• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o último livro que você comprou e por quê?

• Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
Stálin - a Corte do Czar Vermelho - Simon Sebag Montefiore - pq é sobre a terrinha querida. :amor: Sempre que possível, compro algo sobre a Rússia para ler.

Comprei "A Revolução dos Bichos" daquela coleção da Folha já um pouco antiga.
Já li o livro, só peguei pra tentar fechar a coleção. :S

Comprei Fausto e Sofrimentos do Jovem Werther numa edição lindíssima de 2002 da Nova Cultural, capa preta dura com os nomes escritos em dourado. Pagay 20 lulas.

E hoje chegou o meu tão esperado Ulisses do James Joyce. Também numa edição capa dura vermelha com detalhes dourados. Uma lindeza. É da Abril de 1980.

Semana que vem devem chegar mais uns 9 livros que eu comprei duma vez na Saraiva. Aos poucos vou falando quais que são, só para ter o que postar por aqui, lol.

Compei o ESPERE A PRIMAVERA, BANDINI.

Que terminei faz umas 2 horas....

Dois amigos meus diziam pra eu ler JOHN FANTE, que tem muito dele na minha escrita e fiquei adiando, adiando, então ganhei um bolão da copa do mundo e comprei este livro que é o primeiro dele, resolvi ler Fante em ordem cronológica.

ALIÁS! MUITO BOM O LIVRO!

Pescaldo disse:
Comprei Fausto e Sofrimentos do Jovem Werther numa edição lindíssima de 2002 da Nova Cultural, capa preta dura com os nomes escritos em dourado. Pagay 20 lulas.

essa edição da nova cultural teve problema de plágio de tradução, não? a denise chega a comentar sobre essa tradução no blog dela -> http://naogostodeplagio.blogspot.com/

eu lembro que na época a coleção chegou nas bancas por 10 reais cada, e achei o máximo livro de capa dura tão baratinho (apesar daquele papel branco que eu odeio), mas hoje em dia eu meio que tenho vergonha de ter esse livro (e outros títulos da coleção) na minha estante, fica naquela mesma vibe martin claret (bom, não na mesma, pq além do plágio, as capas da martin claret são horríveis :rofl: )

FFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU-------------------------------

Desconhecia esse fato completamente, uheuahehuaue. Fui enganado brutalmente, hehehe. E o pior que fui atrás dessa edição porque a minha outra edição de Fausto é da Martin Claret :rofl:

A pergunta que eu faço é: a tradução é boa?

E outra: alguém pode me indicar alguma edição do Fausto que não seja uma pouca vergonha? Alinháis, queria fazer uma pergunta de quem só mexe com tradução quando lhe convém (e não leva isso necessariamente como profissão, apesar de poder fazer) aos tradutores daqui:

Como identificar esses plágios? Joga no Google e vê o que dá? É um saco comprar um livro com uma tradução plagiada (mesmo que seja uma boa tradução), nunca é legal roubar trabalho alheio.

Como escapar desse engodo?

Pescaldo disse:
FFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU-------------------------------

A pergunta que eu faço é: a tradução é boa?
olha, silvio meira era germanista, e pelo menos sua tradução era direto do original (à diferença do werther, no mesmo volume, em trad. de galeão coutinho, que é pelo francês). vc encontra na edição da abril cultural (não da nova cultural)

E outra: alguém pode me indicar alguma edição do Fausto que não seja uma pouca vergonha?
existem várias, a mais famosa é a de jenny klabin segall (esposa de lasar segall), também antiguinha - saiu pela itatiaia e pela 34. tem o primeiro fausto (de juventude, que é o mesmo da abril e nova cultural) e o segundo fausto (da maturidade), em dois volumes separados.

Como identificar esses plágios? Joga no Google e vê o que dá? É um saco comprar um livro com uma tradução plagiada (mesmo que seja uma boa tradução), nunca é legal roubar trabalho alheio.

é um pouco mais complicado que googlar. felizmente os plágios se concentram em algumas editoras. em escala mais desenfreada, a martin claret e a nova cultural, embora também haja casos problemáticos na landmark, rideel, jardim dos livros e outras.

Como escapar desse engodo?
num acesso de autopromoção, convido-o a consultar a lista que NÃO recomendo: http://naogostodeplagio.blogspot.com/2009/12/antireferencias-bibliograficas.html

Anica disse:
Pescaldo disse:

essa edição da nova cultural teve problema de plágio de tradução, não? a denise chega a comentar sobre essa tradução no blog dela -> http://naogostodeplagio.blogspot.com/

sim, dei alguns exemplos aqui: http://naogostodeplagio.blogspot.com/2008/11/assassinado-tradutores-11-fausto.html

quanto ao werther da nova cultural:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2008/11/postado-21122008-at-werther-werther.html

e da martin claret:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2009/02/carlota-tropical.html

são trechinhos curtos, pois se destinam apenas a ilustrar o padrão de cópia, com ou sem disfarce etc., que é seguido na obra inteira.

Comprei:

Crônicas do Mundo Emerso: A Garota da Terra do Vento, Licia Troisi
Crônicas do Mundo Emerso: A Missão de Senar, Licia Troisi
Crônicas do Mundo Emerso: O Talismã do Poder, Licia Troisi
As Guerras do Mundo Emerso: A Seita dos Assassinos e As Duas Guerreiras, Licia Troisi
As Guerras do Mundo Emerso: As Duas Guerreiras, Licia Troisi
O Último Olimpiano, Rick Riordan
Os Arquivos do Semideus, Rick Riordan

Nas duas últimas semanas comprei seis livros.

Por gosto, comprei A NOITE DAS BRUXAS, de Agatha Christie, e AS MELHORES HISTÓRIAS DE SHERLOCK HOLMES, de Arthur Conan Doyle...ambos para me inspirar nas histórias policiais que escrevo...:rofl:

Os outros 4 livros comprei aproveitando uma queima de estoque de uma livraria que fechou na minha cidade.

O SÍMBOLO PERDIDO - Dan Brown
AS SANDÁLIAS DO PESCADOR - Morris West
AS FÉRIAS DE MAIGRET - George Simenon
O RECURSO - John Grisham

Inês da Mina Alma – Isabel Allende
Pelo Amor de Pete - Barbara Delinsky
O Azul da Virgem - Tracy Chevalier

Comprei o "Inês da Minha Alma" porque a algum tempo estava doida para ler, e ainda não havia comprado porque aguardava abaixar o preço do livro (rsrsrsrsrsrs).
Os outros acabei levando para aproveitar uma promoção da saraiva de "leve 3 e pague 2".... escolhi pela capa e sinopse mesmo.

Christiane F, 13 anos, drogada e prostituida... - Rieck Host (comprei por curiosidade. Muitas amigas comentam e resolvi conferir - e paguei só R$ 1,50)
Grandes Líderes: Gengis Khan (adoro essa coleção e gosto da história dele)
O Caçador de Andróides - Philip H. Dick (desde que não consegui assistir o filme ainda, vou ler o livro!)

Robin Hood, de Howard Pyle.

Comprei pois estava na promoção (R$ 9,90) e eu precisava completar este valor em uma compra que efetuei no Submarino para conseguir 10% de desconto!!!

Comprei esses 8 livros na Saraiva na promoção do desconto progressivo (grande incetivador):
-Bartleby, o Escrivão (10 reais num livro que custa 37...)
-Alta Fidelidade (queria ver qual que é o fervo em volta do Nick Hornby)
-Slam (idem)
-Celular (ZOMBIES!! Hell yeah!)
-O Chamado de Cthulhu e Outros Contos (curisiodade de ler algo do escritor de terror mais fodástico, segundo alguns)
-A Máquina do Tempo (precisava ler algum clássico de ficção científica)
-Uma Princesa de Marte (me interessei depois que vi que iam fazer um filme sobre o livro, além disso, é do mesmo criador de Tarzan)
-On The Road (esse nem precisa dizer nada)

Collected Works, Stories and Poems (Edgar Allan Poe)
The Picture of Dorian Gray, Oscar Wilde
As Bruxas de Eastwick, John Updike
Pelos Olhos de Maisie, Henry James
The Annotated Alice, Lewis Carrol
A Trilogia de Nova York, Paul Auster
Escritos e Reflexões sobre Arte, Henri Matisse
Story, Robert Mckee
Fun Home, Alison Bechdel

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.674,79
Termina em: