Capitão Nemo
Cientista Maluco
Olá, alguem poderia me dizer se há alguma regra quanto à silaba tônica? tipo, quando uma palavra eh oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Há a regra sim, que vale tanto para o quenya quanto para o sindarin:Olá, alguem poderia me dizer se há alguma regra quanto à silaba tônica? tipo, quando uma palavra eh oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
Negativo, Sr. Varatar! -ai- é e sempre será um ditongo tanto em Quenya Quanto em Sindarin!
A dona Estrela Branca pode separar as sílabas desta forma: dú.ne.dain, e a sílaba tônica é dú.
Outra coisa: não nasalize nem o E, nem o A, nem o I. Não existe vogais com som nasal no Sindarin, somente as de som puro, não importa qual consoante venha antes ou depois. Pense em como os italianos pronunciam palavras como ebraico e tente pronunciar as vogais da mesma maneira.
Tenn' enomentielva!
dú.ne.dain Outra coisa: não nasalize nem o E, nem o A, nem o I. Não existe vogais com som nasal no Sindarin
Não sei como ser claro apenas escrevendo, mas o que Slicer quis dizer é que a pronúncia do a, do e e do i devem ser claras, jamais um -e- nasal, como em mente, o -e final é quase perdido, se torna como um -i
mas se "mente" fosse uma palavra em Quenya, deveria ser pronunciada sem a nasalização.
Ele deve ter querido dizer exatamente isso. De qualquer forma, sua conclusão está correta.Isso quer dizer que deveria se pronunciar algo como me.n.te (desculpe foi a melhor representação que consegui).
Rapaz... eu não te entendi muito bem, mas isto deve ser suficiente: os encontros consonantais não formam um som novo: a pronúncia dos encontros consonantais é exatamente a pronúncia "pura" das consoantes que os formam - exceto nos casos ny, nw etc., em que se palatiza, labializa, algo assim; e a presença do n nunca vai nasalizar a vogal anterior.Este assunto me gerou outra indagação:
Nos encontros do n, como em nt, nd, por exemplo, o n dever ser pronunciado como o m em Amnesia ou Mnemose, ou seja, um som que se inicia no m e termina no n. Nos casos citado, sons "começando" com o n e terminando como ou t e d, respectivamente, sem nasalizar (palavrinha estranha) a vogal anterior?
Espero ter sido claro.
Eu, particularmente, sujiro o site do Slicer, Tolkien e o Élfico, no caso de pronúncia o resumo da lição 1 do curso... Muito bom.se alguem souber....