Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
"Em quenya é e ó longos eram, quando corretamente pronunciados, como pelos eldar, mais tensos e "fechados" que as vogais curtas." (SdA 1178)O que convenhamos é estranho se comparado ao que tu disse antes para o Indor. A qualidade das vogais devia ser a mesma, mudando só o comprimento.
É muito bom saber disso.Isso já está em estudo e pré-elaboração na Equipe.
E aih galera, td bom?
Eu queria saber se ny se pronuncia ni ou o y eh mudo, assim como gw (de Tengwar), qu...
Alguém pode me ajudar?
valeu!!!
Se não me engano é dito que só era assim nos primeiros dias do Quenya, em Valinor e possivelmente na Primeira Era; é dito que na Terceira Era (época cuja pronúncia é a que alvejamos) o /ñ/ virou /ni/ mesmo. Não tenho muita certeza.Na maioria das vezes é pronunciado como o nosso "nh".
Quenya, por exemplo, seria pronunciado "Qüênha" (com o "e" fechado e enfatizado).
Se eu estiver errado, por favor, alguém corrija-me.
Se não me engano é dito que só era assim nos primeiros dias do Quenya, em Valinor e possivelmente na Primeira Era; é dito que na Terceira Era (época cuja pronúncia é a que alvejamos) o /ñ/ virou /ni/ mesmo. Não tenho muita certeza.
(...) ny não é um encontro n + y, mas o mesmo som unitário que é apropriadamente representado como uma simples letra "ñ" na ortografia espanhola - como em señor (semelhante ao nosso nh)
Não só antes de [c], mas também de [g] e [qu].Todavia, está pronúncia ainda continua em palavras com as combinações "nc", onde na verdade deveria ser ñc, exemplo: "tancë", uniu, ligou.
Não só antes de [c], mas também de [g] e [qu].
Que droga, esta deve ser a décima vez que eu tenho que me acostumar com outra pronúncia de "Quenya". Primeiro era "kennia", depois "qüennia", depois "qüênia", agora "qüêña"! Espero, pelo menos, que desta vez seja definitivo.
Valew, mas e qt ao 'gw', 'cw'? como se pronuncia?
E um encontro como [quw], dificilmente seria possível, pois o [qu] aqui representa [cw], [**cww] ficaria um tanto estranho, não?
Consoantes dobradas são pronunciadas de maneira mais longa.
A separação de sílabas fica e-run-dur-wa. Apenas pronuncie o W como U.
Valeu! É bom vê-lo aqui.
Mas dúvidas.
Todo R, mesmo no meio da frase tem som de "RR". Ex.: Eru = Erru, ou fica eru com o som do R em coração?
FIO, acho que você se confundiu.