• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

• Criador do tópico Criador do tópico PVC
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Bem, digo isso porque os biólogos tratam da formação da vida com muita cautela. Eles sabem bem da gigantesca diferença entre a forma de vida mais simples e o inanimado mais complexo.
Parece que houve um golpe de muita sorte, num momento ímpar, em muitas condições perfeitas para a vida se desenvolver na Terra (não creio nisso, só estou ecoando vozes de cientistas).

Imagine você entrando na sala onde está o macaco, e sabendo que sua chance de ver o macaco com a Obra pronta é VIRTUALMENTE zero, vc entra e tcharam ... lá está a obra completa (claro que algumas outras também, porque é muita sorte logo essa ficar pronta primeiro).
Daí, já seria uma sorte muito grande o macaco escrever o rei Lear. Então você vai na sala ao lado, e o outro macaco que igualmente estava lá para escrever um tratado de nanotecnologia, está com a obra pronta!(a julgar pelos seus cálculos, esse macaco poderia fazer isso não é mesmo?)

Quais são as chances de essas duas situações acontecerm juntas? Um número astronomicamente astronômico ...

Cara, já vi muitos cálculos mencionando as possibilidades como aquela da Neesweek sobre o início do universo ... e as ínfimas chances continuam mais tarde em muitos outros momentos, como alguns biólogo que afirmam que a atmosfera teria de ser assim, as enzimas precisariam ter elos arranjados dessa forma (mesmo que o arranjo acontecia aleatoriamente), coisas assim... Para muitos biólogos céticos, foi um golpe de muita sorte, mas aconteceu.

Veja ... a gente tá ficando sortudo demais ...
Daí, muitas mentes enxergam que está mais fácil tudo isso estar sendo causado, e não simplesmente acontecendo.

Varatar diz que quando olhamos do fim para o começo, as coisas parecem coincidênia. Segundo minha ótica, se eu olhar do começo pro fim ou do fim pro começo não muda nada ...
"Mas isso ñ é necessariamente sorte ou coincidência, ou nem uma situação premeditada cuidadosamente por Deus. Não se considerarmos de que não fazemos a menor idéia de como as coisas seriam (a própria vida), se essas condições iniciais ... tivessem ocorrido de uma outra forma." - diz Varatar

A ciência diz que sabe como as coisas seriam se o universo se explodisseum pouco mais rápido ... tudo se expandiria antes da força da gravidade reunir alguns carinhas. Dá pra imaginar também como seria se a explosão fosse mais fraca, tudo implodiria.
Os cientistas diriam que em nenhuma dessas formas poderia haver vida.

Logan, vc menciona outros universos. Físicos mais ou menos como o nosso? Talvez já conversaram sobre isso, mas a física tenta explicar de onde veio a singularidade, aquela bolinha inicial? Você pode calcular que se o nosso universo existe, outros devem existir, mas mesmo alguns colegas teus poderiam achar isso a maior viagem. Provar através da observação direta? Não dá, mas você pode supor.

E Deus ... provar através da observação direta? Não dá ... mas a observação direta não é a unica coisa que a ciêcia aceita.

Abraços Morpheu, Logan e Balbo (muito engraçado esse Roberto Jeferson aí. dá a impressão que vc tá enrolando todo mundo)

Última edição:

vou ver se explico esse conseito de uma forma inteligivel...

vamos supor q vc tenha jogado na sena.... vc sabe q a probabilidade de ganhar eh infima nao sabe???? bem mas vc acaba ganhando.... ai vc compra um iate um carrao e eu vou ficar puto dizendo q foi cagada sua..... mas se eu ganhase vc diria q eh cagda minha nao eh?? ma spera ai... se qualquer um ganhece nao seria cagada desse alguem??? mas mesmo o numero sendo MUTO infimo nao ocorre tdos os dias??? afinal enquanto tiver q existir um ganhador vai existir alguem q vai ser cagao para ganhar.....

nos fomos os ganhadores desse universo...

vou tentar por outro lado agora.... vc vc nasceu tetraplegico... mas no entanto vc tem uma capacidade genial para fazer contas... ai vc pensa q vc se fosse normal seria um cara FODAÇO ... mas ai eh q esta o ponto.. vc NAO seria um cara fodaço pq nao seria mais VC seria outra pessoa mas nao o VC pq o vc sao todas as suas lembranças e coisas q vc fez em sua vida.... portanto quando nos questionamos q se o universo tivesse se espandido mais devagar um pouco ou mais rapido nos nao existiriamos e q isso eh uma conhecidencia enorme nao faz sentido.... pq essa conhecidencia JA ocorreu... existe uma pocibilidade de eu jogar um dado e ele cair 6 eternamente.... no fim das contas quando eu olhar la do fim da eternidade para tras eu vou achar q foi predestinado a ocorrer assim... mas o fato eh q a cagada foi apenas acontecendo.....

q merda... estou me perdendo na explicaçao.... AAAAAAAAAAA quero poder explicar isso direito !!!!!!!!!!!!!!!!

mais uma tentativa... a sua existencia se deve ao fato de inumeras conhecidencias astronomicas terem ocorrido nao eh? mas o fato delas terem ocorrido provam a sua existencia por si so.... vc nao tem q questionar se vc existe ou nao ... afinal vc esta aki escrevendo nao esta? mas pense numa coisa... pensa nas astronomicas posibilidades de vc nao ser o vc q vc conhece hoje e sim outro vc.. um vc q nao tivesse pais eou um vc q nao gostass de SDA ou um vc q puf morreu 2 paragrafos atras ..... nao faz sentido questionar os outros vcs pq vc sabe q o vc q existe e o SEU vc.... sacou???

eu falei de outros universos.. eu particularmente acredito q ja houveram e haveram infinitos universos diferentes, com diferenças enormes ou pequenas... mas todos regidos pela matematica. (ihhh olha so entrei em outro conseito bizarro... eu e minha boca grande)

existe uma tentativa q eh bem boa as particulas virtuais sao particulas q ficam se criando e destruindo o tempo todo no universo inteiro.... como nessa regiao nao haveria tempo (pq o tempo foi criado com o big bang) vc pode imaginar q de um instante para outro essas particulas (um numero tao estronomico) delas se criaram juntas e elas acabaram se atraindo ao inves de sumir e pronto esta feita uma singulariade... antes q vc pegunte essas particulas sao criadas pela interferencia de cordas q sao a "malha" do nosso universo.... cara isso eh fisica avançada demais para mim... posso apenas dar uma visao muto superficial das coisas..... ok?

existem teorias q falam de outros universos... (ao mesmo tempo ) mas eu nao compartilho delas.

atraves de observaçao direta... tavez ate de.... teoricamente pode existir um outro universo numa dimençao proxima a nossa... e sua graviade modificaria a relaçao do nosso universo... (existem algumas leis q eu nao sei explicar... mas basicamente o nosso sistema solar nao deveria estar junto da via-actea mais por exemplo devido a sua velociade) um das explicaçaos seria esse outro universo... e isso pode ser comprovado observacionalmente.. (afinal estamos na via lactea nao eh?) mas existem muitas cosias q sao meio buracos nessas teorias... e eu nao sou conhecedor o suficiente disso para falar muit bem sobre elas...

Dwarf

pow, to lendo TUDO!! nunca tinha visto esse topico, to na pagina 6. hehehe
Depois de ler Osho e Nietzche abriu mais minha mente(que já era aberta...), é tudo tão questionavel e contraditorio na religião que eu acho um absurdo alguem acreditar!!! Pra mim tudo tem alguma explicação, mas por favor não coloquem religião no meio, é explicação absurda! Pra mim DEUS nunca existiu e nunca vai existir, é baboseira pra controlar mentes e/ou dar razão a existênica... acredito num universo infinito.

NightRaven disse:
Depois de ler Osho e Nietzche abriu mais minha mente(que já era aberta...), é tudo tão questionavel e contraditorio na religião que eu acho um absurdo alguem acreditar!!! Pra mim tudo tem alguma explicação, mas por favor não coloquem religião no meio, é explicação absurda! Pra mim DEUS nunca existiu e nunca vai existir, é baboseira pra controlar mentes e/ou dar razão a existênica... acredito num universo infinito.

Então você leu Osho e Nietzsche e acha que isso te dá direito de desqualificar milênios de conhecimento de toda a humanidade?

Dá um tempo.

NightRaven disse:
Emtão vamos lidar com um Deus que não existe e sua relação com o universo infinito.

Sabe, alguns cientistas (e não são poucos), tentam provar a existência de Deus através da ciência. Estranho? Mostro que não é.

1. Sabe o big bang (não tem nada haver com a novelinha da "grobo" :mrgreen: ), pois é. Para que o universo (aquele infinito que tu disse) saísse do movimento retilíneo uniforme, e ocorresse o BB (big bang, e não Big Brother :mrgreen: ), teria sido necessário uma força tamanha, que somente algo (ou alguém) muito poderoso para isso. Quem seria? Deus. Isso é defendido por alguns cientistas.

2. Em uma matéria recente na Folha de São Paulo, há uma tese de que o universo foi criado para nós. Sim, para mim, você e mais uma renca de gente que tá por aí. Sabe por que? Pois se algo na formação (gravidade, etc.) tivesse sido alterado, ainda que de forma bem pequena, poderia não haver vida neste planeta (pena que não avhei essa matéria para colocar aqui :tsc: ). Na matéria até se tantar afastar de algo divino para tal característica do universo, mas cá para nós, se não for obra de Deus, de quem será?

Ah, só para esclarecer. Deus existe, e te manda uma abraço e diz que está com saudades. :abraco:

SEU DEUS.... :wall: pq nego nao le 5 posts acima??? serio nao sao nem 5 paginas sao 5 malditos posts.

eu ja expliquei q essa historia "se algo fosse um pouco diferente nao estariamos aki" Logico q nao... so estamos aki pq acontceu assim. Foi uma cagada?? foi! mas ganhar na mega sena tb eh e nego faz isso todo dia.

Dwarf :wall:

Balbo disse:
Então você leu Osho e Nietzsche e acha que isso te dá direito de desqualificar milênios de conhecimento de toda a humanidade?

Conhecimentos baseados em que? huh?

NightRaven disse:

Eu acho que voce entendeu tanto Nietzsche quando meu cachorro.
:tsc:

Pow ultimamente to numa discussão braba com 2 amigos meus sobre, Deus! e és que vem esse forum, muito bom, pra me dar mais argumentos(contra Deus e religiões) ou refletir sobre os argumentos contrários. Virei fã do Stein!!!

Alias, eu penso num universo infinito, pra mim Universo é o vácuo, dentro dele planetas e etc pode ter sido gerado pelo Big ben, por um cosmo que podem até chamar de Deus, mas pra mim foi um fato natural, eu acho que me encaixo na teoria panteista cientifica(algo assim!!).

ombudsman disse:
Eu acho que voce entendeu tanto Nietzsche quando meu cachorro.
:tsc:

pow, eu seu q não entendi tudo de Nietzche e nem OUSO, pois até ele mesmo fala que só homens(eu não me considero...) como ele saberão da real essência do que ele falou, mas tenho certeza q entendi mais que você. Ou PELO MENOS, concordei, agora...se você concorda ou não eu num tô nem aí pra isso, mas na época que li, concordei, vou reler esses dias o AntiCristo, depois leio o Assim falou Zaratrusta e Além do Bem e do Mal. Mas um coisa é certa, seu cachorro entendeu mais do q vc! :P

Se voce ao ler Nietzsche e concordar com a teoria filosofica dele, nao tem espaço para a afirmacao que voce pos : "Pra mim tudo tem alguma explicação, mas por favor não coloquem religião no meio, é explicação absurda!"
Isso vai contra todo o conceito de impossibilidade de uma busca filosofica da Verdade - e aqui entra toda a critica à Metafisica e à filosofia alemã do seculo XIX.

Leia novamente e a gente discute :D

Logan Mcloud disse:
SEU DEUS....
Seu também. É só querer. :hanhan:

Logan Mcloud disse:
:wall: pq nego nao le 5 posts acima??? serio nao sao nem 5 paginas sao 5 malditos posts.
Eu li. E por que não poderia dar uma opinião diferente? :think:

Logan Mcloud disse:
eu ja expliquei q essa historia "se algo fosse um pouco diferente nao estariamos aki" Logico q nao... so estamos aki pq acontceu assim. Foi uma cagada?? foi! mas ganhar na mega sena tb eh e nego faz isso todo dia.
Nem todo dia se ganha na mega-sena. :mrgreen:

De qualquer forma, a sua visão é de que aconteceu porque tinha que acontecer. A minha é de que há algo muito maior, há um Deus por trás.

Será que não se é mais possível acreditar em Deus sem ser criticado por isso?

Ah, por favor né gente. Qual o problema da crítica, pelo menos se ela for bem baseada?
Afinal, esse tópico aqui é para isso mesmo.
Acreditem, é complicado mesmo para pessoas como o Logan, eu, e outros aqui que pensam de um modo ateísta ou agnóstico conseguir ficar sem criticar posições e pensamentos teístas.
A questão é manter ao menos o bom senso e o respeito.
Com as críticas se constroem as discussões.

Já estive do outro lado, e sei também como isso as vezes pode ser incômodo, mas o negócio é aprender e saber respeitar. Por isso eu não chego aqui chutando o pau da barraca, e também não gosto quando fazem isso.

O caso foi que o Edrahil postou algo segundo a visão dele, mas que estava sendo debatido por um bom tempo a algumas páginas atrás. E o Logan realmente cansou-se de dar explicações a respeito. Aí parece que ele não leu, ou ignorou as coisas que o Logan disse. Pode ser que não tenha sido nenhum dos dois, mas que fica chato, fica.

É, na verdade o prblema maior foi que os argumentos que o Edrahil usou foram refutados pelo Logan trocentas vezes no tópico.

Não é que se critique alguém por acreditar em Deus, o que eu acho imbecil de se fazer. O problema é acreditar em Deus tendo base em coisas que "teoricamente" não justificam, entende?

E vocês se importam demais com simples posts. :dente: Ah ele postou um :wall:, oh! Ele tá me ofendendo!

O Logan não morde não. :g:

Enfim, não se assustem. O Logan é assim mesmo, e tem amigos fiéis, pelo que se vê. :mrgreen:

Eu tive de aguentar isso por várias páginas. :tsc:

Última edição:

Morpheu disse:
Enfim, não se assustem. O Logan é assim mesmo, e tem amigos fiéis, pelo que se vê. :mrgreen:

Ho-ho-ho.

Só é você ler as coisas com imparcialidade e não fazer uma tempestade num copo d'água.

Fëanor ¥ disse:
O caso foi que o Edrahil postou algo segundo a visão dele, (...)
Não segundo a minha visão, mas sim com base em informações colhidas na própria internet.

Fëanor ¥ disse:
mas que estava sendo debatido por um bom tempo a algumas páginas atrás. E o Logan realmente cansou-se de dar explicações a respeito.
Eu vi isso. Só que (pode ter me passado despercebido), mas não vi alguém falando o que eu disse.

Fëanor ¥ disse:
Aí parece que ele não leu, ou ignorou as coisas que o Logan disse. Pode ser que não tenha sido nenhum dos dois, mas que fica chato, fica.
O que fica chato é o fato da pessoa ser contra o posicionamento de alguém, e por isso desqualificar qualquer coisa dita por ela alegando que seu pensamento é muito teórico.

Lordpas, não estou aqui falando de você. :D

Uma coisa aprendi: religião se lida com a fé, com algo que para muitos é inconcebível, pois se trata de acreditar em algo que muitas vezes não podem ser comprovadas cientificamente.

Ao mesmo tempo que o big bang já vem sendo questionado no próprio meio científico (até porque nunca passou de uma teoria), por que não se aceitar que haveria uma mãozinha de Deus aí?

Sempre haverá divergência entre os posicionamentos das pessoas, mas o que não quer dizer que uma linha de pensamento deva ser desqualificada simplesmente porque não se concorda com ela.

O mesmo vale no meio político. Ora, só porque não concordo com o capitalismo, não quer dizer que qualquer coisa dita sobre este assunto, por alguém que defenda este regime, deva ser desqualificado.

Sem stress (ou seria istréssi? :mrgreen: ). Só mais calma no dar a resposta.

Edrahil disse:
Não segundo a minha visão, mas sim com base em informações colhidas na própria internet.

Mas que ainda assim não deixa de ser sua visão da coisa, não é mesmo?
Aliás, esse negócio de informações da internet já deu briga aqui tempos atrás :lol:

Edrahil disse:
Eu vi isso. Só que (pode ter me passado despercebido), mas não vi alguém falando o que eu disse.

Não exatamente da mesma forma que você, mas com significado bastante parecido.

Edrahil disse:
O que fica chato é o fato da pessoa ser contra o posicionamento de alguém, e por isso desqualificar qualquer coisa dita por ela alegando que seu pensamento é muito teórico.

Sim, mas eu acho que até o momento ninguém desqualificou qualquer coisa que você tenha dito desta maneira, neste tópico, certo? Talvez desqualificado uma idéia específica sua, mas isso baseado em conhecimentos, etc.

Edrahil disse:
Ao mesmo tempo que o big bang já vem sendo questionado no próprio meio científico (até porque nunca passou de uma teoria), por que não se aceitar que haveria uma mãozinha de Deus aí?

Há pessoas que acreditam em qualquer coisa, afinal.
Para pessoas como eu, não é por que uma teoria não pode ser comprovada como verdadeira, que a incerteza do assunto deve ser preenchida por algo que eu acho inconcebível, saca? Seria como se eu quissesse atribuir a incógnita da possibilidade da existência de um buraco de minhoca à uma criatura espacial imensa, invisível e com 35 pseudópodes.
Eu teria diversos argumentos em relação a esse assunto específico, mas acho que no momento não convém explicar muita coisa que também já foi dita e redita.

Edrahil disse:
Sempre haverá divergência entre os posicionamentos das pessoas, mas o que não quer dizer que uma linha de pensamento deva ser desqualificada simplesmente porque não se concorda com ela.

Depende. Você desqualificaria uma pessoa por que ela pensa que matar por prazer é correto? Afinal, é a linha de pensamento dela. Pode ser algo fora dos padrões, mas isso não implica necessariamente em sua qualificação.
E isto é somente um exemplo.

Edrahil disse:
Sem stress (ou seria istréssi? :mrgreen: ). Só mais calma no dar a resposta.

Stress em posts nunca foi comigo. :cerva:
Talvez por que eu nunca tive motivos :think:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back