• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Skylink disse:
Argh... Megalomaníaco... Tu quer dizer simplesmente que deve haver um mecanismo, e que as pessoas simplesmente ainda não encontraram ele... É isso?

Por um momento eu achei que meu post ia passar batido sem ninguém tentar entendê-lo. Skylink, sério... obrigado.

É basicamente isso (ainda não entendi o "megalomaníaco" :think: ).

Mas pq raios tu ta usando a palavra "Deus" partindo do propósito original, na perspectiva dos que inventaram ela? É pra extrapolar o senso comum e acomodação das pessoas? Ou eu estou completamente enganado, oq é bem possível. :think:

Apesar das pessoas criarem os mais variados conceitos problemáticos pra palavra "Deus", o elemento chave que está presente em todos eles é o inexplicável, o ininteligível, o inescrutável. Veja bem que eu não estou falando necessariamente de deuses hindus e outras coisas do tipo, mas de "Deus" no sentido comum da palavra (apenas contextualize), como quando você pergunta pra alguém "você acredita em Deus?", mas sem as subjetividades que a palavra normalmente carrega.

E se você for investigar as coisas no sentido consequência->causa (não necessariamente no sentido cronológico), é no inexplicável (Deus) que você vai chegar cedo ou tarde. Eu havia dito: "Se alguém for investigando o universo, uma hora vai se dar conta de que as coisas são de um jeito, e que não há explicação pra isso".

O que você não pode fazer é usar Deus ou a sorte ("não tem explicação") como justificativa pro fato de você ter achado um emprego, ou de um parente tomar um tiro e ir pro saco. Certamente é possível entender o porquê disso sem precisar ir tão longe até chegar em Deus.

Balbo Bolseiro disse:
O que você não pode fazer é usar Deus ou a sorte ("não tem explicação") como justificativa pro fato de você ter achado um emprego, ou de um parente tomar um tiro e ir pro saco. Certamente é possível entender o porquê disso sem precisar ir tão longe até chegar em Deus.

Mas é possível encontrar os porquês desses fatos terem acontecido. No caso da mega-sena, não. Ainda não acharam nada sobrenatural que afete o resultado.

Mas um fato é: nem o acaso nem Deus são inexplicáveis (até porque você já explicou o seu conceito de Deus aqui). Você deve estar querendo dizer que ambas explicações apelam para o sobrenatural. Mas o acaso é justamente uma negação do sobrenatural. Se eu jogo um dado comum e não há nenhuma imperfeição nele que possa favorecer algum resultado, o número que sair só pode ter saído por acaso. Dizer que essa explicação é tão sobrenatural quanto dizer que um gnomo invisível mexeu no dado e escolheu o resultado parece absurdo pra mim.

Mas um fato é: nem o acaso nem Deus são inexplicáveis (até porque você já explicou o seu conceito de Deus aqui). Você deve estar querendo dizer que ambas explicações apelam para o sobrenatural. Mas o acaso é justamente uma negação do sobrenatural. Se eu jogo um dado comum e não há nenhuma imperfeição nele que possa favorecer algum resultado, o número que sair só pode ter saído por acaso. Dizer que essa explicação é tão sobrenatural quanto dizer que um gnomo invisível mexeu no dado e escolheu o resultado parece absurdo pra mim.

O sobrenatural não existe, mas existe o que é inexplicável. Deus e o acaso são inexplicáveis, e não uma explicação, como seria o tal gnomo invisível.

E há uma diferença entre acaso e "acaso". Quando você joga um dado não é realmente um acaso, se seria possível adivinhar o resultado conhecendo as variáveis envolvidas e sabendo trabalhar com elas. Não foi Deus nem foi a sorte pura que determinou o resultado, foi uma série de fatores que ainda não sabemos exatamente quais são, nem como funcionam. Inexplicável não é o que nós não podemos explicar, é o que ninguém pode explicar (não importa se é um ser humano, um ET, etc.).

Skylinx disse:
Assim que acharem o mecanismo, vão tentar achar o mecanismo do mecanismo, até se tornarem deuses
É verdade .. isso faz todo o sentido do mundo! Mas ainda bem que ninguém vai achar o mecanismo :)
Imagine o caos ...

Morpheu disse:
Como eu havia dito antes, você é livre para ser estúpido. (sem ofensa, estupidez também é uma filosofia de vida, muito válida)
Putz....
Se é pra falar esse tipo de coisa, já disse.....
Fica calado q eu naum te dei essas liberdades......
Naum sei como você aprendeu as coisas, mas ficar xamando kem vc kiser de estúpido ou babaca naum é uma opção tua......

Balbo Bolseiro disse:
Apesar das pessoas criarem os mais variados conceitos problemáticos pra palavra "Deus", o elemento chave que está presente em todos eles é o inexplicável, o ininteligível, o inescrutável. Veja bem que eu não estou falando necessariamente de deuses hindus e outras coisas do tipo, mas de "Deus" no sentido comum da palavra (apenas contextualize), como quando você pergunta pra alguém "você acredita em Deus?", mas sem as subjetividades que a palavra normalmente carrega.

E se você for investigar as coisas no sentido consequência->causa (não necessariamente no sentido cronológico), é no inexplicável (Deus) que você vai chegar cedo ou tarde. Eu havia dito: "Se alguém for investigando o universo, uma hora vai se dar conta de que as coisas são de um jeito, e que não há explicação pra isso".

Então o seu Deus é completamente variável no tempo q a humanidade existiu, naum?
Lá nos primórdios os Deuses tacavam raios na Terra e faziam xover.....Hj sabe-se os mecanismos q regem isso......
Mais tarde acreditava-se realmente no Genesis como verdadeiro (naum existiam teorias evolutivas ou qlq coisa do nivel)......
Depois q Deus e seus anjos viviam na região localizada logo após a esfera celeste q orbitavam a Terra.....
E hj fala-se na vida pós-morte ou no q haveria além ou antes (por mais q isso naum faça sentido) da origem do Universo......
Kem naum garante q essas perguntas serão coisas de criança num futuro longinquo? E serão vistas com tanto desdem como hj vemos as teorias divinas q os deuses tacam os raios com as mãos na Terra......

O q q seria esse inexplicável absoluto?

Kamus... eu não vou ficar explicando trinta vezes cada coisa que eu disser como eu fiz anteriormente porque você não consegue entender, até porque eu já expliquei da melhor forma que eu posso. Cabe a você entender.

Só não tolero quando vem um cabeça-dura aloprando sem ter entendido. Quer dizer, se for pra ser arrogante, que pelo menos saiba o que está dizendo.

vamos la ja eh segunda vez q escrevo esse post pq perdi ele da primeira....

vou escrever como eu falo com meu sobrinho acho q assim vcs conseguem entender.

1) Deus.... como definir isso? impossivel se ele for oq apregoam q seja.. mas vai la... definiçao do Aurelio: Deus [Do lat, deus.]S.m. 1. Principio supremo considerado pelas religioes como superior à natures. 2. Ser infinito, perfeito, criador do Universo. 3. nas divindades Politeistas, divindade de personificaçao masculina, superior aos homens, e à qual se atribui influencia especial, benefica ou maléfic, nos destinos do universo. 4. Fig. Objeto de um culto ou de um desejo ardente, q se antepõe a todos os demais desejos ou afetos. 5. Filos. Principio supremo de explicaçao da existencia, da ordem e da razao universais, e garantia dos valores morais.

uffa pronto... eu acho q Balbo e Morfeu vao perceber q o Deus definido pelo Balbo nao se encaixa nessa definiçao... definiçao BEM abrangente do q eh deus a meu ver por sinal.... mas ok ok vamos usar a definiçao deles.

2)vc falou q a existencia de deus pode ser provada por Logica .... eu gostaria de pedir encarecidamente q vc demonstrasse toda a sequencia de raciocinios para q nos leigos e pobres tolos do mundo possamos compreender.

3) Quais fatos corroboram com a sua teoria?

4) Quais onservaçoes corroboram com a mesma?

6) (essa vai dar um pouco mais de trabalho) sempre q se cria uma teoria nova a primeira coisa q o criador faz eh procurar saber se essa teoria ja nao existe e se ela por ventura ja nao foi provada insustentavel pela comunidade cientifica (entre outros) vc fez essa pesquisa? a teoria eh sua? quais foram os dados observacionais e/ou de logica pura q o levaram a crer q ela eh funcional?

7)pq a sua forma de definiçao de Deus e nao todas as outras N q descendem de mais de 10 mil anos de historia esta certa?

8) Pq a sua forma de definiçao nao abrange os politeistas tao comuns em toda a nossa historia?

9)pq vc apregoa q a falta de compreençao eh necessario para algo ser divino tendo em vista q se o Deus catolico existir ele em rasoavelmente bem compreendido afinal nos somos "sua imagem e semelhança"

10)Se buda eh um ser divino como vc explica q ele enquanto humano conseguiu essa iluminaçao?

11) a lei da causalidade/efeito necessariamente implica na existencia de tempo... como vc como logico pode dizer q nao?

12) ate q nivel de matematica vc estudou para falar de logica assim?

13) novamente pergunto pq algo seria imcompreensivel para nos?

14) caso exista alguma coisa nao podem existir muito mais de uma?

15)caso exista alguma coisa imcompreensivel essa coisa nao pode futuramente ser explicada?

16) se vc disser q o inexplicavel eh deus vc esta cometendo um paradoxo (eu deixei essa para o final tendo m vista q ele eh um logico conseituado) pois quando vc diz q ao ser inexplicavel essa coisa eh Deus vc neste instante acabou de a explicar (pelo menos para seus padroes) e portanto PUF esse seu "deus" some numa nuvem de logica....

acho q isso eh tudo por enquanto.

mas fica aqui um pensamento :

"nada se cria... tudo se copia" cuidado com a copia... ou com a originalidade nao tao original assim...

Dwarf

ahhh sim se todas as respostas forem do genero "nao vou responder para vc pq vc eh um aloprado, baca e afins " creio q vc esta com um grande problema.... eu expliquei o big-bang 4 vezes aki nesse topico e o big-bang eh apenas uma infima parte do q vc na sua sapiencia explicou de uma vez num post de 30 linhas... portanto tenha paciencia com nosco pobres almas nao iluminadas como vc e responda as perguntas

Dwarf

Logan Mcloud disse:
ahhh sim se todas as respostas forem do genero "nao vou responder para vc pq vc eh um aloprado, baca e afins " creio q vc esta com um grande problema.... eu expliquei o big-bang 4 vezes aki nesse topico e o big-bang eh apenas uma infima parte do q vc na sua sapiencia explicou de uma vez num post de 30 linhas... portanto tenha paciencia com nosco pobres almas nao iluminadas como vc e responda as perguntas

Dwarf

Quem criou esse papo de iluminação não fui eu. E não vou nem falar mais sobre isso, porque agora me parece que você já entendeu o que eu quis dizer sobre os seus posts. Você também já lidou várias vezes com usuários que te xingavam antes de entender o que você tava dizendo.

Eu vou responder suas perguntas, mas antes eu vou tomar banho.

Respondendo...

1) Até se encaixa em alguns aspectos. Deus como a causa e explicação primária de todas as coisas está no dicionário.

2, 3 e 4) Tudo isso está explicado detalhadamente naquele post.

5) Não tem nº 5...

6) Teoria? Não chega a tanto. Tá mais pra filosofia do que pra teoria. Eu tava me perguntando por que motivo as coisas são do jeito que são e não de outro jeito, e só fui fazer a conexão entre isso e o resto das coisas quando li o último parágrafo desse post da Primula (daí surgiu a "teoria"):

http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1089589&postcount=993

Não tenho idéia se já escreveram algo parecido, nem se existe algo que contradiga.

7) Eu não disse que as outras N definições estão erradas. Eu nem faço idéia do que seja um deus hindu por exemplo. Mas eu vejo a minha volta as pessoas usando Deus/sorte pra explicar coisas que têm explicação, ou achando que Deus é algum tipo de mágico. Muita gente acha que Deus decide a sua sorte, ou que basta "aceitar Jesus" e ir numa Universal que todos os problemas vão sumir (quando na realidade depende muito mais delas do que de fatores externos).

8) Não sei nada sobre politeísmo, então eu posso falar besteira agora... eu suponho que no politeísmo cada deus tenha uma função, ou seja, sejam "poderes" da natureza ou do universo ou de alguma coisa (assim como os Valar), e não o Deus de que eu falo. Não seriam a causa primária de todas as coisas.

9) Não é a falta de compreensão, mas a impossibilidade de se compreender. Vai que um dia se descobre que o que os católicos chamam de Deus na verdade seja um deus com d minúsculo, ou alguma coisa diferente do que eles acham.

10) Peraí que agora você colocou outro conceito. "Buda é um ser divino"... Nesse contexto fica sem sentido. Não dá pra misturar uma coisa com a outra. Se eu digo "Deus é isso" não dá pra jogar na sopa informações vindas de onde "Deus é aquilo".

11) Aparentemente implica, porque nós temos uma percepção limitada do tempo. Por isso eu dei ênfase no "não necessariamente cronológico". Eu sei lá como o tempo realmente funciona.

12) Fiz dois semestres de matemática na UnB. Mas na realidade a única matéria de matemática que eu fiz foi cálculo 1. Sim, é possível que eu esteja cometendo algum erro de lógica.

13) Como diria Chicó: não sei, só sei que é assim.

14) Se Deus é onipresente (a lei está sempre presente), me parece que não tem como existir mais de um.

15) Na nº 9 eu disse: o que é incompreensível em si é diferente daquilo que não pode ser explicado por conta das limitações de quem está explicando. Como pode se explicar por que o mundo é do jeito que é e não de outro jeito?

16) Essa linha lógica que você fez é um truque. Se eu te mostrar um carro e disser o que ele faz, você pode até sair dirigindo, mas ainda não vai saber por que e como o carro funciona internamente.

Balbo Bolseiro disse:
Kamus... eu não vou ficar explicando trinta vezes cada coisa que eu disser como eu fiz anteriormente porque você não consegue entender, até porque eu já expliquei da melhor forma que eu posso. Cabe a você entender.

Só não tolero quando vem um cabeça-dura aloprando sem ter entendido. Quer dizer, se for pra ser arrogante, que pelo menos saiba o que está dizendo.
Eu naum kero q tu repita tudo de novo.....Apenas responda minha pergunta.....

Balbo Bolseiro disse:
9) Não é a falta de compreensão, mas a impossibilidade de se compreender. Vai que um dia se descobre que o que os católicos chamam de Deus na verdade seja um deus com d minúsculo, ou alguma coisa diferente do que eles acham.
15) Na nº 9 eu disse: o que é incompreensível em si é diferente daquilo que não pode ser explicado por conta das limitações de quem está explicando. Como pode se explicar por que o mundo é do jeito que é e não de outro jeito?
Aqui q eu pergunto.....
Vc parte do princípio q esses inexplicáveis existem e são absolutos......Vc naum pode trabalhar usando lógica com um conceito sem antes provar q essa coisa existe......Afinal, partindo de hipóteses quaisquer, eu consigo provar o q eu bem entender......
Kem garante q não são apenas problemas de nossa limitação? Só hj em dia nós podemos olhar pra trás e dizer q o inexplicável sobre como funciona a xuva era problema de conhecimento e naum algo inexplicável.....O nosso conhecimento pode estar simplesmente muito defasado pra responder algumas perguntas q parecem metafísicas, mas ninguem garante q vai ser assim pra todo o sempre.....

Você disse num post atrás (no q eu quotei no meu ultimo post) q o ser humano se depara cada vez mais com coisas inexplicaveis qdo vai xegando mais fundo nas kestões......
Mas naum vejo pq tem q se ver isso como algo contínuo (qto mais fundo se olha mais coisas inexplicáveis aparecem)......Acredito simplesmente q essas coisas inexplicáveis existiam desde todo o sempre, só naum tinhamos deparado com elas antes.....Essas kestões estão diminuindo enqto avançamos, problema é q essas perguntas são mto maiores q o tempo q a humanidade esteve (e provavelmente estará) na Terra.....
Partindo dessa minha hipótese (q naum é melhor nem pior q a tua), a sua lógica naum funciona......

Putz....
Se é pra falar esse tipo de coisa, já disse.....
Fica calado q eu naum te dei essas liberdades......
Naum sei como você aprendeu as coisas, mas ficar xamando kem vc kiser de estúpido ou babaca naum é uma opção tua......

Ei! Eu disse que "você é livre para ser estúpido". Não lhe disse que você é. Por outro lado, claro que posso chamar-lhe do que eu quiser, se lhe incomoda, que me processe. :mrgreen:

eu expliquei o big-bang 4 vezes aki nesse topico e o big-bang eh apenas uma infima parte do q vc na sua sapiencia explicou de uma vez num post de 30 linhas...

Êpa, o Big-bang não era super-complexo e além da compreensão dos pobres leigos? Como você o explicou num fórum tolkeniano, e sem que ninguém percebesse? Aff...

Vc naum pode trabalhar usando lógica com um conceito sem antes provar q essa coisa existe......Afinal, partindo de hipóteses quaisquer, eu consigo provar o q eu bem entender......

Depende da inteligência de quem lê. Há pessoas que podem ser convencidas de qualquer coisa apenas com o uso da retórica, mas naturalmente supõe-se que sejam mais espertos que isso. Logo, mediante a existência de senso critíco sua premissa é falsa.

Partindo dessa minha hipótese (q naum é melhor nem pior q a tua), a sua lógica naum funciona......

Que hipótese? Você apenas disse o óbvio: que o inexplicável se mostra a medida que o conhecimento avança. O problema que existem coisas que não há avanço algum que possa explicar, como, por exemplo, a origem da matéria.

------------

Um registro: estou impressionado com a capacidade do Logan de atacar a pessoa em vez de discutir a idéia. Em minha humilde opinião, pouco importa se o teórico é um roceiro de Catolé da Rocha, ou um Ph.D. em Física Quântica, se a teoria faz sentido e é razoável. Provar que ela não é, deveria ser o escopo principal, se ela lhe desagrada.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Aqui q eu pergunto.....
Vc parte do princípio q esses inexplicáveis existem e são absolutos......Vc naum pode trabalhar usando lógica com um conceito sem antes provar q essa coisa existe......Afinal, partindo de hipóteses quaisquer, eu consigo provar o q eu bem entender......

Eu não parto desse princípio, eu chego a essa conclusão.

:lol: :lol: :lol:
Nossa, estou impressionado com o desenvolver do tópico.
Cheio de ofensas, insultos, premissas, retóricas, hipóteses ... vão fundo, assim q se descobre a Deus ... :tsc:

Pois é. Acho que estou abaixo dos níveis de paciência que se cobraria de um cristão, mas fazer o quê... e a Bíblia ainda diz: "Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." Complicado isso. :shame:

Ora, Morpheu, e disse ainda o mais sábio dos reis da Terra:
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Concordo com Varatar... o pior é que a lógica que foi aplicada, de lógica mesmo... xiiii :(

Só completando as citações: "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles."

E ainda: "pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;" ou " e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;".

Não se pode quantificar Deus, nem provar sua existência usando nossa parca retórica... Muito menos da forma que está aqui... :(

Morpheu disse:
Ei! Eu disse que "você é livre para ser estúpido". Não lhe disse que você é. Por outro lado, claro que posso chamar-lhe do que eu quiser, se lhe incomoda, que me processe. :mrgreen:
Pelo q entendi vc disse q ter akela opinião é ser estúpido......Pq senão seria uma frase completamente solta no contexto.....

E naum, naum pode.....Por algo xamado respeito.....Eu num te xamei de nada nesse nivel, espero naum ser xamado de nada da mesma forma......Senão naum dá pra discutir.....

Morpheu disse:
Depende da inteligência de quem lê. Há pessoas que podem ser convencidas de qualquer coisa apenas com o uso da retórica, mas naturalmente supõe-se que sejam mais espertos que isso. Logo, mediante a existência de senso critíco sua premissa é falsa.
Foi exatamente o q eu disse.....
Se a pessoa tem esse senso critico, ela pergunta se essa coisa existe antes de começar a trabalhar com ela......

Morpheu disse:
Que hipótese? Você apenas disse o óbvio: que o inexplicável se mostra a medida que o conhecimento avança. O problema que existem coisas que não há avanço algum que possa explicar, como, por exemplo, a origem da matéria.
Não disse isso.....Vc naum entendeu o q eu disse......
A hipotese q eu parti foi exatamente o inverso.....
Naum trato a natureza como uma brincalhona q a cada avanço cientifico nosso ela inventa algo novo pra se tornar inexplicavel pelo homem......Trato a natureza como uma coisa q é sim regida por algumas leis e regras mas q naum xegamos nelas ainda, só em aproximações.....Se o ser humano naum parar no tempo ou perder a curiosidade de buscar esse mecanismo, algum dia podemos xegar nessas leis básicas.....
Não necessariamente preciso acreditar q uma pergunta q naum podemos responder hj será assim para todo o sempre......Por mais metafísica q ela possa parecer......

Balbo Bolseiro disse:
Eu não parto desse princípio, eu chego a essa conclusão.
Balbo Bolseiro disse:
Então, seja paciente e me explique de novo......
Pq me parece q vc partiu de uma hipótese e xegou nela mesma como conclusão.....

Pelo q entendi vc disse q ter akela opinião é ser estúpido......Pq senão seria uma frase completamente solta no contexto.....

Sim, está certo. Porque a estupidez é, por definição, ausência de lógica e bom-senso, a meu ver.

Não disse isso.....Vc naum entendeu o q eu disse......
A hipotese q eu parti foi exatamente o inverso.....
Naum trato a natureza como uma brincalhona q a cada avanço cientifico nosso ela inventa algo novo pra se tornar inexplicavel pelo homem......Trato a natureza como uma coisa q é sim regida por algumas leis e regras mas q naum xegamos nelas ainda, só em aproximações.....Se o ser humano naum parar no tempo ou perder a curiosidade de buscar esse mecanismo, algum dia podemos xegar nessas leis básicas.....
Não necessariamente preciso acreditar q uma pergunta q naum podemos responder hj será assim para todo o sempre......Por mais metafísica q ela possa parecer......

Não é uma questão de metafísica. Existem coisas simplesmente inexplicáveis e outras que apenas estão fora de nosso alcance. Como foi mencionado, o resultado de um dado não é "ao acaso", mas depende de diversos fatores que não somos capazes de perceber, por exemplo.

Não que a natureza seja "brincalhona", mas por exemplo à medida que se avança nos estudos, mais questionamentos e dúvidas surgem, certo? Respeitando-se às proporções, é semelhante ao que acontece em todo o conhecimento humano.

Gente, que coisa... só agora vi esse tópico. Engraçado o título, pra uma respota de já 53 páginas. Tem tanto coisa pra ler, que só li a décima parte.
Creio em Deus, mas é claro que sei também que muitas mente investigativas não crêem Nele. Aliás, alguns crêem em Deus por mera credulidade. Não me irrito com quem, buscando resposta, ainda não viu motivos para crer em Deus.

Só voltando ao assunto do Onipotente: A bíblia diz que Deus não pode mentir. Claro que é uma autoimposição, mas já serve para se ver claramente um significado para "Onipotente".

Aliás, sobre aquele assunto da pedra do começo, lembram ... Deus pode tudo, cria Pedra gigantesca que não pode levar, e agora: pode levar ou não?
É claro que assim Deus não pode tudo.
Deus Existe
Deus pode tudo
Deus pode negar sua existência? Como não se ele pode tudo?
É claro que há uma falha em querer pensar que Deus pode tudo desse geito ...
Essa mesma lei se aplica no caso da pedra.
Desculpem se tô abordando um assunto já encerrado

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back