• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Regente Cósmico disse:
Esse é extamente o meu ponto de vista. As religiões surgiram para explicar fenômenos incompreendidos pelas pessoas. Até hoje é assim.

Depende. Se você for considerar o Budismo como religião, isso não se aplica.

Mas há aqueles que o consideram como seita, tornando a exceção nula.

Mas o budismo fala de vida após a morte, reencarnação, uma visão não-material do mundo, coisas assim. Então a questão dos "fênomenos incompreendidos" se mantém.
Só porque eles não têm alguém criando planetas ou gente a partir de barro não significa que estejam fora da companhia das outras religiões.

budismo eh religiao... oq nao eh o eh o confucionismo.

Dwarf

ps.: o budismo eh a unica religiao do mundo pela qual nunca se fez nenhuma guerra... (tomando todos os catolicos como uma so e assim por diante)

O q ainda naum entendo é com qual razão tem q se interpretar subjetivamente passagens como o Genesis, mas objetivamente passagens como a cura do cego ou o andar sobre as águas......
Foi por isso q disse q naum se prova nada assim.....

Porque o Gênesis é lírico, os Evangelhos são diretos. E muito mais narrativos, aliás

Logan Mcloud disse:
ps.: o budismo eh a unica religiao do mundo pela qual nunca se fez nenhuma guerra... (tomando todos os catolicos como uma so e assim por diante)
Deve ser por isso que o Tibet ainda está sob domínio chinês... :devil:

Bem, o caso é que não boto a mão no fogo por nenhuma delas. Não por religiões serem inerentemente malignas, o problema são as pessoas. Uma pessoa pode ser um modelo de ética, de pacifismo etc. Mas, quando o grupo se expande, shit happens. Não dá para se responsabilizar por todo mundo.

O Tibet não é o paradigma de todos os budistas, mas vou usar como exemplo. Tibet foi um Estado teocrático por séculos, tendo que lidar com vizinhos como China, Rússia e Império Mongol. O Dalai Lama era um líder religioso e Chefe de Estado. E quando o poder secular e o temporal se juntam, facções religiosas ficam querendo influir no líder religioso/político, lutas pelo poder ganham um novo campo e uma relação incômoda se estabelece: até que ponto um deles modifica (corrompe) o outro?

Vá lá que nenhum budista tenha jamais declarado guerra santa, mas outras coisas rolaram por lá. Pessoas são previsíveis.

ok eng mas eles nunca declararam guerra a qualquer outra religiao ou facçao

sacou?

tb nao ponho minhamao no fogo por nenhuma... nem pelo unicornio invisivel cor de rosa....

abraços Dwarf

Foi o q disse.....
Fica uma coisa q vc vê o q ker e ignora o q ker.....

Não, fica uma coisa em que temos de raciocinar. Se os fatos e lições viessem mastigadinhos e discriminados, não precisaríamos de tão poderosa massa cinzenta (a.k.a. cérebro).

Morpheu disse:
Não, fica uma coisa em que temos de raciocinar. Se os fatos e lições viessem mastigadinhos e discriminados, não precisaríamos de tão poderosa massa cinzenta (a.k.a. cérebro).
Esse seu raciocinar até onde entendi, dá veracidade a qlq obra literária.....
Se vc pensar e kiser ver, vc vê tudo em qlq leitura.....

Vcs me lembram a história que Dondindaque conta a Logômacos sobre a toupeira e o besouro.

Vcs me lembram a história que Dondindaque conta a Logômacos sobre a toupeira e o besouro.

Não apela, moderador. Fazer uso de conhecimentos literários desusados e inacessíveis a pobres mortais é muito desleal. :shame:

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Se vc pensar e kiser ver, vc vê tudo em qlq leitura.....

E não é assim que funciona pra maioria dos leitores?

A leitura é para pensarmos nas possibilidades de veracidades e considerar os pontos de vista ... :)

Varatar disse:
A leitura é para pensarmos nas possibilidades de veracidades e considerar os pontos de vista ... :)

Isso seria o ideal, no caso. :)

Morpheu disse:
Não apela, moderador. Fazer uso de conhecimentos literários desusados e inacessíveis a pobres mortais é muito desleal. :shame:
Nesse caso, Google é sempre uma boa pedida. :google:

No caso: diálogo entre Logômacos & Dondindaque

Sobre a leitura, ela pode ser embasada ou não. Agora, óbvio que alguns gostam de contruir a sua própria lógica, daê vemos que o meu mundo não é o mundo do Morpheu, por exemplo.:eek:

Última edição:

Lordpas disse:
Agora, óbvio que alguns gostam de contruir a sua própria lógica, daê vemos que o meu mundo não é o mundo do Morpheu, por exemplo.:eek:
Mas em boa parte não é mesmo. Sobre alguns aspectos, o mundo contém elementos provenientes de uma concepção arbitrária do conhecimento e percepção de cada um. É um ponto de vista ...

Ora, a leitura foi bom exemplo. Se duas pessoas lêem o mesmo livro, elas terão percepções diferentes, "conhecimentos" diferentes e conclusões diversas ... o mesmo acontece com a nossa percepção do mundo, e por que não dizer, com o próprio mundo ...

Fox disse:
E não é assim que funciona pra maioria dos leitores?
Mas é o q tou tentando falar, poxa.....
Uma leitura q vc diz ter q ser interpretado de tal e tal maneira num serve de prova pra ninguém.....A menos q seja uma interpretação objetiva dos escritos......Já q eu posso dizer q prefiro interpretar de outra e outra forma e dizer q os escritos são falsos pq contradizem tudo q conhecemos....

Mas é o q tou tentando falar, poxa.....
Uma leitura q vc diz ter q ser interpretado de tal e tal maneira num serve de prova pra ninguém.....A menos q seja uma interpretação objetiva dos escritos......Já q eu posso dizer q prefiro interpretar de outra e outra forma e dizer q os escritos são falsos pq contradizem tudo q conhecemos....

A intenção não é provar algo, no caso de Gênesis e afins. De qualquer forma, o que quis dizer foi: que a interpretação objetiva dos Evangelhos é a melhor, fora de um longo estudo. Desta forma, ateus e crentes tem uma tênue barreira entre si: os primeiros enfiam a cabeça na areia e afirmam "não aconteceu, não aconteceu, não aconteceu", geralmente sem base teórica. E os segundos tentam expandir sua visão para alcançar o transcendente, o que eventualmente resulta em descobertas falsas (mas nem sempre).

Anyhow, a maior prova atual da existência de Deus é haver uma quantidade de coisas maravilhosas na existência que não podem provir do acaso, por uma questão simples de probabilidade.

Um comentáriozinho: um dia desses li as palavras de um monge budista, sobre o destino após a morte. Algo do tipo: "como ninguém que passou por tal situação pode nos contar, e não se pode explicar aqui, preferimos dizer: não sabemos." Um dos maiores exemplos de sabedoria que conheço, com uma humildade que faz muita falta à ciência.

Última edição:

Morpheu disse:
Anyhow, a maior prova atual da existência de Deus é haver uma quantidade de coisas maravilhosas na existência que não podem provir do acaso, por uma questão simples de probabilidade.

Eu já disse várias vezes que evolução não ocorre por acaso. A questão da probabilidade eu também já expliquei e mandei um link bastante informativo lá atrás.

Um comentáriozinho: um dia desses li as palavras de um monge budista, sobre o destino após a morte. Algo do tipo: "como ninguém que passou por tal situação pode nos contar, e não se pode explicar aqui, preferimos dizer: não sabemos." Um dos maiores exemplos de sabedoria que conheço, com uma humildade que faz muita falta à ciência.

Mas a ciência admite justamente que não sabe de tudo. Só que ela tenta BUSCAR saber as respostas, ao contrário de pessoas que inventam respostas e dizem que elas são provas de algo.

Morpheu disse:
A intenção não é provar algo, no caso de Gênesis e afins. De qualquer forma, o que quis dizer foi: que a interpretação objetiva dos Evangelhos é a melhor, fora de um longo estudo. Desta forma, ateus e crentes tem uma tênue barreira entre si: os primeiros enfiam a cabeça na areia e afirmam "não aconteceu, não aconteceu, não aconteceu", geralmente sem base teórica. E os segundos tentam expandir sua visão para alcançar o transcendente, o que eventualmente resulta em descobertas falsas (mas nem sempre).
Então a gente tá aki discutindo assuntos diferentes.....
Eu tou desde meu primeiro post tentando contradizer o q vc tinha dito q os milagres de Jesus tinham q ser considerados como verdadeiros por estarem expostos na Biblia.....Enqto q eu axo q um livro q cada uma de suas partes tem q ser interpretada de formas diferentes qdo convier naum serve mto de prova pra nada......

Morpheu disse:
Como já disse em otro post.....
Eu naum considero improbabilidade como impossibilidade......

Morpheu disse:
Dizer "naum sabemos" num é humildade?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back