Re: Pequena duvida sobre Deus.
Então.....
Na parte do NT tem q se considerar os escritos como relatos.....Na parte do Genesis ou da história DaviXGolias já tem q ser visto como metáfora.....A história de Noé tem gente q defende como relato e otros como metáfora.....
Não, a história de Davi x Golias eu até considero realista, excetuando o exagero do cronista, o que era muito comum na época para engrandecer os feitos dos reis. A altura do gigante está registrada como 3m10, mas muito provavelmente não chegaria a tanto, uns 2m40 talvez. O problema é que a narrativa posterior é meio confusa, porque Saul persegue Davi e desiste, persegue e desiste, persegue e desiste. Nunca entendi, mas é só história de Israel mesmo.
Noé é metáfora, claro, ou então seres aquáticos sobreviveriam e o extermínio não seria completo, etc. Simples assim.
Não há critérios rígidos para como interpretar esse livro.....A naum ser a sua própria vontade.....
O critério é o da lógica, que supõe-se que todo ser humano em sã consciência a possui. Se o relato é impossível, logo a interpretação literal não serve e deve-se entender como uma metáfora, como o Gênesis. Claro que admitindo a existência de Deus, caso contrário é melhor nem ler a Bíblia.
Mas o q q tem BigBang com morte?
D qlq forma, Big Bang ou qlq teoria desse porte pode até ser considerado como naum humilde.....Mas os dogmas religiosos q Deus tudo criou tb o seria.....A história de vida pós morte tb naum seria humilde.....E por aí vai.....
Não tem NADA a ver. Eu estava comentando apenas um aspecto da Ciência atual. Quanto à humildade, há uma diferença enorme entre uma teoria de araque inventada para satisfazer o ego de alguns cientistas, e informações que recebemos diretamente de quem sabe mais do que nós (para quem acredita, claro).
PS: naum estudei a fundo cosmologia.....Mas uma coisa q eu aprendi é q nada se sabe de Física no EM (a naum ser q vc seja autodidata e já esteja estudando matérias mais avançadas).....Nem pós-doutorandos tem essa certeza toda q vc alega, naum é bom vc dizer uma coisa assim com tanta convicção.....
Nops, leis da Termodinâmica já resolvem o problema. Quem acredita que não aprende-se nada de Física no EM deveria esclarecer o que faz o professor na sala de aula. Conta piadas?
Er... o ônus da prova é de quem propõe a teoria, não? Princípio básico. Mas se você quer ver alguma contestação, leia o resto do tópico.
Pois, mas tem mais lógica do que Deus criar o homem á imagem dele e descansar no sétimo dia blá blá...
Quando tiverem alguma coisa credível, digam...
Naturalmente, este tipo de idéia é coisa de gente estúpida que não entende o que lê. Talvez tenham ensinado-lhe assim, claro, mas o Gênesis costuma ser interpretado literalmente por cristãos que se esforçam por ignorar a lógica para fingir que têm mais fé, acreditando no impossível. Fala sério, alguém capaz de pensar acha mesmo que os 6 bilhões de pessoas atuais vieram de um só casal, e de relações incestuosas entre eles e seus filhos? Que o casal foi enganado por uma "serpente"? Credo. E ainda acrescentam coisas como a maçã. Existem muitos ensinamentos valiosos que podemos retirar do livro, é só queimar alguns neurônios, mas realmente existem pessoas que furtam-se a isso.
Apesar que eu tenho mais preocupações no futuro que no passado.
Aí eu concordo com você. Considero absolutamente inútil conhecer nossa origem ou a do Universo, uma perda de tempo e joguinho de alguns cientistas. Só os discuto aqui por causa do pano de fundo religioso.