Re: Pequena duvida sobre Deus.
Logan Mcloud disse:
lol.... vcs viram q o topico mudou? ele deixou de ser sobre Deus e agora virou se eu sou ou nao arrogante... sim eu sou arrogante... e sim sei q isso eh um defeito e sim so sou arroganto com akeles q acho q sao inferiores de alguma forma... (pelo menos no assunto q sou arrogante)
E o que adianta você admitir isso e não fazer nada pra mudar? Não é raro você dizer que alguém não entendeu uma coisa quando a pessoa entendeu, mas você não percebe justamente por isso (inclusive tá me parecendo que você ainda acha que eu sou contra o big-bang).
Tá certo que também não é raro as pessoas não entenderem o que você diz. E isso faz você ter que prestar ainda mais atenção pra não achar sempre errado o que os outros dizem e sair se achando o fodão.
nao acho q faz muito sentido reclamar da minha arrogancia ou nao... mas acho q discutir ou nao a existencia de Deus eh valido... eu ja expliquei q nao posso dizer q ele existe ou nao... acho mais LOGICO (e nao certo) q ele nao exista mas isso eh uma opniao pessoal...
Não faz sentido discutir se Deus existe ou não, como eu já expliquei... mas eu devo ter explicado muito mal, já que nem a Primula entendeu meu post. Então eu explico outra vez.
A primeira coisa é definir o que é Deus. Então vamos dizer que você apostou na mega-sena e ganhou sozinho 50 milhões. Aí vem a pergunta: por que justamente
você tinha que ganhar? Duas respostas possíveis seriam:
1. A do crente que tem mania de botar a culpa em Deus: "foi Deus que te deu esse dinheiro".
2. A do cético que tem mania de apelar pro acaso: "tendo em vista o número de bilhetes apostados, era provável que alguém ganhasse, e não há nenhum motivo especial pra ter sido justamente você o sorteado".
Apesar de aparentemente as respostas serem diferentes, ambas têm o mesmo argumento: ir direto pro inexplicável (acaso ou vontade divina) quando não podem explicar. No entanto mesmo que não possamos explicar por que justamente alguém é sorteado na mega-sena é possível saber que existe uma explicação. E do mesmo jeito que aprendemos a explicar o trovão, um dia podemos descobrir como funcionam os "acasos".
Por isso é tolice usar o inexplicável como explicação: por mais que investiguemos o universo, ainda há um longo caminho até chegarmos em algo que
realmente não tem explicação (independentemente da capacidade do explicador. É diferente daquilo que tem uma explicação desconhecida por nós). Se alguém for investigando o universo, uma hora vai se dar conta de que as coisas são de um jeito, e que não há explicação pra isso.
E eis o que é realmente Deus: o inexplicável. A causa primária (não necessariamente no sentido cronológico). A lei. Aquilo que faz as coisas serem do jeito que são.
Por isso não faz sentido discutir sua existência: Deus não é um conceito que se aceita ou se nega, mas que se atinge através da lógica.
Infelizmente as pessoas têm mania de desistir de investigar antes da hora, e acabam chamando de Deus ou de sorte coisas que têm explicação. Pra piorar, as pessoas misturam os próprios problemas no meio das explicações tornando-as extremamente subjetivas, e aí é inevitável que haja discórdia.
Então seria bom tentar ser menos cabeça-dura pra poder entender o que os outros estão dizendo e aí sim poder discutir alguma coisa. Não adianta nada cada um falar o que acha e não tentar perceber o que está por trás dos argumentos dos outros, mesmo daqueles que não fazem sentido.