• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Sobre Lattes, é simples... em todo lugar existem os que não gostam de uma coisa. Nem Einstein gostou muito das consequências de sua própria teoria ajudou para a fundamentação da Mecânica quântica (depois ele ficou tentando de todo jeito que nào era possível que Deus jogasse dados). Até hoje é difícil ensinar esses novos paradigmas, considerando-se que a gente ensina todo mundo com a clássica.

Mas Lattes não provou que o Big Bang está errado. (e deixem de teoria de conspiração... a verdade é que os colaboradores dele passaram a perna e não publicaram o artigo com o nome dele como co-autor, só isso. Safado tem em todo lugar, oras!)

Perfeitamente. Provar a falsidade envolve conceitos complexos e é relativamente difícil. Agora perceber a mentira é ridiculamente fácil. Por exemplo, não existe até o dia de hoje experimento que corrobore a possibilidade de volume nulo+temperatura infinita (são aproximações, malditos estudantes de Física :obiggraz: ) enqüanto que para todas as leis e experimentos da Física eles são grandezas proporcionais, salvo em minúsculas faixas de temperatura (devidamente documentadas). E ainda assim, "cientistas" vindos sabe-se lá de onde propõem isto como fato e a usam para "basear" sua hipótese, numa clara violação de algo simples como o método científico. Temos como exemplo recente o grande físico Hawkins, que voltou atrás na sua esdrúxula "teoria" de os buracos negros devolverem radiação indistinta, que igualmente ao Big Bang, não pôde ser verificada e violava leis físicas.

Escrevi sobre Lattes apenas para corroborar a minha visão diante dos que me acusam de falta de conhecimento. Quanto a ele não ser publicado como co-autor, é uma versão ridícula, uma vez que toda a comunidade científica tinha consciência de seu trabalho. O Nobel pela descoberta teórica do "méson pi" foi negado-lhe descaradamente. E posteriormente aproveitaram-se de uma circunstância, ao entregar ao chefe - norte-americano - de seu projeto, que não havia participado diretamente das pesquisas, o Nobel pela descoberta prática da partícula.

Seja como for, não me parece este um local adequado para desenvolvimento de teorias físicas, aliás é até off-topic. E ainda se alguém quiser procurar-me em particular, será bem-vindo.

Morpheu disse:
Seja como for, não me parece este um local adequado para desenvolvimento de teorias físicas, aliás é até off-topic. E ainda se alguém quiser procurar-me em particular, será bem-vindo.

Porque não?

Além dos conceitos de Deus e Física não estarem tão distantes assim, não tem coisa melhor do que um tópico que rende pra vários campos diferentes.

Andamos com escassez desses.

Sendo este o post #984, não acho que rendimento seja problema. Mas só estou reforçando algo que disseram há uns posts atrás. Se quiserem continuar, tudo bem, mas achei melhor avisar antes que algum maldito moderador venha pertubar e haja problemas.

Morpheus disse:
volume nulo+temperatura infinita (são aproximações, malditos estudantes de Física ) enqüanto que para todas as leis e experimentos da Física eles são grandezas proporcionais E ainda assim, "cientistas" vindos sabe-se lá de onde propõem isto como fato e a usam para "basear" sua hipótese, numa clara violação de algo simples como o método científico

Bem, uma coisa devemos deixar claro. Se aparece "cientistas" assim, o ponto é que físicos químicos, astrônomos, e outros cientistas em geral também são pessoas que envelhecem, e quando envelhecem como todo mundo também não gostam muito de idéias muito diferentes do que aprenderam quando jovens. Como disse Logan, aparecem 32 quando 1 que provasse que a teoria está errada é suficiente. Na verdade muitos dos experimentos são feitos para refutar essas teorias malucas, e dá chabu.

É só ver o quanto a gente se empenha a cada hora que aparece alguém falando que astrologia é ciência :lol: (OBS: li na folha que esta semana a UnB terá um congresso científico de astrologia. Bem, este caso realmente não tem nenhum método cientíco usado e ainda assim quer ser considerado ciência)

Para ter volume nulo e temperatura infinita, perceba que é necessário que algo segure tudo "no lugar". Atualmente estuda-se como obter/manter esse tipo de situação limite em laboratório (controlando-se pressão ou campos magnéticos, ou os dois juntos), e nessas condições nem sempre as leis a que estávamos acostumados continuam valendo (tomando cuidado, é claro, de na passagem de um intervalo para outro que garantamos a continuidade).

Os nossos dados na terra referem-se a pressão de 1 atm, T = 300K, e porque estamos na superfície do planeta. (falando nisso, vi uma reportagem de uma fábrica de queijo que fez a experiência de deixar um carregamento no fundo de um lago de 40 m... Bem, deixa pra lá: visitando o Oceanográfico, dá para se ter uma idéia que a pressão maiores que o nosso 1 atm)

O ponto é que dentro de estrelas, a pressão é muito superior a essa pressão que temos dentro dos mares (apesar da densidade do Sol ser menor em relação a Terra, temos bastante agitação térmica para compensar... oh, elas sairiam voando? Bem, se fosse na Lua que não tem massa para segurar moléculas com velocidade muito grande sim, mas o Sol segura - ainda bem, já pensou um sol perdendo massa através dos milênios? Então sim é possível pensar hoje em dia em situações onde o volume é muito pequeno e apesar disso a temperatura é absurdamente grande)

O fato de usar a imaginação quando não há possibilidade de reproduzir o sistema é realmente perigoso, mas no caso desse "experimento imaginário", não houve ainda físico macho para caramba para mostrar a tal mentira ou que está errada. É como falei, o Lattes foi um cara superfoda, mas ele não provou que está errado.

(Da mesma forma que é perigoso cairmos no modelo filosófico puro - herdado dos gregos, que chegou ao paradoxo com o conceito "corpo mais pesado cai mais rápido" - sem levar em conta a realidade, somente nos deixar levar pelos experimentos que são passíveis de serem executados nos torna também limitados, nos tornamos apenas mecânicos e técnicos)

Um experimento bem sucedido que mostra o mérito das "experiências na mente" (acho que o nome era Gedankexperiment... vem do alemão... foi na aula do hamburger muitos anos atrás esqueci) foi formulado por Mach.

(Se eu faço rodar a água de um balde de água devia ter o mesmo efeito de eu girar somente o balde: devia surgir a superfície concava referente. Pelas contas e pela realidade, girar o balde não é equivalente a girar a água para formar a mesma superfície. No entanto, Mach percebeu que houve um erro conceitual: ao girar a água do balde, a água girava em relação não apenas ao balde, mas em relação a todo o universo. Então para que o mesmo efeito acontecesse com a água parada, não apenas o balde mas todo o universo teria de girar. Decerto que não dá para pensar em fazer esse tipo de experiência, mas fazendo as contas ele provou isso)

Quanto a ele não ser publicado como co-autor, é uma versão ridícula, uma vez que toda a comunidade científica tinha consciência de seu trabalho. O Nobel pela descoberta teórica do "méson pi" foi negado-lhe descaradamente.

Isso é estranho... até agora só ouvi na comunidade IFUSP a versão ridícula. Claro que a comunidade é enorme, e posso muito bem ter ouvido da parte da comunidade que conta a versão ridícula. Eu ouvi novamente a versão ridícula durante as comemorações de 70 anos na física. Digo, até ouvi a versão teoria da conspiração mas é de gente mais nova, e não do pessoal que viveu na época do Lattes... Diabos agora eu vou ficar coçando a cabeça. :think:

Mas o fato é que se a gente não toma cuidado os "esquecimentos" nas publicações são constantes. A paranóia dos americanos em garantir que o nome deles estará no artigo a ser publicado passou para todo mundo aqui depois desse incidente.

Seja como for, não me parece este um local adequado para desenvolvimento de teorias físicas, aliás é até off-topic

Acho apropriado a meu ver. O cerne da dúvida sobre Deus sempre bateu de frente com os profissionais de Exatas (imitadores do Criador), daí o medo, o horror das pessoas em ousar imitar o Criador.

O Big Bang assim como os estudos genéticos batem de frente com as religiões e crenças, e portanto acho natural (e porque não?, saudável) que esses encontros ocorram de vez em quando.

Concordo que DEVE existir o método científico, senão a gente começa a achar que o achismo é ciência. E creio que é meu papel assegurar e tranquilizar você que tem gente tentando provar que o Big Bang é uma farsa. Oras, se bobear ainda tem gente medindo a constante universal da gravitação e vendo se muda com o tempo, etc. :mrgreen:

O ponto é que Lattes não concordando, e sendo foda como foi não provou que essa teoria era uma farsa. E tem ainda gente tentando provar (sempre tem) e não conseguiram provar nada a não ser confirmar (como os experimentos para provar a existência do eter saindo pela culatra e provando que não existia). Então continua valendo porque ficou mais forte. Mas provarem que é besteira, então não vao ser poucos a soltar rojões. :mrgreen:

(por isso que quando as pessoas vêem uma pesquisa inútil, acho que sou uma das poucas a perceber que não é tão inútil assim. Parece besteira ficar monitorando neurônios de mosca, tentar provar que Newton estava errado. Mas é o velho esquema: temos de ir tentando)

Até o momento, o fator r ao quadrado da gravitaçào continua sendo 2, com um desvio muito pequeno (ainda bem... :mrgreen: eu não gostar se o Universo de uma hora para outra virasse sorvedor ou criador de matéria do nada)

Última edição:

Hum, depois de uns estudantes (!) de Física que apenas pentelham e insinuam conhecimentos superiores, aparece alguém que parece saber o que diz. Beleza. E num post longo - nem tudo são flores, hehe.

Eu tinha certeza que iria me estrepar se tentasse usar um exemplo. Porém ainda me restam algumas observações: você está extrapolando os resultados de experiências que realmente devem ter sido feitas à pressões altíssimas, mas não infinitas. Tenho um pequeno conhecimento das experiências com fusão nuclear, que envolvem confinar materiais a milhões de graus Celsius em espaços relativamente pequenos com o uso de campos magnéticos poderosos - conseguem apenas diminuir drasticamente o volume, e é uma circunstância altamente não-natural.

Quanto ao uso da imaginação, bem, é o que fez a Física Clássica incorrer em erro, justamente ao considerar o resultado de suas experiências limitadas como aplicáveis a situações extremas. Como no caso da cinética, o que permitiu que Einstein demolisse grande parte do que se julgava certo no início do século passado. Os cálculos certamente não estavam errados, mas as idéias e teorias por trás deles. ;)

Quanto a esta questão do Lattes, peço-lhe humildes desculpas. Depois de vinte páginas de discussão inútil e infundada, não pude evitar perder o parâmetro e esquecer os detalhes "por trás". Bem, seja como for... mais um brasileiro injustiçado. :shame:

E muita gente coloca a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin como contraponto ao criacionismo. Eu não; não vejo limitação na imensa sabedoria divina para que sua criação não pudesse se desenvolver gradualmente. Mas o Big Bang me parece um grande charlatanismo, uma falta de humildade para dizer "não sabemos". Claro que a ciência geralmente começa com idéias furadas (Dalton, Lamarck...), e evolui à medida que os conhecimentos avançam, mas impor a Grande Explosão como fato aos leigos é demais para mim.

Em último lugar, espero que possamos discutir esta questão com mais propriedade daqui a algum tempo, quando eu for um humilde graduando em Química. Vida longa à Valinor, hehe.

Última edição:

ahh eu acho q sou um dos unicos estudantes de fisica da valinor.

nada do q a pri falou foi diferente do q eu venho falando. oq me surpreende eh sua falta de humildade de dizer q nao compreende... numa boa onde vc tiver alguma duvida fico feliz em lhe esclarecer... no entanto o Big-Bang ate hoje em dia eh a teoria de evoluçao universal mais aceita e ja se encontraram inumeras provas ate empiricas disso.

vamos la.:

1) desvio para o vermelho em galaxias e o aumento desse desvio conforme sua distancia em relaçao a nos

2) a "torçao" da luz registrada por volta de 1930 aki no brasil num eclipse solar.

3) a modificaçao do tempo por conta da velocidade (registrada em avioes) e pela gravidade tb resgistrada em outra experiencia...

4)matematicamente existem inumeras provas q nao vem ao caso (principalmente pq eu nao sei nem como funcionam)

5)segundo recentes observaçoes, buracos negros super massivos e sua massa de acreçao podem ser vistos. antigamente se tinha a suposiçao q grandes fontes de raios X eram buracos negros, hoje em dia isso eh basicamente uma certeza. alem disso com observaçoes em infra vermelho se acharam outros Quasares.

tenho certeze q existem bem mais. A nature esta comemorando o aniversario da relatividade e esta disponibilizando MUITA coisa.. tanta q eu nao estou dando conta de ler tudo.... quem quizer ver eh so entrar no site www.nature.com e na esquerda ir em Physics.

nao existe q eu saiba NENHUMA prova contraria ou q contradiga as q expus aki (ja pela segunda ou terceira vez nesse topico quarta ou quinta na Valinor) nem matematica nem empirica. portanto acho LEVIANO (para nao dizer tolo e infantil) q vc diga q a teoria eh uma besteira ou charlatanice... volto a dizer q TUDO escrito aki por mim ja tinha sido escrito algumas paginas antes e eh infeliz q eu tenha q reescrever pq as pessoas preferem fingir q nao viram ou q nao entendem ao inves de serem corretas o suficientes para apenas falar :"ok ok tudo isso eh prova mas eu sou cabeça dura e prefiro continuar com oq me ensinaram na biblia pq eh mais facil e eu entendo... afinal isso de singularidade eu nao entendo mesmo...."

isso eh tudo.

Dwarf

Logan Mcloud disse:
serio... vcs lem as coisas? EU JA POSTEI UMAS DUAS VEZES AS PROVAS DO BIG BANG numa boa nao venham dizer q nao existem provas.. vcs podem dizer q nao as compreendem mas q nao existem NAO PODEM DIZER PORRA !!!!

parafraseio Eisnten depois q disseram q 32 cientistas refutaram a teoria dele ele respondeu isso " para q 32? bastava um para provar q eu estava errado... " ninguem conseguiu ate hoje provar q ele esta errado e cada dia se obtem mais provas de q esta certo, os buracos negros estao praticamente provados por imagens... as imagens dos QUASARES e suas autas emiçoes de raios X e infravermelho.

nao eh minha culpa q a descoberta do fisico brasileira nao ganhou o nobel ... mas fique vc sabendo q einsten nao ganhou o nobem pela ralatvidade e sim em um trabalho seu sobre fotoeletrica (acho). portanto essas coisas acontecem.

as previsoes da relatividade tem se mostrado MUITO fieis ao universo q conhecemos e nao eh culpa minha q vcs nao acreditem ou compreedam essas coisas...

vcs sao tolos em discutir isso eh muito mais facil argumentar q o Deus de vcs qualquer q ele seja se utilizou do big bang para criar o univero ao inves de discutir sobre o big-bag coisa q pouco intendem e falam MUITA besteira.

vamos parar com isso ok leiam meus posts anteriores aki nesse topico mesmo e me façam perguntas sobre oq nao compreendam mas NAO digam q ele nao eh provado.

estudem antes de falar MERDA

:wall:

Dwarf

Cai na real Logan. Você não tem nem idéia das coisas que tá falando. Baixa a bola. E vai te catar.

Balbo Bolseiro disse:
Cai na real Logan. Você não tem nem idéia das coisas que tá falando. Baixa a bola. E vai te catar.

lol da para explicar de onde saiu esse post?q q isso tem a ver com o resto todo?

varias vezes postei as provas do big-bang entao acho q estou muito na minha posiçao de estar chateado com vcs... numa boa se nao entenderam alguma coisa eu tento explicar dinovo... pesso aos meus professores para explicar... mas vcs nao querem entender vcs querem dizer q nao acreditam e ponto.... e entao vem e falam q a teoria eh uma besteira....

poxa irrita eu nao vou por ai falando q acreditar em Deus eh coisa para bundao q deus eh uma mera invencionice de vcs por serem covardes demais para compreender q vcs estao na merda e NAO TEM NINGUEM la para salvar vcs... eu fico caladinho... sou o mais cientifico possivel nesse topico.... entao acho q estou muito nmo meu direito de estar chateado ok? afinal estudei mundo para entender essas coisas q vcs apenas veem e falam q eh tudo besteira....

Dwarf

aki o alguns istes sobre big bang nenhum deles falaq eh a unica teoria existente.. apenas a mais aceita...

a maioria das observaçoes corrobora com ela... mas ela pode nao ser a certa.. a unica coisa q nao admito eh dizer q nao existem provas. No futuro podemos descobrir q ela nao eh bem assim... ams ate onde se sabe hoje ela eh a mais possivel de estar correta... devido as inumeras evidencias observacionais.

http://www.reasons.org/resources/apologetics/big_bang_evidences.shtml
http://www.essaysample.com/essay/002331.html
http://www.big-bang-theory.com/

Logan Mcloud disse:
lol da para explicar de onde saiu esse post?q q isso tem a ver com o resto todo?

Tudo a ver.

poxa irrita eu nao vou por ai falando q acreditar em Deus eh coisa para bundao q deus eh uma mera invencionice de vcs por serem covardes demais para compreender q vcs estao na merda e NAO TEM NINGUEM la para salvar vcs... eu fico caladinho...

Você está brincando, certo?

sou o mais cientifico possivel nesse topico.... entao acho q estou muito nmo meu direito de estar chateado ok? afinal estudei mundo para entender essas coisas q vcs apenas veem e falam q eh tudo besteira....

A existência de Deus é mais certa que o big-bang (entenda isso). Mesmo assim eu não me lembro de ter dado piti por causa dos milhares de posts dizendo o que você disse na citação anterior (isso não significa que eu não tenha ficado irritado).

Balbo você está ficando burro. Não é o primeiro assunto que sua teimosia faz com que perca capacidade de apreender novos conceitos. Repito: perseverânca é bom, mas se você a transforma em teimosia... :osigh:

Deus é aceito ou não, e ponto.

O Big Bang não é aceito tão facilmente nem pela comunidade onde ela é mais discutida. Eu já falei pra Morpheus, até gente do gabarito de Lattes (tem outros) fundiu a cabeça para provar que é lorota, mas não conseguiu. E quando falo provar, não estou falando da forma trivial (de trivia: filosofia, política e oratória, ou seja, LITERALMENTE blablabla), mas da forma dos pesquisadores da natureza: geometria, música, fisica e biologia. No máximo o que aconteceu foi "é claro que é lorota". Mas funciona, como diz o Engethor, então até alguém arranjar um modelo melhor..

Estou repetindo a mim mesma... a palavra trivial vem desse passado distante onde quem estudava o segundo tipo de coisas via com desdem o pessoal que usando somente a boca queria provar que estavam certos. O número de coisas a serem estudadas para começar era menor. Não era necessário a princípio estar certo, mas só CONVENCER que estava certo.

Deus não pode ser equacionado, racionalizado. Daí a grande dificuldade de provar que existe, a não ser em questões de fé pessoais e intransferíveis (parece senha... :think:)

O Big Bang foi fundamentado a partir de certas anomalias que temos na natureza, da mesma forma que a Mecânica Quântica. Teoricamente, pode-se pensar que é apenas blablabla, mas como eu já disse esse blablablá parte de princípios e fenômenos naturais. Não existe "senha" pessoal e intranferível (vivência espiritual é unica): o conhecimento pode ser deduzido a partir dos fenômenos da natureza que podem ser observados por QUALQUER PESSOA (que queira ver, claro).

A dificuldade está nisto: as equações. O que você VIU foram as traduções das equações através das revistas de divulgação.

Então coloca todo o esforço que os cientistas que não engolem isso, dos que defendem no mesmo patamar do "falar por falar" (conheci um filósofo que conseguiu convencer um químico que vidro não é liquido, tamanho é o poder de somente usar a oratória). Não é uma questão de "eu acredito porque isso se manifestou apenas para mim" (como em vivência expiritual), mas uma coisa que pode ser verificada, pode ser analisada de outros ângulos lógicos ou experimentais.

Vocês enxergam apenas o falar por falar, porque como muitas pessoas têm um entrave em enxergar que a matemática nada mais é do que mais uma linguagem. E o engraçado é que e ao mesmo tempo, quando lembram que é linguagem, pensam no "falar por falar", sem ao menos tentar ter algum domínio sobre a linguagem.

Meu hobby atual é montar uma série de livros de física para colegial, e o que escrevi no capítulo Movimento pode servir de exemplo.

Mostrei com desenhos e esquemas, o princípio de velocidade, de espaço percorrido, que faz diferença o sentido para onde você está indo, etc., até chegar na equação que eu queria:

Onde eu estou é igual a onde eu estava mais o tanto que eu andei, que é na verdade a velocidade média de minha caminhada pelo tempo que fiquei a caminhar.

E sugeri um exemplo (onde eu sei que os alunos vão falhar) de viagem Rio-Sao Paulo de ônibus andando a cem quilômetros por hora, cuja duração é de 6 horas, (mas temos de lembrar de colocar 30 minutos de intervalo) e perguntei mais ou menos quanto é a distância percorrida.

Tente fazer as contas, usando APENAS o paragrafo em itálico.

Só fica menos confuso, quando a gente simplifica aquele parágrafo:

Sf = Si + v t

Se a mente da pessoa está preparada para pensar em quantificação dos fenômenos da natureza (ou seja, equações, fórmulas, leis empíricas) e ao mesmo tempo conseque TRADUZIR como na forma em itálico, fatalmente percebe duas coisas:

1) o fenômeno pode ser verificado por qualquer pessoa

2) não é apenas falar por falar o que EU ACHO. Porque qualquer um vai "achar" a mesma coisa se olhar o fenômeno!

Logan fez o mesmo que eu, só que eu traduzo. Só que o mundo em geral também é como Logan: não dá para ficar traduzindo a toda hora. Um dos principais problemas das pessoas é que elas vão para a escola para conseguir diploma, mas não conseguem sequer entender um problema lido (ou seja, traduzir para linguagem pessoal de forma que ela consiga compreender o que está sendo pedido)

O que faz com que testemunhemos as coisa mais absurdas possíveis (Mayoros falou sobre um problema técnico em um dos postos onde ele trabalha, onde o servidor travava porque simplesmente as pessoas deixaram o ponto de escape de calor na parte de baixo. EM TEORIA todo mundo já viu que o calor costuma ir pra cima, viu na escola, viu que balão sobe, etc.. mas dificilmente lembra disso quando em contato com um problema real. A linguagem não é ainda natural para praticamente 90 % das pessoas no mundo)

Se você pretende seguir carreira em Química como meu irmão, Morpheus, eu já posso te adiantar uma coisa: os fisicos pentelhos vivem pentelhando a química. :mrgreen:

Uma coisa fantástica na química é esta: a gente pega duas coisas e mistura e dá uma terceira coisa diferente, foi montado todo um esquema para explicar as coisas a nível molecular antes mesmo de qualquer químico conseguir VER os átomos e moléculas. Ou seja, mais uma prova "experiência da mente". Foram tentados vários modelos de átomos e cada um foi descartado ou reaproveitado para desenvolvimento dos mecanismos de raciocínio. Ainda hoje é interessante a gente ensinar o átomo "pudim de passas", o átomo com elétrons orbitando (os elétrons girando emitiriam radiação, e assim perderia energia até chegar ao núcleo e haveria aniquilação! :mrgreen:)

Ah, Logan, sobre os micro-buracos negros, falar com Prof. Dr. Jorge E. Horvath, IAG-USP. Vi uma palestra dele, e discordei para caramba de algumas conclusões que ele tirou, mas de acordo com ele não há problema em fazer esses micro-buracos negros porque a natureza vive fazendo através de colisões de partículas de alta energia aqui mesmo na Terra e arredores, e até agora a gente não morreu. (não foi essa parte que eu achei esquisito... essa pareceu OK)

Decerto que em ULTIMA instância é Deus quem quis que o universo funcione do jeito que funciona. Mas usar Deus logo de cara é meio que "falar o nome dele em vão", e acho que é interessante (e divertido) a gente tentar achar algumas respostas do quebra-cabeças por nossa própria conta antes de chamar o Professor. :twisted:

4)matematicamente existem inumeras provas q nao vem ao caso (principalmente pq eu nao sei nem como funcionam)

Se não entende, porque defende com tanto ardor? A Fìsica não vai acabar com a contestação ao Big Bang, aliás ele é que está acabando com ela.

nao existe q eu saiba NENHUMA prova contraria ou q contradiga as q expus aki (ja pela segunda ou terceira vez nesse topico quarta ou quinta na Valinor) nem matematica nem empirica. portanto acho LEVIANO (para nao dizer tolo e infantil) q vc diga q a teoria eh uma besteira ou charlatanice...

Pegue um livro de segundo ano de EM, e leia. Você não acha que vou gastar horas do meu precioso tempo elaborando uma tese enorme só para você, quando eu confio na sua inteligência e tenho certeza que você é capaz de entender por si só, não é?

1) desvio para o vermelho em galaxias e o aumento desse desvio conforme sua distancia em relaçao a nos

2) a "torçao" da luz registrada por volta de 1930 aki no brasil num eclipse solar.

3) a modificaçao do tempo por conta da velocidade (registrada em avioes) e pela gravidade tb resgistrada em outra experiencia...

5)segundo recentes observaçoes, buracos negros super massivos e sua massa de acreçao podem ser vistos. antigamente se tinha a suposiçao q grandes fontes de raios X eram buracos negros, hoje em dia isso eh basicamente uma certeza. alem disso com observaçoes em infra vermelho se acharam outros Quasares.

Sim, são observações. E daí?

(conheci um filósofo que conseguiu convencer um químico que vidro não é liquido, tamanho é o poder de somente usar a oratória)

Isto é fácil, vidro nunca foi líquido...

Foram tentados vários modelos de átomos e cada um foi descartado ou reaproveitado para desenvolvimento dos mecanismos de raciocínio. Ainda hoje é interessante a gente ensinar o átomo "pudim de passas", o átomo com elétrons orbitando (os elétrons girando emitiriam radiação, e assim perderia energia até chegar ao núcleo e haveria aniquilação! )

Aí é que está. Como eu mencionei no post anterior, a Ciência geralmente desenvolve-se com base em teorias furadas e evolui com o andamento das observações e experiências, e não vejo problema algum nisto. O grande porém que vejo é apresentar o Big Bang como verdade absoluta e irrestrita, o que me faz pensar que ou os físicos são muito estúpidos ou muito charlatães. Porque não se sabe absolutamente nada sobre a origem do Universo, assim como não se sabe nada sobre a origem da Terra ou do homem. Apenas teorias e hipóteses. E sem experimentação nenhuma delas se comprova, eu posso interpretar as observações do Logan como organismos gigantes saltitando a bilhões de km e causando perturbações no Universo... a aceitação depende apenas de meu nome e da minha vitrine de prêmios, claro. ;)

morpheu disse:
Isto é fácil, vidro nunca foi líquido...

Hein? essa eu não sabia, pelo menos não é o que ensinam em cursos de Engenharia Química.

Vc percebe Morpheu que a discussão descamba pra outras linhas que não necessariamente questionem a inteligencia.

Logan é estudante de Física, não a Física que você aprende no Ensino Médio, mas a nível Superior. Não se trata de um conflito de inteligência, se trata de um conflito de tecnicidades que logicamente o Logan tem mais acesso que você, apenas por uma questão de idade e estudo direcionado, nada mais que isso.

Por isso, respeitar determindas observações é sempre bom, principalmente quando não compreendemos o real significado delas por completo, ou você vai me dizer que estuda Física avançada por hobbie e auto-didaticamente? huh?

O seu desconhecimento sobre o caso do Vidro talvez exemplifique o que quero dizer, saca?

Nob disse:
De que deus você está falando?

Do deus que todo mundo sabe que existe: a lei do universo.

Leia o último parágrafo do post da Primula se você não tiver entendido.

Primula disse:
Balbo você está ficando burro. Não é o primeiro assunto que sua teimosia faz com que perca capacidade de apreender novos conceitos. Repito: perseverânca é bom, mas se você a transforma em teimosia... :osigh:

E que outros assuntos seriam esses? Pra mim parece é que você que está preferindo "achar errado em vez de entender o que eu digo".

Vou esclarecer algumas coisas erradas que alguns pressuporam a partir da imaginação:

- Quando eu ou qualquer pessoa fala "Deus", não corresponde a mesma idéia que vocês têm ou que vocês acham que os outros têm de Deus. Se você (no sentido genérico) acha que "deus é uma muleta e blablablabla", você está limitando a realidade àquilo que você quer que seja real. Negar a realidade não é privilégio dos crentes, por isso eu perco a paciência quando vem alguém afirmando essas opiniões tão desenvolvidas quanto um cérebro de avestruz e se achando "o sabichão".

- Eu não tenho nada contra o big-bang, nem a favor. Na verdade eu não dou a mínima se ele aconteceu ou não.

Agora indo ao ponto: por que a existência de Deus é mais certa do que a do big-bang?

1. Existem evidências do big-bang? Sim. Isso prova que o big-bang realmente aconteceu? Não, as evidências podem estar sendo mal interpretadas. Pode não ter acontecido explosão nenhuma.

2. Existem provas irrefutáveis da existência de Deus? Sim. Qual é a prova? As coisas que existem.

Balbo disse:
2. Existem provas irrefutáveis da existência de Deus? Sim. Qual é a prova? As coisas que existem.

Mas hein?

Isso é ao gosto do freguês, uma interpretação. Tão plausível quanto uma interpretação de alguém que afirma que o Big Bang existiu.

desisto SERIO eu desisto...

pri vc pode continuar se quizer... mas "o vidro nao eh liquido" acabou com a minha paciencia... numa boa eu tento ajudar... tento mesmo... tenho uma dificuldade enorme de falar com leigos (como a pri ja disse muito bem) mas tento... compreendo q nego acredite em Deus... e nao acho errado ou bobo isso.... mas poxa... nego num se esforço por aprender NEM um pouquinho.... serio cancei....

thx pri e thx lord pelos seus posts... eu fico por aki.

ps.: pelo menos algum de vcs (sem ser a pri e o lord) se deu ao menos o trabalho de ler as url q eu passei? ehh acho q nao....

FUI

Dwarf

Hein? essa eu não sabia, pelo menos não é o que ensinam em cursos de Engenharia Química.

Vc percebe Morpheu que a discussão descamba pra outras linhas que não necessariamente questionem a inteligencia.

Logan é estudante de Física, não a Física que você aprende no Ensino Médio, mas a nível Superior. Não se trata de um conflito de inteligência, se trata de um conflito de tecnicidades que logicamente o Logan tem mais acesso que você, apenas por uma questão de idade e estudo direcionado, nada mais que isso.

Por isso, respeitar determindas observações é sempre bom, principalmente quando não compreendemos o real significado delas por completo, ou você vai me dizer que estuda Física avançada por hobbie e auto-didaticamente? huh?

O seu desconhecimento sobre o caso do Vidro talvez exemplifique o que quero dizer, saca?

Não é questão de conhecimento, é que o Logan é babaca mesmo. Notou que com a Prímula eu mantive uma discussão, mesmo que simplista, numa boa? Agora, se ele é seu amigo, são outros quinhentos. Não estudo Física avançada, mas não estamos discutindo cálculos complexos aqui, mas noções básicas de natureza e comportamento da matéria.

E quanto à esta história de vidro... existem duas interpretações para sua estrutura: a de um sólido desorganizado ou um líquido ultraviscoso. A segunda é adotada por quem considera sólidos como organizados por natureza. Um tecnicismo que eu julgo totalmente imbecil, afinal exceções existem. Muita gente afirma coisas apenas porque vai contra o senso comum, apenas para aparecer.

E a muleta do Logan não deve ser Deus - mas seus professores. Abre a mente, infeliz.

Logan Mcloud disse:
no entanto o Big-Bang ate hoje em dia eh a teoria de evoluçao universal mais aceita

Mais aceita no meio científico, ou seja, numa minoria. As cosmogonias ainda imperam :dance:

O vidro (assim como o asfalto) é líquido, Morpheu, não vou empregar termos técnicos porque não sou especialista no assunto, mas, o problema é que ele "escorre" muito vagarosamente, o que pode ser constatado (cheque você mesmo) em Igrejas muito antigas, cujos vitrais na base já estão bem mais grossos que no topo.
Mas quem não mexe com ciências naturais não tem que saber isso mesmo não, na prática, o vidro parece ser sólido, e nem deforma de acordo com o recipiente, etc.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back