• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Então a gente tá aki discutindo assuntos diferentes.....
Eu tou desde meu primeiro post tentando contradizer o q vc tinha dito q os milagres de Jesus tinham q ser considerados como verdadeiros por estarem expostos na Biblia.....Enqto q eu axo q um livro q cada uma de suas partes tem q ser interpretada de formas diferentes qdo convier naum serve mto de prova pra nada......

É, não estamos seguindo a mesma linha. Os milagres estão lá, descritos objetivamente. Não há o que interpretar, a não ser em um estudo mais sério. Quanto a aceitar ou não, fica a gosto do freguês.

Dizer "naum sabemos" num é humildade?

Foi isto que quis dizer, o "não sabemos" foi uma atitude muito humilde que faz falta à ciência, que impõe teorias absurdas como o Big Bang em vez de admitir suas falhas.

Morpheu disse:
Foi isto que quis dizer, o "não sabemos" foi uma atitude muito humilde que faz falta à ciência, que impõe teorias absurdas como o Big Bang em vez de admitir suas falhas.

Veja bem, humildade de vez em quando é necessario. Voce afirma a toda hora que a ciencia nao é humilde mas chamar a teoria do Big Bang de absurda e consequentemente falsa sem ter conhecimento astrofisico necessario é arrogancia nao?

Foi só um exemplo. Mas qualquer um que tenha completado o colegial é capaz de entender que o Big Bang é uma desculpa.

Enfim, se você me pré-julga como "sem conhecimento astrofísico", deve ouvir César Lattes, um dos maiores físicos de todos os tempos: "Acredito em um Universo indefinido, que é diferente de iniciado ou infinito. Qualquer teoria que tente explicar a origem do Universo é bobagem. O big-bang é a teoria de um traque, uma charlatanice. Na verdade, nem mesmo é uma teoria. É apenas uma hipótese. Perguntam para mim: então, de onde surgiu a matéria? A resposta é: não sabemos. O que existe de real são apenas dados experimentais. As pessoas afirmam coisas sobre as quais não se pode fazer experiências para comprovar." (grifo meu)

Última edição:

Morpheu disse:
É, não estamos seguindo a mesma linha. Os milagres estão lá, descritos objetivamente. Não há o que interpretar, a não ser em um estudo mais sério. Quanto a aceitar ou não, fica a gosto do freguês.
Então.....
Na parte do NT tem q se considerar os escritos como relatos.....Na parte do Genesis ou da história DaviXGolias já tem q ser visto como metáfora.....A história de Noé tem gente q defende como relato e otros como metáfora.....
Não há critérios rígidos para como interpretar esse livro.....A naum ser a sua própria vontade.....

Morpheu disse:
Mas o q q tem BigBang com morte?
D qlq forma, Big Bang ou qlq teoria desse porte pode até ser considerado como naum humilde.....Mas os dogmas religiosos q Deus tudo criou tb o seria.....A história de vida pós morte tb naum seria humilde.....E por aí vai.....

PS: naum estudei a fundo cosmologia.....Mas uma coisa q eu aprendi é q nada se sabe de Física no EM (a naum ser q vc seja autodidata e já esteja estudando matérias mais avançadas).....Nem pós-doutorandos tem essa certeza toda q vc alega, naum é bom vc dizer uma coisa assim com tanta convicção.....

Última edição:

Morpheu disse:
Foi só um exemplo. Mas qualquer um que tenha completado o colegial é capaz de entender que o Big Bang é uma desculpa.

Aí é? Com que provas?

Morpheu disse:
O big-bang é a teoria de um traque, uma charlatanice. Na verdade, nem mesmo é uma teoria.

Pois, mas tem mais lógica do que Deus criar o homem á imagem dele e descansar no sétimo dia blá blá... :tedio:
Quando tiverem alguma coisa credível, digam... :joinha:

Apesar que eu tenho mais preocupações no futuro que no passado. :think:

Então.....
Na parte do NT tem q se considerar os escritos como relatos.....Na parte do Genesis ou da história DaviXGolias já tem q ser visto como metáfora.....A história de Noé tem gente q defende como relato e otros como metáfora.....

Não, a história de Davi x Golias eu até considero realista, excetuando o exagero do cronista, o que era muito comum na época para engrandecer os feitos dos reis. A altura do gigante está registrada como 3m10, mas muito provavelmente não chegaria a tanto, uns 2m40 talvez. O problema é que a narrativa posterior é meio confusa, porque Saul persegue Davi e desiste, persegue e desiste, persegue e desiste. Nunca entendi, mas é só história de Israel mesmo.

Noé é metáfora, claro, ou então seres aquáticos sobreviveriam e o extermínio não seria completo, etc. Simples assim.

Não há critérios rígidos para como interpretar esse livro.....A naum ser a sua própria vontade.....

O critério é o da lógica, que supõe-se que todo ser humano em sã consciência a possui. Se o relato é impossível, logo a interpretação literal não serve e deve-se entender como uma metáfora, como o Gênesis. Claro que admitindo a existência de Deus, caso contrário é melhor nem ler a Bíblia.

Mas o q q tem BigBang com morte?
D qlq forma, Big Bang ou qlq teoria desse porte pode até ser considerado como naum humilde.....Mas os dogmas religiosos q Deus tudo criou tb o seria.....A história de vida pós morte tb naum seria humilde.....E por aí vai.....

Não tem NADA a ver. Eu estava comentando apenas um aspecto da Ciência atual. Quanto à humildade, há uma diferença enorme entre uma teoria de araque inventada para satisfazer o ego de alguns cientistas, e informações que recebemos diretamente de quem sabe mais do que nós (para quem acredita, claro).

PS: naum estudei a fundo cosmologia.....Mas uma coisa q eu aprendi é q nada se sabe de Física no EM (a naum ser q vc seja autodidata e já esteja estudando matérias mais avançadas).....Nem pós-doutorandos tem essa certeza toda q vc alega, naum é bom vc dizer uma coisa assim com tanta convicção.....

Nops, leis da Termodinâmica já resolvem o problema. Quem acredita que não aprende-se nada de Física no EM deveria esclarecer o que faz o professor na sala de aula. Conta piadas? :think:

Aí é? Com que provas?

Er... o ônus da prova é de quem propõe a teoria, não? Princípio básico. Mas se você quer ver alguma contestação, leia o resto do tópico.

Pois, mas tem mais lógica do que Deus criar o homem á imagem dele e descansar no sétimo dia blá blá...
Quando tiverem alguma coisa credível, digam...

Naturalmente, este tipo de idéia é coisa de gente estúpida que não entende o que lê. Talvez tenham ensinado-lhe assim, claro, mas o Gênesis costuma ser interpretado literalmente por cristãos que se esforçam por ignorar a lógica para fingir que têm mais fé, acreditando no impossível. Fala sério, alguém capaz de pensar acha mesmo que os 6 bilhões de pessoas atuais vieram de um só casal, e de relações incestuosas entre eles e seus filhos? Que o casal foi enganado por uma "serpente"? Credo. E ainda acrescentam coisas como a maçã. Existem muitos ensinamentos valiosos que podemos retirar do livro, é só queimar alguns neurônios, mas realmente existem pessoas que furtam-se a isso.

Apesar que eu tenho mais preocupações no futuro que no passado.

Aí eu concordo com você. Considero absolutamente inútil conhecer nossa origem ou a do Universo, uma perda de tempo e joguinho de alguns cientistas. Só os discuto aqui por causa do pano de fundo religioso.

Invalidar o Big Bang por falta de lógica, etc e etc é o mesmo que validar a idéia da criação divina.

Morpheu disse:
O critério é o da lógica, que supõe-se que todo ser humano em sã consciência a possui. Se o relato é impossível, logo a interpretação literal não serve e deve-se entender como uma metáfora,
OU pode-se considerar um relato falso......Um livro q contava histórias q as pessoas acreditavam no passado mas q naum mais serve pra hj.....
Assim como naum reinterpretamos as antigas crenças gregas dos inúmeros deuses.....Apenas as consideramos como falsas.....

Morpheu disse:
Não tem NADA a ver. Eu estava comentando apenas um aspecto da Ciência atual. Quanto à humildade, há uma diferença enorme entre uma teoria de araque inventada para satisfazer o ego de alguns cientistas, e informações que recebemos diretamente de quem sabe mais do que nós (para quem acredita, claro).
Informações de araque? Sabedoria de araque?
Dá pra usar esse seu atake à teoria pra qlq coisa se for assim.....

Morpheu disse:
Nops, leis da Termodinâmica já resolvem o problema. Quem acredita que não aprende-se nada de Física no EM deveria esclarecer o que faz o professor na sala de aula. Conta piadas? :think:
Só por curiosidade....Até onde vc foi em termodinâmica?
Pq termodinâmica de EM realmente é das matérias q até mais se aproxima da Termo de graduação......Mas mesmo assim, MTO longe (e mesmo a Termo de graduação ainda está bem longe das peskisas mais atuais).....
Professor de EM tá lá pra ensinar só o básico.....E mesmo assim o básico de um ramo da física (clássica) mto incompleta com o q temos hj......
Na verdade, axo q o mesmo se aplica a grande maioria das matérias, naum? Matemática de EM é pinto perto do q se tem na faculdade.....

OU pode-se considerar um relato falso......Um livro q contava histórias q as pessoas acreditavam no passado mas q naum mais serve pra hj.....
Assim como naum reinterpretamos as antigas crenças gregas dos inúmeros deuses.....Apenas as consideramos como falsas.....

É claro que o relato de Gênesis, por exemplo, é falso. Como relato, e não ensinamento.

Informações de araque? Sabedoria de araque?
Dá pra usar esse seu atake à teoria pra qlq coisa se for assim.....

Não entendi. A teoria é reconhecidamente falsa, uma invenção. Nem tudo o é.

Só por curiosidade....Até onde vc foi em termodinâmica?
Pq termodinâmica de EM realmente é das matérias q até mais se aproxima da Termo de graduação......Mas mesmo assim, MTO longe.....
Professor de EM tá lá pra ensinar só o básico.....E mesmo assim o básico de um ramo da física (clássica) mto incompleta com o q temos hj......
Na verdade, axo q o mesmo se aplica a grande maioria das matérias, naum? Matemática de EM é pinto perto do q se tem na faculdade.....

É claro, porque senão não haveria porque fazer faculdade. Tudo bem, se alegam que eu não tenho conhecimento (mesmo sem me conhecer), ouçam o renomado físico, então. Ou vai me dizer que ele também não sabe?

Morpheu disse:
É claro, porque senão não haveria porque fazer faculdade. Tudo bem, se alegam que eu não tenho conhecimento (mesmo sem me conhecer), ouçam o renomado físico, então. Ou vai me dizer que ele também não sabe?

Você não está contrariando um renomado físico, e sim a grande maioria dos cientistas, que utilizam o método científico e se baseiam em evidências. Se você quer convencer alguém, deve mostrar onde a termodinâmica contraria o Big Bang. Se você conseguir invalidar a teoria, pode se tornar um forte candidato ao Nobel.

Você não está contrariando um renomado físico, e sim a grande maioria dos cientistas, que utilizam o método científico e se baseiam em evidências. Se você quer convencer alguém, deve mostrar onde a termodinâmica contraria o Big Bang. Se você
conseguir invalidar a teoria, pode se tornar um forte candidato ao Nobel.

Que maioria? Mostre-me a maioria, então. (uh, isto é realmente bom)

Anyhow, pela simples análise do método científico, podemos perceber:

Livro de Química disse:
Leis --> Hipóteses --> Experiências --> Teorias (modelos)

Oras, teorias tem de ser precedidas por experiências. E como já foi mencionado, "as pessoas afirmam coisas sobre as quais não se pode fazer experiências para comprovar".

Well, pelo menos não fui enganado na expectativa de um post imbecil.

Morpheu disse:
É claro que o relato de Gênesis, por exemplo, é falso. Como relato, e não ensinamento.
Então.....
Se há margens pra se considerar um livro com informações falsas.....Naum há razão de se bater o martelo q ele diga coisas verdadeiras e todo mundo tem q aceitar......

Morpheu disse:
Não entendi. A teoria é reconhecidamente falsa, uma invenção. Nem tudo o é.
Na verdade eu tava aki rebatendo q vc dizia q a Teoria do Big Bang era falsa e ridicula......Enqto q o fato de Deus tudo criar e etc é uma sabedoria superior.....
A margem de considerar BigBang algo ridiculo é a mesma de se dizer q essa sabedoria superior é uma hipótese ridicula e falsa......

Morpheu disse:
Nem tava dizendo isso (eu mesmo disse q qlq pessoa desde q seja autodidata pode saber qlq coisa de tudo).....
Só me referi q pareceu q vc se baseou em termodinâmica ensinado no EM pra refutar uma teoria q vai mto além disso.....

Morpheu disse:
Que maioria? Mostre-me a maioria, então. (uh, isto é realmente bom)

Eu não teria como provar isso, mas você pode procurar no arXiv e ver que centenas de cientistas renomados publicaram artigos envolvendo o Big Bang. Eu também me baseio no fato de que até agora não apareceu nenhum cientista com um trabalho refutando a teoria (senão ele já teria sucesso internacional e estaria na capa de vários jornais no mundo).

Oras, teorias tem de ser precedidas por experiências. E como já foi mencionado, "as pessoas afirmam coisas sobre as quais não se pode fazer experiências para comprovar".

É por isso que o Big Bang é levado a sério: possui evidências empíricas.

Eu também me baseio no fato de que até agora não apareceu nenhum cientista com um trabalho refutando a teoria (senão ele já teria sucesso internacional e estaria na capa de vários jornais no mundo).

Hum, o próprio Lattes, que eu citei, deixou de ganhar um Nobel por pura xenofobia, quando fez a mais importante descoberta da Física Quântica até o momento. Assim, dadas as tendenciosidades duvido que algum trabalho que contestasse uma "teoria" tão confortável fosse levado a sério.

A questão é que em cima de qualquer evidência pode-se criar qualquer hipótese (que, por exemplo, seu monitor é formado por milhares de vagalumes minúsculos), por isto elas dependem de comprovação, é claro. E repito que se a "teoria" fosse verdadeira, dois terços da Física comprovada e certa estariam exterminados. Francamente, ingenuidade tem limite.

O engraçado é que aquela conversa de "o ônus da prova cabe a quem afirma positivamente" não vale quando alguém nega o Big Bang.

É bem cômodo mudar de critério quando se quer validar alguma coisa.

Morpheu disse:
Hum, o próprio Lattes, que eu citei, deixou de ganhar um Nobel por pura xenofobia, quando fez a mais importante descoberta da Física Quântica até o momento.

E daí? Ele descobriu o méson-pi, não a refutação do Big Bang.

E cadê as provas de que foi "por pura xenofobia"?

Assim, dadas as tendenciosidades duvido que algum trabalho que contestasse uma "teoria" tão confortável fosse levado a sério.

Se isso fosse verdade, ainda estaríamos aprendendo que a Física Clássica descreve o funcionamento do universo perfeitamente.

A questão é que em cima de qualquer evidência pode-se criar qualquer hipótese (que, por exemplo, seu monitor é formado por milhares de vagalumes minúsculos), por isto elas dependem de comprovação, é claro. E repito que se a "teoria" fosse verdadeira, dois terços da Física comprovada e certa estariam exterminados. Francamente, ingenuidade tem limite.

Pois é. Enquanto você não mostrar argumentos válidos, afirmações sem sentido como essas não vão ser levadas a sério.

Balbo Bolseiro disse:
O engraçado é que aquela conversa de "o ônus da prova cabe a quem afirma positivamente" não vale quando alguém nega o Big Bang.

É bem cômodo mudar de critério quando se quer validar alguma coisa.

A questão é que existem provas do Big Bang.

Nob disse:
A questão é que existem provas do Big Bang.

It_s_OK.jpg

Morpheu disse:
Hum, o próprio Lattes, que eu citei, deixou de ganhar um Nobel por pura xenofobia, quando fez a mais importante descoberta da Física Quântica até o momento. Assim, dadas as tendenciosidades duvido que algum trabalho que contestasse uma "teoria" tão confortável fosse levado a sério.
Aqui tu exagerou um pokinho, naum?
Foi uma injustiça, sim.....Mas daí a partir pruma teoria da conspiração contra todos já é mto.....

Morpheu disse:
E repito que se a "teoria" fosse verdadeira, dois terços da Física comprovada e certa estariam exterminados.
Tá....tu repete isso toda hora.....
Explique pq eu naum consigo entender.....

PS: e o assunto desvirtuou completamente, naum?

serio... vcs lem as coisas? EU JA POSTEI UMAS DUAS VEZES AS PROVAS DO BIG BANG numa boa nao venham dizer q nao existem provas.. vcs podem dizer q nao as compreendem mas q nao existem NAO PODEM DIZER PORRA !!!!

parafraseio Eisnten depois q disseram q 32 cientistas refutaram a teoria dele ele respondeu isso " para q 32? bastava um para provar q eu estava errado... " ninguem conseguiu ate hoje provar q ele esta errado e cada dia se obtem mais provas de q esta certo, os buracos negros estao praticamente provados por imagens... as imagens dos QUASARES e suas autas emiçoes de raios X e infravermelho.

nao eh minha culpa q a descoberta do fisico brasileira nao ganhou o nobel ... mas fique vc sabendo q einsten nao ganhou o nobem pela ralatvidade e sim em um trabalho seu sobre fotoeletrica (acho). portanto essas coisas acontecem.

as previsoes da relatividade tem se mostrado MUITO fieis ao universo q conhecemos e nao eh culpa minha q vcs nao acreditem ou compreedam essas coisas...

vcs sao tolos em discutir isso eh muito mais facil argumentar q o Deus de vcs qualquer q ele seja se utilizou do big bang para criar o univero ao inves de discutir sobre o big-bag coisa q pouco intendem e falam MUITA besteira.

vamos parar com isso ok leiam meus posts anteriores aki nesse topico mesmo e me façam perguntas sobre oq nao compreendam mas NAO digam q ele nao eh provado.

estudem antes de falar MERDA

:wall:

Dwarf

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back