médico. Foda-se se ele passou 200 horas lá operando. Se fosse QLQ otra pessoa lá, ele tb seria salvo pq era vontade divina...".....

Milagre é um conceito muito simples, significa algo além do poder humano, como curar cegos ou transformar água em vinho. Bem, e desejar muito algo realmente contribui para que aquilo aconteça, é o que muitos chamam de "energia positiva", e nós, cristãos, chamamos de fé.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Isso aki é só por kestão de curiosidade minha mermo.....
Sempre estudei em colégios cristão e sempre ovi falar desse milagre....
Mas essa carne existe? Fica aonde? É exposto 24h por dia?

Hum, eu ouvi falar sobre ele há alguns meses, os detalhes estavam em um folheto que não era meu. Mas ela existe, há fotos, foi examinada por cientistas independentes (que declararam ser carne de um coração humano), e fica exposta, até porque têm centenas de anos. Só não me lembro onde está.

Uma das grandes críticas dos criacionistas à teoria da evolução de Darwin foi a ausência de evidências de "espécimes de transição" que comprovariam a tese das mudanças lentas porém graduais de uma espécie como forma de demonstração da sobrevivência dos mais aptos.

Pois bem, só nesse ano cientistas descobriram mais e mais evidências de que tais espécimes existem. Há restos de um dinossauro em fase de transição, um fóssil que pode ligar aves e répteis e fósseis de baleia com 'patas' rudimentares, entre outros.

Regente Cósmico disse:
Uma das grandes críticas dos criacionistas à teoria da evolução de Darwin foi a ausência de evidências de "espécimes de transição" que comprovariam a tese das mudanças lentas porém graduais de uma espécie como forma de demonstração da sobrevivência dos mais aptos.

Pois bem, só nesse ano cientistas descobriram mais e mais evidências de que tais espécimes existem. Há restos de um dinossauro em fase de transição, um fóssil que pode ligar aves e répteis e fósseis de baleia com 'patas' rudimentares, entre outros.

http://www.talkorigins.org/indexcc/CC/CC200.html

Regente Cósmico disse:

Que bom. Eu acredito na Teoria da Evolução, e fico sinceramente feliz que ela esteja se sobrepondo a visões totalitaristas.

Morpheu disse:
Eu nem falei em Bíblia, meu caro. Só quis dizer que para que alguém se faça ouvir por milhares de pessoas há dois mil anos atrás têm de ser especial. Ou uma incrível capacidade de enganar as pessoas (que o colocaria como mau-caráter, e, portanto, seria a glória assumir o comando dos judeus), ou um enviado de Deus, com poderes sobre-humanos (o que se encaixa com as conseqüências).
Especial ele realmente foi.....E ele realmente podia acreditar em tudo q pregava.....mas nem mesmo isso ainda é prova de alguma coisa....
Um excelente carisma e poder de persuasão naum seriam nada absurdos....

Morpheu disse:
Não posso lhe garantir o que existia ou não há dois mil e quinhentos anos atrás, mas provavelmente não existiam gigantes. Havia naquela época uma tendência de se engrandecer os feitos dos reis. Entretanto, esta situação de Davi, citada por você, contribui para que se reconheça a existência de Deus, pois, se você conhece a história, ele não era nada mais que um moleque pastor de ovelhas antes que Deus lhe prometesse a realeza sobre Israel.
Então.....essa promessa tb poderia ser mais uma história pra engrandecê-lo.....Trazer uma história de superação de vida dele prum âmbito religioso.....
Mesmo pq naum são pocas as pessoas q alcançam altos postos tendo origem humilde....Ou nosso presidente Lula (mesmo q menos importante historicamente q Davi) tb seria prova menor de alguma coisa.....

Morpheu disse:
Estou falando de prever eventos futuros. Naturalmente, a hostilidade da Igreja em relação a Copérnico é um dos maiores exemplos de obscurantismo da História, juntamente com Galileu. Mas o fato é que nenhum dos entes que você citou consegue prever verdadeiramente (a menos que você considere "dia bom para o trabalho" uma previsão), e os cientistas, que eu saiba, fizeram descobertas, e não previsões.
Bom....Mãe Diná previu uma morte....Nostradamus previu eclipses....
Mas o fato foi q todos tb erraram....Ao errar, vc já passa a naum ter credibilidade total.....

Qto aos cientistas.....Se vc vir os trabalhos dos teóricos, vê q mtos criam hipóteses sobre um assunto e colocam algum experimento pra prová-lo.....Ou seja, vc coloca a público sua tese e propõe uma experiencia sob certas circunstancias....Se ele estiver certo, o q foi dito q ocorreria acontecerá mesmo.....(se naum me engano, axo q algumas partículas tiveram sua existencia prevista antes de terem sido encontradas....a própria existência de átomos foram previstas antes de provadas).....
Se naum me engano, alguns trabalhos de Einstein em 1905 eram assim.....

Morpheu disse:
Milagre é um conceito muito simples, significa algo além do poder humano, como curar cegos ou transformar água em vinho. Bem, e desejar muito algo realmente contribui para que aquilo aconteça, é o que muitos chamam de "energia positiva", e nós, cristãos, chamamos de fé.
Então....naum vejo isso de água-vinho ou cura de cegos nos dias de hj.....
Qto a "energia positiva" ou fé, o fato é q vc ter uma das 2 naum te dá certeza q akilo irá acontecer.....Se é uma coisa q hora da certo, hora naum, naum dá pra bater o martelo q seja algo q se possa usar como prova.....

Morpheu disse:
Hum, eu ouvi falar sobre ele há alguns meses, os detalhes estavam em um folheto que não era meu. Mas ela existe, há fotos, foi examinada por cientistas independentes (que declararam ser carne de um coração humano), e fica exposta, até porque têm centenas de anos. Só não me lembro onde está.
É....
Eu lembro q fazia excursões escolares com alguns amigos e de noite os padres e professores ficavam contando esses milagres ocorridos.....
Só q era sempre como se fosse uma história, sem coisas do tipo: se vc for a tal lugar vc vai ver a carne, se vc for ao lugar X vc vai ver q é verdade, etc.....Então cabei q nunca levei a sério.....
Lembro q a q mais me impressionava era a de uma garota q um médico sempre tentava fazer uma autópsia nela.....Só q sempre q ele começava a abrir a garota, a pele ia se fexando depois q a lâmina passava.....Nunca me falaram kem era, onde estava, nem nada.....Mas axei legal a história.....

Última edição:

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Especial ele realmente foi.....E ele realmente podia acreditar em tudo q pregava.....mas nem mesmo isso ainda é prova de alguma coisa....
Um excelente carisma e poder de persuasão naum seriam nada absurdos....

Com certeza. Mas o ponto é: é altamente contraditório que alguém que usa apenas um espetacular carisma e poder de persuasão para convencer uma multidão de uma mentira, recuse ser coroado rei ou senhor, o que seria assumir toda a glória de sua capacidade, e prefira ser morto da forma mais dolorosa já inventada pelo homem. Isso conduz para que Jesus não seria simplesmente alguém que se destacou, mas que teria uma missão específica: e ele mesmo declara que sua missão era de enviado e "Filho" de Deus. Logo, me parece totalmente coerente e conciso.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Bom....Mãe Diná previu uma morte....Nostradamus previu eclipses....
Mas o fato foi q todos tb erraram....Ao errar, vc já passa a naum ter credibilidade total.....

Qto aos cientistas.....Se vc vir os trabalhos dos teóricos, vê q mtos criam hipóteses sobre um assunto e colocam algum experimento pra prová-lo.....Ou seja, vc coloca a público sua tese e propõe uma experiencia sob certas circunstancias....Se ele estiver certo, o q foi dito q ocorreria acontecerá mesmo.....(se naum me engano, axo q algumas partículas tiveram sua existencia prevista antes de terem sido encontradas....a própria existência de átomos foram previstas antes de provadas).....
Se naum me engano, alguns trabalhos de Einstein em 1905 eram assim.....

Bem, basta que você me dê seu endereço e eu prevejo sua morte para quando você quiser, hehehehe. Os métodos de adivinhação usado pelos "videntes" atuais são dois: tentativa e erro, e generalismo. Ou seja: se alguém faz um milhão de previsões a esmo, é provável que acerte uma ou duas; logo, ele as usa como "prova" de sua credibilidade. Ou então, é o esquema do "dia bom para o trabalho, esforce-se!", ao qual eu me referi a uns posts atrás, que consiste em dar uma orientação genérica e óbvia, que normalmente traz sucesso, e igualmente "prova" a credibilidade.

Quanto aos cientistas, o ponto é que este "previsto" é uma outra acepção: é você descobrir antes de ver, detectar experimentalmente. Ou seja, descobrir por meio de cálculos, o que não é nada sobre-humano.

E concordo que em adivinhação, errar é fatal, mas até hoje não me foi apresentada profecia divina que tenha falhado.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Então....naum vejo isso de água-vinho ou cura de cegos nos dias de hj.....
Qto a "energia positiva" ou fé, o fato é q vc ter uma das 2 naum te dá certeza q akilo irá acontecer.....Se é uma coisa q hora da certo, hora naum, naum dá pra bater o martelo q seja algo q se possa usar como prova.....

O mais comum hoje são as curas, mas o grande problema dos milagres para nós é ser necessária uma fé enorme para que eles se realizem. E ainda que isto aconteça, você há de convir que não é do interesse de muita gente que seja divulgado, e as Igrejas mostram uma lerdeza extrema neste aspecto.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
É....
Eu lembro q fazia excursões escolares com alguns amigos e de noite os padres e professores ficavam contando esses milagres ocorridos.....
Só q era sempre como se fosse uma história, sem coisas do tipo: se vc for a tal lugar vc vai ver a carne, se vc for ao lugar X vc vai ver q é verdade, etc.....Então cabei q nunca levei a sério.....
Lembro q a q mais me impressionava era a de uma garota q um médico sempre tentava fazer uma autópsia nela.....Só q sempre q ele começava a abrir a garota, a pele ia se fexando depois q a lâmina passava.....Nunca me falaram kem era, onde estava, nem nada.....Mas axei legal a história.....

É realmente péssimo que coisas assim aconteçam, que padres e professores contem a historinha e depois vão dormir satisfeitos acreditando que as "criancinhas" acreditaram ponto por ponto no que foi dito e se tornaram perfeitos fiéis e tementes á Deus. Daí a "criancinha" cresce e acredita que tudo o que foi contado, seja verdade ou não, é a maior mentira do mundo e renega até mesmo a existência de Deus sem estudar a sério. Ou seja, o resultado é o contrário da evangelização, é ridículo.

Agora este milagre que você citou é bastante improvável, porque é inútil. A menos que fosse há duzentos anos atrás, quando havia um enorme preconceito quanto à autópsia, mas mesmo assim é difícil. Uma característica comum dos milagres verdadeiros é que todos eles contribuem para a edificação da fé de outras pessoas, e não para simplesmente chocar e espantar, como seria este.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back